O estado e a cultura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Deve o estado gastar com cultura?

Sim
13
48%
Não
14
52%
 
Total de votos: 27

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

O estado e a cultura

Mensagem por Herf »

Deve o estado gastar com cultura? (= Manter um ministério da cultura, academia de letras, manter orquestras, espaços de exposição artística, subsidiar artistas, leis que abatem impostos de empresas que patrocinam projetos artísticos, etc).

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Claudio Loredo »



Sim, o Estado deve gastar com cultura. Principalmente para proteger a identidade nacional. Identidade esta que está presenta na música, nas danças, no artesanato, no folclore e na literatura. Sem a proteção estatal, muitas manifestações culturais brasileiras podem desaparecer.

Tenho o privilégio de morar no meio do Brasil. Com isto conheço manifestações culturais de várias partes do meu país e não quero que elas desapareçam tão cedo.

Adoro a música sertaneja tradicional, o Forrô e o Carimbo. Considero o carnaval e outras festas regionais essenciais para fazer do brasileiro um povo alegre.

Cada lugar que vou do Brasil, vejo um artesanato mais bonito do que o outro. Sendo que no meu Estado o que se destaca é o artesanato feito a partir do capim dourado.

É a cultura que dá identidade a uma nação. Ela é que torna cada população do mundo única e especial. Sem ela, o Brasil perde a graça.


Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por RicardoVitor »

Claudio Loredo escreveu:

Sim, o Estado deve gastar com cultura. Principalmente para proteger a identidade nacional.


Por que algo cultural precisaria de proteção?

Claudio Loredo escreveu:Sem a proteção estatal, muitas manifestações culturais brasileiras podem desaparecer.


Ué, se tais manifestações são tão insignificantes ao ponto de desaparecem sem devida proteção de alguém, então nada mais saudável que desapareçam mesmo. De que vale uma manifestação cultural que ninguém estima, que ninguém dá valor?

Claudio Loredo escreveu:Tenho o privilégio de morar no meio do Brasil. Com isto conheço manifestações culturais de várias partes do meu país e não quero que elas desapareçam tão cedo.


Então apoie-as. Quanto tempo você dedica para divulgar e proteger tais manifestações culturais? Quanto (%) você doa do seu rendimento mensal para as tais manifestações culturais?

Claudio Loredo escreveu:É a cultura que dá identidade a uma nação. Ela é que torna cada população do mundo única e especial.



Concordo, mas por que uma cultura de um povo precisaria de proteção? Se o próprio povo não estimasse a própria cultura, não seria mais saudável que esta desse lugar ao que o povo valoriza?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Herf »

Concordo com o RicardoVitor: que sentido faz "incentivar" um conjunto de costumes se ele não é adotado voluntariamente pelas pessoas? Por outro lado, se ele já é adotado voluntariamente pelas pessoas, que sentido faria, igualmente, em "incentivá-lo"?

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apáte »

Acho que o Ricardova é bogus é do Poindexter. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por RicardoVitor »

Apáte escreveu:Acho que o Ricardova é bogus é do Poindexter. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Imagem


¡Vamos, vamos Argentina!
¡vamos, vamos a ganar!
¡que esta barra quilombera!
¡no te deja, no te deja de alentar!
¡Arriba!




Imagem

Imagem

Imagem
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apáte »

Eu não disse?! Eu não disse?!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por DIG »

Procedure escreveu:Concordo com o RicardoVitor: que sentido faz "incentivar" um conjunto de costumes se ele não é adotado voluntariamente pelas pessoas? Por outro lado, se ele já é adotado voluntariamente pelas pessoas, que sentido faria, igualmente, em "incentivá-lo"?




É vero...

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Claudio Loredo »

RicardoVitor escreveu:
Claudio Loredo escreveu:Sem a proteção estatal, muitas manifestações culturais brasileiras podem desaparecer.


Ué, se tais manifestações são tão insignificantes ao ponto de desaparecem sem devida proteção de alguém, então nada mais saudável que desapareçam mesmo. De que vale uma manifestação cultural que ninguém estima, que ninguém dá valor?




Para o bem da diversidade é importante a preservação da cultura popular.

Aqui no meu Estado, o Tocantins, temos diversas festas populares que acontecem em várias cidades do Estado, é o caso da Folia de Reis, Caretas, Catira ou Sussia, Cavalhadas, Congo ou Congadas, Festa de Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino Espírito Santo, Festejos de Nossa Senhora do Rosário, Roda de São Gonçalo e a Romaria do Bonfim,

Estas festas são feitas por pessoas humildes, por isto, elas precisam de ajuda para continuar essas tradições, caso contrário elas podem se perder. Ou seja, o povão gosta dessas festas, mas não têm recurosos para manté-las. Além disso, estas festas atraem milhares de visitantes para estas cidades do interior do Estado, fortalecendo sua economia.

Uma pessoa que não gosta dessas festas é beneficiado indiretamente por elas. Seja através do incremento na economia ou seja através da pacificação social que estas festas trazem.

Um turista estrangeiro que vêm ao Brasil quer mais é apreciar a cultura local. O próprio brasileiro se sente bem vendo que seu país produz cultura.

Uma música de origem popular não tem condições de competir com o rock internacional, pois este último conta com um mercado bilionário, mas é necessário que a beleza da música regional seja preservada.



Então apoie-as. Quanto tempo você dedica para divulgar e proteger tais manifestações culturais? Quanto (%) você doa do seu rendimento mensal para as tais manifestações culturais?




Já compareci a algumas festas populares no interior do meu Estado como a Cavalhada (em Taguatinga do Tocantins) e a Folia de Reis (em Natividade do Tocantins). Todo ano também participo da Micareta que acontece aqui em Palmas. Sempre que posso vou a shows de músicos locais. Alguns são feitos em praça pública.

O meu salário não dá para bancar todas as manifestações culturais. Dai, conto com o restante da sociedade para que estas tradições se mantenham. Algumas eu aproveito, outras não.


Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por O ENCOSTO »

O Estado deve manter um Ministero da Cultura. Se não for assim, muitos ficarão sem uma teta, digo emprego.

O ministerio da cultura é importante para oferecer cargos de segundo e terceiro escalão aos politicos e seus familiares e amigos.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Ilovefoxes »

Não.

Conservadorismo. "É bom porque tinha antes."
O ENCOSTO escreveu:O Estado deve manter um Ministero da Cultura. Se não for assim, muitos ficarão sem uma teta, digo emprego.

O ministerio da cultura é importante para oferecer cargos de segundo e terceiro escalão aos politicos e seus familiares e amigos.
Exatamente. O bom e velho pensamento terceiro-mundista.

Claudio Loredo escreveu:o bem da diversidade
Claudio Loredo escreveu:pacificação social
Claudio Loredo escreveu:O próprio brasileiro se sente bem vendo
Blargh!

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

.
No Brasil, a única cultura que não corre risco de extinção é a cultura de botar a mão no dinheiro público.

Esta, dispensa verba especifica por ser auto-suficiente.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Herf »

Claudio Loredo, a cultura de um povo é MUITO mais do que aquelas práticas que só podem ser realizadas com dinheiro (festividades). Desta forma, uma cultura só deixa de existir se o seu povo não deseja mais praticá-la, só deixa de existir se o povo em questão encontrou um novo conjunto de práticas que julga mais interessantes. Não faz sentido dizer que foi por falta de "proteção".

Visitante
Mensagens: 17
Registrado em: 10 Jan 2008, 16:28

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Visitante »

Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.
"Embora tardia, a punição chega com passos silenciosos." ( Tibulo )

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Herf »

Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.

"Uma das maiores críticas contra o capitalismo é justamente o fato dele ser o sistema mais eficiente em prover às pessoas O QUE ELAS QUEREM, e não o que meia dúzia de iluminados pensam que elas devem querer".

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Claudio Loredo »



Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo". Dai, a necessidade do Estado, através de pessoas capacitadas para isto, procurar resguardar e aprimorar a cultura popular.

Uma das funções do Estado é proporcionar educação e cultura para o povo para garantir o seu desenvolvimento e assim, consequentemente, fortalecer o mercado com uma população intelectualmente mais capacitada. Senão, veremos no interior do Brasil o que já existe nas favelas cariocas e paulistas: a proliferação da anti-cultura.

Editado pela última vez por Claudio Loredo em 11 Jan 2008, 16:19, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Tranca »

O ENCOSTO escreveu:O Estado deve manter um Ministero da Cultura. Se não for assim, muitos ficarão sem uma teta, digo emprego.

O ministerio da cultura é importante para oferecer cargos de segundo e terceiro escalão aos politicos e seus familiares e amigos.


Pois é. Ministérios da Cultura, dos Esportes e do Turismo deviam ser apenas uma pasta de outro(s) ministério(s) que os englobasse.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Herf »

Claudio Loredo escreveu:Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo".

Não é merda para quem gosta de funk. Para muitos destes, o seu "bom" não passa de lixo. E então, como ficamos? A frase que postei acima cai como uma luva aqui.

Dai, a necessidade do Estado, através de pessoas capacitadas para isto

Os "iluminados", os santíssimos funcionários do estado que tudo sabem a respeito da esfera íntima das pessoas e, com o auxílio de suas canetas mágicas, tudo podem mudar.

Uma das funções do Estado é proporcionar educação e cultura para o povo para garantir o seu desenvolvimento e assim, consequentemente, fortalecer o mercado com uma população intelectualmente mais capacitada.

O estado deve prover educação às pessoas. Isso difere de cultura, na forma com que uso a palavra neste tópico. A capacidade intelectual de uma pessoa está ligada à sua educação escolar, não à sua apreciação artística.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apo »

Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.


Isto aqui deveria estar escrito em alguma cor....não sei bem qual....talvez preto com bolinhas da mesma cor.
Imagem

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por betossantana »

Claudio Loredo escreveu:

Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo". Dai, a necessidade do Estado, através de pessoas capacitadas para isto, procurar resguardar e aprimorar a cultura popular.
Uma das funções do Estado é proporcionar educação e cultura para o povo para garantir o seu desenvolvimento e assim, consequentemente, fortalecer o mercado com uma população intelectualmente mais capacitada. Senão, veremos no interior do Brasil o que já existe nas favelas cariocas e paulistas: a proliferação da anti-cultura.



Eu acho isso erradíssimo, quem somos nós pra dizer o que o povo deve ouvir ou dançar? Foram ELES que CRIARAM o funk, são ELES que SUSTENTAM o funk, porque GOSTAM de funk, de pagode, de sertanejo. Se a gente não gosta, o problema é NOSSO, não deles, o máximo que eu entendo como função do estado é fornecer educação formal às pessoas, a cultura são elas mesmas que fazem. Quanto mais educado, menos atenção o povo vai dar pra "putaria" pura e mais pra mídias artísticas menos simplórias, seja na música, na TV, cinema ou literatura, mas quem gosta de porcaria (como eu acho que é), tem o PLENO DIREITO de ouvir, dançar e assistir a sua porcaria.

Eu mesmo achava totalmente pau-no-cu algumas expressões de "cultura popular" que uns colegas meus de faculdade AMAVAM, músicas maçantes, leituras chatézimas, filmes insuportáveis, mas tudo era muito cult e "cultural". Grande bosta, o que o Estado tem que fazer é garantir que se preserve o ACESSO à variedade da cultura, não empurrar nada goela abaixo das pessoas, até isso o mercado tem mais legitimidade pra fazer do que o estado, que não se dirige pelo consumo, ou seja, pelo que o público demonstra querer.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por zencem »

Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.

Você deve saber o quando Ministério da Cultura tem feito para a preservação e desenvolvimento da cultura.

Poderia até elencar esses feitos, especificando o alcance desta preservação e desenvolvimento, e o quanto o Brasil gastou com esse objetivo.

E dizer o que seria desses aspectos culturais se não fosse a providencial ação do Ministério da Cultura.

Só pra nos deixar alegres, rindo de felicidade. :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:

Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo". Dai, a necessidade do Estado, através de pessoas capacitadas para isto, procurar resguardar e aprimorar a cultura popular.

Uma das funções do Estado é proporcionar educação e cultura para o povo para garantir o seu desenvolvimento e assim, consequentemente, fortalecer o mercado com uma população intelectualmente mais capacitada. Senão, veremos no interior do Brasil o que já existe nas favelas cariocas e paulistas: a proliferação da anti-cultura.



Eu acho que se o povo cria, reproduz, grava, canta e balança o esqueleto ao som de lixo, é porque falta a eles bom gosto musical mesmo. Povos do mundo todo têm como assimilar aquilo que mais tem a ver com suas bases culturais. Se assimilam e repetem o lixo é porque preferem assim. A base é que está errada.
Claro que Estados que incentivam e apóiam coisas como programas populares que ensinam capoeria, reciclagem de pet, aulas de funk, samba e pagode, quem vai mudar a matriz deste gente? As elites? Ñão. Estas são monstros daninhos. Deixa o povo cair na baixaria e na ignorância como bem preferirem.
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Claudio Loredo »

zencem escreveu:
Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.

Você deve saber o quando Ministério da Cultura tem feito para a preservação e desenvolvimento da cultura.

Poderia até elencar esses feitos, especificando o alcance desta preservação e desenvolvimento, e o quanto o Brasil gastou com esse objetivo.

E dizer o que seria desses aspectos culturais se não fosse a providencial ação do Ministério da Cultura.

Só pra nos deixar alegres, rindo de felicidade. :emoticon12:


Site do Ministério da Cultura

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:
zencem escreveu:
Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.

Você deve saber o quando Ministério da Cultura tem feito para a preservação e desenvolvimento da cultura.

Poderia até elencar esses feitos, especificando o alcance desta preservação e desenvolvimento, e o quanto o Brasil gastou com esse objetivo.

E dizer o que seria desses aspectos culturais se não fosse a providencial ação do Ministério da Cultura.

Só pra nos deixar alegres, rindo de felicidade. :emoticon12:


Site do Ministério da Cultura


Certeza que sites gov são honestos...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Apo »

POBRE BRASIL.
Imagem

Trancado