Negação do Holocausto pode virar crime

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Herf »

A notícia é de 28/12/2007, mas me lembrei dela depois de ler a notícia sobre o carro alegórico da Viradouro que foi proibido de desfilar. Comentem.

**********

Projeto - 28/12/2007 13h02
Negação do Holocausto pode virar crime

O Projeto de Lei 987/07, do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), torna crime a negação do Holocausto e de outros crimes contra a humanidade, com a finalidade de incentivar ou induzir a prática de atos discriminatórios ou de segregação racial. "Não podemos permitir o esquecimento, muito menos a negação da vergonhosa mortandade de milhões de pessoas, em especial daqueles pertencentes a grupos minoritários nos campos de concentração nazista", afirma o parlamentar.

Itagiba lembra que as "teses absurdas" que negam o genocídio de judeus, ciganos e homossexuais começaram a ser veiculadas no início na década de 50 e ficaram populares na França nos anos 70. Diante disso, Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Polônia, Espanha, Portugal, Itália e a França passaram a considerar crime essa conduta.

De acordo com o projeto de Itagiba, quem negar a ocorrência do Holocausto ou de outros crimes contra a humanidade ficará sujeito a reclusão de um a três anos e multa. Mesma pena previstas na Lei 7.716/89 para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos ou propaganda que utilizem a suástica para divulgação do nazismo.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
- PL-987/2007

da AGÊNCIA CÂMARA

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Samael »

Eu não gosto desse conceito de "Liberdade de Expressão" brasileiro. Primeiro, porque ele dá margem a atitudes estupidamente restritivas e politicamente corretas, segundo, porque ele é injusto.

Aposto que não há projeto de lei visando criminalizar a negação do extermínio armênio por parte dos turcos...

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por RicardoVitor »

Samael escreveu:Eu não gosto desse conceito de "Liberdade de Expressão" brasileiro. Primeiro, porque ele dá margem a atitudes estupidamente restritivas e politicamente corretas, segundo, porque ele é injusto.


Concordo.

Samael escreveu:Aposto que não há projeto de lei visando criminalizar a negação do extermínio armênio por parte dos turcos...


E nem do democídio ucraniano por parte dos soviéticos... Aliás, esse não passa de "propaganda burguesa" de acordo com aqueles que hoje estão no poder.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por RicardoVitor »

Itagiba lembra que as "teses absurdas" que negam o genocídio de judeus, ciganos e homossexuais começaram a ser veiculadas no início na década de 50 e ficaram populares na França nos anos 70. Diante disso, Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Polônia, Espanha, Portugal, Itália e a França passaram a considerar crime essa conduta.


Se são absurdas, por que as teme tanto assim, a ponto de desenvolver um projeto de lei?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Orbe »

Perde-se tempo demais com leis idiotas nesse país...

Avatar do usuário
Claudio - SP
Mensagens: 74
Registrado em: 21 Jan 2008, 20:19
Localização: São Paulo

Re: Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Claudio - SP »

Samael escreveu:Eu não gosto desse conceito de "Liberdade de Expressão" brasileiro. Primeiro, porque ele dá margem a atitudes estupidamente restritivas e politicamente corretas, segundo, porque ele é injusto.

Aposto que não há projeto de lei visando criminalizar a negação do extermínio armênio por parte dos turcos...


Não é bem assim. Existe realmente o direito de "Liberdade de Expressão" na Constituição Federal de 1988:

Art. 5°
"IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"
(liberade de expressão, mas sem anonimato)
"V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;" (a parte que sentir prejudicada tem o chamado "direito de resposta" garantido na CF/1988)

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Ilovefoxes »

Totalitarismo começa assim. Censurando algo que alguns acham que deve, e termina censura virando algo comum. Daqui a pouco vai ser crime a negação da honestidade do Lula...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Apo »

torna crime a negação do Holocausto e de outros crimes contra a humanidade, com a finalidade de incentivar ou induzir a prática de atos discriminatórios ou de segregação racial


E quem disse que toda a expressão sobre uma opinião ( como a de que algo pode não ter acontecido como contam ou documentaram ) tem a intenção de incentivar ou induzir à prática de atos discriminatórios ou de segregação racial?

Conheço um monte de gente que não acredita num monte de coisas que a história oficial conta. Vão ser incriminados por isto?

Expressar que duvida que o homem foi à Lua, é atentado ao desenvolvimento da pesquisa e da ciência aeroespacial?

E este projeto prevê que estas expressões de idéias serão crime se cometidas em que âmbito e sob que circunstâncias? Se eu falar isto num grupo de amigos, alguém gravar e me entregar, eu serei condenada? E se eu escrever um artigo na Internet? Alguém vem atrás de mim e me prende?

Voltamos ao tempo da blasfêmia?

Que beleza.
Editado pela última vez por Apo em 02 Fev 2008, 23:39, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Ilovefoxes »

Apo escreveu:
torna crime a negação do Holocausto e de outros crimes contra a humanidade, com a finalidade de incentivar ou induzir a prática de atos discriminatórios ou de segregação racial


E quem disse que toda a expressão sobre uma opinião ( como a de que algo pode não ter acontecido como contam ou documentaram ) tem a intenção de incentivar ou induzir à prática de atos discriminatórios ou de segregação racial?

Conheço um monte de gente que não acredita num monte de coisas que a história oficial conta. Vão ser incriminados por isto?

Expressar que duvida que o homem foi à Lua, é atentado ao desenvolvimento da pesquisa e da ciência aeroespacial?

E este projeto prevê que estas expressões de idéias serão crime se cometidas em que âmbito e sob que circunstâncias? Se eu falar isto num grupo de amigos, algum gravar e me entregar, eu serei condenada? E se eu escrever um artigo na Internet? Alguém vem atrás de mim e me prende?

Voltamos ao tempo da blasfêmia?

Que beleza.
Perfeito.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Wallace »

E o pior, o cara está legislando em causa própria... Ele é de família judia.
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Apo »

Wallace escreveu:E o pior, o cara está legislando em causa própria... Ele é de família judia.


Deve ser porque ele não pode chamar negro de negro. Mas pode chamar alemão de alemão. Mas não de nazista. Está querendo coerência.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Apo »

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Apáte »

Negação dos males do cigarro pode virar crime?

Qual a novidade? :emoticon13: :emoticon131:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Re.: Negação do Holocausto pode virar crime

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:Negação da existência de Deus... :emoticon19:

E é também! E é também!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

mi9
Mensagens: 153
Registrado em: 12 Jan 2008, 20:35

Mensagem por mi9 »

Criacionismo é que deveria ser crime. Nunca tantos fatos foram negados de forma tão descarada :)

Trancado