TERRORISMO ISLAMICO - Cartunista seria alvo de atentado

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

TERRORISMO ISLAMICO - Cartunista seria alvo de atentado

Mensagem por O ENCOSTO »

Cartunista seria alvo de atentado

Dinamarca

Dois anos e meio depois, a publicação das polêmicas caricaturas do profeta Maomé continua a repercutir na Europa.

A polícia dinamarquesa deteve ontem três suspeitos de envolvimento em um complô para matar um dos 12 cartunistas responsáveis pelos desenhos. As detenções ocorreram durante a madrugada em Aarhus, no oeste da Dinamarca.

Dois dos três detidos eram tunisianos e um era um marroquino naturalizado dinamarquês. O cidadão dinamarquês seria liberado depois de um interrogatório. Já os dois tunisianos serão expulsos do país.

Não foi revelado quem seria o alvo, mas o jornal Jyllands-Posten - primeiro a publicar as caricaturas, em 30 de setembro de 2005 - assegurou que seria seu cartunista, Kurt Westergaard, 73 anos. Ele é o autor do desenho mais controverso, que mostrava o profeta usando um turbante em formato de bomba. Westergaard e a mulher estão sob proteção policial há três meses.

- Transformei o medo em raiva e ressentimento - afirmou o cartunista em texto divulgado no site do jornal.

Os dinamarqueses acreditavam que o furor causado pelas caricaturas já havia acabado. A publicação dos desenhos causou revolta entre os muçulmanos, porque a tradição islâmica opõe-se à divulgação de imagens do profeta. O Jyllands-Posten e outros dois jornais dinamarqueses, o Politiken e o Berlingske Tidende, informaram ontem que republicarão o desenho de Westergaard para ilustrar as matérias sobre o assunto.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado