Para quem leu e gostou de Freakonomics

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Para quem leu e gostou de Freakonomics

Mensagem por Res Cogitans »

MAIS SEXO É SEXO MAIS SEGURO

A LÓGICA ECONÔMICA PARA DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA VIDA COTIDIANA

STEVEN LANDSBURG


“A economia tem muito a nos dizer sobre a vida cotidiana – a forma como nos comportamos em casa, no trabalho e na maioria das nossas ações rotineiras”. Em Mais Sexo é Sexo Mais Seguro (Editora Campus-Elsevier), o autor Steven Landsburg desafia a sabedoria convencional e afirma, com base em estatísticas, que os comportamentos mais estranhos têm explicações lógicas e muitas atitudes aparentemente coerentes não fazem o menor sentido.
O livro convida o leitor a ver o mundo sob um prisma totalmente novo, trazendo à tona soluções para as várias formas de injustiça ou ineficiência da vida moderna, que são de “cair o queixo e insanamente justificáveis”, diz o autor. Trata-se, acima de tudo, de um convite ao mundo do “politicamente incorreto”
“Filhas provocam o divórcio. A sede de vingança é mais forte do que a ambição. As pessoas que mais praticam a filantropia sustentam o menor número de obras de caridade. Escrever livros é irresponsabilidade social, mas não há nada demais em furar a fila do bebedouro em dias quentes. Os altos, magros e bonitos ganham salários mais altos. (...) A maternidade precoce não só está relacionada à baixa renda como é causa dela (...) e quanto mais a humanidade faz sexo, mais seguro ele se torna no combate a AIDS.”
No decorrer das 215 páginas, além das questões acima, Landsburg também analisa como as decisões racionais e individuais do ser humano podem mesclar-se e gerar resultados coletivos curiosos. Quando há um lance empolgante no estádio de futebol, por exemplo, todos se levantam e tentam enxergar melhor, o que faz com que ninguém veja nada direito. Nas festas, com uma série de conversas paralelas, todos falam alto com o intuito de serem mais bem ouvidos que os demais e todos vão para casa com dor de garganta. Ainda sim, é racional levantar-se no estádio e gritar em festas. “Levantamos e gritamos por causa da preocupação primorosa com nossos próprios interesses e da total indiferença quanto ao prejuízo dos outros. O que é bom para o grupo pode ser ruim para cada indivíduo e é por isso que chegamos a resultados ruins.”
Mais Sexo é Sexo Mais Seguro é uma homenagem a tudo o que é do contra, original, frugal e estranho. Landsburg chama a atenção para o seguinte pressuposto: “cada uma dessas afirmações está mais perto da verdade do que você pode imaginar. Se a sabedoria convencional lhe diz o contrário, lembre-se que esta também já foi responsável pela idéia de que a Terra era plana”.

“Steven Landsburg prova mais uma vez que é melhor do que ninguém para tornar a economia um tema interessante para leigos. O autor consegue ser provocante e divertido em sua missão de demonstrar como o entendimento da economia pode mudar o modo como vivemos. Adorei este livro.”

Steven Levitt, autor de Freakonomics


Sobre o autor:
Steven E. Landsburg escreve a popular coluna “Everyday Economics” para a revista Slate e já colaborou com o Wall Street Journal, com a revista Forbes e outras publicações. É autor de The Armchair Economist, publicado em cinco idiomas. Landsburg é professor do departamento de economia da Universidade de Rochester.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado