Tribunal italiano proíbe pais de chamar filho de Sexta-feira
Tribunal italiano proíbe pais de chamar filho de Sexta-feira
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBiz ... 91,00.html
Maldito Estado interferindo na liberdade das pessoas, ditando o que é ou não ridículo
Maldito Estado interferindo na liberdade das pessoas, ditando o que é ou não ridículo
- King In Crimson
Re.: Tribunal italiano proíbe pais de chamar filho de Sexta-
Racismo contra nativos polinésios!
.. o pior que é mesmo.
.. o pior que é mesmo.
- Apo
- Gênero: Feminino
Nossa, se a moda pega no Brasil...
Conheci duas senhoras irmãs: Uma chamava Pura e a outra Angústia. Imagina a infância e a adolescência destas duas...

Conheci duas senhoras irmãs: Uma chamava Pura e a outra Angústia. Imagina a infância e a adolescência destas duas...

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Uóxinton, Uóston, Oeliton, Creusodete, Anivaldir, Odvan ("O divã", música de Roberto Carlos).
Kriptus Rá, Riroca, Nanashara, Sara Shiva.
Kriptus Rá, Riroca, Nanashara, Sara Shiva.
- Apo
Que isso, Fernando? A Baby mudou os nomes das filhas doidas dela! Se bem que elas combinavam mais com os nomes originais... 

Re: Re.: Tribunal italiano proíbe pais de chamar filho de Se
Apo escreveu:Nossa, se a moda pega no Brasil...![]()
Conheci duas senhoras irmãs: Uma chamava Pura e a outra Angústia. Imagina a infância e a adolescência destas duas...![]()
Possivelmente foi uma adolescência de pura angústia.

- Apo
Samael escreveu:Apo escreveu:Nossa, se a moda pega no Brasil...![]()
Conheci duas senhoras irmãs: Uma chamava Pura e a outra Angústia. Imagina a infância e a adolescência destas duas...![]()
Possivelmente foi uma adolescência de pura angústia.
Na verdade, Angústia ficou solteira. E no desespero e cansaço, passou a assinar Augusta. Pura casou-se, mas foi traída pelo marido a vida toda ( era certo e sabido ). Era profundamente religiosa e dormia com a luz de cabeceira acesa, porque queria estar alerta no dia em que o mundo acabasse.
Não sei se as coisas melhoraram, mas ambas as irmãs já passaram desta prá melhor.

- Ilovefoxes
Iam proibir novela da Globo.Apo escreveu:Nossa, se a moda pega no Brasil...

outro dia recebi uma correspondência no meu trabalho do Sr. Fracasso.
fiquei pensando se isso poderia motivá-lo ou não
ps: era sobrenome :lol:
fiquei pensando se isso poderia motivá-lo ou não
ps: era sobrenome :lol:
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Realmente ouvi dizer que no Brasil se podia dar qualquer nome a um filho. Isto é verdade? Não existem restrinções?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Apo
clara campos escreveu:Realmente ouvi dizer que no Brasil se podia dar qualquer nome a um filho. Isto é verdade? Não existem restrinções?
Depende da comarca. Houve época em que era proibido por alguns juízes e escrivães usar nomes estrangeiros. Depois nomes com letras que não eram do alfabeto ( pós reforma ortográfica que excluiu K,Y e W). De outra feita, nomes ridículos que pudessem causar constrangimento ao filho, eram "aconselhados" a ser levemente modificados na hora do registro.
Depois a coisa virou uma bagunça. Nomes ridículos aqui eram comuns antigamente, como alguns que sempre são citados em toda conversa a respeito do assunto.
Entretanto, atualmente há jurisprudência formada sobre o direito de requerer ao juiz a troca de nome sob a avaliação do mesmo, quando o nome é constrangedor.
Legislação mesmo, desconheço.

- Ilovefoxes
Eu não sei nada sobre isso, mas deixa eu adivinhar: foi aí que começou a mania de dar nome "Niútom" ou "Arnoldi Chuatiseneguer"?Apo escreveu:Houve época em que era proibido por alguns juízes e escrivães usar nomes estrangeiros.
O que é bastante ridículo. Depende puramente do gosto do juiz. Aposto que se eu for em vinte juízes, um deles vai considerar, por exemplo, "Luis Inácio" um nome constrangedor.Apo escreveu:Entretanto, atualmente há jurisprudência formada sobre o direito de requerer ao juiz a troca de nome sob a avaliação do mesmo, quando o nome é constrangedor.
Enquanto se eu for em um só, é capaz dele dizer que "Jacinto Leite Capelo Rêgo" não é constrangedor.
Ilovefoxes escreveu:Eu não sei nada sobre isso, mas deixa eu adivinhar: foi aí que começou a mania de dar nome "Niútom" ou "Arnoldi Chuatiseneguer"?Apo escreveu:Houve época em que era proibido por alguns juízes e escrivães usar nomes estrangeiros.O que é bastante ridículo. Depende puramente do gosto do juiz. Aposto que se eu for em vinte juízes, um deles vai considerar, por exemplo, "Luis Inácio" um nome constrangedor.Apo escreveu:Entretanto, atualmente há jurisprudência formada sobre o direito de requerer ao juiz a troca de nome sob a avaliação do mesmo, quando o nome é constrangedor.
Enquanto se eu for em um só, é capaz dele dizer que "Jacinto Leite Capelo Rêgo" não é constrangedor.
e a raposinha passa por cima do "jurisprudência"
- Apo
Ilovefoxes escreveu:Eu não sei nada sobre isso, mas deixa eu adivinhar: foi aí que começou a mania de dar nome "Niútom" ou "Arnoldi Chuatiseneguer"?Apo escreveu:Houve época em que era proibido por alguns juízes e escrivães usar nomes estrangeiros.
É que antes já se usava, mas não estes ridículos...eram coisas mais como Wilson, Stephanie, Sophia. Estas bostas aí surgiram depois da era jogador de futebol que começou a ganhar milhões. Antes, jogador não era rico. É apenas um Pelé, um Garrincha. Colocavam nome de brasileiro nos filhos. Depois que pobre começou a imitar nomes estrangeiro para parecer chique e rico.
O que é bastante ridículo. Depende puramente do gosto do juiz. Aposto que se eu for em vinte juízes, um deles vai considerar, por exemplo, "Luis Inácio" um nome constrangedor.Apo escreveu:Entretanto, atualmente há jurisprudência formada sobre o direito de requerer ao juiz a troca de nome sob a avaliação do mesmo, quando o nome é constrangedor.
É. Depende.

clara campos escreveu:Realmente ouvi dizer que no Brasil se podia dar qualquer nome a um filho. Isto é verdade? Não existem restrinções?
No Brasil, nomes que possam causar constrangimentos podem ser vetados, o tabelião não registra.
- Sorrelfa
- Contato:
Meu filho vai se chamar Vandervilderson josefaldo celestino ....
convenhamos que é um belo nome.
convenhamos que é um belo nome.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- Apo
chagas escreveu:clara campos escreveu:Realmente ouvi dizer que no Brasil se podia dar qualquer nome a um filho. Isto é verdade? Não existem restrinções?
No Brasil, nomes que possam causar constrangimentos podem ser vetados, o tabelião não registra.
Podem. Depende do tabelião. A criança não pode opinar. Às vezes está só o pai. Os nomes horrendo continuam aparecendo. No interior do interior do Brasil tem coisas que só Deus acredita.

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Isso para mim é estranhíssimo.
Cá existe uma lista de nomes aprovados. Penso que expções não são abertas nem para filhos de imigrantes, mas não tenho a certeza.
Eu realmente já recebi mails a gozar com nomes esquisitos de brasileiros, mas pensei que fosse treta. Afinal não é...
Cá existe uma lista de nomes aprovados. Penso que expções não são abertas nem para filhos de imigrantes, mas não tenho a certeza.
Eu realmente já recebi mails a gozar com nomes esquisitos de brasileiros, mas pensei que fosse treta. Afinal não é...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Apo
clara campos escreveu:Isso para mim é estranhíssimo.
Nomes aprovados? Como assim? Restrito? Aqui a possibilidade de nomes é praticamente infinita.
Como por ex, unir nome de pai e mãe, como é o caso de meu marido. Aí não poderia?

também não entendo esse negócio de nomes aprovados.
e os novos nomes? afinal, ainda que sejam raros, vez ou outra aparece* algum nome "legal".
*em geral costuma vir de uma outra cultura, mas nada impede de surgir algo realmente novo.
e os novos nomes? afinal, ainda que sejam raros, vez ou outra aparece* algum nome "legal".
*em geral costuma vir de uma outra cultura, mas nada impede de surgir algo realmente novo.
- Apo
SickBoy escreveu:também não entendo esse negócio de nomes aprovados.
O que mais se inventa aqui é nome novo. Todo mundo quer ser criativo. Eu diria que por vezes demais...

ah, mas aglutinar nomes não é necessariamente inventar.
eu me refiro a algo tirado do nada tipo ANTEDEGUEMON

- Apo
SickBoy escreveu:ah, mas aglutinar nomes não é necessariamente inventar.
Hum...uma aglutinação pode gerar sim nomes novos: Analice é junção de Ana e Alice. Leovani é aglutinação de Leoni e Avani, que por sua vez, são aglutinações. Digamos que são reinvenções.
Depois de um tempo de junções e aglutinações, você tem um alfarrábio de nomes exóticos.
Mas inventar nomes é mais difícil, eu acho. Não é nada comum.
PS: não posso ouvir o trote...heheueuh ...estou sem som aqui. Parece engraçado.

- Ilovefoxes
Eu tenho cara de dicionário?SickBoy escreveu:e a raposinha passa por cima do "jurisprudência"
Ah bom, uma versão "Panelex" de estrangeirismo de marca, só que em nomes de pessoas.Apo escreveu:Ilovefoxes escreveu:Eu não sei nada sobre isso, mas deixa eu adivinhar: foi aí que começou a mania de dar nome "Niútom" ou "Arnoldi Chuatiseneguer"?Apo escreveu:Houve época em que era proibido por alguns juízes e escrivães usar nomes estrangeiros.
É que antes já se usava, mas não estes ridículos...eram coisas mais como Wilson, Stephanie, Sophia. Estas bostas aí surgiram depois da era jogador de futebol que começou a ganhar milhões. Antes, jogador não era rico. É apenas um Pelé, um Garrincha. Colocavam nome de brasileiro nos filhos. Depois que pobre começou a imitar nomes estrangeiro para parecer chique e rico.
Pelo jeito tá na cara que era melhor deixar que escolhessem o nome que quisessem.

- Apo
Sim, cada um deveria poder escolher o próprio nome.