Vídeos sobre Nanotecnologia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Vídeos sobre Nanotecnologia

Mensagem por Claudio Loredo »

Fonte: Site Ciência Hoje
Para o bem e para o mal
Vídeo mostra como a nanotecnologia pode ajudar ou prejudicar o ser humano e o meio ambiente


Diana Dantas
Ciência Hoje On-line
21/01/2008

A nanotecnologia tem mostrado que veio para ficar. Suas possibilidades de uso abrangem os mais diversos campos de pesquisa, como medicina, informática, desenvolvimento de fármacos, alimentos e até cosméticos. Diante da consolidação dessa realidade, o vídeo Nanotecnologia: o futuro é agora mostra que, apesar de seus potenciais benefícios, essa ferramenta, quando usada de modo inadequado, pode prejudicar tanto os seres humanos quanto o meio ambiente.

Se, por um lado, a nanotecnologia oferece a possibilidade de produção de novos materiais e funções para produtos já existentes, por outro, ainda não se sabe quais são as conseqüências de seu emprego a longo prazo. “As nanopartículas são tão pequenas que podem atravessar todas as barreiras biológicas do corpo humano. Podem passar da mãe ao feto, por exemplo. Uma das propriedades dessas partículas é a sua grande mobilidade, inclusive dentro do corpo”, explica Guillermo Foladori, coordenador da Rede Latino-americana de Nanotecnologia e Sociedade no documentário.

O vídeo, realizado pela produtora Último Ato e pela Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), tem como objetivo familiarizar a sociedade com essa tecnologia que promete dominar a ciência pelas próximas décadas. Em cerca de 45 minutos, doze pesquisadores de diversos países procuram elucidar várias questões sobre o assunto por meio de depoimentos.

Entre os temas abordados estão o conceito de nanotecnologia, seus potenciais, seus riscos e a ética envolvida nesse campo de estudos. O documentário procura ainda mostrar à população a necessidade de uma forte regulamentação da manipulação das nanotecnologias, para que sua técnica não caia nas mãos de quem só visa o lucro e não o bem-estar da sociedade.

Embora tenha pretensões sobretudo didáticas, Nanotecnologia: o futuro é agora não descuida do apelo estético e traz belos efeitos visuais. Faltam, porém, imagens que ajudem a ilustrar e esclarecer os conceitos abordados.

Mesmo assim, o objetivo de informar a sociedade sobre o tema é alcançado, já que as explicações são bem claras e não há uso excessivo de termos técnicos, o que torna o conteúdo do documentário de fácil compreensão para o público leigo.

Confira os vídeos, on line, em partes:

: O que é Nanotecnologia
http://video.google.com/videoplay?docid ... 5378&hl=en

Parte 2: Aplicações das Nanotecnologias
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3216&hl=en

Parte 3: Nanotecnologia - Impactos na Saúde e Meio Ambiente
http://video.google.com/videoplay?docid ... 1589&hl=en

Parte 4: Ética e Nanotecnologia
http://video.google.com/videoplay?docid ... 5532&hl=en

Parte 5: Nanotecnologia - Principais Potenciais e Riscos
http://video.google.com/videoplay?docid ... 7555&hl=en

Parte 6: Engajamento Público em Nanotecnologia
http://video.google.com/videoplay?docid ... 6231&hl=en

Parte 7: Nanotecnologia - O Futuro
http://video.google.com/videoplay?docid ... 8645&hl=en

Você também pode assistir o vídeo por aqui, diretamente pelo site da Renanosoma.

Trancado