Governo estuda anistia para desmatadores

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Governo estuda anistia para desmatadores

Mensagem por Anna »

Governo federal estuda anistia para desmatadores

O governo estuda uma solução pela lógica do mal menor para reduzir o desmatamento na Amazônia. Ao invés de punir os desmatadores, o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente pode permitir que empresas e proprietários mantenham suas fazendas parcialmente desmatadas e ainda assim tenham direito a subsídios como crédito agrícola oficial. Para isso, precisam manter ou recuperar 50% da mata em suas propriedades. Se entrar em vigor, a medida legalizará 220 mil km de área desmatada ilegalmente, ou a soma dos Estados do Paraná e Sergipe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

A regra não valeria para as propriedades recém adquiridas, que ainda precisam manter as florestas em 80% do total. Embora a medida funcione como anistia, o secretário-executivo do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, a define como "excepcional", destinada a resolver um problema urgente.

"O dano ambiental já ocorreu, a área já está desmatada. Permitir que a recuperação nas áreas de uso intensivo seja de 50% é uma forma de impedir novos desmatamentos", disse Capobianco.

Entre especialistas, há dúvidas de que a medida tenha eficácia. "Se a decisão não vier acompanhada de outras medidas, não resolverá nada", disse Adalberto Veríssimo, diretor e pesquisador do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado