O "consolo" dos ateus.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Apo escreveu:Verdade. Somos assim mesmo. Há outro consolo, mas é masoquista: enaltecer as qualidades perto e depois da morte, idelizando a pessoa a ponto de esquecer seus defeitos ( ou "humaneitos" :emoticon1: ). Pode ser romântico, mas só traz mais dor. É melhor enxergar a pessoa como ela é.


É mesmo, hoje mesmo eu estava pensando: não tenho assim tantos elementos pra julgar a vida da minha vó, pode ser que a dela tenha sido ótima antes deu nascer, já que a parte que eu vivi não me parece especialmente saudosa: meu pai tem vários sentimentos mal-resolvidos com relação a ela e ela tem três outros filhos todos maiores de 45 anos que não trabalham e vivem da renda da pensão dela, eu no lugar dela talvez estivesse pensando "mas que bosta de gente eu botei no mundo", ou "que merda de mãe eu fui pra não ter incutido na mente deles um senso de progresso ou por ter me deixado parasitar até a morte". Existem várias dinâmicas doentias de relacionamento na minha família. Quem sabe minha vó, a matrona da casa, não tenha sido grande responsável por isso?? Já pensou se as coisas MELHORAREM depois que ela se for?? Se bem que acho difícil algo melhorar pros meus tios "donos-de casa", com essa idade e sem qualificação profissional nenhuma.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

Lúcifer escreveu:Beto, eu já passei o que você está sentindo e, na época, eu era religioso. Isso não me ajudou muito pois a minha tia, que era considerada uma das melhores da minha familia morreu de câncer. E a minha família sentia que Deus queria levar ela embora pois ela era muito boa e já tinha cumprido a sua missão aqui na terra. Isso consolou um pouco.

O que eu aconselho a você, é que fique o máximo de tempo que conseguir junto dela e lhe dê todo o amor e carinho que você sente por ela. Isso a ajudará mais do que pensa e,quando ela partir, você não ficará com o pensamento que poderia ter feito mais por ela. Tenha paciência com elae aproveite esse tempo juntos, certo?
Abraços.


Beto e Lúcifer,

Passei pelo mesmo. Quando eu tinha 16 anos perdi meu tio predileto, uma das melhores pessoas que conheci em vida, não apenas eu, mas para terem uma idéia: seu velório e enterro estavam tão lotados que algumas pessoas vinham bisbilhotar pensando ser de algum artista.
Anos mais tarde perdia minha tia querida de um câncer bem ao estilo da tia do Lúcifer. Minha tia era querida por todos nós, pra mim uma grande amiga, sempre saia com ela, iamos a praia, saiamos atrás de blocos, pra dançar dança de salão, tomar um chopp, discutir um livro novo, ou uma idéia da área dela que eu não havia entendido muito bem (sociologia). Um exemplo de vida, de mulher bela, alegre e cheia de graça, de profissional competente e de mulher inteligente qsempre mantendo a graça e feminilidade (ela me ensinou bastante sobre isso).

Eu era religiosa em ambas mortes, não mudou em nada a dor que senti, o sofriemento e saudade. Principalmente com minha tia, que acompanhei semanalmente definhar, e se transformar em algo que definitivamente ela nunca mereceu se transformar. Sinceramente não acho que crença traga esse consolo a seres lúcidos, como disse anteriormente (noutro tópico), é um consolo para quem está predisposto a se cegar, se anestesiar. Não sei se é seu caso.

A morte e a dor encaro como coisas naturais, coisas as quais estamos expostos e nada podemos fazer para mudar essa lei. Somos seres vivos, sofremos e sentimos dor, morremos. Minimizar o efeito da morte e a dor apenas é possível se valorarmos o que foi construido com o tempo de vida que nos é dado, pelo nosso corpo e pelo acaso. É apenas naquilo que foi plantado enquanto vivo. Minha tia vive, assim como meu tio, em cada coisa boa, cada lembrança, cada lição, exemplo e cada ato de bondade que fizeram para muitos.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:
Apo escreveu:Verdade. Somos assim mesmo. Há outro consolo, mas é masoquista: enaltecer as qualidades perto e depois da morte, idelizando a pessoa a ponto de esquecer seus defeitos ( ou "humaneitos" :emoticon1: ). Pode ser romântico, mas só traz mais dor. É melhor enxergar a pessoa como ela é.


