Deus e evolução

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Deus e evolução

Mensagem por Aurelio Moraes »

Deus e Evolução

Copyright 1994-1998 por Warren Kurt VonRoeschlaub

Essa é uma coleção de questões frequentemente perguntadas e respondidas sobre a compatibilidade da crença na evolução e Deus do talk origins. Esse texto pressupõe que os leitores acreditam no Deus Judáico-Cristão, mas muitas respostas são geralmente suficientes para incluir a maioria das religiões. Não existe tentativa de provar ou desaprovar a existência de Deus, ou a validade de qualquer religião, pois esse não é o objetivo. Por favor contate-me em kv07@iastate.edu com qualquer questão ou sugestão.
1. Definições

Ciência
Um método de determinar como o universo funciona pelo uso do método científico.

Método Científico
O processo de propor uma hipótese e depois testar sua precisão através da coleta de dados de eventos que a hipotese prediz. Se as predições combinarem com os novos dados, a hipotese é apoiada. Geralmente a hipotese melhor apoiada é considerada correta.

Evolução
O fato em que a frequência da aparição de alelos em uma população de orgânismos mudar ao longo do tempo.

Alelo
As peças de DNA que causam uma caracteristica particulas, ex.: “olhos azuis”.

A Teoria da Evolução
Um número de teorias que explicam, com o melhor do conhecimento atual, por quais mecânismos a evolução ocorre.

A Teoria do descendente comum
A teoria de que todos as criaturas vivas na Terra compartilham um comum e remoto ancestral. Mais especificamente, dadas quaisquer duas criaturas vivas, existiu uma criatura que é ancestral de ambas.

Criacionismo
Uma das várias crenças que incorpora uma interpretação literal do Gênesis. Existem variações que permitem uma interpretação figurativa.

Criacionismo da Terra Jovem
Uma interpretação de Gênesis 1 na qual dias são tomados como eventos de 24 horas, e que por dizer que animais se reproduzem “de acordo com seus tipos” a evolução é excluida.

Criacionistas da Terra Velha
Uma interpretação de Gênesis 1 na qual dias são tomados com comprimentos figurativos de tempo, e as escalas de tempo dadas pelos geologos são geralmente corretas. Contudo, a criação especial do homem exclui a descendencia comum.

Evolução Teísta
Uma interpretação do Gênesis 1 na qual a linha da história é considerada como uma explicação do motivo e quem da criação, mas não o método exato. O propósito desse FAQ é mostrar que essa posição não é contraditória.
2. Evolução e Religião

Q1. A evolução não contradiz a religião?

Nem sempre. Certamente ela contradiz uma interpretação literal do primeiro capítulo do Gênesis, mas a evolução é um princípio científico, como a gravidae ou eletricidade. Para se testar cientificamente uma crença religiosa, a pessoa primeiro deve encontrar algum teste empírico que dê resultados diferentes dependendo se a crença é verdadeira ou falsa. Esses resultados devem ser preditos anteriormente, e não apontados depois dos fatos.

A maioria das crenças religiosas não funciona desse jeito. A religião normalmente presupõe um direcionamento inteligente atrás disso, e um ser inteligente nem sempre é preditível. Desde que os experimentos que julgam crenças religiosas não podem ter resultados preditíveis, e podem dar diferentes resultados sob a mesma circunstância, eles não estão abertos para inquisição científica. Santo Agostinho condenou isso em _O Significado Literal do Gênesis_.

Algumas crenças religiosas fazem predições. Essas predições podem ser testadas. Se uma crença religiosa falhar no teste, é o teste que contradiz a crença religiosa. A teoria que faz a predição correta não deveria ter nada a dizer sobre o problema. Isso não significa que cientístas algumas vezes não cometem erros dizendo que uma teoria contradiga algo.

Q2. A evolução não é uma religião?

A evolução é baseada no método científico. Existem testes que podem determinar se uma teoria está correta ou não da forma como ela é descrita, e esses testes podem ser feitos. Milhares de tais testes têm sido feitos, e a teoria atual tem passado em todos eles. Também, cientístas estão desejosos para alterar a teoria tão rápido quanto nova evidência for encontrada. Isso permite que as teorias tornem-se mais e mais precisas ao longo do progresso científico.

A maioria das religiões, por outro lado, estão baseadas nas revelações, que normalmente não podem ser objetivamente verificadas. Eles falam do motivo, mas não sobre a maneira. Também, crenças religiosas não estão sujeitas a mudanças tão facilmente quanto as crenças científicas. Finalmente, uma religião normalmente afirma com uma precisão exata, algo que cientístas sabem que podem nunca conseguir.

Algumas pessoas constroem crenças religiosas ao redor de princípios científicos, mas então são suas crenças que são a religião. Isso não torna o conhecimento científico uma religião assim como pintar um tijolo não o transforma em ouro.

Então a resposta é não, a evolução não é uma religião mais do que qualquer outra teoria científica.

Q3. A evolução contradiz o criacionismo?

Existem duas partes para o criacionismo. A evolução, especificamente a descendência comum, nos conta como a vida veio a ser o que é, mas isso não diz o motivo. Se a questão é se a evolução desaprova o tema principal do Gênesis, que Deus criou o mundo e a vida nele, a resposta é não. A evolução não pode dizer exatamente o motivo da descendencia comum ter escolhido o caminho que escolheu.

Se a questão é se a evolução contradiz a interpretação literal do primeiro capítulo do Gênesis como um acontecimento histórico exato, então ela faz isso. Isso é o principal, e na maior parte o único, ponto de conflito entre aqueles que acreditam em evolução e criacionistas.

Q4. Se a evolução for verdadeira, então toda a Bíblia está errada?

Primeiro, deixe-me repetir que tema principal do primeiro livro do Gênesis não pode ser cientificamente provado ou desaprovado. Nenhum teste foi encontrado que possa dizer a diferença entre um universo criado por Deus, e um que apareceu sem Ele. Somente certas interpretações do Gênesis podem ser desaprovadas.

Segundo, vamos virar a pergunta. E se eu te perguntasse “Se a história do filho pródigo realmente não aconteceu, então toda a Bíblia está errada?”. Lembre-se que a Bíblia é uma coleção de tanto contos como acontecimentos históricos. Por que uma parte é figurativa não torna toda a Bíblia assim. E mesmo se torna-se, a mensagem principal da Bíblia seria mantida.
3. Evolução e Deus

Q5. A evolução nega a existência de Deus?

Não. Veja a questão 1. Não existe razão para acreditar que Deus não tenha sido uma força direcionadora por trás da evolução. Enquanto isso não contradisser algumas interpretações específicas de Deus, especialmente aquelas que requerem uma interpretação literal de Gênesis 1, poucas pessoas têm essa visão estreita de Deus.

Existem muitas pessoas que acreditam na existência de Deus e na evolução. A descendência comum então descreve o processo usado por Deus. Até a descoberta de um teste para separar a sorte e Deus, essa interpretação é uma válida dentro da evolução.

Q6. Mas isso não é Deísmo, a crença que Deus organizou o universo em movimento e foi embora?

Enquanto isso pode ser Deísmo, a Bíblia fala mais de um Deus ativo, aquele que está frequentemente intervindo na Sua criação. Se a Bíblia representa tal Deus nos tempos históricos, não existe razão para assumir que Ele não estivesse ativo no universo antes. Uma mão direcionadora na evolução poderia existir, mesmo nos tempos antes dos humanos chegarem. Só porque as pessoas não estavam lá para observar isso não significa que não havia nada para ser observado.

Q7. Então se Deus direcionou a evolução, por quê não somente criar tudo de uma vez?

Principalmente porque toda a evidência sugere o contrário. Se Deus criou o universo repentinamente, ele criou-o em um estado que é indistinguivelmente da idade verdadeira. Se ele criou-o desta forma, deve haver uma razão, ao contrário, Deus é um mentiroso. Qualquer que seja a razão, um universo que é exatamente como é um universo velho deveria ser tratado como se fosse velho.

Q8. Negando o criacionismo, você não está negando o poder de Deus para criar?

Não. Porque Deus não criou o mundo em sete dias não significa que não poderia. O que aconteceu ou não aconteceu, não é uma indicação do que poderia ou não poderia ter acontecido. Todas as evidências sugerem que a evolução é a forma de como as coisa aconteceram. Independente do que poderia ter acontecido, a evidência ainda aponta para a evolução.
4. Evolução e Prova

Q9. De qualquer jeito, ninguém pode provar nada.

Exceto, é claro, na matemática. Contudo, a ciência não requer a prova absoluta, senão os livros texto de ciências estariam vazios. A ciência funciona pelo uso do método científico: explicações são encontradas e testes são feitos para dizer quais estão corretos. A evolução passou por milhares de testes, muitos dos quais separaram isso de teorias indistinguivelmente para não-biologos.

Poucas pessoas estão cientes, por exemplo, de que a hipotese original de Darwin predizia a existência de informação genética. Como dito antes, mesmo que a teoria não esteja correta em todos os detalhes, ela está muito próxima da verdade. As FAQs de Chris Colby dão uma imagem clara disso.

Q10. Teorias foram provadas erradas no passado, por quê não a evolução?

Quando Einstein porpôs a relatividade geral, ele revolucionou a física. A teoria substituiu a maioria das leis da física de Newton. A relatividade geral, contudo, ainda incorpora as leis de Newton. Isso é devido ao enorme número de observações e testes pelos quais as leis de Newton passaram, então qualquer teoria nova teria que passar por eles também.

Similarmente, se outra teoria substituir a evolução, a nova teoria deve, de alguma forma, explicar por que a teoria corrente passou em todos os testes. Então, qualquer teoria nova que substitua a evolução teria que explicar por que ela funciona tão bem. O criacionismo, então, não é uma substituição possível.

Q11. A evolução não promove o mal?

Mesmo que a evolução fizesse isso, isso não seria uma razão para ser assumida errada. A química é responsável por milhões de mortes todo ano, mas nós não rejeitamos suas descobertas por causa disso. Como as pessoas usam uma teoria não é julgamento da sua precisão.

Felizmente, não enfrentamos esse dilema. A evolução não diz o que é certo ou errado, mas meramente o que tem acontecido. Um relato histórico do saque de Roma não dia que o ato de saquear Roma é bom ou ruim, diz somente que isso aconteceu. Similarmente, a evolução não diz que as conclusões que as pessoas devem tomar dela sejam boas os ruins.

Enquanto muitas pessoas tem afirmado que a teoria da evolução apoia suas injustiças, nunca esqueça que muitas pessoas têm feito o mesmo com a Bíblia. A opinião de uma pessoa não deveria ser considerada como toda a verdade.

Q12. Então o que seria preciso para o criacionismo ser aceito cientificamente?

Leia as FAQs de Chris Colby para algumas evidências que precisam ser explicadas. Você também tem que propor um teste que daria diferentes resultados dependendo em se a criação ou evolução seja verdadeira. Mais importante, contudo, é a vontade de estar preparado para o resultado, mesmo que este desaprove o criacionismo.
Biociência.org
[/url]

dwfreitas
Mensagens: 145
Registrado em: 06 Jun 2010, 13:17
Gênero: Masculino

Re: Deus e evolução

Mensagem por dwfreitas »

E aqui está explicitado de forma clara o porque de religião e evolução serm coisas diferentes.
O universo é imenso e complexo, muito complexo. É ilógico crer que precise de algo mais complexo que o universo, sem que haja nenhuma evidência da existencia desse algo e que tenha se criado sozinho(deus), para criar o universo. [color=#80FF00]Daniel Willian de Freitas[/color]
[i][size=150][color=#FFBF00]

Imagem

Trancado