Triste

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Triste

Mensagem por Orbe »

DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:Ele acha que os pais o amam menos por ele ser ateu? Pelo texto não me pareceu isso.


Amor no sentido de haver aceitação, compreensão, respeito...


Pelo texto não me pareceu que ele não é aceito ou que não é respeitado. Pareceu que o problema é compreensão. Mas até aí nada demais. Estranho seria os pais deles o compreenderem.

Onde já se viu pais compreendendo os filhos?! :emoticon12:


Voce tá é de sacanagem ... :emoticon5:


Não. Por que?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Triste

Mensagem por Apo »

Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
chagas escreveu:
Orbe escreveu:Desculpe minha imensa insensibilidade, mas não entendi o problema.

Faz muito tempo que as opiniões dos meus pais deixaram de ter importância para mim. Se é que um dia tiveram alguma importância. Acho que isso faz mais sentido em crianças e adolescentes, que precisam de aprovação dos pais, de limites, de provas de amor. Para adultos não vejo sentido.

O que eles pensam ou deixam de pensar sobre você faz alguma diferença?




"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )


"Um cretino só consegue mesmo citar pensamentos de outros."
(Orbe)


Conselho "de grátis": mescle suas webfrases e muitos smiles, e logo logo será convidado a parar de floodar.


"Basta premeditar um ato punível para ser passível de punição."
( Apuleio )

:emoticon12:


:emoticon12:

tu também! :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Triste

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:Ele acha que os pais o amam menos por ele ser ateu? Pelo texto não me pareceu isso.


Amor no sentido de haver aceitação, compreensão, respeito...


Pelo texto não me pareceu que ele não é aceito ou que não é respeitado. Pareceu que o problema é compreensão. Mas até aí nada demais. Estranho seria os pais deles o compreenderem.

Onde já se viu pais compreendendo os filhos?! :emoticon12:


Voce tá é de sacanagem ... :emoticon5:


Não. Por que?


Existe outro mundo lá fora. Pode crer. O davi tá certo. Ambos somos pais. :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Triste

Mensagem por Jeanioz »

Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
chagas escreveu:
Orbe escreveu:Desculpe minha imensa insensibilidade, mas não entendi o problema.

Faz muito tempo que as opiniões dos meus pais deixaram de ter importância para mim. Se é que um dia tiveram alguma importância. Acho que isso faz mais sentido em crianças e adolescentes, que precisam de aprovação dos pais, de limites, de provas de amor. Para adultos não vejo sentido.

O que eles pensam ou deixam de pensar sobre você faz alguma diferença?




"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )


"Um cretino só consegue mesmo citar pensamentos de outros."
(Orbe)


Conselho "de grátis": mescle suas webfrases e muitos smiles, e logo logo será convidado a parar de floodar.


"Basta premeditar um ato punível para ser passível de punição."
( Apuleio )

:emoticon12:


:emoticon12:

tu também! :emoticon12:


"Aprender constantemente e involuntariamente é característico do génio."
( Marie von Ebner-Eschenbach )

:emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Triste

Mensagem por Orbe »

Apo escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:Ele acha que os pais o amam menos por ele ser ateu? Pelo texto não me pareceu isso.


Amor no sentido de haver aceitação, compreensão, respeito...


Pelo texto não me pareceu que ele não é aceito ou que não é respeitado. Pareceu que o problema é compreensão. Mas até aí nada demais. Estranho seria os pais deles o compreenderem.

Onde já se viu pais compreendendo os filhos?! :emoticon12:


Voce tá é de sacanagem ... :emoticon5:


Não. Por que?


Existe outro mundo lá fora. Pode crer. O davi tá certo. Ambos somos pais. :emoticon16:


Vocês são 2 pais contra outros bilhões totalmente diferentes de vocês.

A maioria não compreende os filhos. Fato. No máximo aceitam. Mas não compreendem.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Re.: Triste

Mensagem por DaviDeMogi »

Orbe escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:Ele acha que os pais o amam menos por ele ser ateu? Pelo texto não me pareceu isso.


