A superioridade moral do mercado

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Orbe escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.
Viu só Orbe? Viu só Orbe?


hahahahahaha vi sim.

E não concordei.

Necessidades individuais vem sempre em primeiro lugar. Desde que não prejudiquem outras pessoas, é claro.

Egoísmo e altruísmo não são opostos, principalmente porque somos tanto indivíduos, quanto seres coletivos que dependem uns dos outros... somos todos "um".
Buscar o bem do outro individuo pode inclusive ser impulsionado pelo nosso próprio egoísmo, pois o bem do outro é também o nosso bem.
Muitas vezes a necessidade dos outros vem antes na nossa e, isso pode ser em certos casos, uma necessidade para nosso bem individual.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

NadaSei escreveu:
Orbe escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.
Viu só Orbe? Viu só Orbe?


hahahahahaha vi sim.

E não concordei.

Necessidades individuais vem sempre em primeiro lugar. Desde que não prejudiquem outras pessoas, é claro.

Egoísmo e altruísmo não são opostos, principalmente porque somos tanto indivíduos, quanto seres coletivos que dependem uns dos outros... somos todos "um".
Buscar o bem do outro individuo pode inclusive ser impulsionado pelo nosso próprio egoísmo, pois o bem do outro é também o nosso bem.
Muitas vezes a necessidade dos outros vem antes na nossa e, isso pode ser em certos casos, uma necessidade para nosso bem individual.


Um beijo de lingua em vocês dois, agora!!!

Nem tudo está perdido, então!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Apo escreveu:zencem,

Dá prá parar com este negócio de encerrar a carreira e estar ladeira abaixo????

Isto me deprime e me dá vontade de te bater na cara!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Descer ladeira abaixo tem as suas vantagens, como por exemplo, utilizar menos esforço.

Pra te falar com franqueza, essa, está sendo a minha melhor idade, principalmente, depois que melhorei a qualidade de vida com a redução do estômago.

Agora é só vamu que vamu!


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Egoísmo natural não é uma doença. É natural. Não sejam hipócritas.
Egoísmo doente é que é doença.
Desconfio bastante de quem idolatra a generosidade e o despojamento do que seria seu por direito, mérito e ânsia por sobreviver e viver o melhor que puder. Geralmente, este perfil de tripulação é a primeira a abandonar o barco.
Eu disse GERALMENTE.


- O egoísmo tem limites muito claros que qualquer um percebe e NÃO é uma virtude como querem propalar.

- É muito simples basta verificar se os defensores do egoísmo gostam de amigos egoístas, esposas/maridos egoístas ou filhos/filhas egoístas e veremos o quanto eles gostam de egoísmo na realidade.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Orbe »

zencem escreveu:
Orbe escreveu:
Abmael escreveu:- Você age como um órfão ideológico Zencem, trocou o Deus cristão pelo mercado(...)


Nessa parte eu concordo. Como eu já disse antes, parece um pastor, cheio de si na posição de revelador da verdade, pregando para pobres ovelhinhas ignorantes. Crente que alguem ainda cai nesse papo furado de que o mercado possa trazer raciocínio, preocupação com o outro, compreenção...

A tendência da maioria é sempre fazer o pior para os outros. Isso aparece em todas as relações. No mercado não é, e duvido que um dia será diferente.

Ele até adota a mesma tática dos pastores evangélicos quando é questionado: muda de assunto ou diz coisas do tipo "espere e verá"... Provas ou indícios, que é o que qualquer cético espera de outro cético, não aparecem nas teorias fantásticas dele.

Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.


Cacete! Ele pensa! :emoticon6:

Eu perco tempo pra construir uma retórica que seja a mais didática possível, mesmo sabendo que o fundamental só pode ser realizado por mérito do entendimento do interlocutor.

Ele perde tempo em me desclassificar, como se eu estivesse interessado em me sobressair, quando estou cagando em andando pela minha importância.

Eu não serei nem mais nem menos se alguém me entender, porque só cresce, verdadeiramente, aquele que entende e compreende e isso sím é prazeroso e construtivo.

Quando alguem entende, ele se capacita a ser melhor pra mim, para os outros, e para o mundo, e isto é que é fundamental.

Eu não sou gurí pequeno que ainda preciso da vaidade pra me afirmar.
Eu não tenho mais nada pra me afirmar.
Eu estou ladeira abaixo, não tenho mais ilusões, nem ambições, na vida.

Não preciso de incenso; pelo contrário, quando isso acontece eu me sinto mal, pois é sinal que eu fracassei.

.


Num intindi, tiu zencem! Ixprica dinovu?

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Ilovefoxes »

- O egoísmo tem limites muito claros que qualquer um percebe e NÃO é uma virtude como querem propalar.

- É muito simples basta verificar se os defensores do egoísmo gostam de amigos egoístas, esposas/maridos egoístas ou filhos/filhas egoístas e veremos o quanto eles gostam de egoísmo na realidade.

Abraços,
- Querido, você não ia me comprar um casaco novo?
- Não dá. Eu ia precisar demitir alguns funcionários incompetentes...

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Egoísmo natural não é uma doença. É natural. Não sejam hipócritas.
Egoísmo doente é que é doença.
Desconfio bastante de quem idolatra a generosidade e o despojamento do que seria seu por direito, mérito e ânsia por sobreviver e viver o melhor que puder. Geralmente, este perfil de tripulação é a primeira a abandonar o barco.
Eu disse GERALMENTE.


- O egoísmo tem limites muito claros que qualquer um percebe e NÃO é uma virtude como querem propalar.

- É muito simples basta verificar se os defensores do egoísmo gostam de amigos egoístas, esposas/maridos egoístas ou filhos/filhas egoístas e veremos o quanto eles gostam de egoísmo na realidade.

Abraços,


Não Ab! Em primeiro lugar não somos defensores do egoísmo, apenas temos consciência de que ele é instintivo... é natural, e por consequinte, não temos poder sobre ele, a não ser o de deformá-lo.

Isso vale pro observador e pra coisa observada.

Então eu acho natural ele ter sentimentos de preservação e uma forma de tirar mais proveito disso é usando a razão e a inteligência e desenvolver uma relação saudável de trocas.

Portanto, não adianta não gostar de egoista.

Eu prefiro perder tempo em descobrir uma fórmula contra a burrice, porque isso sim, é um mal pernicioso e que pode ser evitado.

Observe bem: Isso é um pensamento, uma consciência, uma filosofia... não é uma doutrina pra ser implantada.

É como aprender a tabuada. E, como ela, dá resultados.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

zencem escreveu:

Não Ab! Em primeiro lugar não somos defensores do egoísmo, apenas temos consciência de que ele é instintivo... é natural, e por consequinte, não temos poder sobre ele, a não ser o de deformá-lo.

Isso vale pro observador e pra coisa observada.

Então eu acho natural ele ter sentimentos de preservação e uma forma de tirar mais proveito disso é usando a razão e a inteligência e desenvolver uma relação saudável de trocas.

Portanto, não adianta não gostar de egoista.

Eu prefiro perder tempo em descobrir uma fórmula contra a burrice, porque isso sim, é um mal pernicioso e que pode ser evitado.

Observe bem: Isso é um pensamento, uma consciência, uma filosofia... não é uma doutrina pra ser implantada.

É como aprender a tabuada. E, como ela, dá resultados.


Caro Zencem,

- Na minha postagem anterior à que você respondeu fiz distinção entre o egoísmo instintivo e o egoísmo consciente.

- Para que eu entenda melhor esta "filosofia", seria possível você me dar exemplos de egoísmo consciente que dá resultados?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Orbe escreveu:Bem como nos oportuniza explorar os outros, querer mais lucro a qualquer custo, querer acumular riqueza muitas vezes sem qualquer objetivo para ela... Oportuniza tanta coisa ruim paralelamente a essas coisas boas.

Porque você insiste apenas em ver o lado bonitinho da coisa, que é justamente o que menos acontece?


Eu não vejo isso como "u lado bunitinhu" que existe, mas, justamente, o lado natural sendo dinamizado por este algo extra que recebemos: A inteligência.

Já o lado que você pinta como negativo, não recomendável, é relativo ao instinto de preservação, que, se não for humanizado pela razão, cumprirá apenas as funções naturais, como se fosse um animal que não teve a oportunidade de descobrir suas condições diferenciadas, ao ponto de se comportar de uma forma misantrópica, num viver gregário que não é acompanhado de um instinto compatível.

Não somos abelhas, nem formigas, ou cupins.

A inteligência nos joga na cara a nossa solitude, e é a mesma que, por isso mesmo, nos aponta o gregarismo como elevadamente vantajoso.

Este é o calcanhar de Aquiles, para o qual, cada um de nós, tem que completar o que a natureza, talvez até por coerência, não poude nos prover em seu projeto.

É esta, a realidade que nos cabe enfrentar, e que pode fazer a razão descobrir que o altruismo não é como tirar de sí pra dar para o outro, mas como regar a planta que nos dá frutos.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Abmael escreveu:
Orbe escreveu:
Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.


Caro Orbe,

- O Zencem (e, talvez, você) se baseia no "gene egoísta", onde Dawnkins faz uma bela teorização de como o egoísmo, a nível genético e subconsciente, está por trás da evolução das espécies.

- No entanto, é teorizar além do limite trazer este egoísmo genético e subconsciente para o nível das relações sociais, o egoísmo, enquanto sentimento de colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.

Abraços,

Eu acho que foi este o post a que te referes, mas veja bem, este egoísmo natural diz respeito ao indivíduo que, por sua vêz, adotou a forma gregária de viver, visando justamente as vantagens que podem ser por ela oferecidas e isto implica no envolvimento deste egoísmo na natural operação de troca que isto resultaria.

Então é o seguinte, resta dois caminhos:

Um é reprimindo esse egoísmo, como forma de eliminar, ou mesmo reduzir os conflitos.
Hás de convir que essa é uma medida artificial, que produzirá todos os maleficios comuns a situações semelhantes, quando se atenta contra a inteligência da natureza.

O outro caminho, portanto, é ter o cuidado de conhecer pra que lado corre o rio e usar da inteligência, como modo de alcançar esses objetivos gregários, sem atentar contra as leis da natureza.

Na resposta aí em cima, que eu postei para o Orbe, eu acho que explico isso de uma forma satisfatória.

Nota bem, essa é uma questão que carece ser compreendida e não defendida.

Abraços!
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Trancado