Drops Filosófico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Drops Filosófico

Mensagem por Leo »

"Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, pelo contrário, o seu ser social é que determina a sua consciência" Marx, K. 1970, Contribuition to the Critical of Political Economy, New York.

"O homem nada mais é tão somente, não apenas como ele se concebe, mas também como ele se quer; como ele se concebe após a existência, como ele se quer após esse impulso para a existência. O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo..." SARTRE, J-P. 1987, O existencialismo é um humanismo. Os Pensadores, Nova Cultural, São Paulo.

Aos chegados: A forma como nos concebemos é permeada pelo nosso ser social?

Incongruência entre o pensamento dos dois gênios ou complementaridade?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Drops Filosófico

Mensagem por Apo »

Sim, é permeada o tempo todo, checada, revisitada, avaliada e readaptada.

Não vejo incongruência, talvez complementaridade. Mas parece-me mais que Sartre deu uma viajada desnecessária ( muita retórica para uma relação "indivíduo-eu comigo"/"indivíduo-eu social"). Nada mais somos do que a construção da imagem que fazemos de nós mesmos + o conjunto da imagem social que temos nos afetando ou não.

E Marx...bem...a citação dele acima é obviamente ideológica.
Imagem

Trancado