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VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 17:52
por docdeoz
Recebi o seguinte e-mail e achei interessante... Qual é a opinião de vocês?


E ENTÃO, VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O PREÇO DA GASOLINA? Óbvio que não! Até mesmo quem não possui veículo auto-motor se ressente dos preços exorbitantes praticados no Brasil, seja pelo valor do transporte coletivo ou de tudo que fomenta o custo de vida, eis que o “petróleo é a energia que movimenta a economia e o mundo”, portanto todos somos dependentes!

Realmente, se trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa. Ou vamos esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 o litro??!! Mas, se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover alguma ação lícita, inteligente e reforçado por um número maior de pessoas.


Existia uma campanha que não faz MUITO MAIS SENTIDO. A campanha: 'Não compre gasolina em um certo dia do mês ou da semana ' que foi popular em abril ou maio passado.

Na América do Norte as Companhias de petróleo se mataram de rir porque sabiam que os consumidores não continuariam 'prejudicando a si mesmos', ao se recusarem a comprar gasolina. Era mais uma inconveniência ao próprio consumidor, que um problema para eles.

MAS houve um brasileiro, muito criativo, que pensou nesta idéia relatada abaixo e propôs um plano que realmente funciona.

Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem maioria, controlam o mercado, e não os VENDEDORES.

Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!

O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz, na parte mais sensível do corpo humano: o Bolso. Será não comprando a gasolina deles!!!

Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, não podemos deixar de comprar gasolina. Mas nós podemos promover um impacto nos preços do combustível, se todos juntos agirmos para FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.

É assim que o mercado age.

Aqui está a idéia:

Para o próximo trimestre, não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR). Se ela tiver paralisada a venda da sua gasolina, estará inclinada, por via de única opção que terá, por conseqüência, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o mercado. Se ela fizer isso, as outras companhias terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente.

Isso é absolutamente certo e já vimos isso acontecer!

Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás. É realmente simples de se fazer!! É só escolher qualquer outro posto ao invés de um BR.

Mas não vá recuar agora... Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de pessoas!!

Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas.

Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas, a mais (30 x 10 = 300), e cada um enviar para pelo menos a mais dez pessoas, (300 x 10 = 3.000), e assim por diante, até que a mensagem alcance mais de TRÊS MILHÕES de consumidores!

Se esses três Milhões se entusiasmarem e passarem isto para 10 pessoas cada um, então terão sido contatados 30 milhões de pessoas. Novamente: tudo que você tem a fazer é enviar esta mensagem a 10 pessoas, e parar de comprar gasolina nestes postos BR. Isso é tudo!

Quanto tempo levaria a campanha?
Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas dentro de um dia, ao recebê-la, todas as presumíveis 30 MILHÕES de pessoas, poderiam ser contatados concebivelmente dentro dos próximos 8 dias!! Imaginável que, no primeiro momento, você não pensou que todos juntos teríamos tanto potencial para pressionar, não é mesmo? Agindo juntos poderemos fazer a diferença. Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.

PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA PRÁTICA, ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS!

ISTO REALMENTE FUNCIONA. VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!

O BRASIL CONTA COM VOCÊ!!!

OBS.: POR FIM, COMO SE EXPLICA QUE, EM NOSSO VIZINHO PARAGUAI, O PREÇO DA GASOLINA SEJA R$ 1,45 (UM REAL E QUARENTA E CINCO CENTAVOS) O LITRO, COM O DETALHE DE QUE LÁ NÃO HÁ POÇOS DE PETRÓLEO???

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 18:40
por Mucuna
Não querendo defender as pobres petrolíferas, mas tem outro email interessante:

Composição do preço gasolina (reais):

Gasolina (”A”) 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (20% misturado à gasolina) = R$ 0,24
Total = R$ 1,04 / Litro
+
CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64
Total de impostos (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08

Total (custo + imposto) = R$ 2,12
+
Lucro da distribuidora (Média por Litro) = R$ 0,08
Frete (Média por Litro) = R$ 0,02
Lucro do posto (Média por Litro) = R$ 0,25

FINALIZANDO:
Valor na bomba com impostos = R$ 2,47
Valor na bomba sem impostos = R$ 1,39

Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo
fica dividido assim:

Dono do carro (otário 01- Você, no caso.) Gasta: R$ 494,00
Dono do posto (otário 02) Ganha: R$ 50,00
Dono do caminhão (otário 03) Ganha: R$ 4,00
Petrobrás (gente que rala…) Ganha: R$ 16,00
GOVERNO (nem um pouco otário…) GANHA: R$ 216,00

BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!!!


Estes dados batem com os divulgados pela Petrobras.
Nosso Estado é nosso maior inimigo. Há décadas e décadas.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 18:56
por Ilovefoxes
Para o próximo trimestre, não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR). Se ela tiver paralisada a venda da sua gasolina, estará inclinada, por via de única opção que terá, por conseqüência, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o mercado. Se ela fizer isso, as outras companhias terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente.

Isso é absolutamente certo e já vimos isso acontecer!
E eu que sempre digo isso... se não gosta, não compra, se não fizer sucesso param de vender.
Só que tem uns revoltados vermelhos (isso inclui você, Orbe) que pensem em fazer "leis de mercado"...


Aliás, me preocupa a falta de informação. Nem sequer citaram o álcool na gasolina. Eu explico a história para quem não conhece:
Dia desses o álcool parou de vender como antes, e como haveria muito desemprego, então o governo resolveu que 25% da gasolina devia ter álcool. Além de mais caro, prejudica o motor. O resultado é que hoje a gente não entende como os carros dos americanos duram 50 anos e os nossos viram sucata depois de 5.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 19:50
por Apo
Quanto é mesmo o imposto incluso no valor da gasolina? 104% sobre o bruto?

Eu sugiro que todo social-democrata passe a ir a pé para a faculdade, trabalho, lazer, praia, montanha, campo. E leve material de trabalho, de estudo, filhos, cachorro, galinha, faça mudança, tudo a reboque. Ou de bicicleta, como na China.

Poderia pegar avião, mas avião só quem usa é capitalista riquinho.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 21:44
por Ilovefoxes
Lucro da distribuidora (Média por Litro) = R$ 0,08
Frete (Média por Litro) = R$ 0,02
Lucro do posto (Média por Litro) = R$ 0,25
Ou seja, quem mandou essas mensagem-corrente está totalmente errado.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 22:20
por King In Crimson
Apo escreveu:Quanto é mesmo o imposto incluso no valor da gasolina? 104% sobre o bruto?
Isso tirando os outrs tantos milhões de impostos cobrados indiretamente.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 13 Mar 2008, 22:37
por Apo
King In Crimson escreveu:
Apo escreveu:Quanto é mesmo o imposto incluso no valor da gasolina? 104% sobre o bruto?
Isso tirando os outrs tantos milhões de impostos cobrados indiretamente.


Sim, default.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 00:16
por NadaSei
Apo escreveu:
King In Crimson escreveu:
Apo escreveu:Quanto é mesmo o imposto incluso no valor da gasolina? 104% sobre o bruto?
Isso tirando os outrs tantos milhões de impostos cobrados indiretamente.


Sim, default.

O governo é sócio majoritário de tudo no país, e com a vantagem de não acumular dividas quando a empresa vai mal.
Lembro quanto o restaurante de meu pais estava falindo, todo mês ficávamos devendo mais 6 mil reais, já o governo continuava levando o dele numa boa.

É um sócio majoritário que só ganha, mesmo quando o sócio minoritário está no vermelho ele continua no azul e a gente ainda fica devendo pro desgraçado e pagando juros... ou seja, ele ganha mais ainda.

PS. O primeiro post não passa de típica "corrente" via e-mail.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 00:20
por Apo
NadaSei escreveu:
Apo escreveu:
King In Crimson escreveu:
Apo escreveu:Quanto é mesmo o imposto incluso no valor da gasolina? 104% sobre o bruto?
Isso tirando os outrs tantos milhões de impostos cobrados indiretamente.


Sim, default.

O governo é sócio majoritário de tudo no país, e com a vantagem de não acumular dividas quando a empresa vai mal.
Lembro quanto o restaurante de meu pais estava falindo, todo mês ficávamos devendo mais 6 mil reais, já o governo continuava levando o dele numa boa.

É um sócio majoritário que só ganha, mesmo quando o sócio minoritário está no vermelho ele continua no azul e a gente ainda fica devendo pro desgraçado e pagando juros... ou seja, ele ganha mais ainda.

PS. O primeiro post não passa de típica "corrente" via e-mail.


E ainda querem que empresário se "alie" com o Governo. Bela aliança esta!

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 08:09
por Johnny
Ilovefoxes escreveu:Aliás, me preocupa a falta de informação. Nem sequer citaram o álcool na gasolina. Eu explico a história para quem não conhece:
Dia desses o álcool parou de vender como antes, e como haveria muito desemprego, então o governo resolveu que 25% da gasolina devia ter álcool.


Esqueceu de dizer que foi abolido o chumbo como redutor de octanagem e usado (aumentado) o teor de alcool a 25%. E quando se queima o combustível exclusivamente fóssil, libera-se uma quantidade de calor gerada na combustão e coloca-se no meio ambiente mais gás carbônico que a natureza não consegue reabsorver. As reações de absorção de gás carbônico necessitam deste combustível, mas como a natureza não consegue reabsorver o gás carbônico na mesma taxa em que é produzido, gera-se ai uma quantidade de calor que fica distribuída no ambiente, promovendo então o aquecimento do planeta. No caso da combustão de um combustível renovável, como o álcool, a quantidade de calor liberada hoje, será absorvida pela nova cana que será formada amanhã e o efeito se anula, não havendo saldo de calor disponível para aquecer o ambiente. Em verde o saldo é negativo, pois ao se formar a cana, ela fixa muito gás carbônico devido a formação de grande quantidade de raízes que ficam no solo, e ao ser cortada essas raízes permanecem por longo tempo na forma de matéria orgânica no solo, de degradação lenta. Portanto, a cana é um grande absorvedor de gás carbônico da natureza, reabsorvendo quantidades de calor que foram liberadas ao se queimar qualquer combustível.

A combustão do álcool é limpa, praticamente completa, pois sua molécula é muito simples, com apenas dois carbonos, que é facilmente “desintegrável” e “ávida” por oxigênio, resultando muito pouco “resíduo” não queimado, estes “resíduos” não queimados sempre causam prejuízo ao ser humano, pois compostos não queimados totalmente são em gera muito tóxicos, como é o caso, por exemplo, do monóxido de carbono, que é letal mesmo em pequenas concentrações no ambiente. O álcool queima fácil e não deixa resíduos perigosos. A gasolina, por sua vez, é uma mistura de uma série de componentes com móleculas muito mais complexas, variando de 5 a 12 carbonos, cuja “dificuldade” de queimar é muito maior que o álcool, resultando em uma série de compostos que não foram queimados totalmente (monóxido de carbono, hidrocarbonetos, etc).

Por ser um combustível não renovável e pela quantidade de compostos nocivos que se formam na sua combustão, a gasolina gera muito mais poluição do que o álcool.



Ilovefoxes escreveu:Além de mais caro, prejudica o motor.


Não, cada motor é desenvolvido para determinado combustível, o que é determindado pela octanagem do mesmo. Usar um combustível de octanagem maior para motores que não foram desenvolvidos para tal fará com que sua vida útil seja reduzida. Você está confundindo com a taxa de corrosão que o alcool possuía. Hoje nosso alcool anidro tem mais qualidade que o metanol vendido na europa E nos EUA.
Para a maioria dos desinformados, aumentar a quantidade de álcool na gasolina piorara o combustível e causa danos ao motor. Isso é DESINFORMAÇÃO! O álcool melhora a octanagem (dando maior torque ao motor), limpa o motor devido a redução da formação de carbonização (crostas de carvão que se formam nos cilindros) e assim proporciona ao veículo uma marcha melhor, quando se aumentou no Brasil a quantidade de 22% para 24% de álcool à gasolina, houve aqueles que esbravejaram contra a medida, por acreditar que seriam prejudicados. Ocorre que no passado, muitos países usaram misturas de álcool à gasolina em porcentagem de até 33%, sendo aos poucos reduzida ou abandonada em função do barateamento da gasolina (mas não por problemas técnicos), assim, temer que o aumento da porcentagem do álcool à gasolina possa causar danos ao motor é, no mínimo, um desperdício de conhecimentos. Desde 2006 foi autorizado a redução de 24% para 20% de alcool na gasolina. Colocar álcool à gasolina é baratear o custo da “gasolina” e elevar a vida e torque do motor.

Ilovefoxes escreveu:O resultado é que hoje a gente não entende como os carros dos americanos duram 50 anos e os nossos viram sucata depois de 5.


Voi entender que você quis dizer que os motores duram mais pois não faz sentido um motor durar 50 anos, ainda mais para os americanos. Mas você esta desinformado quanto aos americanos não usarem alcool no combustivel. Usam inclusive um alcool com 0,8% de água contra o nosso que possui apenas 0,4%.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 13:17
por Ilovefoxes
Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 14:54
por Apo
Ilovefoxes escreveu:Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:



Quando o próalcool surgiu, fazia os carros durarem menos. Além do que era preciso acordar 1 hora antes para fazer o motor " esquentar ". O combustível congelava em climas frios. Mas como era muito mais barato...Não sei como está a tecnologia automobilística agora e nem a química do combustível.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 14 Mar 2008, 20:37
por docdeoz
Entendendo o que todos dizem, não adianta... :emoticon249:

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 13:21
por Fernando Silva
Johnny escreveu:As reações de absorção de gás carbônico necessitam deste combustível, mas como a natureza não consegue reabsorver o gás carbônico na mesma taxa em que é produzido, gera-se ai uma quantidade de calor que fica distribuída no ambiente, promovendo então o aquecimento do planeta.

O calor produzido pela combustão não é relevante diante do calor que nos chega do sol.
O problema está no gás carbônico, que deixa entrar a radiação infravermelha do sol e não deixa sair o calor que ela produz.
E é um gás carbônico que levou centenas de milhões de anos sendo capturado e agora voltou à atmosfera em um século.
Johnny escreveu:Esqueceu de dizer que foi abolido o chumbo como redutor de octanagem e usado (aumentado) o teor de alcool a 25%.

Isto é importante. O chumbo tetraetila era importado e venenoso. Está proibido em todo o mundo civilizado.

Nota: o álcool ou chumbo não reduzem a octanagem. São usados para se evitar a detonação.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 13:24
por Fernando Silva
Apo escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:

Quando o próalcool surgiu, fazia os carros durarem menos. Além do que era preciso acordar 1 hora antes para fazer o motor " esquentar ". O combustível congelava em climas frios. Mas como era muito mais barato...Não sei como está a tecnologia automobilística agora e nem a química do combustível.

O álcool agora está mais limpo e os motores estão mais resistentes.
Não é mais significativo o possível desgaste maior provocado pelo álcool.
E agora os carros usam injetores em vez de carburador.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 13:32
por Fernando Silva
Opinião egoísta:
Se o aumento da gasolina não afetasse os preços de tudo o mais, eu até gostaria. O trânsito piorou visivelmente nos últimos meses, com essa onda de gente comprando carro pela primeira vez.
Entopem as ruas e não sabem dirigir.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 17:42
por Johnny
Fernando Silva escreveu:O calor produzido pela combustão não é relevante diante do calor que nos chega do sol. O problema está no gás carbônico, que deixa entrar a radiação infravermelha do sol e não deixa sair o calor que ela produz.


Era para ter sido isso que eu queria dizer... :emoticon13:

Fernando Silva escreveu:E é um gás carbônico que levou centenas de milhões de anos sendo capturado e agora voltou à atmosfera em um século.


Correcto!

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Esqueceu de dizer que foi abolido o chumbo como redutor de octanagem e usado (aumentado) o teor de alcool a 25%.


Isto é importante. O chumbo tetraetila era importado e venenoso. Está proibido em todo o mundo civilizado.


Valeu Fernando!

Fernando Silva escreveu:Nota: o álcool ou chumbo não reduzem a octanagem. São usados para se evitar a detonação.


O que também significa dizer que, sendo um combustível com maior octanagem, sua detonação será tão mais potente ou antecipada. Novamente não coloquei como eu queria...

Faltou eu explicar a tal detonação e seus efeitos. Se quiser, fique à vontade...

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 17:52
por Apo
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:

Quando o próalcool surgiu, fazia os carros durarem menos. Além do que era preciso acordar 1 hora antes para fazer o motor " esquentar ". O combustível congelava em climas frios. Mas como era muito mais barato...Não sei como está a tecnologia automobilística agora e nem a química do combustível.

O álcool agora está mais limpo e os motores estão mais resistentes.
Não é mais significativo o possível desgaste maior provocado pelo álcool.
E agora os carros usam injetores em vez de carburador.


É verdade.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 18:08
por Johnny
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:

Quando o próalcool surgiu, fazia os carros durarem menos. Além do que era preciso acordar 1 hora antes para fazer o motor " esquentar ". O combustível congelava em climas frios. Mas como era muito mais barato...Não sei como está a tecnologia automobilística agora e nem a química do combustível.

O álcool agora está mais limpo e os motores estão mais resistentes.
Não é mais significativo o possível desgaste maior provocado pelo álcool.
E agora os carros usam injetores em vez de carburador.


É verdade.


Além do que o BRasil possui know-how neste quesito...

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 18:14
por Apo
Johnny escreveu:
Apo escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Quer dizer que álcool faz o carro durar mais? :emoticon5:

Quando o próalcool surgiu, fazia os carros durarem menos. Além do que era preciso acordar 1 hora antes para fazer o motor " esquentar ". O combustível congelava em climas frios. Mas como era muito mais barato...Não sei como está a tecnologia automobilística agora e nem a química do combustível.

O álcool agora está mais limpo e os motores estão mais resistentes.
Não é mais significativo o possível desgaste maior provocado pelo álcool.
E agora os carros usam injetores em vez de carburador.


É verdade.


Além do que o BRasil possui know-how neste quesito...


Quando o pro=álcool surgiu meu pai decretou que ele já tinha nascido morto, tais os problemas iniciais. Houve tempo em que ninguém mais queria carro a álcool. Com a vislumbração de uma nova crise mundial com o petróleo ( desta vez provavelmente definitiva em cerca de 50 anos ou menos), a matriz do álcool finalmente passsou a merecer mais incentivos. Mas esteve quase morta, esteve.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 15 Mar 2008, 21:40
por Sorrelfa
Pensei que o Docdeoz iria colocar a culpa na seleção natural...

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 16 Mar 2008, 02:57
por NadaSei
Jolly_Roger escreveu:Pensei que o Docdeoz iria colocar a culpa na seleção natural...

Mas a culpa é da seleção natural.
Foi ela que selecionou os humanos que aumentaram o preço do petróleo e que não boicotam o BR. :emoticon28: :emoticon22:

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 16 Mar 2008, 12:21
por Fernando Silva
Johnny escreveu:O que também significa dizer que, sendo um combustível com maior octanagem, sua detonação será tão mais potente ou antecipada. Novamente não coloquei como eu queria...

Faltou eu explicar a tal detonação e seus efeitos. Se quiser, fique à vontade...

Não é bem isto. "Detonação" ou "batida de pino" é quando o combustível explode antes que o cilindro chegue ao máximo da compressão, apenas devido ao calor gerado, sem esperar pela centelha.

É assim que funciona o motor diesel, mas é um problema no motor a gasolina. Nos carros de uns 40 anos atrás, às vezes você desligava a ignição e ele continuava funcionando.

A octanagem maior permite uma compressão maior antes que haja a detonação, que só deve ocorrer com a centelha. Antes era usado o chumbo para isso, agora o álcool.

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 16 Mar 2008, 15:55
por NadaSei
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:O que também significa dizer que, sendo um combustível com maior octanagem, sua detonação será tão mais potente ou antecipada. Novamente não coloquei como eu queria...

Faltou eu explicar a tal detonação e seus efeitos. Se quiser, fique à vontade...

Não é bem isto. "Detonação" ou "batida de pino" é quando o combustível explode antes que o cilindro chegue ao máximo da compressão, apenas devido ao calor gerado, sem esperar pela centelha.

É assim que funciona o motor diesel, mas é um problema no motor a gasolina. Nos carros de uns 40 anos atrás, às vezes você desligava a ignição e ele continuava funcionando.

A octanagem maior permite uma compressão maior antes que haja a detonação, que só deve ocorrer com a centelha. Antes era usado o chumbo para isso, agora o álcool.

Você é engenheiro mecânico ou algo do tipo?

Re: VAMOS DEIXAR A GASOLINA CHEGAR A R$ 3,00?

Enviado: 16 Mar 2008, 16:43
por Fernando Silva
NadaSei escreveu:Você é engenheiro mecânico ou algo do tipo?

Sou engenheiro eletrônico, mas já estudei sobre o assunto no passado. Só levava meu Fusca para o mecânico quando eu não conseguia consertar eu mesmo.