O fim da humanidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

O fim da humanidade

Mensagem por Flavio Costa »

A forista Najma está usando em sua assinatura uma referência para o Movimento de Extinção Humana Voluntária, que defende que o planeta estaria melhor sem "nós".

Encontramos o mesmo ideal ecoado no Cinema, Literatura e Filosofia:

"Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga. E nós somos a cura." - Agente Smith, The Matrix

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." - Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

"Suponhamos que o ato da procriação não fosse uma necessidade e nem viesse junto com o prazer, mas fosse um assunto de pura reflexão racional: será que nesse caso a humanidade continuaria a existir? Ou, pelo contrário, cada um teria compaixão suficiente para não impor, com tanta frieza, o fardo da existência à geração seguinte?" - Do Sofrimento do Mundo (Arthur Schopenhauer)

Isso me lembra de um texto sobre Física que eu estava lendo, sobre a atual hipótese de que o universo esteja em constante expansão e, um dia, o calor cessará e a sobrevivêcia de quaisquer formas de vida se tornará impossível. Dentre as soluções apresentadas para o problema, era apresentada como a mais plausível a de usar um "buraco de minhoca" para irmos para outro universo ou, dependendo da tecnologia, mandar apenas uma "semente molecular" que seria capaz de reconstituir a nossa civilização do outro lado.

Atualmente, a idéia de extinção voluntária é abominável para muitos (por algum motivo, o Acauan me vêm à cabeça quando escrevo isso). Mas será que, quando estiver se aproximando o tempo do "grande congelamento" previsto a idéia ainda será repudiada dessa maneira? São tantas coisas que se tornaram aceitáveis com o passar dos séculos, não é surpresa imaginar essa mudança radical de visão nos próximos milhões de anos. E ainda que a raça humana queira se preservar, a idéia de recriar uma civilização com a qual nunca teremos contato não seria um conforto muito pobre para o ego?

Algumas citações interessantes do site supramencionado:

"Cada vez que alguém decide não acresecentar outro de nós aos bilhões (que continuam a se multiplicar) já ocupando este planeta deformado, um raio de luz brilha pelas trevas."

"As chances podem estar contra a preservação da vida na Terra (não deveria ser 'a favor?'), mas a decisão de parar de se reproduzir ainda é a correta, moralmente."

"A maior parte dos Voluntários concorda com a filosofia incorporada no lema: 'Que possamos viver muito, e desaparecer', mas se alguém não quer viver muito, o problema é dele."

"Alguém, isto é, além do deus do Oriente Médio, Javé/Jeová/Alá. A tradição nos conta como, em tempos pré-históricos, esse deus-criador percebeu seu erro por ter feito os humanos e estava prestes a nos lavar da face da Terra, porém em um momento de fraqueza poupou uma família reprodutora. Oops!" :emoticon19:

"Orientação religiosa (do autor do site): Eclética. 'A Regra de Ouro' do cristianismo, o taoísmo, e coisas legais como essas." :emoticon12:

E, finalmente:
"Talvez sua reprovação ao Movimento de Extinção Humana Voluntária seja simplesmente um lamentável mal-entendido.

O Movimento é PRÓ-FILHOS. Toda criança merece uma vida boa. :emoticon231:

O Movimento é contra coisas ruins." :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: O fim da humanidade

Mensagem por Aurelio Moraes »

"Movimento de Extinção Humana Voluntária"

Será que eles acreditam que isso vai dar certo?
Puts.. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Washington

Re: O fim da humanidade

Mensagem por Washington »

Flavio Costa escreveu:Isso me lembra de um texto sobre Física que eu estava lendo, sobre a atual hipótese de que o universo esteja em constante expansão e, um dia, o calor cessará e a sobrevivêcia de quaisquer formas de vida se tornará impossível. Dentre as soluções apresentadas para o problema, era apresentada como a mais plausível a de usar um "buraco de minhoca" para irmos para outro universo ou, dependendo da tecnologia, mandar apenas uma "semente molecular" que seria capaz de reconstituir a nossa civilização do outro lado.

Atualmente, a idéia de extinção voluntária é abominável para muitos (por algum motivo, o Acauan me vêm à cabeça quando escrevo isso). Mas será que, quando estiver se aproximando o tempo do "grande congelamento" previsto a idéia ainda será repudiada dessa maneira? São tantas coisas que se tornaram aceitáveis com o passar dos séculos, não é surpresa imaginar essa mudança radical de visão nos próximos milhões de anos. E ainda que a raça humana queira se preservar, a idéia de recriar uma civilização com a qual nunca teremos contato não seria um conforto muito pobre para o ego?

Será possível a espécie humana perdurar tanto?
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Aurelio Moraes
Contato:

Entrar num movimento destes é como entrar no "Movimento pela dessalinização do mar" ou "Movimento por uma menor incidência de raios solares no planeta Urano".

Flavio Costa
Contato:

Washington escreveu:Será possível a espécie humana perdurar tanto?

Se começarem a utilizar fontes de energia não poluentes e consumir recursos naturais inesgotáveis, como o hidrogênio do espaço, além de impedir de alguma maneira guerras de destruição em massa, talvez perdure.

Com a mentalidade atual, esse movimento não pode passar de piada (embora seus mentores definam como "grande sucesso" quando uma pessoa simplesmente decide não ter filhos). Mas num futuro, por exemplo quando o universo estiver chegando a seu suposto fim, a questão deve ser levada sério.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Andou lendo Schoop, Flávio?

Flavio Costa
Contato:

Não, mas bebendo chopp sim! :emoticon16:

A citação do Schopenhauer é encontrada num dos links do tal site, quem dera eu estivesse com tempo para ler filosofia...
- William Shakespeare
- William James

Samael
Contato:

Re: Re.: O fim da humanidade

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:Não, mas bebendo chopp sim! :emoticon16:

A citação do Schopenhauer é encontrada num dos links do tal site, quem dera eu estivesse com tempo para ler filosofia...

Essa piada foi tão engraçada quanto as foto-postagens do Aurélio, Flaveco! :emoticon12:

Eu, particularmente, não tenho a mínima intenção de destruir gradativamente minha espécie. E, quanto à frase do Schop, sim, eu gostaria de ter filhos da mesma forma. Gosto de crianças e quero ter as minhas.

Aurelio Moraes
Contato:

Flavio Costa escreveu:Mas num futuro, por exemplo quando o universo estiver chegando a seu suposto fim, a questão deve ser levada sério.

Flávio, leia isto aqui:
Fugindo do universo.

Flavio Costa
Contato:

Foi mal pela fraqueza da piada, mas ser pós-moderno é também enxergar a graça do tosco. :emoticon19:

Quanto à frase do "Schop", eu não sei se terei filhos, mas se não tiver certamente não será para evitar a proliferação dos humanos...
- William Shakespeare
- William James

Flavio Costa
Contato:

Mr.Hammond escreveu:Flávio, leia isto aqui:
Fugindo do universo.

Valeu Aurélio, quando eu escrevi "Isso me lembra de um texto sobre Física que eu estava lendo", era justamente desse que eu estava falando. :emoticon1: Ele é interessante para contextualizar esse assunto numa abordagem para leigos.
- William Shakespeare
- William James

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:Foi mal pela fraqueza da piada, mas ser pós-moderno é também enxergar a graça do tosco. :emoticon19:

Quanto à frase do "Schop", eu não sei se terei filhos, mas se não tiver certamente não será para evitar a proliferação dos humanos...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Eu adoro esse "movimento"... :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Melhor que isso só este:

A ORDEM UNIVERSAL DO INCONTESTÁVEL INCALSTRO DEPURACIÒ... com direito aOs Dezesseis Meses do Bazanza!!!!:

..."O terceiro Mês é o Adnub que traz consigo a celebração dos "Mistérios de Uc". Essa celebração é muito complicada e peço a total atenção do leitor e sua mais franca paciência. Nessa celebração todos os irmãos depuracionistas, devidamente paramentados, levam os iniciados até o Poço de Suna para o banho de Bazanza."...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ...
Imagem

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Washigton escreveu:[quote"Flavio Costa"]

Isso me lembra de um texto sobre Física que eu estava lendo, sobre a atual hipótese de que o universo esteja em constante expansão e, um dia, o calor cessará e a sobrevivêcia de quaisquer formas de vida se tornará impossível. Dentre as soluções apresentadas para o problema, era apresentada como a mais plausível a de usar um "buraco de minhoca" para irmos para outro universo ou, dependendo da tecnologia, mandar apenas uma "semente molecular" que seria capaz de reconstituir a nossa civilização do outro lado.

Será possível a espécie humana perdurar tanto?[/quote]

Do modo como caminha a humanidade, antes que aconteça algo como a colisão de um grande asteróide com a terra, a próxima glaciação, etc., a humanidade será destruída por ela mesma!

Diante dessa situação, não adianta sonhos tão mirabolantes para o futuro, Infelizmente!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Eu sou um voluntário do movimento de extinção humana voluntária. Estou fazendo minha parte. Já tenho 36 anos e nunca me casei e nem tive filhos ainda e nem pretendo fazer nenhuma das duas coisas. Colaboro, assim, com o controle de natalidade. :emoticon16:

Os 6 bilhões de habitantes que o nosso planeta possui é realmente um grande problema para nós e para a natureza. É necessário a diminuição populacional, por isso, sou a favor da esterilização voluntária e da consciêntização da importância de não ter filhos. Principalmente se a pessoa for pobre.

Espero que um dia o ser humano colonize outros planetas e galáxias. Neste caso, acho que poderemos voltar a nos multiplicar, mas por enquanto não.

Flavio Costa
Contato:

Claudio Loredo escreveu:Espero que um dia o ser humano colonize outros planetas e galáxias. Neste caso, acho que poderemos voltar a nos multiplicar, mas por enquanto não.

Cláudio, o site explica que existem duas categorias de afiliação ao movimento. Os "voluntários", que pregam a extinção da espécie, e os "simpatizantes", que acham que a reprodução deve ser reduzida apenas por enquanto. No caso, você ainda é apenas um simpatizante. :emoticon1:

Mas porque pretende não se casar, que não tem a ver com o assunto?
- William Shakespeare
- William James

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Como forma de controle de natalidade eu me lembro de uma frase que uma amiga minha me falou. "Não encare a guerra como algo ruim pois, se não fossem as guerras, não teria mais lugar para a humanidade habitar". Foi o pai dela que falava isso pra ela e isso lá pros anos 60.

A própria civilização criou essa espécie de controle com as guerras, fome, miséria, doenças decorentes da pobreza. Infelizmente, é um mal necessário.

Eu não ficaria surpresso se, algum dia, aparecesse uma doença ou a tão famigerada 3ª guerra mundial que aniquilaria metade da população mundial e voltássemos ao estado de homens da caverna.
Imagem

o pensador

Mensagem por o pensador »

O mundo vai acabar algum dia ou entâo vai continuar indefinidamente.Taí uma previsâo infalível :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

o pensador escreveu:O mundo vai acabar algum dia ou entâo vai continuar indefinidamente.Taí uma previsâo infalível :emoticon16:

Não, a previsão é de que o mundo vai acabar, mais cedo ou mais tarde, isso é infalível por si só.
Para ser diferente, apenas se seu Deus resolver intervir e fizer algo milagroso como dizem que ele pode fazer.
- William Shakespeare
- William James

o pensador

Mensagem por o pensador »

Flavio Costa escreveu:
o pensador escreveu:O mundo vai acabar algum dia ou entâo vai continuar indefinidamente.Taí uma previsâo infalível :emoticon16:

Não, a previsão é de que o mundo vai acabar, mais cedo ou mais tarde, isso é infalível por si só.
Para ser diferente, apenas se seu Deus resolver intervir e fizer algo milagroso como dizem que ele pode fazer.

Sim;o sol nâo vai durar pra sempre.

Liquid Snake

Mensagem por Liquid Snake »

Os que promovem essa tal "extinção voluntária" fariam um favor ao Universo se colocassem seus ideais em prática. Menos gente estúpida pregando ideologias estúpidas.
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Flavio Costa escreveu:Mas porque pretende não se casar, que não tem a ver com o assunto?

Eu não quero me casar porque tenho medo de que a mulher que eu venha a arranjar invente de ter um filho e começe a me pressionar para isto. Eu tenho a impressão de que as mulheres são biológicamente pré-dispostas a quererem ter filhos.

Também não vejo sentido em me prender a uma mulher, quando posso ter várias. :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

Claudio Loredo escreveu:Eu não quero me casar porque tenho medo de que a mulher que eu venha a arranjar invente de ter um filho e começe a me pressionar para isto. Eu tenho a impressão de que as mulheres são biológicamente pré-dispostas a quererem ter filhos.

Numa conversa há algumas semanas, eu comentei que há dois tipos básicos de mulheres: as que querem ter filhos e as que querem ter carreira. A questão é achar uma do segundo tipo.

Claudio Loredo escreveu:Também não vejo sentido em me prender a uma mulher, quando posso ter várias. :emoticon16:

Vá juntando dinheiro, para quando você passar dos 60. :emoticon1:
- William Shakespeare
- William James

Aurelio Moraes
Contato:

falando em casamento...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Trancado