Johnny escreveu:Não respondi e explico. quem me "ensinou" a fumar foram colegas. Destes colegas (todos vivos e gozando de boa saúde) começaram entre 8 e 10 anos de idade. Hoje, alguns (50%) pararam de fumar, simplesmente disseram (segundo eles mesmos) vou parar de fumar. Sem proselitismo de faz mal, isso ou aquilo, apenas disseram Vou Parar porque estou a fim e pararam. Dos outros, 20% dizem que gostariam ou pretendem parar e o restante (me icluo) dizem que não irão parar e ponto. Na minha familia, que era de sitio, os homens começavam a fumar logo cedo pois plantavam o fumo entre outras coisas e faziam seus próprios cigarros de palha. Meu bisavô morreu com 94 (acho) anos e minha bisa 5 anos depois, ambos fumavam, não bebiam (bebida em sitio só em festas).
Bem, eu nunca neguei que cigarro faz mal a saúde, nem mesmo que provavelmente irá diminuir a longevidade, mas também nunca fui do grupinho de cancerígenos-sedentários-gordos-com-cárie-nos-dentes que divide as pessoa em dois grupos: "fumantes e não fumantes"; onde os primeiros morrem com 20 e poucos sem fôlego pra dizer nem as últimas palavras, e os segundos vivem eternamente no paraíso.
Johnny escreveu:Todos os que conheci que bebiam mais que o "final de semana" ou morreram, ou tem problemas de saúde(tem aqueles que bebem a partir da sexta a tarde e talvez beba no final de semana) ou viraram alcoolatras crônicos. Dos que bebiam apenas nos finais de semana, estes estão bem. Resumindo, não faço idéia de como o organismo reage à substâncias tóxicas mas uma coisa é certa: O alcool faz o sistema de um modo geral falir muito rápido. E que eu saiba não existe uma pesquisa, estudo... (ou anúncio) dizendo quanto desta substância é seguro beber. Se levar em conta então o resto (violência, mortes, etc...) o alcool deveria ter sido o primeiro a ser combatido.
Cigarro é fumado todo dia e muitos. Se álcool for bebido diariamente, é meio óbvio que vai ser pior.
Mas álcool vicia bem menos que cigarro.
E não acho que deve ser o primeiro a ser combatido, nem álcool, nem obesidade, nem tabaco, nem anorexia. Se tem um bando de pessoas destruindo a própria vida por iniciativa própria, o Estado não tem nada com isso. Só acho que deveriam cortar os impostos sobre o tabaco e os fumantes perderem o direito de usar o SUS. Bem... mas décadas de impostos excessivos é bem mais lucrativo do que um tratamentozinho no SUS, então, mesmo fumantes ocupando leito em hospitais, é melhor eu dar uma de desentendido e continuar calado.
Johnny escreveu:Crianças não devem fumar. Nem beber...Absurdo? Nem tanto. Já cansei de ver pais achando graça com a cara que a criança (muito nova) faz quando toma cerveja, vinho, etc...
Mas como já disseram, a sociedade é tolerante com isso. Se fosse um cigarro, com certeza teriam atirado neles.
É, realmente. Vejo muitos pais que dão a "espuminha" da cerveja pro seu filho beber. Acho absurdo.
Johnny escreveu:E esse assunto de cigarro e bebida já está enchendo...
Ô... meses de maniqueísmo...
Johnny escreveu:Como sempre na saúde teve modismos (avaliados por cientistas inclusive) e minha saúde quem conhece sou eu, fico com o que me foi passado pelos meus antepassados.
E é! E é!