Judeus no Irã

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Judeus no Irã

Mensagem por O ENCOSTO »

É natural que a comunidade judaica enfrente dificuldades no Irã, onde a religião oficial é o islamismo e onde, por conseqüência, os costumes da maior parte da população diferem dos judaicos. As desavenças históricas entre fundamentalistas islâmicos e judeus contribui para a delicadeza da questão, sempre iminiente no Oriente Médio.

Além de serem alvos de suspeitas -como ocorreu há nove anos com um grupo detido e acusado de espionagem- os judeus iraninanos sofrem restrições. Não podem se tornar oficiais do Exército. Os diretores das escolas judaicas são muçulmanos. Um judeu que se converta ao islamismo tem por direito a posse da herança familiar e não há medidas legais que protejam a família.

Em todo caso, as comunidades existem de certa maneira autônomas e independentes. Nas sinagogas, presentes em várias cidades, a língua utilizada em geral é o persa, visto que grande parte dos freqüentadores não domina o hebraico.

http://terramagazine.terra.com.br/inter ... 80,00.html
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado