http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 68&start=1

King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.
Education does not influence intelligence, but intelligence often determines the length of the education, according to the professor.
Insane_Boy escreveu:Gostaria de ressaltar aqui, que atualmente nem se quer existe um consenso sobre o que é inteligência, então como podemos chegar a tais conclusões? O que seria uma pessoa inteligente, o que seria uma burra? A inteligência é um bem genético ou tudo depende dos estímulos que a pessoa recebe durante vida? Se estas questões não estão claras, então qual a utilidade desta discurssão?! Desta pesquisa?
Anna escreveu:Mas o fato de ser inteligente não impede que a pessoa cultive crenças estúpidas, um bom exemplo pode ser encontrado nesse fórum, onde uma grande parte dos foristas já teve uma religião.
Res Cogitans escreveu:Temos dois problemas aqui um é a falácia psicométrica "a inteligência é aquilo que é medido em testes de QI" o outro é a falácia do QI não é importante.
É bastante claro que o QI se correlaciona com a inteligência, mas não se pode reduzir a inteligência ao teste de QI.
Fernando Silva escreveu:Anna escreveu:Mas o fato de ser inteligente não impede que a pessoa cultive crenças estúpidas, um bom exemplo pode ser encontrado nesse fórum, onde uma grande parte dos foristas já teve uma religião.
Eu não "cultivei uma crença estúpida" no sentido de que decidi adotar essa crença. Ela me foi enfiada no cérebro e ficou lá até que a razão venceu. Se tivessem me dado a opção de escolher, talvez não tivesse escolhido nenhuma religião.
Talvez pessoas menos inteligentes prefiram explicações simplistas, tipo "Foi Deus", que evitam o esforço de se estudar e aprender.
Talvez os crentes se sintam superiores aos que ficam por aí, "perdidos", questionando tudo sem nunca encontrar a "verdade" que eles já encontraram. Talvez seja o único modo de eles se sentirem superiores e importantes.
Anna escreveu:Portanto não é inteligência que define o tempo, ou se mantemos crenças estúpidas.
Talvez os crentes se sintam superiores aos que ficam por aí, "perdidos", questionando tudo sem nunca encontrar a "verdade" que eles já encontraram. Talvez seja o único modo de eles se sentirem superiores e importantes.
Fernando Silva escreveu:Anna escreveu:Portanto não é inteligência que define o tempo, ou se mantemos crenças estúpidas.
Claro, havia uns poucos malucos que acreditavam em outras coisas, mas não eram gente normal.
Anna escreveu:King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.
Não acho.
Óbviamente pessoas burras têm maiores chances de acreditarem em coisas estúpidas, ou quem sabem de manterem as crenças estúpidas. Mas o fato de ser inteligente não impede que a pessoa cultive crenças estúpidas, um bom exemplo pode ser encontrado nesse fórum, onde uma grande parte dos foristas já teve uma religião. Não acho provável ou cabível que eu, o Res, o Fernando e outros nos transformamos em inteligentes somente a partir do momento em que notamos que eram crenças estúpidas.
André escreveu:Anna escreveu:King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.
Não acho.
Óbviamente pessoas burras têm maiores chances de acreditarem em coisas estúpidas, ou quem sabem de manterem as crenças estúpidas. Mas o fato de ser inteligente não impede que a pessoa cultive crenças estúpidas, um bom exemplo pode ser encontrado nesse fórum, onde uma grande parte dos foristas já teve uma religião. Não acho provável ou cabível que eu, o Res, o Fernando e outros nos transformamos em inteligentes somente a partir do momento em que notamos que eram crenças estúpidas.
Vcs concordam. Veja o que ele disse, inteligência não leva a descrença, logo pessoas inteligentes acreditam, em geral por pressão na infância. E claro podem manter, porém com o tempo é mais fácil que questionem, mas não é regra exata e sim uma possibilidade.
E concordam tb que pessoas mais limitadas é mais fácil solidificar crenças, pois tendem a não querer questionar, ou preferem como o King disse "respostas prontas".
Vc começou com uma negativa, mas até onde eu vejo vcs concordam.
King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.
Anna escreveu:André escreveu:Anna escreveu:King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.
Não acho.
Vcs concordam. Veja o que ele disse, inteligência não leva a descrença, logo pessoas inteligentes acreditam, em geral por pressão na infância. E claro podem manter, porém com o tempo é mais fácil que questionem, mas não é regra exata e sim uma possibilidade.
E concordam tb que pessoas mais limitadas é mais fácil solidificar crenças, pois tendem a não querer questionar, ou preferem como o King disse "respostas prontas".
Vc começou com uma negativa, mas até onde eu vejo vcs concordam.
Não. Você fez uma leitura errada do que escrevi.
Eu disse o tempo todo que pessoas, mesmo sendo inteligentes, passam a vida inteira acreditando em crenças estúpidas. Algumas delas abandonam as crenças. A minha unidade amostral neste caso é o grupo de crentes inteligentes. Portanto, mesmo pessoas inteligentes aceitam respostas prontas e por isso acreditam em coisas estúpidas. Não sendo esta uma característica única das pessoas menos abastadas cerebralmente. :emoticon4:
Eu concordo com vc e acho que ele tb. Releia o que ele disse, "inteligência não leva a descrença". O que pode se deduzir é que existem pessoas inteligentes que são crentes.
No pessoal, eu conheço pessoas muito inteligentes que são crentes.
Porém o fanatismo é mais fácil se solidificar em pessoas mais simples, como uma tendência. Falar em termos absolutos nesses casos não tem base.
Porém o fanatismo é mais fácil se solidificar em pessoas mais simples, como uma tendência. Falar em termos absolutos nesses casos não tem base.
chagas escreveu:Não acho provável ou cabível que eu, o Res, o Fernando e outros nos transformamos em inteligentes somente a partir do momento em que notamos que eram crenças estúpidas.
Quanta humildade.