Asteróide triplo é encontrado próximo da Terra

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Asteróide triplo é encontrado próximo da Terra

Mensagem por First Knight »

Quinta, 14 de fevereiro de 2008, 11h10 Atualizada às 11h20
Asteróide triplo é encontrado próximo da Terra

Um sistema de triplo de asteróides foi descoberto a cerca de 11 milhões de km da Terra, anunciaram astrônomos do observatório de Arecibo, em Porto Rico. Segundo os especialistas, o 2001 SN263 é o sistema triplo mais próximo do nosso planeta já observado.

» Nasa: asteróide passa próximo à Terra
» Nave da Nasa vai estudar asteróide
» Asteróide pode ameaçar Terra em 2036

Ele foi descoberto originalmente em 2001, mas só agora foi confirmada a existência de três rochas exercendo força gravitacional umas sobre as outras. O asteróide principal tem cerca de 2 km de extensão. Os outros tem aproximadamente 1 km e 300 m.

"A descoberta tem implicações extremamente importantes para a obtenção de idéias sobre as origens e sobre as propriedades físicas desses sistemas", disse Michael C. Nolan, astrônomo do observatório de Arecibo e da Universidade Cornell, nos EUA.

Os asteróides próximos da Terra despertam particular interesse pela possibilidade de um dia cruzar a órbita terrestre, assim como aconteceu muitas vezes no passado. No entanto, os astrônomos dizem que o 2001 sistema SN263 não representa perigo.

Redação Terra
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Trancado