Brasil pode torna-se exportador de gás, diz Bear Stearns

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Brasil pode torna-se exportador de gás, diz Bear Stearns

Mensagem por SickBoy »

Brasil pode torna-se exportador de gás, diz Bear Stearns


A descoberta de "uma grande jazida" de gás natural e condensado na camada pré-sal da Bacia de Santos anunciada ontem pela Petrobras pode transformar o Brasil em exportador de gás, diz o banco de investimento norte-americano Bear Stearns em relatório.

O banco afirma que o Brasil importa cerca de 50% do gás que consome da Bolívia. "Júpiter pode prover a base de reserva necessária para transformar a estratégia de exportação em realidade. Porém, más notícias para a Bolívia, que está trabalhando para convencer o Brasil a ampliar seus contratos de gás além de 2017", continua o Bear.

A instituição afirma ainda que a Petrobras "mal está" no negócio de gás natural liquefeito (GNL), tendo apenas assinado poucos contratos para iniciar importações ou regaseificação da compra de gás na Bacia Atlântica para prover uma reserva durante picos de demanda. "Comentamos sobre a possibilidade de a empresa se transformar em exportadora de gás há alguns anos, logo após a descoberta de Mexilhão, no bloco BS-400. Combinada com o BS-500, a Petrobras definiu uma área de 3 bilhões de barris de óleo equivalente de gás, ao mesmo tempo em que a Bolívia estava procurando renegociar seu contrato com o Brasil. Depois de explorações, a descoberta diminuiu de tamanho. Jupiter deve revigorar as esperanças".

Segundo o Bear, as novas reservas devem certamente transformar o Brasil em outro líder regional no setor, especialmente em relação a Argentina e, talvez, o Chile. "A Venezuela pode considerar suas idéias de um gasoduto norte-sul, já que sua grande reserva de gás está se tornando cada vez menos intrigante. Da mesma maneira, a Bolívia pode enfrentar problemas a menos que o Brasil seja caridoso e concorde em continuar a importar algo de que não precisa mais". A Bolívia, de acordo com a instituição, teria apenas a Argentina como opção para consumir seu gás, um consumidor fraco.


O Estado do Paraná, 22 de janeiro de 2008

Trancado