A Nasa (Agência Espacial Americana) apresentou oficialmente hoje a equipe que estará na 13ª expedição da ISS, que viajará em órbita terrestre a partir de março. O paulista Marcos Pontes, 42 anos e mestre em engenharia e piloto da Força Aérea Brasileira, é convidado especial da missão e tripulará a nave espacial "Soyuz". "O mais importante para mim é levar a bandeira do Brasil pela primeira vez ao espaço. Vou representar cada brasileiro lá", afirmou.
A nave chegará à ISS ainda com o comandante da expedição, o cosmonauta russo Pavel Vinogradov, e o engenheiro de vôos americano Jeff Williams. Ambos passarão seis meses na estação; já Pontes ficará no espaço por oito dias, conduzindo pesquisas.
Perguntados sobre os objetivos da missão, o americano Jeff Williams afirmou que a experiência servirá também para experimentar novos aparelhos. Ele afirmou, entretanto, que o tempo que eles permanecerão no espaço não será curto.
Já Vinogradov afirmou que um dos principais objetivos de estudo da missão é fazer com que seja criado um sistema de geração de oxigênio. "Mas nós seremos cientistas e há diversas coisas que poderão ser feitas e experimentadas", afirmou.
Williams disse que a escolha de três pessoas ocorreu para que todos tenham tarefas específicas e individuais durante a missão, "cada um com suas tarefas", disse.
Topo do iceberg
"Eu vejo o vôo como o topo do iceberg, porque uma série de avanços já foram elaborados e atingidos nos últimos anos no Brasil em termos de tecnologia. Com isso, estamos olhando para as pessoas jovens que se interessam pela área. É uma maneira de motivar os mais jovens e com isso eles poderão olhar para isso e trabalhar futuramente", disse Pontes.
"Se você me perguntasse há alguns anos atrás sobre este programa, eu duvidaria que aconteceria. Então, nós poderemos ter exploração espacial no futuro. Por que não?", disse Pontes.
Os esforços no momento são para habilitar o brasileiro como rádio amador antes que ele parta para a expedição para que ele possa contatar com a Terra. Pontes tem o retorno previsto para abril deste ano, juntamente com McArthur e Tokarev, que estão na Estação Internacional desde outubro de 2005.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 04,00.html