Fuga quase certa de um buraco negro

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
First Knight
Contato:

Mensagem por First Knight »

Conto de ficção científica mostra que estamos longe de conhecer tudo sobre esses estranhos objetos

Imagem
Ilustração: Gilberto Marchi.

Você acordou em uma cama de hospital. Como chegou até aí? Você se sente bem, um pouco grogue talvez, mas todos os seus pedaços parecem estar ali. O que aconteceu? Você tenta se lembrar. E agora começa a compreender: a última coisa da qual você se recorda é que estava acordando de manhã, em sua própria cama, e olhando pela janela. Tudo o que você viu foi um vazio, escuro. Para piorar o choque de horror, você percebeu que, na noite anterior, sua casa havia sido engolida por um buraco negro, um objeto tão denso que a própria luz é incapaz de escapar dele.

Procurando melhor, você viu que estava mergulhando diretamente em direção a uma singularidade do buraco, o ponto central desse objeto cósmico, no qual as densidades de energia e matéria se tornam infinitas. E onde sucumbem todas as leis conhecidas da física. Você se lembra de dizer a si mesmo: “Uh, oh!” Então, você se recorda de ter ficado enjoado à medida que o ‘puxão’ da força gravitacional do buraco embrulhava seu estômago e...

... De volta à cama no hospital, você diz a si mesmo: “Graças aos céus! Esse negócio de cair em buraco negro foi só um pesadelo.” Certo, mas isso ainda não explica o que você está fazendo no hospital. Nesse momento, uma médica aproxima-se de sua cama. E você diz: “Doutora, por favor, o que aconteceu. Por que estou aqui?” E ela responde: “Uma de nossas ambulâncias espaciais encontrou um buraco negro que estava evaporando e, segundo o juramento de Hipócrates, que exige que ajudemos aqueles que caíram em um buraco negro, coletamos a radiação emitida à medida que o buraco evaporava. Depois de ter cuidadosamente decodificado a informação contida nessa radiação, conseguimos reconstruí-lo na forma em que você se encontrava antes de ser sugado para dentro dessa singularidade. Também fomos capazes de reconstruir seu diário e seu peixinho-dourado. Mas não pudemos recuperar o conteúdo de sua geladeira.”

“O quê?”, você gritou, pulando da cama e batendo a cabeça na luz de cabeceira. “Isso é impossível!” Tentando acalmá-lo e envolvendo-o nas cobertas, a médica diz: “Por favor, não fique tão assustado. Temos bastante comida para você aqui. Precisamos nos assegurar de que suas funções vitais estão normais. Às vezes, informações se perdem no processo de evaporação; por isso, queremos ter certeza de que você está inteiro.” “Estou bem”, você diz. É verdade. Com exceção da parte da cabeça que você acabou de bater, tudo parece estar em ordem. “Só que eu pensava que nada poderia escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz.”

“Por quase dois séculos”, a médica respondeu condescendentemente, “as pessoas pensaram que nada pudesse escapar de um buraco negro. A idéia de que um objeto fosse tão denso que nem a luz pudesse fugir dele foi proposta pelo padre inglês John Michell (1724-1793) em 1784. Em 1795, o grande matemático francês marquês Pierre Simon de Laplace (1749-1827) usou as leis da gravitação de Isaac Newton (1642-1725) para calcular quão densa uma estrela dessas deveria ser. No início do século passado, o físico alemão Karl Schwarzschild (1873-1916), que aplicou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955) para objetos de grande massa, para identificar o ponto sem volta (chamado horizonte de eventos), além do qual nada jamais poderia escapar da força da gravidade, nem mesmo a luz.“

E continuou a explicação: “Mas, na década de 1970, começaram a surgir as primeiras idéias de que algo poderia escapar de um buraco negro. Essas idéias surgiram do estudo da mecânica quântica (o ramo da física que descreve as coisas em sua menor escala e que nos conta que a matéria do universo é feita de partículas elementares, ou quanta, como elétrons, fótons, quarks e glúons). Em 1974, o físico britânico Stephen Hawking mostrou que, quando você inclui a mecânica quântica, um buraco negro não é inteiramente negro: ao contrário, ele parece irradiar partículas para fora de suas redondezas. O buraco negro evapora.”

Você odeia quando as pessoas querem te dar uma aula. “Certo, certo”, você diz, “todo mundo sabe que os buracos negros emitem radiação. Até eu sei que a radiação que vem deles é chamada radiação Hawking. Mas achei que o próprio Hawking tinha dito que a radiação que vem de um buraco negro é completamente aleatória e não contém informação sobre o que há dentro do buraco.”

“Isso é o que Hawking pensou originalmente”, disse a médica, “e, por longo tempo, ele manteve uma aposta com John Preskill, do Caltec (Instituto de Tecnologia da Califórnia), sobre se a informação poderia escapar ou não de um buraco negro. Hawking defendia que a informação não poderia escapar, enquanto Preskill acreditava que sim. Recentemente, porém, Hawking reconheceu que estava errado e honrou a aposta.”

Você precisa digerir isso tudo. Quer dizer que Hawking agora diz que ele estava errado, não é? Talvez, isso seja verdade: quem sabe, você realmente tenha caído em um buraco negro e conseguido emergir dele. É a primeira vez que você ouve uma coisa dessas acontecer. Mas, se Hawking diz que pode acontecer, talvez seja mesmo possível.

Mas como eles sabiam como rearranjar você a partir da informação aleatória vinda do buraco negro? Sua cabeça começou realmente a latejar.

“Olha, doutora, me desculpe por ser tão cético com relação a isso. Preferiria acreditar que ter caído em um buraco negro fosse apenas um pesadelo. Preferiria pensar que estar aqui, nesta cama de hospital, fosse também um tipo de sonho. Gostaria de poder acordar a qualquer momento. Mas, já que estou aqui, você poderia me explicar como a informação pode escapar de um buraco negro?”

“Você não acha que deveria descansar um pouco?”, pergunta a médica. “Não”, você diz, “Se isso realmente for um sonho, então quero acordar sabendo a resposta para uma das questões mais enigmáticas sobre o universo. Posso ganhar o prêmio Nobel.”

Seth Lloyd
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),
Estados Unidos

[center]Você leu apenas a introdução do artigo publicado na CH 244.
Clique no link a seguir para baixar a versão integral (2,0 MB) Arquivo de formato PDF:
http://cienciahoje.uol.com.br/protected/108183./[/center]
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Claudio Loredo
Contato:

Re.: Fuga quase certa de um buraco negro

Mensagem por Claudio Loredo »

Há uma teoria científica segundo a qual o universo pode ser um ser vivo. Para ser um ser vivo é necessário nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Nosso universo nasceu com o Big-Bang, cresceu e deve morrer de acordo com a entropia. E como é que nosso universo faz para se reproduzir? Pode ser que os buracos negros sejam geradores de novos universos. Toda a matéria e energia que eles captam é jogada em outra dimensão para formar um novo universo semelhante ao nosso.

Segundo esta teoria, existem inumeros universos semelhantes ao nosso. Esses universos ficam separados porque estão em diferentes dimensões. Os universos que dão certo geram outros universos. Uma imagem que me vem a mente é a de um lago onde existem diferentes protozoários. Os protozoários que dão certo, geram outros protozoários e assim o lago é povoado. Bem assim, pode ser nosso universo em relação a outros universos num espaço que ainda desconhecemos.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Mas então Deus criou todos ou um só? Ou existirá um Deus para cada universo, já que Deus criou O Universo e nada se fala sobre ele ter criado vários universos. :emoticon5:

Alguma teoria Cristãos???
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Mas poramordasantamadre Johnny, qualquer um sabe que existem vários universos nascendo e morrendo, e que vários deuses estão sempre explodindo bombinhas bigbang! E isto acontece de 6 mil em 6 mil anos apenas na visão curta dos cristãos... :emoticon16:
Imagem

Apo

Re: Re.: Fuga quase certa de um buraco negro

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:

Há uma teoria científica segundo a qual o universo pode ser um ser vivo. Para ser um ser vivo é necessário nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Nosso universo nasceu com o Big-Bang, cresceu e deve morrer de acordo com a entropia. E como é que nosso universo faz para se reproduzir? Pode ser que os buracos negros sejam geradores de novos universos. Toda a matéria e energia que eles captam é jogada em outra dimensão para formar um novo universo semelhante ao nosso.

