26 séculos em três volumes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

26 séculos em três volumes

Mensagem por First Knight »

[center]26 séculos em três volumes [/center]
Referência em sua área, dicionário biográfico de cientistas ganha edição em português

[center]Imagem[/center]

Pesquisadores e interessados em história da ciência dispõem finalmente de uma versão em português para uma das mais importantes obras de referência dessa área – o Dicionário de biografias científicas. Do matemático grego Pitágoras, que viveu no século 6 a.C., ao físico japonês Hideki Yukawa (1907-1981), o dicionário registra a trajetória dos mais importantes nomes na consolidação das ciências exatas e naturais ao longo de 26 séculos.

A obra chama a atenção pelo caráter superlativo: são 329 ensaios que se estendem por quase 2.700 páginas, distribuídas em três volumes. Os verbetes foram escritos por pesquisadores de 151 instituições de 27 países. O lançamento da edição brasileira envolveu o trabalho de 15 tradutores e quatro revisores técnicos, além de dezenas de colaboradores de diferentes áreas.

Embora os números impressionem, a edição brasileira corresponde a apenas um quarto da original norte-americana. Para que seu lançamento fosse comercialmente viável, foi preciso fazer uma seleção dos verbetes mais importantes, que foram traduzidos na íntegra, sem qualquer corte.

A seleção dos verbetes para a edição brasileira inclui, obviamente, todos os gigantes da história da ciência, além de nomes menos conhecidos do público leigo, como os diversos matemáticos e astrônomos árabes que levaram adiante os fundamentos da ciência estabelecidos na Grécia antiga – eles respondem por quase 10% dos verbetes da edição em português. A ciência brasileira aparece representada por dois nomes – Carlos Chagas e Oswaldo Cruz.

A biografia do médico francês Louis Pasteur (1822-1895) é citada pelo economista César Benjamin, editor da Contraponto e idealizador da edição brasileira do Dicionário, como uma de suas preferidas. “Esse ensaio é brilhante, por ter densidade científica, mas também grande tensão psicológica e humana.” O trecho do verbete de Albert Einstein (1879-1955) dedicado à relatividade também está entre seus prediletos. “Esse ensaio não repete o que se sabe sobre relatividade, mas discute como foi possível a Einstein chegar aonde chegou, com elegância e precisão, sem sair do essencial. É uma obra-prima: cada vez que o releio, vejo algo que não tinha visto antes.”

Rigor na apuração
O Dicionário é editado nos Estados Unidos desde 1970 pelo American Council of Learned Societies, entidade que reúne 45 associações culturais e científicas daquele país. Desde sua primeira edição a obra se firmou como uma referência nos estudos da história da ciência, pelo quilate dos autores de cada artigo – especialistas na área de cada biografado – e pelo rigor da apuração das informações.

O lançamento no Brasil do Dicionário coroa a realização de um projeto de quase quinze anos de Cesar Benjamin, ex-editor de Ciência Hoje. “Comecei a desenhar a idéia de uma edição brasileira quando consultava regularmente o original na biblioteca do Instituto de Matemática Pura e Aplicada”, conta ele.

A viabilização da iniciativa dependeu de recursos públicos, graças à aprovação do projeto do Dicionário na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Após a captação de recursos e uma longa negociação com o American Council, que precisou aprovar a seleção de verbetes e a estrutura da edição brasileira, Benjamin vê enfim sua idéia concretizada: “Foi um trabalho cansativo e cuidadoso”, resume.

Os três volumes coroam um longo envolvimento da Contraponto com a história da ciência – a editora tem no catálogo títulos de nomes do porte de Isaac Newton, Charles Darwin, Michael Faraday, Louis Pasteur, Henri Poincaré, Albert Einstein, Niels Bohr e Werner Heisenberg.

Com o Dicionário de biografias científicas, a editora traz uma contribuição definitiva para o estudo dessa área que, na opinião de César Benjamin, tem a vocação de resgatar a paixão pela ciência, conforme ele escreve na apresentação da obra: “A história é que contém boa parte da beleza da ciência, que deve ser considerada uma parte da grande aventura da existência humana, uma das vias necessárias para compreendermos o mundo e nós mesmos.”

[center]Dicionário de biografias científicas
César Benjamin (Editor)
Rio de Janeiro, 2007, Contraponto
Tel.: (21) 2544-0206
3 volumes – 2.696 páginas – R$ 600,00
R$ 360,00 com desconto no site da editora
[/center]


Bernardo Esteves

Ciência Hoje On-line
29/01/2008
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Trancado