O Eterno Retorno

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

francioalmeida escreveu:Esses tipos de estorinhas são tão mediocres que não dá pra imaginar.

Imagine uma fada a parecendo pra você e dizendo:

Se você não for bonzinho Papai Noel não te dará presente, o que você faria:

Oh! fada vou ser bonzinho, pois quero ganhar presente todo ano ou;

Vai pro inferno fada! A sua estória é outra, volta pro conto da Cinderela!


2
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Neste caso em questão, Acauan, imaginemos que o demônio esteja lhe fazendo uma revelação absolutamente correta!
Levando isso em consideração, como você reagiria?


Simples, se estivesse fazendo uma revelação absolutamente certa, não seria um demônio.

O absolutamente certo é um atributo exclusivo do BEM, a verdade pura. Assim, nenhuma revelação vinda da verdade pura, do BEM, deve me abalar.

Se é um demônio que me revela esta certeza, necessariamente o faz com alguma intenção malévola. Se não é possível haver mal na verdade pura, então qualquer mensagem demoníaca corrompe, de alguma forma, esta verdade, mesmo que textualmente ela seja verdadeira.

Cabe pois a quem ouve saber disto e agir de acordo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: O Eterno Retorno

Mensagem por Márcio »

Edson Jr escreveu:Gaia Ciência - Nietzsche

E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse:

- "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!".

Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!"


Eu lhe diria:
''Só és capaz de fazer isso? Um loop interminável? Apenas para me mostrar aquilo que eu já sei? És de uma falta de criatividade que me dá dó...''
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Leo »

Edson Jr escreveu:
Leo escreveu:
Edson Jr escreveu:Como você reagiria às palavras do demônio? :emoticon5:


Eu gostaria. É a tentação pelo infinito...


Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


Dos males o menor. Pior é a responsabilidade que a existência nos impõe, pois já é difícil viver sabendo que os meus atos individuais engajam toda a humanidade...

Avatar do usuário
Anansi
Mensagens: 143
Registrado em: 22 Jul 2007, 23:28
Localização: Feira de Santana

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Anansi »

Edson Jr escreveu:
Anansi escreveu:Se eu não conseguisse lembrar de minhas vidas repetidas passadas, isso seria irrelevante, pois viveria como se essa fosse a unica,
Se eu conseguisse, bom, parece difícil imaginar que uma pessoa, ao saber que sua vida se repete não possa querer ou conseguir mudá-la.

Além disso ele teria que conseguir me provar que isso realmente acontece ou acontecerá.


Olá Anansi!

Como disse para a Apo, vamos supor que o demônio estivesse certo?

Como você reagiria? Ficaria chocado com a revelação do demônio ou ficaria super feliz com tal revelação?!

Será que alguém daqui já conseguiu captar a profundidade da questão?! :emoticon153:


Mantenho o que já disse:
Se eu não conseguisse lembrar de minhas vidas repetidas passadas, isso seria irrelevante, pois viveria como se essa fosse a unica, ou seja, da melhor maneira possível (ou pelo menos tentaria).
Mas isso parte do fato de que eu não tenho pretensões de um paraíso após a morte. Se o demonio dissesse isso para um crente, que espera uma recompensa no pós-vida, isso seria um balde de água fria nas suas convicções, e faria com ele mudasse sua maneira de enxergar a vida. Isto é, se ele se convencesse do que o demonio estivesse a lhe dizer.

Se eu conseguisse me lembrar: a única maneira que consigo imaginar que eu viva uma vida repetida e não possa alterar nada é se minha consciência estivesse, de certo modo, como um espectador de meus atos passados, impotente diante das minhas ações, como se eu estivesse sonhando. Se fosse desse maneira, isso seria angustiante, então eu tentaria matar esse capiroto safado ou acabar com essa maldiçao de alguma maneira.

Talvez eu pedisse ajuda ao Constantine :emoticon19:

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu: Simples, se estivesse fazendo uma revelação absolutamente certa, não seria um demônio.

O absolutamente certo é um atributo exclusivo do BEM, a verdade pura. Assim, nenhuma revelação vinda da verdade pura, do BEM, deve me abalar.


Acauan;

Você apenas está aceitando, sem maiores questionamentos, o que as grandes religiões entendem sobre o demônio. No entanto, originalmente, a palavra demônio também assume outras conotações. Algumas boas, outras não.

Quando se trata de conhecimento, a pópria Bíblia parece mostrar que o Diabo é quem seduz Adão e Eva para a Árvore do Conhecimento. Para Deus, isso foi errado. Dessa forma, não é de se esperar muito de Deus, nem dos anjos, no sentido de encontrar a verdade ou o conhecimento real das coisas.

Talvez o capeta e seus demônios seguidores sejam mais eficientes neste ponto. :emoticon16:

Mas, agora, sem fugir do assunto. Como você reagiria, caso a revelação fosse verdadeira? :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

francioalmeida escreveu:
Edson Jr escreveu:
Bellé escreveu:Daria um tiro na minha cabeça ao fim das palavras do demônio!!!


Então, sendo assim, você se mataria infinitamente, durante toda a eternidade.

Seria legal para você?


Eu daria um tiro de 12" na cabeça do tinhoso!


Não se mata quem não pode morrer. Pq daria um tiro? A revelação do demônio foi ruim?
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:Eu lhe diria:
''Só és capaz de fazer isso? Um loop interminável? Apenas para me mostrar aquilo que eu já sei? És de uma falta de criatividade que me dá dó...''


Márcio;

O demônio apenas estaria revelando uma verdade. Como vc reagiria a ela? Brigar com o demônio por causa disso é o mesmo que brigar com um empregado pelos erros do patrão....

...nada a ver... :emoticon16:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Mucuna escreveu:Mas caso não lembra-se e vivesse sempre a mesma vida em todos os detalhes, o momento desta "revelação" a mudaria sempre. A pergunta é, a partir deste momento:

1. Ficaria extremamente estimulado a batalhar pelo que creio ser a melhor maneira de se viver (seja melhorar o que está a minha volta ou uma busca eterna por prazer);

2. Entraria em depressão;

3. Alternaria os dois acima. :emoticon19:

Acho que a opção número 3, mas não me vejo profundamente deprimido por causa deste "fato".


Perfeitamente. Finalmente alguém captou o espírito da coisa!

Um detalhe interessante é que a depressão deveria ser descartada, pois se você continuar deprimido, essa sensação sempre iria se repetir, indefinidamente. A melhor solução, parece ser, a de viver a vida de maneira esplendorosa, a ponto de desejar que tudo aquilo que você viveu e vive se torne a repetir, para sempre.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Leo escreveu:
Edson Jr escreveu:
Leo escreveu:
Edson Jr escreveu:Como você reagiria às palavras do demônio? :emoticon5:


Eu gostaria. É a tentação pelo infinito...


Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


Dos males o menor. Pior é a responsabilidade que a existência nos impõe, pois já é difícil viver sabendo que os meus atos individuais engajam toda a humanidade...


Pq seria um mal?
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Anansi escreveu:Se eu conseguisse me lembrar: a única maneira que consigo imaginar que eu viva uma vida repetida e não possa alterar nada é se minha consciência estivesse, de certo modo, como um espectador de meus atos passados, impotente diante das minhas ações, como se eu estivesse sonhando. Se fosse desse maneira, isso seria angustiante, então eu tentaria matar esse capiroto safado ou acabar com essa maldiçao de alguma maneira.


Não, não é nada disso!

Você não está vivendo uma vida repetida! A mensagem do demônio é a de que tudo aquilo que vc já viveu, vive e viverá nesta vida, irá se repetir eternamente.

E agora? Qual seria sua reação?

Lembre-se de considerar que o demônio só diz a verdade... :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Quixote
Mensagens: 27
Registrado em: 28 Dez 2007, 20:32

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Quixote »

Edson Jr escreveu:
Leo escreveu:
Edson Jr escreveu:Como você reagiria às palavras do demônio? :emoticon5:


Eu gostaria. É a tentação pelo infinito...


Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


isso faria de mim omnisciente?

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Sorrelfa »

Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


Viveria a vida a partir de então procurando torna-lá da melhor maneira possível, faze-la de modo que jamais me cansasse de revive-la sempre igual infinitas vezes.
Penso que seja isso que Nietzche queria nos ensinar com seu Eterno Retorno.
ou estou errado ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: O Eterno Retorno

Mensagem por Márcio »

Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Eu lhe diria:
''Só és capaz de fazer isso? Um loop interminável? Apenas para me mostrar aquilo que eu já sei? És de uma falta de criatividade que me dá dó...''


Márcio;

O demônio apenas estaria revelando uma verdade. Como vc reagiria a ela? Brigar com o demônio por causa disso é o mesmo que brigar com um empregado pelos erros do patrão....

...nada a ver... :emoticon16:


A princípio eu só lhe diria isso na esperança de que algo pudesse ser mudado, pois imaginei que seria arte dele mesmo, um demônio/deus.

Já que tudo vai ocorrer como ele diz a despeito do que eu possa querer ou fazer, penso que seria uma coisa prazerosa, no início, poder reviver minha vida passada, só que não ficou explícito se eu me lembraria do fato de estar preso num loop interminável.

Se fosse possível (no caso não é) alterar o curso a cada volta, ótimo, seria como ser eterno, a não haveria porque ser um acontecimento ruim, cada volta seria uma história diferente, um paraíso.

Só que eu iria ficar vendo e participando de uma história que fica se repetindo eternamente sem a opção de alterar, então vai ser como um castigo pior que o inferno, e eu seria um mero fantoche.
Editado pela última vez por Márcio em 29 Dez 2007, 23:40, em um total de 1 vez.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Márcio »

Jolly_Roger escreveu:
Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


Viveria a vida a partir de então procurando torna-lá da melhor maneira possível, faze-la de modo que jamais me cansasse de revive-la sempre igual infinitas vezes.
Penso que seja isso que Nietzche queria nos ensinar com seu Eterno Retorno.
ou estou errado ?


Se você não puder mudar o curso da vida que se repete infinitamente, não poderia torna-la melhor ou pior, seria um mero fantoche repetindo tudo sempre igual.
Seria como ser obrigado a assistir um filme infinitas vêzes.
Isso seria bom?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Sorrelfa »

Márcio escreveu:Se você não puder mudar o curso da vida que se repete infinitamente, não poderia torna-la melhor ou pior, seria um mero fantoche repetindo tudo sempre igual.


Mas a vida desse modo seria a "eterna novidade".
A vida repetida infinitamente mas sempre "única" pois a pessoa sempre volta ao começo sem consciência de que já viveu e sempre viverá a mesma vida.

Seria como ser obrigado a assistir um filme infinitas vezes.
Isso seria bom?


Seria como ser obrigado a assistir um filme infinitas vezes, mas assisti-lo somente uma vez.
Isso seria bom ou ruim ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Márcio »

Jolly_Roger escreveu:
Márcio escreveu:Se você não puder mudar o curso da vida que se repete infinitamente, não poderia torna-la melhor ou pior, seria um mero fantoche repetindo tudo sempre igual.


Mas a vida desse modo seria a "eterna novidade".
A vida repetida infinitamente mas sempre "única" pois a pessoa sempre volta ao começo sem consciência de que já viveu e sempre viverá a mesma vida.

Seria como ser obrigado a assistir um filme infinitas vezes.
Isso seria bom?


Seria como ser obrigado a assistir um filme infinitas vezes, mas assisti-lo somente uma vez.
Isso seria bom ou ruim ?


Se a cada vez você se esquecer, (parece que isso não ficou explícito, se bem que eu acho que pela lógica teria que ser assim) tudo bem. Entretanto ainda seria um fantoche e só o demônio saberia disso.

E antes você havia tido que:
''Viveria a vida a partir de então procurando torna-lá da melhor maneira possível, faze-la de modo que jamais me cansasse de revive-la sempre igual infinitas vezes. ''

Só que você não pode mudar nada, não pode torná-la melhor ou pior, já que nem sequer teria lembrança da conversa com o demônio.
Você seria como um ator preso numa fita de cinema, representando eternamente o mesmo papel.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Quixote escreveu:
Edson Jr escreveu:
Leo escreveu:
Edson Jr escreveu:Como você reagiria às palavras do demônio? :emoticon5:


Eu gostaria. É a tentação pelo infinito...


Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


isso faria de mim omnisciente?


Não, não faria! :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:
Acauan escreveu: Simples, se estivesse fazendo uma revelação absolutamente certa, não seria um demônio.

O absolutamente certo é um atributo exclusivo do BEM, a verdade pura. Assim, nenhuma revelação vinda da verdade pura, do BEM, deve me abalar.


Acauan;

...

Mas, agora, sem fugir do assunto. Como você reagiria, caso a revelação fosse verdadeira? :emoticon4:


Note que a tal revelação não faz sentido.

A partir do momento em que descubro que a vida se repete, tenho uma informação que não tinha nas repetições anteriores da vida, logo, a própria revelação se desmente, a menos que o tal demônio também repita esta revelação infinitas vezes, o que o torna prisioneiro do mesmo ciclo e, portanto, incapaz de fazer previsões sobre ele.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Jolly_Roger escreveu:
Como você viveria se descobrisse que tudo o que você faz irá se repetir eternamente?


Viveria a vida a partir de então procurando torna-lá da melhor maneira possível, faze-la de modo que jamais me cansasse de revive-la sempre igual infinitas vezes.
Penso que seja isso que Nietzche queria nos ensinar com seu Eterno Retorno.
ou estou errado ?


Absolutamente certo! Você captou muito bem o espírito da coisa. :emoticon1:

Outro detalhe interessante, Jolly_Roger, é o que faria uma pessoa considerar a revelação do demônio uma revelação ruim? Qual o motivo de querer desmentir ou matar o demônio?

Não seria o fato da vida dessa pessoa ter deixado muito a desejar, a ponto de ser um tortura ter de vivê-la repetida vezes?

Agora imagine uma pessoa vivendo a vida com prazer e alegria, encarando as angústias e obstáculos com disposição e boa vontade, aproveitando a vida de forma bastante apaixonada. A revelação do demônio não seria tudo o que ela gostaria de ouvir? Quando vivemos bem não desejamos que tudo isso continue para sempre?
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu: Note que a tal revelação não faz sentido.

A partir do momento em que descubro que a vida se repete, tenho uma informação que não tinha nas repetições anteriores da vida, logo, a própria revelação se desmente, a menos que o tal demônio também repita esta revelação infinitas vezes, o que o torna prisioneiro do mesmo ciclo e, portanto, incapaz de fazer previsões sobre ele.


O que ocorre é o seguinte:

Essa sua vida agora é a sua primeira vida. Nessa sua primeira vida, surge um demônio revelando que sua vida, daqui para frente, irá se repetir indefinidamente, nos mínimos detalhes.

O fato do demônio ter que repetir a mesma mensagem uma infinidade de vezes é irrelevante para a questão. Igualmente irrelevante para a questão é procurar encontrar seu grau de consistência. Não é isto que está em jogo. É apenas um exercício de especulação filosófica.

Imaginando isso como verdadeiro ou, em outras palavras, viajando nessa especulação, seria possível ter um melhor entendimento sobre nossa própria vida, se vivemos alegremente, independente dos obstáculos, ou se tivemos uma vida miserável que odiaríamos repetí-la.

Agora, voltando ao assunto, como vc reagiria? :emoticon16:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:Só que eu iria ficar vendo e participando de uma história que fica se repetindo eternamente sem a opção de alterar, então vai ser como um castigo pior que o inferno, e eu seria um mero fantoche.


Márcio, você não iria ver ou assistir nada. Sua vida iria tão somente se repetir, suas sensações, seus sentimentos, pensamentos, consciência iriam se repetir nos mínimos detalhes.

Como você viveria daqui para frente, sabendo que tudo o que acontecer se repetirá para sempre? Como você olharia para o seu passado, sabendo que todo ele irá igualmente se repetir?

Imagine, por um instante, que essa revelação seja realmente verdadeira e procure compreender os efeitos que tal mensagem produziria em sua vida daqui em diante.

Não adianta vc achar tudo isso horrível e ficar triste e com raiva do demônio. A não ser que queira que sua raiva e tristeza se repita para sempre.

Óbvio que vc teria uma outra postura! :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:Só que você não pode mudar nada, não pode torná-la melhor ou pior, já que nem sequer teria lembrança da conversa com o demônio.


E daí?! Se vivi uma vida tão boa a ponto de querer repetí-la para sempre, nada disso importaria!!

Seria, na verdade, uma grande benção! :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:O fato do demônio ter que repetir a mesma mensagem uma infinidade de vezes é irrelevante para a questão. Igualmente irrelevante para a questão é procurar encontrar seu grau de consistência. Não é isto que está em jogo. É apenas um exercício de especulação filosófica.

Imaginando isso como verdadeiro ou, em outras palavras, viajando nessa especulação, seria possível ter um melhor entendimento sobre nossa própria vida, se vivemos alegremente, independente dos obstáculos, ou se tivemos uma vida miserável que odiaríamos repetí-la.

Agora, voltando ao assunto, como vc reagiria? :emoticon16:


Edson,

O ponto é justamente o que coloquei.

Se você repete sua vida infinitas vezes, sem saber disto, cada vez se torna a primeira para você, o que significa que pouco importa se você repete o ciclo um milhão de vezes.

O elemento novo está em saber que este ciclo existe, mas no momento em que você descobre isto, o ciclo se quebra, se você sabe de algo que não sabia nos ciclos anteriores, então há a possibilidade de mudança.

Em outras palavras, o problema não é sobre repetir ou não sua vida, mas sob a possibilidade da esperança.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Edson,

O ponto é justamente o que coloquei.

Se você repete sua vida infinitas vezes, sem saber disto, cada vez se torna a primeira para você, o que significa que pouco importa se você repete o ciclo um milhão de vezes.

O elemento novo está em saber que este ciclo existe, mas no momento em que você descobre isto, o ciclo se quebra, se você sabe de algo que não sabia nos ciclos anteriores, então há a possibilidade de mudança.

Em outras palavras, o problema não é sobre repetir ou não sua vida, mas sob a possibilidade da esperança.


Vou procurar ser mais didático, então, Acauan!

Vamos imaginar que hoje, meia-noite em ponto, um demônio vem te visitar e faz para vc esta revelação. Tal revelação seria a primeira dentre outras posteriores e absolutamente verdadeira.

Dessa forma, sua vida nunca se repetiu. Ela se repetirá, indefinidamente, a partir dessa sua vida atual. Ou seja, tudo aqui que vc fez, faz e fará nesta vida retornará uma infinidade de vezes.

Sendo assim, caberia a vc, definir seu próprio destino, nesta vida, por toda a eternidade. O que passou não poderia mais ser mudado, obviamente. No entanto, o que ainda vai acontecer é vc quem decidirá, lembrando que todas suas ações, desejos e pensamentos retornarão indefinidamente.

Repito, não está em questão a consistência dessa premissa. Se vc fizer isso, deixará de lado toda a profundidade dessa especulação filosófica.

Imagine, por um momento, que vc acredite piamente nisso. Qual seria o impacto na sua vida diária, nos seus projetos de vida e, até mesmo, a compreensão sobre o seu passado? :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Trancado