RATOLEIA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

RATOLEIA

Mensagem por Caro Colega »

Já que o papo com as baleias, pelo visto, vai voltar aqui no RéV, então lá vamos nós.. desta vez com o RATOLEIA!

________________________
por Michelson Borges
com destaques dele entre colchetes

...Imagem

Parece um rato gigante, mas, acredite [não consigo], o bicho na foto é um ancestral das baleias (até mesmo no próprio site do G1 eles propoem o leitor a acreditar(!): "Acreditem, esse é o ancenstral da baleia"). O desenho foi feito a partir de fósseis analisados por uma equipe de cientistas norte-americanos que acreditam [não consigo] ter encontrado o “elo perdido” que explicaria o desenvolvimento desses mamíferos aquáticos.

Por muito tempo, os cientistas formularam hipóteses de que as baleias modernas teriam surgido de um ancestral mamífero terrestre, que teria aprendido a viver na água. Agora, eles encontraram restos de um animal que poderia ser esse antepassado, o Indohyus, um bicho mais ou menos do tamanho de uma raposa, capaz de viver tanto em terra quanto na água [perdão, mas como saber isso a partir de ossos fossilizados?].

As primeiras baleias não pareciam baleias. Na verdade, pareciam, a distância, com um lobo de rabo e focinho alongados. O que não é muito distante do Indohyus”, explicou ao G1 o principal autor do estudo, Hans Thewissen, do Northeastern Ohio Universities Colleges.

Os pesquisadores acreditam [não consigo] que o animal foi para a água em busca de alimento mais abundante. Aliás, a descoberta resolve ainda um outro mistério. Antes, os cientistas acreditavam que esses animais já eram carnívoros quando foram viver no meio marítimo. No entanto, o Indohuys é herbívoro, o que mostra que as baleias passaram a comer carne apenas depois de já viverem na água. [Ué, de repente a incerteza virou certeza... Típico texto doutrinário.]

No trabalho publicado nesta semana na revista científica Nature, Thewissen e sua equipe mostram as semelhanças anatômicas entre o animal e as baleias, principalmente no crânio e na orelha. [Se semelhanças anatômicas são indícios de ancestralidade comum - e parece que aqui são os únicos -, posso dizer, muito a grosso modo, que o morcego e o pardal evoluíram da libélula?]

(G1 Notícias)

Nota do Michelson: Note que a matéria começa com uma frase contundente e afirmativa. Depois, conte quantas vezes são usados verbos que indicam incerteza (grifados por mim no texto) e o número de vezes em que o verbo "acreditar" aparece. Depois me chamam de crente...
______________________

Caro C :emoticon16: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Sorrelfa »

Fonte ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Caro Colega »

"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Apo »

Qual o problema do verbo "acreditar" usado neste sentido? É muito diferente da fé cega dos crentes. "Acredita-se" em ciência não significa "é".

Este caro colega....
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Mr. Crowley »

O que eu não consigo acreditar é que há um homem invisível no céu me vigiando e que vai me mandar pro inferno se eu não seguir o livrinho dele, mas que mesmo assim ele me ama.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Apo »

Crentes são pela psicologia antiga: Papai e Mamãe estão castigando você, mas é por amor....tsc tsc
Imagem

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: RATOLEIA

Mensagem por zencem »

Apo escreveu:Qual o problema do verbo "acreditar" usado neste sentido? É muito diferente da fé cega dos crentes. "Acredita-se" em ciência não significa "é".

Este caro colega....


Pois é, Apo!

Ensina pra ele que o acreditar de um cientista, não é a mesma coisa que o do crente.

Quando o cientista diz Eu acredito, ele quer dizer "Eu suponho", já para o crente, significa "eu tenho absoluta certeza".

Explica pra ele, explica... Tadinho! :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: RATOLEIA

Mensagem por Apo »

zencem escreveu:
Apo escreveu:Qual o problema do verbo "acreditar" usado neste sentido? É muito diferente da fé cega dos crentes. "Acredita-se" em ciência não significa "é".

Este caro colega....


Pois é, Apo!

Ensina pra ele que o acreditar de um cientista, não é a mesma coisa que o do crente.

Quando o cientista diz Eu acredito, ele quer dizer "Eu suponho", já para o crente, significa "eu tenho absoluta certeza".

Explica pra ele, explica... Tadinho! :emoticon12:


Eu suponho que ele não vai acreditar em mim.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Tranca »

Não adianta discutir.

O posta-foge emblemático só vai voltar aqui lá pela páscoa para abrir mais algum tópico imbecil.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Apo »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: RATOLEIA

Mensagem por Mr. Crowley »

Tranca escreveu:Não adianta discutir.

O posta-foge emblemático só vai voltar aqui lá pela páscoa para abrir mais algum tópico imbecil.


Além de idiota é covarde.
Imagem

Karsus
Mensagens: 181
Registrado em: 19 Mar 2006, 19:37

Mensagem por Karsus »

Por que Criacionistas nunca lêem a notícia na fonte original, ou ao menos em uma revista mais completa, como a Nature, ao invés da divulgação científica "pop-made" de portais como G1?

O link é esse: http://origin.www.nature.com/nature/jou ... 06343.html

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RATOLEIA

Mensagem por Fernando Silva »

Caro Colega escreveu:J
Parece um rato gigante, mas, acredite [não consigo], o bicho na foto é um ancestral das baleias

Se você não aceita que o homem é um tipo de macaco, não era de se esperar que aceitasse que o ancestral das baleias tivesse 4 patas.
Acho melhor nem dizer que também somos parentes das baratas, lombrigas e tomates.

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Re.: RATOLEIA

Mensagem por Soviete Supremo »

O "acredite" foi mais uma expressão de surpresa, sensacionalista, do que uma doutrinação a respeito da evolução das espécies. Se os jornais "pregassem" a evolução, fariam elocubrações mais certeiras (reportagens sobre os chipanzés, por exemplo), evitando fatos obscuros, como o da notícia acima.

Na minha opinião, o "acreditem" causa até um pouco de ceticismo em quem está lendo. Parece que a descoberta foi feita por algum " cientista maluco".
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Trancado