Muito intercâmbio científico à vista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Muito intercâmbio científico à vista

Mensagem por Johnny »

Isso é muito bom para o Brasil
11/03/2008

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – O Ano Brasileiro-Britânico – planejado em 2006, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido, e lançado em 2007 – gerou seis memorandos de entendimento, uma declaração de intenções e um contrato comercial.

O balanço foi feito por John Beddington, conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do governo britânico, que participou na segunda-feira do Workshop sobre Bioenergia, na sede da FAPESP.

“Consideramos que a iniciativa foi um grande sucesso, com amplo interesse de pesquisadores e grande repercussão na mídia. Os acordos com maior potencial de trabalho foram os relativos a cooperações na área agrícola e na área de luz síncrotron”, disse Beddington à Agência FAPESP.

O memorando de entendimento com o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), por exemplo, prevê o envio de cientistas brasileiros para a realização de pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas no laboratório Diamond de Fontes de Luz, na Inglaterra.

Um dos acordos mais importantes, na opinião de Beddington, foi realizado com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Estabelecemos essa ligação importante com o Inpe, que está construindo um supercomputador para modelagem de mudanças climáticas, um dos focos centrais do nosso governo”, afirmou.

Segundo o professor do Colégio Imperial britânico, cujo cargo atual equivale ao de ministro da Ciência e Tecnologia no Brasil, as cooperações devem continuar, mesmo após o encerramento do Ano Brasileiro-Britânico, programado para esta semana, em Brasília.

“Uma das razões da minha visita é tentar levar em frente esse primeiro ano e dar continuidade às parcerias em várias áreas diferentes de trabalho. Em Brasília, vou visitar vários ministros para discutir a continuidade dessas colaborações”, afirmou o especialista em economia e biologia de recursos renováveis.

Diversas outras parcerias estão sendo negociadas, segundo Beddington. Uma delas prevê o estabelecimento de um acordo multilateral entre os conselhos de pesquisa do Reino Unido e organizações correlatas no Brasil.

“Deverá ser estabelecido também um comitê conjunto de ciências com o governo federal brasileiro. Está em curso o projeto do estabelecimento de um laboratório da Embrapa no Parque de Pesquisa de Norwich, por exemplo. Outro projeto é a implementação de missões conjuntas dos programas espaciais dos dois países”, disse.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado