Governo agora planeja privatizar a Infraero

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RicardoVitor
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Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por RicardoVitor »

Governo agora planeja privatizar a Infraero

Cristiano Romero
28/02/2008

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Encarregado pelo governo de elaborar um plano para a Infraero, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda a privatização da estatal, que administra 67 aeroportos no país. O plano inicial era abrir o capital da empresa e vender 49% das ações ordinárias, mantendo-se o controle nas mãos da União. A estratégia mudou porque o banco e o governo foram informados de que a manutenção do controle estatal desestimularia a atração de investidores privados, inviabilizando a reestruturação da empresa.


Numa reunião recente, em Brasília, com a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, empresários interessados em investir na Infraero explicaram que, dado o histórico de corrupção da companhia e a interferência política em sua administração, apenas a venda do controle despertaria o interesse do setor privado. Dilma, segundo apurou o Valor, teria, então, autorizado o BNDES a estudar a privatização da Infraero.


"É um negócio que pode render bilhões de dólares ao Tesouro", disse uma fonte do governo. A Infraero administra 67 aeroportos, 80 unidades de apoio à navegação e 32 terminais de logística de carga. Possui 26,5 mil funcionários, entre servidores de carreira e terceirizados. Dos 67 aeroportos, apenas dez - entre eles, os de Congonhas, Galeão, Guarulhos, Viracopos e Santos Dumont - são considerados lucrativos.


A reformulação da empresa terá três etapas: a reestruturação, a abertura de capital e a venda de 51% das ações. O BNDES, que conduzirá todo o processo, já procura, segundo informou um assessor graduado do governo, "um novo CEO" (sigla em inglês para presidente executivo de uma empresa) para a Infraero. O executivo, que substituirá o atual presidente da empresa, Sérgio Gaudenzi, tocará o processo de reestruturação.


O governo terá que superar obstáculos técnicos e políticos para levar adiante o plano de privatização da Infraero. Embora a estatal tenha uma estrutura grande, os aeroportos pertencem à União, portanto, não integram seu patrimônio. Como apenas 15% da operação da empresa hoje é rentável, o BNDES terá que estudar uma fórmula que assegure a lucratividade e, ao mesmo tempo, garanta o funcionamento e os investimentos nos aeroportos não-lucrativos.


Um modelo já mencionado, nas primeiras reuniões sobre o assunto, vem de fora, especialmente dos Estados Unidos e de países asiáticos. Lá, as receitas obtidas com o funcionamento de shopping centers chegam a responder por 70% do total arrecadado pelos aeroportos. Uma parte dessa experiência foi adotada durante o governo Fernando Henrique Cardoso, na gestão de Fernando Perrone à frente da Infraero. As receitas dos aeroportos onde isso foi feito aumentaram, mas, segundo os críticos, a empresa teria relegado a segundo plano, por exemplo, os investimentos em segurança e duplicação de pistas de pouso.


No plano político, o desafio será superar a resistência do PT, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dos representantes das centrais sindicais que hoje têm cargos no governo. Há ainda a oposição de setores das Forças Armadas, contrários à privatização, e de partidos da coalizão governista, interessados em deter cargos na estatal. A reestruturação da empresa envolverá, como já deixou claro o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o enxugamento do quadro de pessoal.


Há resistência, à venda do controle da Infraero, em outros setores do governo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defende a manutenção do controle nas mãos da União, que venderia apenas 49% das ações. Um assessor direto do presidente Lula também acha que esse modelo seria o mais viável do ponto de vista político.


"Seria um processo semelhante ao ocorrido na Petrobras, onde o capital é aberto, ações são vendidas no mercado, mas o governo continua majoritário e mantendo o controle", explicou o auxiliar. O BNDES trabalha pela privatização. Acha que a melhor solução de saneamento e de fortalecimento da Infraero passa pelo mercado de capitais. Empresários ouvidos pelo governo são favoráveis a um modelo de concessão.


Mesmo com uma possível privatização, o modelo em estudo pelo BNDES faria o governo manter sua influência nos destinos da Infraero. Para isso, deverá criar uma "golden share", uma ação especial que lhe permitirá vetar algumas decisões, como a venda do controle para grupos estrangeiros. O mesmo mecanismo foi utilizado na privatização da Embraer e da Companhia Vale do Rio Doce.

Fonte: Valor Econômico
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Apo »

Vende 51%.
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RicardoVitor
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por RicardoVitor »

Divergência entre ministros provoca recuo em plano de privatizar Infraero

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Cristiano Romero
29/02/2008

Divergências internas fizeram o governo recuar do plano de privatizar a Infraero. A venda do controle acionário da empresa, conformou informou ontem o Valor, vinha sendo estudada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas esbarra na resistência de setores do governo contrários à desestatização. Ontem, fontes oficiais informaram que a proposta de privatização foi "superada" no BNDES.


Desde o início das discussões sobre a reestruturação da Infraero, o plano do governo era abrir o capital da companhia, vender 49% das ações e manter o controle acionário nas mãos da União. Numa primeira avaliação dessa possibilidade, o BNDES consultou representantes do setor privado e constatou que investidores não têm interesse em investir numa empresa controlada pelo governo. Por causa disso, o banco passou a analisar a possibilidade de abertura do capital e posterior venda do controle (51% das ações com direito a voto).


O BNDES, segundo informaram ao Valor fontes graduadas envolvidas nas negociações, teria recebido autorização da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para estudar a privatização. Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é contrário à venda do controle, telefonou para Dilma e cobrou uma posição sobre o assunto. Pouco tempo depois da conversa dos dois, o BNDES soltou nota oficial desmentindo que estivesse estudando a privatização.


Na nota, o presidente do banco, Luciano Coutinho, declarou que o BNDES, a pedido do governo, "estuda a abertura do capital da Infraero, mantendo o Estado como acionista majoritário e o controle público sobre a companhia". Segundo ele, o objetivo é profissionalizar a gestão da estatal e abrir seu capital no Nível 2 da Bovespa (o mais exigente em termos de governança corporativa). Coutinho classificou de "especulações" as informações de que o banco estaria preparando a venda do controle da estatal.


No mesmo dia do desmentido do BNDES, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, a quem o banco está vinculado, defendeu a venda da Infraero. "Pessoalmente, como ministro, defendo que a Infraero seja totalmente privatizada", declarou o ministro em São Paulo. Ele explicou que, com o dinheiro da privatização, o governo poderia reformar pistas de pouso de aeroportos administrados pela Infraero. "A situação dos aeroportos (com a privatização) seria melhor do que a de hoje."


A presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, também defende a privatização da Infraero. Em reuniões internas no governo, ela sugeriu que a melhoria dos aeroportos só será obtida com a desestatização. Segundo um ministro que participou dessas reuniões, em todas as ocasiões a posição foi rejeitada por outros integrantes do governo.


"Já tivemos que dar um 'chega-pra-lá' também no governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que propôs a privatização do Galeão", informou o ministro. No Ministério da Fazenda, apesar da oposição de Mantega à privatização, assessores propuseram que o governo adotasse um regime de concessões na administração dos aeroportos, mesma proposta defendida por empresários junto ao BNDES.


A oposição de setores do governo à venda da Infraero tem razões políticas. Por motivos ideológicos, o PT é contra as privatizações, bem como os representantes de centrais sindicais com cargos em Brasília. Por causa disso, desde seu primeiro mandato, o governo Lula não privatizou, por decisão própria, uma empresa sequer - a única desestatização ocorrida nos últimos cinco anos foi a do Banco do Estado do Ceará, preparada pelo governo anterior. Outros dois bancos estaduais estatais remanescentes (Piauí e Santa Catarina) serão incorporados pelo também estatal Banco do Brasil. Na avaliação de assessores do presidente, uma das razões de Lula ter sido eleito em 2002 e reeleito em 2006 é o seu compromisso de não privatizar.


Para o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, a privatização é "complicada", porque a empresa tem que atender "ao conjunto dos aeroportos do país". Dos 67 aeroportos administrados pela estatal, de 10 a 12 são lucrativos. Os demais, disse, são deficitários e precisam de investimentos públicos. Ressaltou, porém, que a abertura de capital, preservando o controle acionário da Infraero com a União, é uma necessidade. (Colaborou Daniel Rittner, com agências noticiosas)

Fonte: Valor Econômico
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RicardoVitor
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por RicardoVitor »

Gostaria de saber dos socialistas-"democratas" do forum o que eles acham de tal privatização.
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RicardoVitor
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por RicardoVitor »

RicardoVitor escreveu:Gostaria de saber dos socialistas-"democratas" do forum o que eles acham de tal privatização.
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Johnny
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Johnny »

Ricardo Vitor escreveu:"É um negócio que pode render bilhões de dólares ao Tesouro"...


Mais dinheiro para os petralhas distribuirem entre suas gangues...

Pena que estes BILHÕES DE DÓLARES nunca cheguem em forma de benefício para os contribuintes...
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Ricardo Vitor escreveu:"É um negócio que pode render bilhões de dólares ao Tesouro"...


Mais dinheiro para os petralhas distribuirem entre suas gangues...

Pena que estes BILHÕES DE DÓLARES nunca cheguem em forma de benefício para os contribuintes...

Como eu já disse, na época do FHC a folha de pagamento do Estado era de 100 bilhões anuais. De lá para cá só fez crescer, o que significa que não sobrará nada, de qualquer forma.

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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:
Ricardo Vitor escreveu:"É um negócio que pode render bilhões de dólares ao Tesouro"...


Mais dinheiro para os petralhas distribuirem entre suas gangues...

Pena que estes BILHÕES DE DÓLARES nunca cheguem em forma de benefício para os contribuintes...

Como eu já disse, na época do FHC a folha de pagamento do Estado era de 100 bilhões anuais. De lá para cá só fez crescer, o que significa que não sobrará nada, de qualquer forma.

Claro. Hoje a petrobrás vale 400 Bilhões. Privatizá-la valeria ao PSDB muito e depois não sobraria nada, como foi feito com a Vale. O PSDB justifica sua INCOPETÊNCIA ADMINISTRATIVA na privatização ou seja, NÂO TENHO COMPETÊNCIA, PRIVATIZO!....Simples assim.

Agora, as centenas de denúncias de incopetência administrativa quanto às licitações, obviamente ficarão por conta dos anginhos alados do afeganistão.

Trocaram alhos por bugalhos...

Para resumir: Jóia! :emoticon45:
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Apo »

AnJinhos. :emoticon16:
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Johnny »

Valeu APO mas desta vez foi mais a pressa que qualquer coisa afinal, não existem angos...
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Claro. Hoje a petrobrás vale 400 Bilhões. Privatizá-la valeria ao PSDB muito e depois não sobraria nada, como foi feito com a Vale. O PSDB justifica sua INCOPETÊNCIA ADMINISTRATIVA na privatização ou seja, NÂO TENHO COMPETÊNCIA, PRIVATIZO!....Simples assim.

Não sobraria nada nas mãos do governo para servir para negociatas e toma-lá-dá-cá.
Mas a Petrobrás continuaria a gerar impostos e divisas e dar empregos. Ela não desapareceria.
E se tornaria mais eficiente, sem milhares de parasitas com mordomias e chefes sem competência que são nomeados apenas para atender a alguma reinvindicação de algum partido (o Alan Kardec, por exemplo).

Sim, concordo, o governo em geral não tem competência para gerir empresas. Seu papel é fiscalizar as empresas e fazer aquilo que ninguém quer fazer, mas que é necessário para que o país funcione.

Por que será que a Vale privatizada dá mais lucro que a Petrobras, mesmo com o barril em torno de 100 dólares, enquanto é preciso encher um navio de minério para ter algum lucro?
Johnny escreveu:Agora, as centenas de denúncias de incopetência administrativa quanto às licitações, obviamente ficarão por conta dos anginhos alados do afeganistão.

Trocaram alhos por bugalhos...

Para resumir: Jóia! :emoticon45:

Por que o Lula não investiga essas tais denúncias? De que ele tem medo?

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RicardoVitor
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Re: Governo agora planeja privatizar a Infraero

Mensagem por RicardoVitor »

Por que será que a Vale privatizada dá mais lucro que a Petrobras, mesmo com o barril em torno de 100 dólares, enquanto é preciso encher um navio de minério para ter algum lucro?


Pois é... Maldito "néuliberalismo"!
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