É mesmo, hoje mesmo eu estava pensando: não tenho assim tantos elementos pra julgar a vida da minha vó, pode ser que a dela tenha sido ótima antes deu nascer, já que a parte que eu vivi não me parece especialmente saudosa: meu pai tem vários sentimentos mal-resolvidos com relação a ela e ela tem três outros filhos todos maiores de 45 anos que não trabalham e vivem da renda da pensão dela, eu no lugar dela talvez estivesse pensando "mas que bosta de gente eu botei no mundo", ou "que merda de mãe eu fui pra não ter incutido na mente deles um senso de progresso ou por ter me deixado parasitar até a morte". Existem várias dinâmicas doentias de relacionamento na minha família. Quem sabe minha vó, a matrona da casa, não tenha sido grande responsável por isso?? Já pensou se as coisas MELHORAREM depois que ela se for?? Se bem que acho difícil algo melhorar pros meus tios "donos-de casa", com essa idade e sem qualificação profissional nenhuma.


Me lembra a minha avó. É exatamente assim, acho que as mulehres do passado repetem MUITO esse padrão. Criando bastante parasitas.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Anna escreveu:A morte e a dor encaro como coisas naturais, coisas as quais estamos expostos e nada podemos fazer para mudar essa lei. Somos seres vivos, sofremos e sentimos dor, morremos.


É mesmo, você me lembrou uma história do Homem-Aranha em que o espectro de Ned Leeds dizia pra própria viúva, Betty: "Betty... você depende demais de nós. Somos apenas pessoas. Às vezes fortes... às vezes fracas. Às vezes vivemos... às vezes morremos. Não podemos salvar você, Betty. Você é que tem que se salvar. Lembre-se do nosso amor e... seja forte."

Anna escreveu:Minimizar o efeito da morte e a dor apenas é possível se valorarmos o que foi construido com o tempo de vida que nos é dado, pelo nosso corpo e pelo acaso. É apenas naquilo que foi plantado enquanto vivo. Minha tia vive, assim como meu tio, em cada coisa boa, cada lembrança, cada lição, exemplo e cada ato de bondade que fizeram para muitos.


É verdade, e você falou igual a Jane Fonda no livro dela sobre o pai, Henry Fonda, "eu o vejo no talento de Vanessa (filha dela) ao adubar e cultivar coisas. Eu já vi Troy, (filho dela) no palco, virando-se e dizendo uma frase, com uma tal entonação que parece ser meu pai - apesar de papai ter morrido quando Troy ainda era um menininho. Vejo isso no compromisso que eu e meus filhos temos com a justiça. Dessas formas, meu pai continua vivo."
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:A morte e a dor encaro como coisas naturais, coisas as quais estamos expostos e nada podemos fazer para mudar essa lei. Somos seres vivos, sofremos e sentimos dor, morremos.


É mesmo, você me lembrou uma história do Homem-Aranha em que o espectro de Ned Leeds dizia pra própria viúva, Betty: "Betty... você depende demais de nós. Somos apenas pessoas. Às vezes fortes... às vezes fracas. Às vezes vivemos... às vezes morremos. Não podemos salvar você, Betty. Você é que tem que se salvar. Lembre-se do nosso amor e... seja forte."

Anna escreveu:Minimizar o efeito da morte e a dor apenas é possível se valorarmos o que foi construido com o tempo de vida que nos é dado, pelo nosso corpo e pelo acaso. É apenas naquilo que foi plantado enquanto vivo. Minha tia vive, assim como meu tio, em cada coisa boa, cada lembrança, cada lição, exemplo e cada ato de bondade que fizeram para muitos.


É verdade, e você falou igual a Jane Fonda no livro dela sobre o pai, Henry Fonda, "eu o vejo no talento de Vanessa (filha dela) ao adubar e cultivar coisas. Eu já vi Troy, (filho dela) no palco, virando-se e dizendo uma frase, com uma tal entonação que parece ser meu pai - apesar de papai ter morrido quando Troy ainda era um menininho. Vejo isso no compromisso que eu e meus filhos temos com a justiça. Dessas formas, meu pai continua vivo."


Vc pode ser bem científico-realista também, que aliás é um ponto de vista que eu gosto muito: Quando olhar para qualquer coisa saiba que os mortos estão lá formando TUDO que vc vê.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Anna escreveu:Vc pode ser bem científico-realista também, que aliás é um ponto de vista que eu gosto muito: Quando olhar para qualquer coisa saiba que os mortos estão lá formando TUDO que vc vê.


Não entendi??
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Fernando Silva »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:Vc pode ser bem científico-realista também, que aliás é um ponto de vista que eu gosto muito: Quando olhar para qualquer coisa saiba que os mortos estão lá formando TUDO que vc vê.

Não entendi??

Acho que ela disse que este mundo em que vivemos, inclusive nós mesmos, é o resultado do trabalho dos que viveram antes de nós.
Eles nos criaram e nós vivemos no mundo que eles criaram.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

Fernando Silva escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:Vc pode ser bem científico-realista também, que aliás é um ponto de vista que eu gosto muito: Quando olhar para qualquer coisa saiba que os mortos estão lá formando TUDO que vc vê.

Não entendi??

Acho que ela disse que este mundo em que vivemos, inclusive nós mesmos, é o resultado do trabalho dos que viveram antes de nós.
Eles nos criaram e nós vivemos no mundo que eles criaram.


Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Anna escreveu:Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...


Eu acho que ainda não entendi...
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Mr. Crowley »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...


Eu acho que ainda não entendi...


Ela quis dizer que a sua vó continuará viva de certa maneira, já que matéria orgânica não se perde, e portanto continuará servindo ao meio.

(Pelo menos eu acho que foi isso que ela quis dizer :emoticon16: )
Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...


Eu acho que ainda não entendi...


A lei da conservação das massas diz que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Esse conceito é muito mais profundo do que geralmente entendemos. Se vc buscar na sua mente vai lembrar da ciclagem de nutrientes na natureza, ciclo do carbono, da água, do nitrogênio. Tudo que foi vivo está hoje rodando na natureza, em mim, em vc, em pássaros, árvores, na atmosfera, na água, e por ai vai, fazendo parte de coisas vivas e mortas. Os mortos circulam através dos vivos (em pedacinhos), e propiciam a continuidade da vida.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

Mr. Crowley escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...


Eu acho que ainda não entendi...


Ela quis dizer que a sua vó continuará viva de certa maneira, já que matéria orgânica não se perde, e portanto continuará servindo ao meio.

(Pelo menos eu acho que foi isso que ela quis dizer :emoticon16: )



Si. Já que tudo se transforma materialmente em outra coisa.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Entendi!! Plim!!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Anna »

:emoticon16: :emoticon16:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por chagas »

Anna escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:Não. Eu falei de forma material mesmo, nosso corpo, física e quimicamente, se dostribui em todas as cadeias existentes, orgânicas e inorgânicas. Literalmente passamos a compôr milhares de coisas vivas e não vivas nesse mundo. O velho nada se perde, tudo se transforma...


Eu acho que ainda não entendi...


Tudo que foi vivo está hoje rodando na natureza, em mim, em vc, em pássaros, árvores, na atmosfera, na água, e por ai vai, fazendo parte de coisas vivas e mortas. Os mortos circulam através dos vivos (em pedacinhos), e propiciam a continuidade da vida.


Muito romântico isso.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Tally »

Isso me lembra uma frase bíblica:"Do pó vieste, ao pó retornarás". E é verdade.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Pronto, ela faleceu... descansou. Espero que tenha sido em paz.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Tally »

Meus sentimentos, querido.Por você, que deve estar muito triste. Não por ela, afinal ela descansou.
Um grande bjo para você.Seja corajoso, mas não deixe de chorar, porque faz muito bem.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Tally escreveu:Meus sentimentos, querido.Por você, que deve estar muito triste. Não por ela, afinal ela descansou.


Obrigado!
É um problema espiritual, chupe pau!

mi9
Mensagens: 153
Registrado em: 12 Jan 2008, 20:35

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por mi9 »

não vejo grande consolo nessa lei da conservação.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Orbe »

Por que alguem precisaria de consolo?

mi9
Mensagens: 153
Registrado em: 12 Jan 2008, 20:35

Mensagem por mi9 »

muitos não se conformam. daí a força da religião

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

É correto dizer que nossos avós nos legam 25% dos nossos genes cada um?
É um problema espiritual, chupe pau!

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Orbe »

Creio que sim. 25% de genes que não pedimos, diga-se de passagem...

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Orbe escreveu:Creio que sim. 25% de genes que não pedimos, diga-se de passagem...


Fazer o quê, eu GOSTO de estar aqui, se esses 25% fossem outros 25% que não os que eu tenho, simplesmente não seria eu quem estaria aqui.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado