Com obesidade aumentando, USA cria jogo para emagracer

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Com obesidade aumentando, USA cria jogo para emagracer

Mensagem por Johnny »

Gratuito, game Fatworld joga pesado contra obesidade

Publicidade

THÉO AZEVEDO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

À primeira vista, Fatworld pode até soar irônico. Afinal, jogar games sempre foi uma atividade, ainda que equivocadamente, associada a um estilo de vida sedentário, estereótipo que iniciativas como o Wii estão ajudando a enterrar de vez.
Reprodução
Gratuito e com meros 14 Mbytes, Fatworld é um "serious game", ou seja, um jogo cuja proposta vai além do entretenimento
Gratuito e com meros 14 Mbytes, Fatworld é um "serious game", ou seja, um jogo cuja proposta vai além do entretenimento

Mesmo assim, chama a atenção um jogo sobre política de nutrição, que explora a relação entre a obesidade e a cultura norte-americana de hoje.

Gratuito e com meros 14 Mbytes (http://www.fatworld.org), Fatworld é um "serious game", ou seja, um jogo cuja proposta vai além do puro e simples entretenimento.

Não é de admirar, portanto, que o site oficial ofereça uma série de informações para alertar sobre o problema da obesidade, embasadas por centros de pesquisas dos EUA --30% dos adultos e 15% das crianças e jovens do país são obesos.

Cardápio de relações

Desenvolvido pela Persuasive Games e pela ITVS Interactive, diferentemente de mostrar às pessoas o que comer ou como se exercitar, Fatworld demonstra a complexa e intrincada relação entre nutrição e fatores como orçamento familiar, regulamentação e subsídios governamentais.

De acordo com as produtoras, os esforços para conscientizar o público sobre a importância da prática diária de exercícios não funcionam como o desejado.

No game, o jogador cria um personagem, determinando peso e condições de saúde iniciais, abrangendo predisposição para problemas como diabetes, doenças cardíacas ou alergias a certos alimentos.

A partir de então, inserido em um mundo com outros personagens, cabe decidir a sua alimentação e os seus hábitos de praticar exercícios físicos.

O ponto-chave é que o jogador vê as conseqüências de suas escolhas, já que o tempo em Fatworld passa mais rápido.

Uma alimentação inadequada engorda o personagem, que passa a movimentar-se custosamente e, eventualmente, vê doenças e até mesmo a morte baterem à sua porta. Os que tiverem hábitos saudáveis, por outro lado, viverão mais e melhor.

Também é possível influenciar outros habitantes de Fatworld criando restaurantes e decidindo o que tais locais servirão aos clientes --para isso, existem centenas de receitas que vêm com o jogo, mas o jogador pode criar as suas e compartilhá-las on-line.

Há ainda um componente político que permite, por exemplo, mudar dinâmicas de mercado, banindo frutas ou carnes das prateleiras. Fatworld pode, muitas vezes, assustar, pois é uma espécie de laboratório em que as escolhas têm conseqüências a curto prazo, e essas são claramente exibidas ao jogador.

Porém, se o problema é sério, vale tudo para jogar pesado contra a obesidade. Os chamados jogos sérios são muito parecidos com os jogos educativos, mas pensados para um público mais velho.

No blog seriousgamesblog.blogspot.com, é possível conhecer outras iniciativas semelhantes a Fatworld.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado