Deusas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Deusas

Mensagem por Apo »

Deusa viva nepalesa se 'aposenta' aos 11 anos

Charles Haviland
Da BBC News em Katmandu


Imagem

- Sajani era uma das três mais reverenciadas Kumaris do Nepal

Uma menina reverenciada no Nepal como uma deusa viva decidiu se ‘aposentar’ mais cedo e deixar sua condição religiosa.
Sajani Shakya, de 11 anos, é uma das três mais reverenciadas deusas vivas, ou Kumaris.

No ano passado ela já havia sido alvo do noticiário internacional quando teve seu título ameaçado por conta de uma viagem aos Estados Unidos.

Sajani Shakya era a Kumari da cidade de Bhaktapur desde que tinha dois anos.

Tradição única

Por séculos, as três maiores cidades do vale de Katmandu e algumas cidades menores mantêm uma tradição única pela qual uma menina é escolhida na infância para ser uma Kumari.

Para se tornar uma deusa viva, ela precisa passar por testes rituais e precisa ter 32 atributos físicos de beleza.

Ela passa então a viver em uma casa especial e a ser reverenciada tanto por budistas quanto por hindus, inclusive pelo rei do Nepal, até que chegue sua primeira menstruação – o que a tornaria humana.

Em julho do ano passado, alguns altos sacerdotes nepaleses, contrariados com uma viagem que Sajani fez aos Estados Unidos para promover um filme sobre Kumaris, chegaram a retirar seu título, mas ele foi logo dado de volta.

Casamento simbólico

O pai de Sajani disse à BBC que a sua decisão de deixar a condição de deusa viva não teve nenhuma relação com a polêmica do ano passado.

Ela tomou a decisão porque sua família queria que ela passasse por outro ritual religioso, um casamento simbólico, pelo qual a maioria das meninas de seu grupo étnico passam na infância.

A partir da manhã desta segunda-feira, uma elaborada busca começará pelas ruas e praças da cidade de Bhaktapur para encontrar uma nova deusa viva.

Durante sua visita aos Estados Unidos, no ano passado, Sajani lamentou que não seria tão bem tratada quando deixasse de ser uma deusa viva.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... rirw.shtml

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Transexual é reverenciado como deusa na Índia

Rajeev Khanna
De Becharaji (Índia)

Imagem


- Cooper diz ter sido diagnosticado com transtorno de gênero


Um transexual britânico vem se tornando o principal centro das atrações na cidade sagrada hindu Becharaji, no oeste da Índia.
Milhares de fiéis têm formado filas para receber a bênção de Stephen Louis Cooper, a quem acreditam ser um mensageiro de Bahuchar Mata, a deusa dos eunucos indianos.

Cooper, que diz ter sido diagnosticado com um transtorno de gênero, gosta de se vestir com um sari, a vestimenta tradicional das mulheres hindus, e prefere ser tratado como uma mulher.

Ele adotou o nome de Pema, que significa lótus, pelo qual é chamado pelos fiéis.

Energia

Cooper disse à BBC que trabalhava em Londres como ilustrador, fotógrafo e designer gráfico antes de viajar à Índia, após não conseguir uma vaga na Universidade de Oxford.

Ele contou ter sentido sua “energia se refletindo de maneira diferente” após ver um desenho de Bahuchar Mata numa loja. “Foi então que me contaram sobre este lugar e eu decidi visitar a Índia”, disse.

Cooper tem uma figura da deusa tatuada em seu braço esquerdo.

O complexo religioso de Becharaji é visitado por um grande número de eunucos de toda a Índia.


Masculinidade


- Fiéis vêm fazendo filas para serem abençoados por Cooper

Um dos responsáveis pelo templo, PC Raval, disse que há uma crença de que, ao visitar o local, os eunucos ganharão sua masculinidade na próxima vida.

Os eunucos são reverenciados e temidos em algumas partes da Índia, onde as pessoas acreditam que eles têm poderes especiais.

Cooper, que chegou a Becharaji há cerca de um mês, tem um visto de turista válido por seis meses, mas disse que gostaria de poder ficar no local pelo resto de sua vida.

"As pessoas aqui tem sido muito amáveis. Eles tocam meus pés e, quando eu toco suas cabeças eu sinto amor e alegria - pura e imaculada", comenta ele.

"Eu ficarei aqui enquanto me sentir bem-vinda. Talvez pelo resto da minha vida", disse.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... iarw.shtml
Imagem

Trancado