Microsoft abrirá código de seus softwares

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por aknatom »

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2498664-EI238,00.html


Microsoft abrirá código de seus softwares

O gigante informático Microsoft anunciou hoje que abrirá o código de seus softwares e dará livre acesso a seus produtos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de programas independentes.

Com esta nova estratégia, a empresa segue os passos do site de busca Google, que teve grande sucesso ao incentivar os programadores a desenvolver programas para seus próprios aplicativos.

A Microsoft disse que propôs iniciar quatro princípios: "assegurar os códigos abertos, promover a portabilidade de dados, aumentar o apoio para os padrões industriais e buscar um compromisso mais aberto com clientes e indústria, incluindo as comunidades de código aberto".

Os princípios serão aplicados ao sistema operacional Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint 2007, assim como as versões futuras destes programas.

A Microsoft tornará pública a informação técnica necessária em seu site e os programadores de software não precisarão pagar licenças nem outras taxas para ter acesso a ela.

"Estes passos representam um avanço importante e uma mudança significativa em como compartilhamos informação sobre produtos e tecnologias", disse o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer.

"Durante os últimos 33 anos compartilhamos muita informação com centenas de milhares de parceiros no mundo todo e ajudamos a construir a indústria, mas o anúncio de hoje representa uma expansão importante rumo a uma transparência ainda maior", acrescentou.

Hoje, a Comissão Européia (CE) disse que "tomou nota" do anúncio da Microsoft. Em comunicado, o Executivo da União Européia (UE) disse que avalia "qualquer avanço" que contribua à compatibilidade entre os produtos dos diferentes fabricantes, mas lembrou que a Microsoft já fez anúncios semelhantes no passado.


-------------------------------

Legal, agora o Office vai funcionar redondinho no WINE... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o Wine vai funcionar redondinho com o resto, já que vão abrir a API do Windows... maravilhoso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por Johnny »

aknatom escreveu:Legal, agora o Office vai funcionar redondinho no WINE... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o Wine vai funcionar redondinho com o resto, já que vão abrir a API do Windows... maravilhoso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Pra que raios eu vou querer rodar emuladamente um aplicativo Windows no Linux? Que frescura...

Bota dual boot e pronto...

Estou ancioso pelo XP SP3...Dizem que só o beta já melhorou muita coisa...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por aknatom »

Johnny escreveu:
aknatom escreveu:Legal, agora o Office vai funcionar redondinho no WINE... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o Wine vai funcionar redondinho com o resto, já que vão abrir a API do Windows... maravilhoso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Pra que raios eu vou querer rodar emuladamente um aplicativo Windows no Linux? Que frescura...

Bota dual boot e pronto...

Estou ancioso pelo XP SP3...Dizem que só o beta já melhorou muita coisa...



Só pra explicar, WINE significa "Wine Is Not Emulator".
WINE não é um emulador, é um sistema que coloca as funcionalidades das bibliotecas do Windows acessíveis no Linux. Tipo assim... se no windows pra abrir uma janela vc chama a função abrir de uma biblioteca janelas, ele faz com que esse comando Janelas.Abrir() se refira a uma chamada na função open de uma biblioteca gnomejanelas, GnomeJanelas.Open(), ficando assim:
Janelas.Abrir(GnomeJanelas.Open()).
Isso não é emulação, é totalmente diferente de emulação.

OBS: o exemplo acima é só um exemplo, nem imagino os comandos certos.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por Johnny »

aknatom escreveu:
Johnny escreveu:
aknatom escreveu:Legal, agora o Office vai funcionar redondinho no WINE... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o Wine vai funcionar redondinho com o resto, já que vão abrir a API do Windows... maravilhoso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Pra que raios eu vou querer rodar emuladamente um aplicativo Windows no Linux? Que frescura...

Bota dual boot e pronto...

Estou ancioso pelo XP SP3...Dizem que só o beta já melhorou muita coisa...



Só pra explicar, WINE significa "Wine Is Not Emulator".
WINE não é um emulador, é um sistema que coloca as funcionalidades das bibliotecas do Windows acessíveis no Linux. Tipo assim... se no windows pra abrir uma janela vc chama a função abrir de uma biblioteca janelas, ele faz com que esse comando Janelas.Abrir() se refira a uma chamada na função open de uma biblioteca gnomejanelas, GnomeJanelas.Open(), ficando assim:
Janelas.Abrir(GnomeJanelas.Open()).
Isso não é emulação, é totalmente diferente de emulação.

OBS: o exemplo acima é só um exemplo, nem imagino os comandos certos.

Mas o MS Office é para Windows e usa as bibliotecas e executáveis e funções do MS Windows. Logo alguém tem que emular alguma coisa. Se não não precisaria ter dual boot. Bastaria instalar Linux e rodar o Windows direto, nativo (estou chutando...).
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por against »

A Microsoft tornará pública a informação técnica necessária em seu site e os programadores de software não precisarão pagar licenças nem outras taxas para ter acesso a ela.



Eu tenho acesso a essa área da Microsoft (MSDN)... Posso baixar qualquer software deles gratuitamente, incluindo o Windows. Só por isso eu tenho Windows - o meu é original e gratuito. Lero Lero !

Mas essa notícia é séria?
Cara, apesar de ser um grande admirador de software livre e opensource, não quero que a Microsoft abra a fonte dos seus softwares não!!!

Os programas dela são tão mal feitos que devem achar vulnerabilidades gravissímas olhando o código fonte! Tenho medo só de pensar no caos que será.

obs. não sou um retardado viciado em linux também.
What are you looking for?

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por against »

Johnny escreveu:
aknatom escreveu:Legal, agora o Office vai funcionar redondinho no WINE... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o Wine vai funcionar redondinho com o resto, já que vão abrir a API do Windows... maravilhoso... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Pra que raios eu vou querer rodar emuladamente um aplicativo Windows no Linux? Que frescura...

Bota dual boot e pronto...

Estou ancioso pelo XP SP3...Dizem que só o beta já melhorou muita coisa...



Dependendo do que eles liberaram dará pra rodar .EXE diretamente do Linux!!!! Sem emular, rodar nativamente. :emoticon22: :emoticon12: !!!
What are you looking for?

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por Ilovefoxes »

against escreveu:Os programas dela são tão mal feitos que devem achar vulnerabilidades gravissímas olhando o código fonte! Tenho medo só de pensar no caos que será.
É.

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Microsoft abrirá código de seus softwares

Mensagem por Fenrir »

Ilovefoxes escreveu:
against escreveu:Os programas dela são tão mal feitos que devem achar vulnerabilidades gravissímas olhando o código fonte! Tenho medo só de pensar no caos que será.
É.


Que nada! Vai dar é trabalho para os escova-bits. E eles gostam disso.
Como dizia um colega meu: bug não é ruim, é bom porque gera emprego.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Trancado