Amor no sentido de haver aceitação, compreensão, respeito...


Pelo texto não me pareceu que ele não é aceito ou que não é respeitado. Pareceu que o problema é compreensão. Mas até aí nada demais. Estranho seria os pais deles o compreenderem.

Onde já se viu pais compreendendo os filhos?! :emoticon12:


Voce tá é de sacanagem ... :emoticon5:


Não. Por que?


Existe outro mundo lá fora. Pode crer. O davi tá certo. Ambos somos pais. :emoticon16:


Vocês são 2 pais contra outros bilhões totalmente diferentes de vocês.

A maioria não compreende os filhos. Fato. No máximo aceitam. Mas não compreendem.


Tá.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Re.: Triste

Mensagem por chagas »

Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
chagas escreveu:
Orbe escreveu:Desculpe minha imensa insensibilidade, mas não entendi o problema.

Faz muito tempo que as opiniões dos meus pais deixaram de ter importância para mim. Se é que um dia tiveram alguma importância. Acho que isso faz mais sentido em crianças e adolescentes, que precisam de aprovação dos pais, de limites, de provas de amor. Para adultos não vejo sentido.

O que eles pensam ou deixam de pensar sobre você faz alguma diferença?




"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )


"Um cretino só consegue mesmo citar pensamentos de outros."
(Orbe)


Conselho "de grátis": mescle suas webfrases e muitos smiles, e logo logo será convidado a parar de floodar.


"Basta premeditar um ato punível para ser passível de punição."
( Apuleio )

:emoticon12:


Rapido e eficiente, gostei de você garoto.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Triste

Mensagem por Apo »

Orbe escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
Orbe escreveu:Ele acha que os pais o amam menos por ele ser ateu? Pelo texto não me pareceu isso.


Amor no sentido de haver aceitação, compreensão, respeito...


Pelo texto não me pareceu que ele não é aceito ou que não é respeitado. Pareceu que o problema é compreensão. Mas até aí nada demais. Estranho seria os pais deles o compreenderem.

Onde já se viu pais compreendendo os filhos?! :emoticon12:


Voce tá é de sacanagem ... :emoticon5:


Não. Por que?


Existe outro mundo lá fora. Pode crer. O davi tá certo. Ambos somos pais. :emoticon16:


Vocês são 2 pais contra outros bilhões totalmente diferentes de vocês.

A maioria não compreende os filhos. Fato. No máximo aceitam. Mas não compreendem.


Tá 2.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Triste

Mensagem por Apo »

Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
chagas escreveu:
Orbe escreveu:Desculpe minha imensa insensibilidade, mas não entendi o problema.

Faz muito tempo que as opiniões dos meus pais deixaram de ter importância para mim. Se é que um dia tiveram alguma importância. Acho que isso faz mais sentido em crianças e adolescentes, que precisam de aprovação dos pais, de limites, de provas de amor. Para adultos não vejo sentido.

O que eles pensam ou deixam de pensar sobre você faz alguma diferença?




"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )


"Um cretino só consegue mesmo citar pensamentos de outros."
(Orbe)


Conselho "de grátis": mescle suas webfrases e muitos smiles, e logo logo será convidado a parar de floodar.


"Basta premeditar um ato punível para ser passível de punição."
( Apuleio )

:emoticon12:


:emoticon12:

tu também! :emoticon12:


"Aprender constantemente e involuntariamente é característico do génio."
( Marie von Ebner-Eschenbach )

:emoticon12:


"É vergonhoso corrigir os vícios imitando-os."
( Sêneca ) :emoticon12:

Tá. Parei.
Imagem

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: Triste

Mensagem por Orbe »

Que bom que chegamos a um consenso. Agora vamos ali no bar tomar alguma coisa.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Re.: Triste

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Orbe escreveu:
chagas escreveu:
Orbe escreveu:Desculpe minha imensa insensibilidade, mas não entendi o problema.

Faz muito tempo que as opiniões dos meus pais deixaram de ter importância para mim. Se é que um dia tiveram alguma importância. Acho que isso faz mais sentido em crianças e adolescentes, que precisam de aprovação dos pais, de limites, de provas de amor. Para adultos não vejo sentido.

O que eles pensam ou deixam de pensar sobre você faz alguma diferença?




"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )


"Um cretino só consegue mesmo citar pensamentos de outros."
(Orbe)


Conselho "de grátis": mescle suas webfrases e muitos smiles, e logo logo será convidado a parar de floodar.


"Basta premeditar um ato punível para ser passível de punição."
( Apuleio )

:emoticon12:


:emoticon12:

tu também! :emoticon12:


"Aprender constantemente e involuntariamente é característico do génio."
( Marie von Ebner-Eschenbach )

:emoticon12:


"É vergonhoso corrigir os vícios imitando-os."
( Sêneca ) :emoticon12:

Tá. Parei.


"Parou porque? Porque parou?"
( platéia do show ) :emoticon16:

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: Triste

Mensagem por Dick »

Pôxa, brigadão mesmo por todos os posts! As coisas parecem estar melhores hoje, pelo menos para mim. Nada como a luz do dia para amenizar os perniciosos devaneios da madrugada. Só espero que assim também o seja para minha família. Mas, saber que isto é algo esperado no nosso caso, e que alguns aqui cujas idéias estimo muito já passaram por isso, ao menos me dá um norte em não achar-me o anti-cristo (embora o seja em um sentido literal da palavra :emoticon12: ) Valeu.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re: Re.: Triste

Mensagem por Amenemés »

Apo escreveu:
Amenemés escreveu:Leva a vida assim. Quanto mais bem sucedido você for, mais feliz e realizado, mais será um exemplo para eles de que o ateismo nada tem a ver com isso. Acho que a cada conquista sua você deve lembrá-los disso. Quem sabe com o passar dos anos, com base da experiência e nos fatos da sua vida, eles se convençam que ser teísta não é o único caminho para a felicidade.


Não se convencem...melhor não alimentar esperanças vãs no rapaz. :emoticon1:


Pode ser. Mas acho que todos que são ateus, não tem fé ou qualquer coisa similar devem se esforçar nisso. Devemos servir sim de exemplo de sucesso para os teístas perceberam que estão equivocados ao nosso respeito.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: Triste

Mensagem por Dick »

Pois é Amenemés... também me parece o certo. Só que temos que esperar a reação previsível do crente, como foi o caso de meu pai: "estes ateus de quem você me fala com certeza têm algum problema de felicidade" (e quem não tem?). A Apo (é sempre um prazer lê-la, Apo!) aparentemente já testemunhou como o que consideramos "sucesso" pode ser (e é, agora sei) taxado de "vida infeliz" por outros. Um grande problema meu é que sou realmente bastante introspectivo e extremamente pouco afeito aos ritos sociais e familiares e, portanto, favoreço as visões tortas a meu respeito. É aquela história: se eu falar algo sinceramente, acontece o que aconteceu; se eu não falar, estou mostrando minha infelicidade por ser um não-crente, para usar um termo auto-denominativo de um grande professor de história e filosofia da ciência do Brasil (Arden Zylbersztajn). Parece não haver saída. Tudo leva a crer que o melhor é mesmo seguir sua vida... importando-se (um pouco) menos com as subjetividades alheias.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re: Re.: Triste

Mensagem por Amenemés »

Let me think for a while escreveu:Pois é Amenemés... também me parece o certo. Só que temos que esperar a reação previsível do crente, como foi o caso de meu pai: "estes ateus de quem você me fala com certeza têm algum problema de felicidade" (e quem não tem?). A Apo (é sempre um prazer lê-la, Apo!) aparentemente já testemunhou como o que consideramos "sucesso" pode ser (e é, agora sei) taxado de "vida infeliz" por outros. Um grande problema meu é que sou realmente bastante introspectivo e extremamente pouco afeito aos ritos sociais e familiares e, portanto, favoreço as visões tortas a meu respeito. É aquela história: se eu falar algo sinceramente, acontece o que aconteceu; se eu não falar, estou mostrando minha infelicidade por ser um não-crente, para usar um termo auto-denominativo de um grande professor de história e filosofia da ciência do Brasil (Arden Zylbersztajn). Parece não haver saída. Tudo leva a crer que o melhor é mesmo seguir sua vida... importando-se (um pouco) menos com as subjetividades alheias.


Então convença-se e sempre lembre os outros, sobretudo seus pais, mesmo de forma exaustiva, de que ser introspectivo é uma característica da personalidade e não está ligado, necessariamente, a felicidade.

Toda vez que estiver feliz, acho que deve fazer questão de dizer isso a eles. Quem sabe nunca se convençam, mas ninguém poderá dizer que você não tentou. Faz a sua parte.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: Triste

Mensagem por Orbe »

Assim ele vai passar a vida tentando convencer os outros de que ele é feliz.

Não é mais fácil ele curtir a felicidade dele e esquecer o que os outros pensam? Ele precisa mesmo provar algo para alguem?

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re: Re.: Triste

Mensagem por Amenemés »

Orbe escreveu:Assim ele vai passar a vida tentando convencer os outros de que ele é feliz.

Não é mais fácil ele curtir a felicidade dele e esquecer o que os outros pensam? Ele precisa mesmo provar algo para alguem?


Claro que não. Mas acho que agir assim em relação aos pais dele é importante. Se você está feliz, você não precisa "tentar" convencer os outros. No caso em tela, basta informá-los e não de tentar convencê-los.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

APO escreveu:Infelizmente para mim este tipo de omissão ou mentira é mais ultrajante do que tudo. É a constatação de a relação pais e filhos pode ser um muro instransponível e que é melhor fingir, fingir e fingir.
É o mesmo que aceitar de crianças sem limites que ela podem puxar o rabo do gato e bater no amiguinho porque "são crianças, depois passa". O mesmo que aceitar um adolescente trancado demais no quarto e batendo as portas, que ele está fazendo isto porque é adolescente e deixá-lo assim "sem eira e nem beira". O mesmo que aceitar dos velhos que nos pisoteiem em cima e furem a fila apenas porque são velhos. É fingir, fingir, fingir.
As pessoas precisam entender que o diálogo e o respeito são condições sine qua non para a genuína troca. Pelo menos isto. Senão, estamos mesmo sozinhos nesta porcaria.

Também sou mãe. E com minha filha as coisas seguem por outro caminho beeeemmmm diferente.
Não é pessoal. Apenas estou dizendo que é o caminho da colheita mais saudável que já experimentei na vida.

Com meus pais não funcionou e eu cansei. Mas aí o problema é deles. Sou mais o meu jeito.



Apo:Calculo que você seja o tipo de mãe liberal, compreensiva, que por ter passado por muitas dificuldades, sabe reconhecer e valorizar as de seus filhos.Isso faz com que você seja uma pessoa que os educa com liberdade de expressão.
Nem todos fazem assim.Eu educo meus filhos assim também, e ambos, tem cada qual uma religião, e meu marido outra.Respeito a todos.Amo-os pelo que são, não pelo que professam.No entanto, não fui educada assim.Adoro meu pai, mas fui educada na mesma base que o Let, então, aprendi a para não magoá-los, ou magoar-me,omitir certa coisas que eles não conseguiriam aceitar.
Não deixo de respeitá-los por isso, porque são meus pais, os únicos com os quais posso contar realmente(minha mãe já faleceu, sempre esqueço).
Não finjo, apenas evito discussões com pessoas de idade que não conhecem outro modo de viver e pensar.Eu procuro compreender os limites delas, o que passaram e sofreram, me ponho no lugar delas, para poder agir.
Então, são dois tipos de pessoas: os pais com a cabeça aberta, como nós, e os que não conseguem aceitar.A uns , é necessário compreender, a outros, pode-se falar com liberdade.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Triste

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )

E se eu julgar que não quero amar uma pessoa?
E por que eu deveria amar uma pessoa se não tenho motivos?
"Amor" é uma palavra tão usada que já se desgastou, perdeu o sentido.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Re.: Triste

Mensagem por Dick »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
( Madre Teresa de Calcutá )

E se eu julgar que não quero amar uma pessoa?
E por que eu deveria amar uma pessoa se não tenho motivos?
"Amor" é uma palavra tão usada que já se desgastou, perdeu o sentido.


Julgar um livro por sua capa, um filme por sua sinopse e uma idéia pelas idiossincrasias de quem a propôs, sabemos, é algo leviano. Mas menos leviano quando se trata da boazinha Madre Teresa. Incrível como sua aparência de anciã e benfeitora incondicional mascarou, e mascara até hoje, suas idéias absurdamente cretinas.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re.: Triste

Mensagem por lepiso74 »

Amar sem julgar pode dar, por exemplo nisso: Imagem

Ou: "Filho mata o pai exigindo dinheiro para comprar drogas" http://www.jornalpequeno.com.br/2007/2/ ... a50763.htm

etc.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Mensagem por Anna »

Benetton escreveu:
Em um outro tópico que lancei aqui, levantei a questão acerca do preconceito contra os ateus, veiculado pela Revista Veja.

Cheguei a dizer lá, que já vi vários casos de pais que rompem relações com filhos ( não é o caso aqui, em questão ) em função de drogas, gravidez, violência de parte a parte, etc, mas que não tinha notícias de pais que assim procedem em função da opção religiosa ou não religiosa dos filhos.

Foi com surpresa que li a mensagem do Fernando Silva a respeito da esposa do Res e da Suyndara, esposa do APODman.

Fiquei surpreso com os fatos. A cada novo tópico sobre esse assunto, uma nova cortina se abre e me mostra uma outra face da religião. E minha decepção aumenta.

Quando larguei a igreja, aos 27 anos, minha mãe me chamou de "vira casaca", um renegado.

Ponderei que nada tinha contra a religião dela. Afinal, fui criado na igreja católica por tantos anos. Disse que essa religião tinha seu lado bom, seus encantos e valores. Disse que sempre respeitaria a religião dela porque meu caráter foi moldado pela igreja. E hoje sou o que sou graças ao que pude filtrar dos ensinamentos que recebi.

Aos poucos, minha mãe foi me observando e absorvendo minhas palavras. Já não me acusava. Era reticente, mas não me apontava mais o dedo.

Hoje brinco com ela sobre sua religião. Critico o que vejo e até cutuco em algumas mazelas da Igreja, as quais ela sabe que são reais. Assim, faço-a ver que nem tudo o que ela aprendeu no passado corresponde à verdade. Hoje ela me compreende melhor e até conversamos muito sobre nossas diferenças.

Enfrentar a família, na questão religiosa, é muito delicado, Eu sei. A indiferença pode crescer, e isso magoa muito, de parte a parte. Acho que temos que lutar para quebrar as barreiras e nos mostrar como pessoas de valor. O diálogo amigo e algum tipo de inspiração ajudaram muito.

No começo é difícil, e como é difícil. Talvez, num primeiro momento, o melhor é deixar a poeira assentar.

Depois de um certo período, senti a necessidade de conversar com meus pais, mas bem devagar, com muito tato, sem ressentimentos e de forma amigável.

Felizmente, com o passar do tempo, consegui manter um razoável nível de diálogo com meus pais sobre o assunto.

E é isso o que Eu espero que o Let consiga, leve o tempo que levar.


Abraços.




A situação do Let é bem mais grave e delicada que a sua benetton. Duvido que a sua agradável relação atual seria uma realidade, se ao invés de espírita, vc tivesse se tornado ateu confesso.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Triste

Mensagem por Anna »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:
Acauan escreveu:
Let me think for a while escreveu:Tenho os meus livros, tenho Sagan, Harris, Dawkins, Dennet, mas estou um pouco mais triste hoje.


Nenhum destes caras se preocupam com sua felicidade.
Seus pais sim, independente do modo como a entendem.


Só um adendo: nem sempre a idéia de felicidade dos pais serve para nós. Às vezes a roupa não nos serve. Eles pensam que ainda precisamos comer espinafre para ficarmos fortes como o Popeye. Eles também precisam amadurecer a idéia de que já crescemos o suficiente e respeitar nossas escolhas. Sem contar que pais erram, pois são humanos.


Claro.
Como disse, os pais entendem a felicidade dos filhos da condição de pais, protetora.

O ponto é que eles se preocupam individualmente com esta felicidade e estranhos escritores de livros de divulgação não.


Sim, mas aonde vc uqr chegar? Entendo o que vc diz, mas pelo que vi o Let só sente um tanto solitário, e parece encontrar algum conforto nas páginas de livros.

Entendo que pais fazem merdas porque amam, e na verdade eles querem acertar, e mesmo querendo acertar eles machucam seus filhos, como no caso acima, por exemplo.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Triste

Mensagem por Anna »

Let me think for a while escreveu:Pois é Amenemés... também me parece o certo. Só que temos que esperar a reação previsível do crente, como foi o caso de meu pai: "estes ateus de quem você me fala com certeza têm algum problema de felicidade" (e quem não tem?). A Apo (é sempre um prazer lê-la, Apo!) aparentemente já testemunhou como o que consideramos "sucesso" pode ser (e é, agora sei) taxado de "vida infeliz" por outros. Um grande problema meu é que sou realmente bastante introspectivo e extremamente pouco afeito aos ritos sociais e familiares e, portanto, favoreço as visões tortas a meu respeito. É aquela história: se eu falar algo sinceramente, acontece o que aconteceu; se eu não falar, estou mostrando minha infelicidade por ser um não-crente, para usar um termo auto-denominativo de um grande professor de história e filosofia da ciência do Brasil (Arden Zylbersztajn). Parece não haver saída. Tudo leva a crer que o melhor é mesmo seguir sua vida... importando-se (um pouco) menos com as subjetividades alheias.


Let me Think, se serve meu caso como exemplo a ser dado pode dar aquem quiser e pode rememeter a este tópico. Eu fui uma religiosa extremamente infeliz, quanto mais busquei mais triste fiquei, a medida que fui me desconvertendo, fui recobrando minha felicidade, minhas crenças pessoais, minha força humana, e, mais importante, minha felicidade. A liberdade e a lucidez me trouxeram paz, felicidade e força para buscar meus sonhos, com a certeza que depedem apenas de mim, e que a vida depende daquilo que o homem faz dela em conjunto com seu meio. A fé só faz feliz aqueles que tem talento para se fingirem de cegos.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Triste

Mensagem por Lúcifer »

Let, discutir com os pais a respeito de religião é perda de tempo e extressante.

Perda de tempo porque, não vai adiantar nada. Os seus pais tiveram alguma educação religiosa que os marcaram profundamente. Eles não irão mudar o seu jeito de pensar.

Extressante porque vocês só irão se sair machucados das discussões, sempre com alguém dizendo o que não deve.

Você acha que eu já não passei por isso? O meu refúgio também eram os livros. Amigos eu tinha poucos. (aliás continuo tendo poucos, afinal vale mais a qualidade do que a quantidade). Uma dica que funcionou comigo para evitar tais discussões em casa foi me ocupar fora de casa. Forao meu serviço, eu também frequentava cursos a noite. Quando chegava em casa, todo mundo já tava indo pra cama e, assim, não discutia com ninguém.

Você, principalmente, tem que saber criar o respeito pelas suas convicções para que os seus pais possam te respeitar e, com brigas e discussões você não vai conseguir chegar a isso.
Abraços.
Imagem

Trancado