Cientistas descobrem "roedor-elefante" na Tanzânia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cientistas descobrem "roedor-elefante" na Tanzânia

Mensagem por First Knight »

[center]Cientistas descobrem "roedor-elefante" na Tanzânia

Imagem
No Brasil, roedor semelhante é chamado de musaranho. O roedor-elefante encontrado na Tanzânia possui uma tromba similar a de um tamanduá[/center]

Uma nova espécie gigante de "roedor-elefante", conhecido no Brasil como musaranho (sorex araneus) e comum na Itália com o nome de "toporagno", foi descoberta na Tanzânia graças a um pesquisador italiano do Museu de História Natural de Trento.
A notícia, divulgada pela revista Journal of Zoology, afirma que o roedor achado por Francesco Rovero é a primeira "nova descoberta" na família do roedor em 126 anos, e se trata da maior espécie já vista. O animal se parece com um rato, mas possui uma tromba característica, similar a de um tamanduá.

"É uma descoberta muito excitante, é extremamente raro encontrar novas espécies de mamíferos, e especialmente de criaturas assim tão antigas. A descoberta dá luz à importância das florestas pluviais dos Montes Udzungwa (Tanzânia), e ao pouco que conhecemos destes grandes pontos de biodiversidade", comemorou Francesco Rovero à agência Ansa.
O musaranho encontrado, ou "sengi" (no idioma suaíle), é considerado um fóssil vivente, e pertence a um grupo de mamíferos conhecidos como Afrotheria, que se evoluíram na África há mais de 100 milhões de anos.
Ainda que a nova espécie encontrada tenha somente 60 cm de comprimento e 700 g, é a maior já vista. Os musaranhos têm antepassados comuns com os elefantes e outros mamíferos menos conhecidos.


Com Terra
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Trancado