Benefícios da Religião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Marcus
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Jan 2008, 12:53

Benefícios da Religião

Mensagem por Marcus »

São inegáveis os malefícios que as religiões já trouxeram para a humanidade durante a história: a Inquisição e o genocídio na América, pelo Catolicismo; as Cruzadas, pelo Islã e pelo Cristianismo; e até no século XXI, continuam trazendo seus malefícios: o apoio à esquizofrenia, pelo Espiritismo; a cultura da ignorância, pelo Protestantismo; as guerras santas, pelo Islã e pelo Judaísmo; a intolerância religiosa, de todas as partes. Já dos benefícios, parece que ninguém se lembra.
Testemunhas de Jeová e hinduístas são pacifistas (1), incapazes, pelos seus dogmas, de pôr a mão em armas. Se toda a humanidade, num átimo, se tornasse testemunha de Jeová ou hinduísta, todas as guerras do mundo acabariam. Claro que cristãos e muçulmanos não pensam o mesmo. O erro então está em atacar todas as religiões em conjunto, quando nem todas são iguais. Apesar disso, até mesmo o Cristianismo e o Islamismo apresentam benefícios à humanidade.
O protestantismo, principalmente nas áreas de favelas cariocas, tem servido de restaurador de vidas. As igrejas evangélicas conseguem curar muitos alcóolatras e viciados em drogas ilegais e retiram mulheres da prostituição. Nas penitenciárias, criminosos que se convertem ao protestantismo, mudam completamente seu comportamento: não se envolvem em rebeliões, abandonam as drogas, tornam-se mais higiênicos e menos violentos (2). O que o sistema carcerário não consegue – recuperar um criminoso – a religião consegue.
Algumas religiões como o espiritismo pregam a caridade como algo essencial ao fiel. É evidente que um ateu ou secularista pode ser caridoso, e muitos se envolvem em obras assistenciais movidos pelo humanismo, mas o ateísmo não prega a essencialidade do amor ao próximo como algo obrigatório, deixando a caridade à escolha do ateu em praticá-la ou não.
O catolicismo e o islamismo, durante séculos, foram os guardiões da ciência e das artes. A arte ocidental não seria como é hoje se não fosse toda a influência da religião cristã, assim como a oriental não seria a mesma sem o islã. A arte seria mais primitiva, simples, animalizada.
Mahatma Gandi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Chico Xavier, não seriam que foram se não fosse as religiões em que acreditavam.
Vale a pena converter um crente de que Deus não existe? Vale a pena lutar contra a religiosidade humana? Vale a pena derrubar dogmas das religiões? Vale a pena derrubar as religiões, mães de tantos malefícios, derrubando junto com elas todos os benefícios? Após eliminar o último resquício religioso da humanidade, o que se poderia oferecer em troca à civilização?

Referências:
(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutralida ... Jeov%C3%A1
(2) http://veja.abril.com.br/150798/p_086.html

O texto é meu mesmo, não é nenhum copy paste. É um convite ao debate. Os moderadores fiquem à vontade para movê-lo para outro fórum, caso esteja no lugar errado.

Trancado