Segundo esta teoria, existem inumeros universos semelhantes ao nosso. Esses universos ficam separados porque estão em diferentes dimensões. Os universos que dão certo geram outros universos. Uma imagem que me vem a mente é a de um lago onde existem diferentes protozoários. Os protozoários que dão certo, geram outros protozoários e assim o lago é povoado. Bem assim, pode ser nosso universo em relação a outros universos num espaço que ainda desconhecemos.

Cláudio...você é tão...tão...romântico...estas suas descrições me lembram Chiquititas, Carrossel, O Tempo e o Vento, O Pequeno Príncipe... :emoticon12:

tô brincando, viu...mas é romântico mesmo... :emoticon12:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

O que eu perguntei foi´sério APO :emoticon5:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sim, mas eu não sei a resposta "séria". Algum cristão sabe? Quando começa a ficar muito complexo, as noções de antes e depois, infinito, multirealidades, eles apelam para a nossa incapacidade de compreensão. Então é um só universo e tem 6 mil anos. Pronto.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Segundo eles , a palavra de Deus é a Biblia e não diz nada sobre universos...ah...esquece, vão dizer que Deus criou todos e pronto. :emoticon17:

Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Apo escreveu:Cláudio...você é tão...tão...romântico...estas suas descrições me lembram Chiquititas, Carrossel, O Tempo e o Vento, O Pequeno Príncipe... :emoticon12:

Obrigado, obrigado, você acabou de revelar o meu lado poeta para todos! :emoticon10:

Mas, falando sério, esta teoria dos multiplos universos e dos buracos negros como criadores de novos universos faz sentido. Você não acha? Sei que ainda não existem provas, mas que faz sentido, faz.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Claudio Loredo escreveu:

Uma teoria cientifica deve, em principio, poder ser testada.

A visao do universo como um ser vivo e uma metafora que alguns cientistas e divulgadores encontraram para determinados processos na evolucao do cosmo que seriam analogos as fases de um ser vivo, mas nao deve ser levada tao a serio.

E hipoteses sobre universos paralelos, dependendo de como sao formuladas, fogem ao escopo da ciencia fisica por nao poderem ser testadas, nem mesmo em principio.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

mi9

Mensagem por mi9 »

Com uma definição qq até uma montanha pode estar viva

DaviDeMogi

Mensagem por DaviDeMogi »

Quando eu fumava um beck do bom, também me vinham umas teorias assim. :emoticon12:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Apo

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:
Apo escreveu:Cláudio...você é tão...tão...romântico...estas suas descrições me lembram Chiquititas, Carrossel, O Tempo e o Vento, O Pequeno Príncipe... :emoticon12:

Obrigado, obrigado, você acabou de revelar o meu lado poeta para todos! :emoticon10:

Mas, falando sério, esta teoria dos multiplos universos e dos buracos negros como criadores de novos universos faz sentido. Você não acha? Sei que ainda não existem provas, mas que faz sentido, faz.

Se você fizesse idéia de cada coisa que faz sentido sobre o tempo espaço na minha cabeça...sem drogas... :emoticon16:
Imagem

Claudio Loredo
Contato:

De acordo com o astrónomo Héctor Castañeda:

"Na fronteira da astrofísica, alguns teóricos especulam sobre múltiplos Big Bangs, em zonas do espaço-tempo inacessíveis umas às outras. Astrofísicos ainda mais ousados têm sugerido que novos Universos poderiam ser criados no interior dos buracos negros, pela sua natureza um domínio do espaço-tempo inacessível a nós. A ideia de múltiplos universos é também um bom argumento para explicar porque o Cosmos tem parâmetros físicos tão ajustados para a vida humana. Alguns especulam sobre infinitos universos, cada um com diferentes leis físicas, e só uma fracção muito pequena onde as condições são tais que permitem a existência de seres como nós que se maravilhem ante a sua existência."

Trancado