Kassab fecha quatro bibliotecas em São Paulo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Publicidade

Imagem

RENATO SANTIAGO
da Folha Online

Com um decreto publicado no dia 1º de fevereiro --véspera do Carnaval-- no Diário Oficial de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) fechou quatro das 61 bibliotecas que existiam na cidade. A justificativa da administração municipal é a falta de freqüentadores.

A decisão partiu da Secretaria da Cultura, que administra as unidades, e foi aprovada pelo conselho consultivo do setor de bibliotecas (formado por diretores de bibliotecas, escritores, representantes de entidades de bibliotecários e da comunidade acadêmica). Segundo a pasta, a unidades faziam poucos empréstimos e não eram usadas pelos moradores dos bairros.

A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Regina Celi de Sousa, diz que a culpa pela falta de público nas bibliotecas é da má qualidade do acervo e ausência de serviços auxiliares. Além disso, ela sugere uma omissão por parte da prefeitura, que não divulga as bibliotecas adequadamente. "Não é só comprar livros. Tem que ter internet, tem que incentivar a leitura", afirma.

Sousa diz que em setembro de 2007 soube da possibilidade de fechamento e mandou um ofício para a prefeitura, questionando os motivos, mas ninguém respondeu. "Não tem nenhuma discussão, são três ou quatro pessoas que decidem", diz.

Destino

Inicialmente, a Secretaria da Cultura informou que as bibliotecas funcionariam apenas até quinta-feira (13), mas corrigiu as datas e informou que elas ficarão abertas enquanto até que a pasta realize reuniões de planejamento com as subprefeituras e a Secretaria da Educação para decidir como os acervos e funcionários serão absorvidos.

Segundo o decreto, os acervos serão incorporados por outras unidades, mas os destinos de cada uma serão diferentes. A biblioteca Chácara do Castelo, no Jardim da Glória (zona sul), que havia sido fundada em 1956, vai se tornar em um depósito e centro de conservação do acervo de periódicos da biblioteca Mario de Andrade (centro).

No caso da biblioteca Arnaldo de Magalhães Giácomo (no Tatuapé, zona leste), suas instalações e acervo serão incorporados a uma escola de educação infantil que fica ao lado. Assim, os livros poderão ser usados apenas pelos estudantes e não mais pelo público.

Na Vila Mariana (zona sul) a biblioteca Zalina Rolim se transformará em uma casa de cultura, com oficinas e cursos, e, na Lapa (zona oeste), a biblioteca Cecília Meireles se transformará no Centro de Memória e Convívio da Lapa. Os dois novos estabelecimentos serão administrados pelas subprefeituras locais.

Outro lado

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal da Cultura negou que haja negligência da prefeitura em relação às bibliotecas e que haja planos de fechar outras. Segundo a pasta, administração implantou um projeto de tematização das unidades que visa a atrair mais público.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3422.shtml
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Re: Kassab fecha quatro bibliotecas em São Paulo

A Biblioteca do meu ex-bairro em SP tinha um acervo regular e vivia as moscas. As oportunidades estão aí, mas o povão só quer saber de festança, cachaça e sexo... Por mim acabava com esse desperdício de vez e fechava todas as Bibliotecas públicas.

waldon

Mensagem por waldon »

Também concordo, ninguém tava indo, fecha, oras.
Crie sua camisa com frases ateístas ou de qualquer religião, frases tipo "DARWIN TEM AMA" ou fotos que você quiser, são camisas personalizadas, voce manda fazer a estampa, clique abaixo no link e saiba mais:

http://www.CamisaOnline.com.br/?id=449

erreve

Mensagem por erreve »

RicardoVitor escreveu:A Biblioteca do meu ex-bairro em SP tinha um acervo regular e vivia as moscas. As oportunidades estão aí, mas o povão só quer saber de festança, cachaça e sexo... Por mim acabava com esse desperdício de vez e fechava todas as Bibliotecas públicas.

Me desculpe, mas compreenda que sou novo no fórum e não conheço as pessoas, por isso pergunto: você está falando sério ou está sendo irônico? Porque não acredito que alguém politizado (e sua assinatura me leva a pensar que você é - ou deveria ser) pense da maneira como você escreveu. Ou sua assinatura também é uma ironia?

Não estou querendo debater. Quero apenas entender.

Obrigado,
RV
Acredito que a probabilidade de Deus existir é muito baixa, mas que não chega a zero. "Não tenho como saber com certeza, mas acho que Deus é muito improvável e levo a minha vida na pressuposição de que ele não está lá" - Richard Dawkins

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

erreve escreveu:
RicardoVitor escreveu:A Biblioteca do meu ex-bairro em SP tinha um acervo regular e vivia as moscas. As oportunidades estão aí, mas o povão só quer saber de festança, cachaça e sexo... Por mim acabava com esse desperdício de vez e fechava todas as Bibliotecas públicas.

Me desculpe, mas compreenda que sou novo no fórum e não conheço as pessoas, por isso pergunto: você está falando sério ou está sendo irônico? Porque não acredito que alguém politizado (e sua assinatura me leva a pensar que você é - ou deveria ser) pense da maneira como você escreveu. Ou sua assinatura também é uma ironia?

Obrigado,
RV

Caro erreve,

- Vai acostumando...

- Prá essa turma bibliotecas são como vendinhas de esquina, se faltar freguês é só fechar e queimar os livros no melhor estilo santa inquisição e revolucionários chineses e malucos nazistas, hehehe.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Também acho. Acho que deveriam fechar o congresso também, já que é pouco freqüentado. Escolas também...Praças então...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

erreve escreveu:

Obrigado,
RV

Liga não, cara. Esse pessoal é assim mesmo. Você nunca vai saber quando eles estão falando sério ou sendo irônicos.
Mas uma coisa você pode ter certeza: Eles são sérios em suas ironias; ou irônicos nas coisas sérias. ou....Ah, você já entendeu, né??
Prazer em ter você em nossa comunidade.
Felicidades.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Nooossa...o sudeste não é um negócio assim desenvolvido, com muita cultura e grana, onde bibliotecas, museus e demais locais tidos no mundo civilizado aumentam de tamanho, acervo e infraestrutura o tempo todo, com apoio dos governos, população e iniciativa privada?

Pensei que era...

Se não tem público e nem quem esteja interessado em investir, fecha tudo .

Que governo SP tem ein? O nosso não faz quase nada, mas também não destrói.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Nooossa...o sudeste não é um negócio assim desenvolvido, com muita cultura e grana, onde bibliotecas, museus e demais locais tidos no mundo civilizado aumentam de tamanho, acervo e infraestrutura o tempo todo, com apoio dos governos, população e iniciativa privada?

Pensei que era...

É um favor que Kassab faz. Meu bolso agradece a quantidade de dinheiro público indo para o ralo sem ter serventia...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Nooossa...o sudeste não é um negócio assim desenvolvido, com muita cultura e grana, onde bibliotecas, museus e demais locais tidos no mundo civilizado aumentam de tamanho, acervo e infraestrutura o tempo todo, com apoio dos governos, população e iniciativa privada?

Pensei que era...

É um favor que Kassab faz. Meu bolso agradece a quantidade de dinheiro público indo para o ralo sem ter serventia...

Eu sei. Mas não seria mais conveniente fazer o contrário? "Gastar" no incremento à cultura?

Você sabe o quanto eu abomino gastos públicos. Mas é como eu disse: neste passo, não vamos a lugar algum, e não há qualidade de vida ou desenvolvimento algum sem cultura. Mas este fenômeno mostra que o povo realmente não tem interesse em melhorar, só quer encher o saco e viver de "programas". Veja bem, reclamam que os ricos podem ter acesso à informação, mas quando a informação está ao lado deles, pode ser de graça, que preferem passar reto, ou gastar em outras coiusas ( que já sabemos de cor e salteado o que são).

Aquelas edições de pocket books de filósofos e outros autores custam tipo 5 reais ( até menos) e estão disponíveis em todas as farmácias e lojas de conveniência ( sem contar as livrarias). Já viu quem compra? Pobre é que não é. E se você der de graça ou pagar para eles lerem, piorou. O brinquedo é reclamar.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Johnny escreveu:Eu sei. Mas não seria mais conveniente fazer o contrário? "Gastar" no incremento à cultura?

Que cultura? Carnaval? Futebol? Forró? Samba? Novelas? Era preferível o governo fechar a Globo e Record e subsidiar TV paga com direito a Discovery e National Geographics. Tem que fechar tudo mesmo!

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:
Johnny escreveu:Eu sei. Mas não seria mais conveniente fazer o contrário? "Gastar" no incremento à cultura?

Que cultura? Carnaval? Futebol? Forró? Samba? Novelas? Era preferível o governo fechar a Globo e Record e subsidiar TV paga com direito a Discovery e National Geographics. Tem que fechar tudo mesmo!

Justamente. Perfeito. Estou falando da contradição toda: querem, mas não usam, o governo até gasta ( desvia a metade e mente pra burro, mas vá lá), mas o povo destrói ou despreza! Não sei por que reclamam tanto! E porque ao mesmo tempo se gabam de tanto desenvolvimento no sudeste! É tudo paradoxal! Tudo loucura!

Danem-se com socialização e inclusões de todas as formas. Dane-se a prepotência mentirosa! Vai ver se funkeiro quer ver Nat Geo !

Vou mais é cuidar da minha vida.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Ok,o Johny Bravo tem até alguma razão. Prá que gastar com cultura se o povo não está nem aí?

Mas é aí que está o perigo. O povo, depois de alguns anos na democracia se acomodaram e ficaram preguiçosos mesmos. Somente alguns poucos tem o interesse na cultura.

O que poderia ser feito? Bem, antes de se fazer algo drástico como fechar um bem patronial, o prefeita (coloquei o "a" de propósito) poderia tentar, primeiro, incrementar a procura; patrocionar atos culturais como peças de teatro, canto, etc.

Por que muitas pessoas não se interessam? Primeiro, porque algumas nem sabem da existência de algumas casas de cultura, biblioteca ou oficinas culturais. Quando elas conhecem a sua programação e esta é atraente para ela, o centro cultural sempre fica cheio.

Algumas pessoas gostam e se interessam, mas se elas não forem estimuladas, pra que sair de casa?

A propósito: PSDB / DEM sempre foram contra a cultura. Visto o corte de verba para as casas de cultura e o fim de programação cultural nos CÉUs inauguradas pela Marta Suplichic.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

A primeira vez que fui a um teatro foi em um programa de popularização do teatro em Campinas. Apesar de nada ter a ver com peças (foi um show do Dicró, Amelinha, Bezerra da Silva) achei legal pois foi uma "mina" que convidou. Depois até fui ver a jovem sinfônica belga e achei muito legal. Depois disso vieram outros governos. Mas realmente, nunca vi tanta falta de estímulo quanto do PSDB-FHC. "Mas o importante é que pagam impostos, dão lucro e geram empregos..." :emoticon12:

Pô Lucifer! Bem lembrado. Taí uma época que eu tinha esquecido e que foi muito boa para mim. Nem vou mais pular da ponte...

Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

Lúcifer escreveu:A propósito: PSDB / DEM sempre foram contra a cultura. Visto o corte de verba para as casas de cultura e o fim de programação cultural nos CÉUs inauguradas pela Marta Suplichic.

"Contra a cultura" ou contra o gasto desenfreado de dinheiro PÚBLICO?

Apo

Mensagem por Apo »

Dicró, Amelinha, Bezerra da Silva

Ai...

Quem ser Dicró? :emoticon26:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Procedure escreveu:
Lúcifer escreveu:A propósito: PSDB / DEM sempre foram contra a cultura. Visto o corte de verba para as casas de cultura e o fim de programação cultural nos CÉUs inauguradas pela Marta Suplichic.

"Contra a cultura" ou contra o gasto desenfreado de dinheiro PÚBLICO?

Contra a cultura mesmo. Se eles não gastam com a cultura, sobra mais para ir para os bolsos deles.

Exemplo: Não gosto do PT mas reconheço certas obras assim como reconheço algo que o PSDB /DEM (mesmo que remotamente) façam de certo. No temo da Marta como prefeita, ela estimulou a cultura, principalmente na zona leste. Entrou o Serra, cortou a verba, que já era pouca para mais da metade.
É mais ou menos assim De cem reais, 25 ia para a cultura. Chegou o Serra, a cultura começou a receber mais ou menos 6 reais. Como se pode ter estímula na cultura se nem o governo o considera importante?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Dicró, Amelinha, Bezerra da Silva

Ai...

Quem ser Dicró? :emoticon26:

Praia de Ramos
Dicró

Composição: Ivany Miranda, Oswaldo Melo

Domingo de sol
Adivinha pra onde nos vamos
Aluguei um caminhão
Vou levar a familia na praia de Ramos

Minha sogra aquela besta
Cismou de me acompanhar
Levou sabonete e henê
Só para me envergonhar
Minha nega toda prosa
Num maior samba-canção
E meu filho Joazinho, jogou um siri no meu calção

Domingo de sol

Domingo de sol
Aluguei um caminhão

Domingo de sol

Domingo de sol
Aluguei um caminhão

De repente um reboliço
Era minha sogra se a fogando
Eu pulava de alegria
Meu sonho estava se realizando
Mas tudo que é bom dura pouco
Um salva vidas
Tremendo negão
Trouxe a velha nos braços
Mas na onda perdeu o calção
que confusão
Que confusão, lê lê
que confusão
Todo mundo achava enorme a coragem do negão...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Bacana. :emoticon45:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Cara, não conheço o ritmo da música desse cara, mas a letra é divertida. gostei. :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

RicardoVitor

erreve escreveu:

Obrigado,
RV

Não estou sendo irônico e não sou politizado de forma alguma.

De nada,
RV

RicardoVitor

waldon escreveu:Também concordo, ninguém tava indo, fecha, oras.

Pois é, mas os iluminados ainda insistem (mesmo depois de décadas de tentativas e fracassos) que é possível enfiar conhecimento e cultura goela abaixo do povão. Pra estes, bastaria criar milhares de Bibliotecas, Escolas e Universidades públicas que, de alguma forma mágica, todos iriam se interessar em se tornar "cultos" como eles. Não admitem o fato da maioria ignorar por completo o que eles chamam de "elevado", "sublime". A maior tolice destes é considerar que todos nascem com capacidades intelectuais iguais. Resultado: Dinheiro suado dos outros jogado NO LIXO.

Trancado