O "consolo" dos ateus.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Minha vó, pobrezinha, está em estágio terminal de câncer. Os exames apontam que a doença está no fígado, intestino e estômago, os médicos dizem que as únicas providências a se tomarem agora são para diminuir a dor e que em breve ela poderia ser transferida para uma "instituição para doentes crônicos", traduzindo, não é interessante ocupar um leito "útil" de hospital com ela. Coitadinha!!! Ela tem 83 anos e claro que um dia haveria de nos deixar, mas ninguém espera que isso se dê com sofrimento e agonia!

Qual é o "consolo" de um ateu nessas horas? Cristãos católicos e evangélicos se consolam pensando que de todo o mal do mundo Deus extrai algum bem num plano maior ou que ela estará com Deus e com Jesus no futuro, espíritas se consolam pensando que a vida corpórea é passageira e fugaz e ela apenas retornará a seu estado natural de espírito em busca de sua evolução, candomblezistas, umbandistas, espiritualistas em geral, etc., crêem que a consciência dela não cessará de existir com a morte do corpo, e não sei o que muçulmanos nem budistas pensam. A verdade é que céticos e ateus NÃO TÊM nada com o que se "consolar", ela falecerá, sua pessoa se dissolverá e seremos deixados apenas com a lembrança dela!

Queria saber de vocês, vocês já se sentiram tentados a adotar alguma crença em um momento de grande dor motivados pela necessidade de "consolo"?? E quais os possíveis alentos e confortos que vocês acham que pessoas atéias podem usar pra enfrentar esses momentos??
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Mr. Crowley »

Pra que "consolo"?

Tenho que aceitar a realidade, por pior que seja... eu não conseguiria inventar uma teoria absurda só pra melhorar meu estado emocional, até porque eu mesmo não acreditaria...
Imagem

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Mr. Crowley escreveu:Tenho que aceitar a realidade, por pior que seja... eu não conseguiria inventar uma teoria absurda só pra melhorar meu estado emocional, até porque eu mesmo não acreditaria...


Não acho que se trate bem disso, "aceitar" a realidade penso que já aceitei, sei que minha vó, com quem vivi toda a minha vida, que me mimou muito, que gosta de animais e que cantava regando as plantas, nos deixará por causa do câncer. Ela vai morrer: em agonia, com dor, com a morfina deixando-a chapada e fora do ar à medida que tudo se aproxima do fim (ela ainda não chegou no estágio da morfina). Isso dói muito, é um grande sofrimento, mas já está "aceitado" como fato inevitável, o que eu perguntei foi se por acaso você já se sentiu tentado a aderir a alguma crença espiritualista ou religião que professa a vida após a morte motivado pelo sofrimento, emocionalmente abalado (pela sua resposta, não), e de quais possíveis maneiras seria possível para um ateu enfrentar com força essa fase de perda dolorosa e tragédia, se é que existe alguma "maneira".
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Lúcifer »

Beto, eu já passei o que você está sentindo e, na época, eu era religioso. Isso não me ajudou muito pois a minha tia, que era considerada uma das melhores da minha familia morreu de câncer. E a minha família sentia que Deus queria levar ela embora pois ela era muito boa e já tinha cumprido a sua missão aqui na terra. Isso consolou um pouco.

O que eu aconselho a você, é que fique o máximo de tempo que conseguir junto dela e lhe dê todo o amor e carinho que você sente por ela. Isso a ajudará mais do que pensa e,quando ela partir, você não ficará com o pensamento que poderia ter feito mais por ela. Tenha paciência com elae aproveite esse tempo juntos, certo?
Abraços.
Imagem

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Lúcifer escreveu:Beto, eu já passei o que você está sentindo e, na época, eu era religioso. Isso não me ajudou muito pois a minha tia, que era considerada uma das melhores da minha familia morreu de câncer. E a minha família sentia que Deus queria levar ela embora pois ela era muito boa e já tinha cumprido a sua missão aqui na terra. Isso consolou um pouco.


É, na hora do sofrimento e do medo, esse tipo de idéia mostra toda a sua força de sedução!

Lúcifer escreveu:O que eu aconselho a você, é que fique o máximo de tempo que conseguir junto dela e lhe dê todo o amor e carinho que você sente por ela. Isso a ajudará mais do que pensa e,quando ela partir, você não ficará com o pensamento que poderia ter feito mais por ela. Tenha paciência com elae aproveite esse tempo juntos, certo?
Abraços.


Você tem razão, meu único avô faleceu por uma doença respiratória há alguns anos e eu só o visitei uma vez no hospital por imaturidade e por não ter muito contato com ele depois da infância, sempre vou me arrepender disso!!

Obrigado!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Mensagem por Apo »

Olha, beto, quase todos aqui sabem que acompanhei os últimos meses de um câncer generalizado ( incluindo os ossos ) da minha melhor amiga desde uns 12 anos de idade. Vivemos tantas coisas juntas ( inclusive sessões de passes no centro espírita que ela freqüentava - sem jamais ter-me enchido o saco, pois era uma pessoa de um profundo senso de respeito - devidamente retribuído por mim, é claro), embora tenhamos as duas sido criadas no catolicismo. Quando a vi viva pela última vez ( naquela agonia de conseguirmos um leito de morte menos vietnamita do que o corredor da emergência da Sta Casa de Misericórdia - :emoticon2: - pelo SUS ), ela carregava consigo entre as mãos um terço rosa-bebê dado pela mãe dela ( católica fervorosa e já morta também). Nunca a tinha visto empunhando terço algum e achei aquela cena docemente triste, porém eu faria qualquer coisa para que aquele terço ficasse com ela, caso ele caísse e ela me pedisse para alcançá-lo.
A dor da partida de um ente querido sempre ronda nossas fantasias, mas na hora que a cara da morte se mostra para nós sem subterfúgios quaisquer....o bicho pega.

Todos dizem que nestas horas, as finais, um filme de nossas vidas passa como um flash. Passou para mim em relação a nós duas. Deve ter acontecido o mesmo com ela. Há um certo senso de " e agora ? " no ar. Eu me debati naqueles dias e me senti estranha demais no velório, na hora da extrema-unção, pois o padre passou por mim, me olhou nos olhos e depois viu que eu era a única a não rezar e nem fazer o sinal da cruz. Eu não seria tão fingida a ponto de fazer isto e nem minha amiga esperaria isto de mim ( caso estivesse ali presente de alguma forma).

Depois daqueles dias, e meses, enfrentando meu próprio câncer ( bem menos brutal do que o dela ), fico me perguntando sempre se ela não estaria me espiando ou me dando os sermões que me deu quando me visitou pela última vez em casa no ano passado, porque eu estava fugindo da cirurgia.

Ou seja, nestes casos, independente de religiões, sinto uma tremenda vontade de saber se estamos mesmo sozinhos. Depois, volto ao meu "normal" e penso que se fosse viável algum sinal mais visível , ele já teria - quem sabe - aparecido.

Então, mesmo sentindo falta dela, me consolo com as lembranças e acho que se eu entrasse numas de acreditar que ela está de alguma forma extra-corpórea comigo, eu piraria.

Os crentes parecem pirar se não crerem. Os ateus justamente pirariam se viajassem nesta possibilidade.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Fedidovisk »

tomar a dor dos outros de nada adianta...!

mentir para si mesmo uma vez aberto os olhos, não dá...!

acovardar-se ante uma possível "perspectiva" é covardia...!

sofrer é a melhor inspiração, dos poetas, dos que lutam, e dos que sonham...!

se tens uma índole "passiva", típica de um sentimento cristão, a dor de fato traz o desespero, seja cristão ou não...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:tomar a dor dos outros de nada adianta...!

mentir para si mesmo uma vez aberto os olhos, não dá...!

acovardar-se ante uma possível "perspectiva" é covardia...!

sofrer é a melhor inspiração, dos poetas, dos que lutam, e dos que sonham...!

se tens uma índole "passiva", típica de um sentimento cristão, a dor de fato traz o desespero, seja cristão ou não...


Bonito...na teoria.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Fedidovisk »

aliás... não sou de ficar trazendo à tona experiências pessoais e tais, até porque ninguém tem nada com isso, e se precisas fazer crer que eu sofro também para que a minha palavra valha alguma coisa, a dessa pessoa passa a nada mais valer para mim.

Entretante saiba que não é o único, e tenho que isso é mais que suficiente... o remédio, se é que deve haver algum, afinal morrer não é doença tao pouco sofrer, na maioria dos casos é acreditar que fez o melhor que pôde, e lógico, na dúvida, ou em dilemas... fazer o melhor que podes, para que no futuro não fiques a lamentar e refletir que poderia ter sido diferente, porque para quem fez o melhor que pôde isso pouco importa.

Um "espírita" regojiza-se ante o sofrimento alheio... um cristão coloca nas mãos de deus... um ateu, é livre, para deixar sofrer ou tomar as dores... qualquer uma das escolha serão sempre as do coração, não as de uma bíblia.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apo escreveu:Quando a vi viva pela última vez ( naquela agonia de conseguirmos um leito de morte menos vietnamita do que o corredor da emergência da Sta Casa de Misericórdia - :emoticon2: - pelo SUS ), ela carregava consigo entre as mãos um terço rosa-bebê dado pela mãe dela ( católica fervorosa e já morta também). Nunca a tinha visto empunhando terço algum e achei aquela cena docemente triste, porém eu faria qualquer coisa para que aquele terço ficasse com ela, caso ele caísse e ela me pedisse para alcançá-lo.


Minha vó usa um terço também... ela é católica. Hoje ao sair pro hospital ela andou (sozinha, e ela não está aguentando andar) até um oratório que tem na estante da sala e o tocou e beijou, depois até uma Nossa Senhora Aparecida e a acariciou... ela sempre foi pequenininha, mas parece tão MENOR! O cabelinho dela estava assanhado e ela usava um vestidinho de sair, um lenço e um chinelinho preto com florzinhas... ela é tão simples, sempre foi tão simples! Coitadinha, ela deve estar com tanto medo!!!


Apo escreveu:Então, mesmo sentindo falta dela, me consolo com as lembranças e acho que se eu entrasse numas de acreditar que ela está de alguma forma extra-corpórea comigo, eu piraria.
Os crentes parecem pirar se não crerem. Os ateus justamente pirariam se viajassem nesta possibilidade.


É... talvez...
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Console-se achando que isso foi algo ocorrido ao acaso... pense que ela apenas teve azar, assim não tem que se preocupar com os motivos de um ser todo-poderoso estar causando o sofrimento dela, console-se acreditando que o sofrimento dela terminara com a morte e ela nunca mais passará por isso.

Infelizmente céticos como eu, não tem esses consolos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por betossantana »

Fedidovisk escreveu:fazer o melhor que podes, para que no futuro não fiques a lamentar e refletir que poderia ter sido diferente, porque para quem fez o melhor que pôde isso pouco importa.
Um "espírita" regojiza-se ante o sofrimento alheio... um cristão coloca nas mãos de deus... um ateu, é livre, para deixar sofrer ou tomar as dores... qualquer uma das escolha serão sempre as do coração, não as de uma bíblia.


É...
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:pense que ela apenas teve azar,


Câncer não é "azar", ainda mais no caso dela, que teve dois irmãos (fumantes inveterados) que morreram já idosos com essa doença, ela nunca fumou mas isso não faz do câncer dela um mero "azar". (Inclusive eu tenho que começar a fazer check-ups, etc., já que tenho os GENES DO CÂNCER também.)
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:pense que ela apenas teve azar,


Câncer não é "azar", ainda mais no caso dela, que teve dois irmãos (fumantes inveterados) que morreram já idosos com essa doença, ela nunca fumou mas isso não faz do câncer dela um mero "azar". (Inclusive eu tenho que começar a fazer check-ups, etc., já que tenho os GENES DO CÂNCER também.)

Minha avó fumava e morreu de câncer... agonizando... coitadinha, no fim ela perdeu a capacidade de reconhecer as pessoas.
Já minha tia que nunca fumou, também está com câncer e não há o que fazer. Famílias diferentes, motivos diferentes, talvez uma por culpa de fumar e outra por "azar" de portar "genes do câncer", quem sabe de fato? Isso aparenta ser loteria...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Mensagem por Apo »

betossantana escreveu:
Apo escreveu:Quando a vi viva pela última vez ( naquela agonia de conseguirmos um leito de morte menos vietnamita do que o corredor da emergência da Sta Casa de Misericórdia - :emoticon2: - pelo SUS ), ela carregava consigo entre as mãos um terço rosa-bebê dado pela mãe dela ( católica fervorosa e já morta também). Nunca a tinha visto empunhando terço algum e achei aquela cena docemente triste, porém eu faria qualquer coisa para que aquele terço ficasse com ela, caso ele caísse e ela me pedisse para alcançá-lo.


Minha vó usa um terço também... ela é católica. Hoje ao sair pro hospital ela andou (sozinha, e ela não está aguentando andar) até um oratório que tem na estante da sala e o tocou e beijou, depois até uma Nossa Senhora Aparecida e a acariciou... ela sempre foi pequenininha, mas parece tão MENOR! O cabelinho dela estava assanhado e ela usava um vestidinho de sair, um lenço e um chinelinho preto com florzinhas... ela é tão simples, sempre foi tão simples! Coitadinha, ela deve estar com tanto medo!!!


Depende. Alguns se consolam na fé, outros se desesperam e outros ainda negam até os últimos momentos. Deixar transparecer pode dar origem ao pânico assumido, e muitos preferem "abstrair". Nunca sabemos com certeza como reagiremos.
Ela deve estar meio resignada, não parece?
Quanto ao "pequeninha", pode ser até físico mesmo, mas...é incrível como nos sentimos " maiores ' do que o outro nestas horas ( a nossa negação da morte faz isto ). Posso até arriscar que o medo é nosso. E projetamos o nosso " pequeninho" interior naquela criatura.
Minha amiga me fez sentí-la como se ela fosse um bebê. Eu a beijei a testa e dei a ela leite numa caneca como se fora minha filha. Isto me fez um bem imenso, pois a caridade fraternal ( ou o instinto materno ) aparecem nas horas em que menos imaginamos.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:pense que ela apenas teve azar,


Câncer não é "azar", ainda mais no caso dela, que teve dois irmãos (fumantes inveterados) que morreram já idosos com essa doença, ela nunca fumou mas isso não faz do câncer dela um mero "azar". (Inclusive eu tenho que começar a fazer check-ups, etc., já que tenho os GENES DO CÂNCER também.)


Sempre têm as opções!

Acredite na DE, tenha convicção que independente do mundo que lhe cerca certas pessoas estão destinadas a sofrerem o cão, indiferente a sua postura em vida, apenas porque alguém disse que na certa elas não fizeram por merecerem menos em vidas passadas.

Esse consolo é uma maravilha, melhor do que o dos cristãos que vira e meche se rendem à um "porque Deus quis assim", cai como uma luva!


Agora se conseguir....



procure ajuda...



psiquiátrica!

:emoticon12:

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Mr. Crowley »

betossantana escreveu:
Mr. Crowley escreveu:Tenho que aceitar a realidade, por pior que seja... eu não conseguiria inventar uma teoria absurda só pra melhorar meu estado emocional, até porque eu mesmo não acreditaria...


Não acho que se trate bem disso, "aceitar" a realidade penso que já aceitei, sei que minha vó, com quem vivi toda a minha vida, que me mimou muito, que gosta de animais e que cantava regando as plantas, nos deixará por causa do câncer. Ela vai morrer: em agonia, com dor, com a morfina deixando-a chapada e fora do ar à medida que tudo se aproxima do fim (ela ainda não chegou no estágio da morfina). Isso dói muito, é um grande sofrimento, mas já está "aceitado" como fato inevitável, o que eu perguntei foi se por acaso você já se sentiu tentado a aderir a alguma crença espiritualista ou religião que professa a vida após a morte motivado pelo sofrimento, emocionalmente abalado (pela sua resposta, não), e de quais possíveis maneiras seria possível para um ateu enfrentar com força essa fase de perda dolorosa e tragédia, se é que existe alguma "maneira".


Não mesmo.

E eu enfrentaria isso apenas pensando que é uma coisa da vida que eu teria que aceitar, triste é, claro, mas que eu não posso fazer nada pra mudar.
Imagem

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apo escreveu:Ela deve estar meio resignada, não parece?


Eu não sei... ela sempre foi negligente e teimosa em relação à própria saúde... e como ela só se deixa arrastar pro hospital quando está morrendo de dores, acho que pode-se dizer que está sim "resignada", não está exatamente LUTANDO PELA VIDA...
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Apáte »

Beto, nesta hora só posso te dizer uma coisa:
Força!

Continue na luta, ao lado de sua avó, até o final.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Fernando Silva »

E eu só posso dizer uma coisa: o tempo cura a maioria das dores.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

Beto:
O amigo de quem eu falei em outro tópico, havia feito em 06 uma operação, adquirindo um esôfago novo,o que deu-lhe 1 ano de vida a mais. Apesar de ele ter menos de 50 anos, e estar em plenas condições para operar, em um ano houve metástase, e ele veio a falecer.
Antes de que isso acontecesse, e como ele era muito alto e morava sózinho com a mãe, de 82 anos,nós nos cotizamos e o pusemos em uma clinica particular, onde ele não sofreu.
Mas, naturalmente, não houve cura e tampouco tratamento.
Sòmente cuidados para que não sofresse dores.
Tenha calma meu amigo, o tempo dela acabou. Veja assim.Não tente se vender, porque você não irá conseguir nada, sinto muito falar assim, mas é a verdade.
Pense que ela aqui na Terra, com a idade que tem, sofre muito, já cumpriu seu objetivo de vida e está pronta;quem deve se fortalecer agora e estar pronto, não é ela, é você.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por Tally »

Não tente mudar para servir-lhe de consolo:
Isso piorará mais ainda o seu estado e não impedirá que ela se vá.
E lhe trará uma revolta e amargura muito grande, após
tudo se consumar. Bjs
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Não há consolo para os ateus!!! Somente a dor, o remorso e o suicídio!!!

O único consolo para você é JESUS!!! JESUS está te esperando, basta você acreditar Nele e tudo vai melhorar!!!

Diga-me: em que o seu ateísmo vai te ajudar agora???!!! Diga-me!!!

Se ateísmo não te ajuda em nada!!! Por que você não se arrepende da sua descrença e aceita JESUS agora???!!!

Se o seu egoísmo materialista não o deixar fazer isso, que o faça pela sua vó!!!

Pense na sua vó!!! Ela aprova seu ateísmo???!!! Claro que não!!! Seu ateísmo não vai ajuda-la!!!

Aceite JESUS e tenha fé!!! Com certeza sua avó terá muito a ganhar com isso!!! Quem sabe ela até não se cura do câncer!!!

Não seria a primeira vez que esse milagre aconteceria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tenha fé!!!!!!!!!!!!!!

CONVERTA-ZEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por francioalmeida »

Se eu estivesse em estado terminal nada me consolaria, a não ser se me garantissem que eu não sentiria dor.
Temo morrer sofrendo

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re.: O "consolo" dos ateus.

Mensagem por DaviDeMogi »

Acho que o único consolo pra perda de um parente querido, é termos certeza que fomos um bom parente pra ele, dentro do possível de não sermos perfeitos.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Trancado