A Ética Espírita - Parte I

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Então deveriam ignorar Jesus. Ele só existe na Bíblia.

Não é o que afirma o ESE!

O que o ESE afirma foi tirado da Bíblia até prova em contrário.


Como disse anteriormente, o aspecto moral foi tirado da bíblia sim. É tudo quanto interessa a DE.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:Sim, e por isto a pena é proporcional ao grau evolutivo. Se alguém levar um empurrão e ao cair bater a cabeça numa pedra, você decretaria prisão a pedra?

Se não há retorno, em que momento essa pedra, em sua evolução, decidiu praticar o mal sabendo que era errado? Como ela pode decidir praticar o mal, sabendo que é errado, se não for má previamente?[/quote]

Ok, já entendi. A pedra é que está errada, não é isto? Claro, como não percebi antes. A pedra deveria ter se afastado. É um absurdo elas ficarem no meio do caminho das pessoas que eu empurro.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Fernando Silva »

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Sim, e por isto a pena é proporcional ao grau evolutivo. Se alguém levar um empurrão e ao cair bater a cabeça numa pedra, você decretaria prisão a pedra?

Se não há retorno, em que momento essa pedra, em sua evolução, decidiu praticar o mal sabendo que era errado? Como ela pode decidir praticar o mal, sabendo que é errado, se não for má previamente?

Ok, já entendi. A pedra é que está errada, não é isto? Claro, como não percebi antes. A pedra deveria ter se afastado. É um absurdo elas ficarem no meio do caminho das pessoas que eu empurro.

A criatura não sabia que era errado, portanto não poderia ser punida. A criatura começou a evoluir e aprender. A uma certa altura, decidiu fazer o mal. Agora ela pode ser punida, porque tem conhecimento de causa.

Pergunta: como uma criatura, com conhecimento de causa, decide fazer o mal? Essa decisão já é em si uma coisa ruim, portanto ela já era má antes de tomar a decisão. O que fez com que ela se tornasse má?
Foi criada má (e não tem culpa) ou sofreu uma regressão, se não era má anteriormente?

Pensando melhor, aceite minha desistência.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por aknatom »

Nossa, como sou feliz de não entrar no forum fim de semana.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Deise Garcia »

aknatom escreveu:Nossa, como sou feliz de não entrar no forum fim de semana.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Negativo!
Pergunta: Como você pode se sentir feliz por não entrar no fórum nos finais de semana se você os lê durante a semana? Essa decisão já é em sí uma coisa ruim, portanto não há como se sentir feliz apenas nos finais de semana. O que fez com que você tomasse essa decisão? Foi expontânea (para aproveitar melhor as folgas) ou sofre de masoquismo e aproveita os dias úteis para se torturar mais e descansa nos finais de semana?
Pensando melhor, aceito a desistência do Nandinho!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:É engraçado como os supostos pensadores que passam por aqui têm tanta dificuldade de sacar as limitações do livre-arbítrio... Em nossa condição humana ele É SEMPRE LIMITADO! E por ser limitado, concluem que então ele não existe!

Arbítrio limitado, culpabilidade limitada.


Sim, mas eu JÁ TINHA DITO ISSO. Somos culpados do que fazemos mais pelas nossas intenções do que pelos atos. Digamos então que um sacerdote de Baal ache correto que o bebê primogênito deva ser assado num braseiro em honra ao tal deus, conforme a teologia de sua religião, aceita pelo seu povo? Ele fez o que achava correto. Pois bem, à medida em que evolui espiritualmente durante as reencarnações sucessivas, ele vai se conscientizando de que tal coisa era errada e absurda (e inútil). A sua consciência o faz lembrar os seus atos e, atormentado por ela, decide que quer de alguma forma reparar o mal feito. Assim então ele procura compensar os espíritos que animaram aqueles primogênitos ou, se o remorso é maior, enfrentar uma situação semelhante.

É assim que a coisa funciona.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Seu Fernando, o problema é que nós temos o nosso mundo do jeito que está e não do jeito que gostaríamos que fosse. Tudo o que podemos fazer é INTERPRETAR esse mundo de uma forma lógica dentro de algum processo de causa e origem. Se o mundo está cheio de gente má, boa e mais ou menos, e temos todo um processo histórico de evolução de conhecimento humano, então é preciso alguma filosofia que nos explique isso.

Fernando Silva escreveu:Mesmo que seja uma ficção?

Como sabe que é uma ficção? E se for, qual é o problema? Essa é uma situação que angustia a humanidade desde a sua origem. Nunca houve povos sem religião, meu caro. Nem recorrendo aos argumentos mais lógicos e científicos, nem recorrendo à repressão pior que a de todas as inquisições somadas, os autoritários governos ateístas não conseguiram aboli-la. Essas tentativas criaram mais problemas do que soluções.

Botanico escreveu:Então você acha que Deus haver criado espíritos zero moral e conhecimento é um processo defeituoso? Então me dê um melhor, que de modo perfeito e irrespondível, explique o mundo de forma lógica, racional e justa. Acha mais sensato a explicação cristã, que diz que Deus criou o casal humano PERFEITO e este se tornou imperfeito por uma burrada induzida por Satã? Ué? Deus criou o Satã para bagunçar o coreto?

Fernando Silva escreveu:São duas ficções. Escolher uma ou outra é uma questão de gosto ou de bom senso, mas continuam sendo ficções.

Infelizmente a humanidade ainda as leva muito a sério, para desgosto dos ateístas da vida...

Botanico escreveu:Compare de novo com nossa vida: o bebê só pode sobreviver se alguém cuidar dele. A criança só sobrevive se alguém cuidar dela e ficar de olho para que não faça alguma besteira que lhe custe a vida. Em ambos os casos seu livre arbítrio deve ser bem limitado. Já o adolescente tem mais liberdade para decidir o que quer fazer, pois algumas escolhas já lhe são possíveis, mas ainda está sob certo grau de dependência. E finalmente o adulto teoricamente seria dono de si. Se fizer alguma besteira, o fez conscientemente do que fazia. Assim também é o espírito.

Fernando Silva escreveu:O ser humano não tem a opção de gerar crianças conscientes e maduras. Ele se vira do jeito que pode.
Deus tem. A opção é dele se os espíritos nascem burros e sujeitos a errar.

Como eu disse: só podemos tentar interpretar a REALIDADE. E a dita realidade nos faz ver, não precisa ser cético, nem espírita para isso, que os humanos têm os mais variados graus de inteligência e moral.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Botanico »

Fedidovisk escreveu:Oras... sabes muito bem o que estou a dizer... causa e efeito lembra-se ?!

Não.

O negócio não é estudar muito e sim estudar bem.


Fedidovisk escreveu:E o que chama estudar bem ? Ser tocado pelo "espírito santo"... afinal, não há erro, é o que está escrito e ponto, mas pelas poucas visitas que fiz, percebi que o espiritismo não exige um pouquinho de fé, mas muitaaaa fé!

Cada um tem em sua cabeça o espaço que lhe permite alocar mais ou menos capacidade de compreensão...


Fedidovisk escreveu:Então não venha dizer depois:


Você não sabe nada sobre espiritismo.

Quando você falar coisas que ou não tem nada a ver com o Espiritismo ou apresentar postulados que são distorções do que é ensinado no Espiritismo, então não me resta fazer nada a não ser dizer que você não sabe do que está falando e, conseqüentemente, não deve saber mesmo nada de Espiritismo. Certo?

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por aknatom »

Deise Garcia escreveu:
aknatom escreveu:Nossa, como sou feliz de não entrar no forum fim de semana.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Negativo!
Pergunta: Como você pode se sentir feliz por não entrar no fórum nos finais de semana se você os lê durante a semana? Essa decisão já é em sí uma coisa ruim, portanto não há como se sentir feliz apenas nos finais de semana. O que fez com que você tomasse essa decisão? Foi expontânea (para aproveitar melhor as folgas) ou sofre de masoquismo e aproveita os dias úteis para se torturar mais e descansa nos finais de semana?
Pensando melhor, aceito a desistência do Nandinho!


É que daí eu posso ler todas as merdas ditas apenas uma vez, geralmente no último post, e se quiser só deixo de ler e passo por cima, como geralmente faço com seus comentários.
Se eu acompanhasse como acompanho pela semana, seria mais como um diálogo, com troca de frases e citações. Consigo manter minha mente mais limpa de tanta besteira assim...
Vc sabe como é, só faz o invertido de mim... Graças a Deus!!! :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por Deise Garcia »

aknatom escreveu:
Deise Garcia escreveu:
aknatom escreveu:Nossa, como sou feliz de não entrar no forum fim de semana.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Negativo!
Pergunta: Como você pode se sentir feliz por não entrar no fórum nos finais de semana se você os lê durante a semana? Essa decisão já é em sí uma coisa ruim, portanto não há como se sentir feliz apenas nos finais de semana. O que fez com que você tomasse essa decisão? Foi expontânea (para aproveitar melhor as folgas) ou sofre de masoquismo e aproveita os dias úteis para se torturar mais e descansa nos finais de semana?
Pensando melhor, aceito a desistência do Nandinho!


É que daí eu posso ler todas as merdas ditas apenas uma vez, geralmente no último post, e se quiser só deixo de ler e passo por cima, como geralmente faço com seus comentários.

Entendi! Dessa vez você quebrou meu galho, não deixou de ler e passou por cima, como geralmente faz com meus posts. Aposto que agora sua rotina voltará ao normal.

Se eu acompanhasse como acompanho pela semana, seria mais como um diálogo, com troca de frases e citações. Consigo manter minha mente mais limpa de tanta besteira assim...

Huhummm, entendo! Dessa vez escapuliu!

Vc sabe como é, só faz o invertido de mim... Graças a Deus!!! :emoticon12:

Sei? Essa afirmativa é sua! Normalmente me interesso pelo post inicial que me chama a atenção. Não me lembro de qualquer momento que você tenha tido know-how para isto.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: A Ética Espírita - Parte I

Mensagem por aknatom »

Explicando a piada:

Aknatom: Interage durante a semana... faz um apanhado geral do fim de semana.
Deise Garcia: Interage no fim de semana... faz um apanhado geral da semana.

Se não é assim que vc faz... sem nenhum problema. Fique com deus.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado