E finalmente: STF suspende ação penal contra fraude

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

E finalmente: STF suspende ação penal contra fraude

Mensagem por Johnny »

da Folha Online

O ministro Eros Grau, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu liminar em habeas corpus para suspender a ação penal em tramitação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra o economista Marcelo de Oliveira Magalhães, investigado na Operação Jaleco Branco, da Polícia Federal. Magalhães é suspeito de integrar uma quadrilha que fraudava o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na Bahia.

O economista diz que foi notificado em 19 de fevereiro para apresentar defesa preliminar em 15 dias. Porém, argumenta que seu defensor não teve acesso às provas produzidas contra ele no processo. O advogado do economista afirma que essa negativa configuraria afronta ao princípio da ampla defesa.

Eros Grau considerou plausível a argumentação da defesa. "A negativa de acesso aos documentos juntados após a denúncia pode, em tese, prejudicar a elaboração da defesa preliminar".

Pela decisão, o processo contra o economista fica suspenso até o julgamento definitivo do habeas corpus.

Operação

A Operação Jaleco Branco foi desarticulada no dia 22 de novembro de 2007 com a apreensão de 18 veículos e a prisão do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) da Bahia, Antonio Honorato de Castro Neto, e mais 15 acusados de fraudes em licitações públicas no Estado. Honorato teve a prisão revogada três dias depois de prestar esclarecimentos à Justiça. Outros dois investigados conseguiram habeas corpus para acompanhar o processo em liberdade.

O esquema, de acordo com a PF, seria comandado por empresários dos setores de prestação de serviços de limpeza e segurança. Esses empresários, com a ajuda de servidores públicos, fraudavam licitações no Estado da Bahia, no município de Salvador e na Universidade Federal da Bahia.

As investigações da Polícia Federal revelaram que os fraudadores agiam de várias maneiras: superfaturamento de preço, formação de cartel e utilização de empresa de fachada. O grupo também se beneficiava de contratos emergenciais que continham vícios.

Em 10 anos, a quadrilha teria provocado um prejuízo de R$ 625 milhões aos cofres públicos, segundo cálculos da polícia. Para cumprir os mandados foram mobilizados 200 policiais federais. A operação contou com o apoio do Ministério Público Federal, INSS e Receita Federal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta é a justiça que toma conta de nosso país, com juizes da alta esfera em concubinato com ex-senadores e donos de empresas de televião e rádio e empresas que são exemplo para todos os brasileiros. Todos os brasileiros empregados devem sentir orgulho da nossa classe politica e elite que nos dão sempre bons exemplos de como se deve administrar o dinheiro público. E os desocupados vagabundos que roubam o povo com suas barracas de camelô espalhadas pelo BraZil, devem ser expurgados de nossa patria mãe de uma vez pr todas, assim como fizeram com os incréus feiticeiros, bruxos e parasitas que tanto imolaram a Santa Igreja.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado