Questão sobre o racismo.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Questão sobre o racismo.

Mensagem por Apo »

Muitas vezes já ouvi negros, portugueses e alemães ( cito estes porque já presenciei ) brincando com as piadas e as tarjas impostas as suas respectivas raças. Além de fazerem piadas sobre si mesmos, já vi alguns falando sério sobre seus supostos "pontos fracos", que entrariam em choque com outras raças e culturas, criando motivos para chacotas e até animosidades.

A questão é:

Quando um negro diz: - Tenho vergonha do que minha raça vem fazendo com a manipulação de uma histórica inferioridade para usar de benefícios. Não consigo mais conviver na minha comunidade, porque tomei consciência de que me sinto melhor ao lado de outras raças que olham para frente ( e não para trás), sou vista com maus olhos. Além do mais, eu sinto atração por brancos, já que eles têm mais poder e não precisam ficar o tempo todo discutindo se são agredidos ou se merecem um lugar ao sol.
Ou então quando brinca com a famosa frase: " Só pode ser coisa de negrão!"

Quando um português diz: - Portuga é bicho burro mesmo! hahaha - e enaltece características de outras raças, fortalecendo o preconceito a respeito de suas "dificuldades cognitivas".

Quando um alemão diz: - Aquela escola é nazista, só aceita alemãozinho e filhinho de papai. Vou colocar meu filho numa escola "normal".

Estes três exemplos ( que acontecem ) podem ser "rotulados" por uma sociedade que se diz anti-racista e que considera errado não simpatizar necessariamente com outras culturas e raças como:

- Racistas?
- Apenas traidores da suas origens?
- Pessoas normais, não hipócritas, que tratam preferências como uma expressão democrática, inclusive contra sua própria raça ou cultura?

Como vocês enxergam estes dissidentes?
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Ilovefoxes »

Coitadimiso.
Apesar de alegarem preconceito, eles não querem igualdade, e sim privilégios.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por aknatom »

Existe um caso de um negro que chegou a ser líder da KKK
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Samael »

Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:A questão é:

Quando um negro diz: - Tenho vergonha do que minha raça vem fazendo com a manipulação de uma histórica inferioridade para usar de benefícios. Não consigo mais conviver na minha comunidade, porque tomei consciência de que me sinto melhor ao lado de outras raças que olham para frente ( e não para trás), sou vista com maus olhos. Além do mais, eu sinto atração por brancos, já que eles têm mais poder e não precisam ficar o tempo todo discutindo se são agredidos ou se merecem um lugar ao sol.

Depende Apo...
Se ela não gosta de algum defeito ou característica de sua cultura, é apenas preferência.
Já se ela se recusar a ter amizade com outros negros que NÃO fazem parte dessa descrição generalista de todo um povo, então é racismo.
Apo escreveu:Ou então quando brinca com a famosa frase: " Só pode ser coisa de negrão!"

Brincadeira é brincadeira.

Eu sairia do Brasil, acho o Brasileiro muito barulhento e fofoqueiro, isso é preferência e eu estou generalizando, falando do brasileiro de forma caricata.
No entanto, não tenho problemas nenhum com brasileiros em si, meus amigos não são barulhentos nem fofoqueiros.
Não gosto é de pessoas barulhentas e fofoqueiras, o que significa é que não ficaria junto de chineses ou árabes barulhentos e fofoqueiros.

O problema é quando essas caracteristias são menos pessoais e mais culturais, então é natural que a pessoa prefira outra cultura onde essas coisas não são tão evidentes.
Percebe a diferença entre isso e entre não querer contanto com alguém de um povo, apenas por ser desse povo, mesmo que o individuo não tenha os comportamentos que incomodam?

No primeiro caso é preferência, no segundo é preconceito.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
-=|†¡xä|=-
Mensagens: 113
Registrado em: 16 Fev 2008, 08:42
Gênero: Feminino
Localização: somewhere arround the universe
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por -=|†¡xä|=- »

Apo escreveu:Quando um negro diz: - Tenho vergonha do que minha raça vem fazendo com a manipulação de uma histórica inferioridade para usar de benefícios. Não consigo mais conviver na minha comunidade, porque tomei consciência de que me sinto melhor ao lado de outras raças que olham para frente ( e não para trás), sou vista com maus olhos.


Tem consciência do que a maioria das pessoas da sua raça têm vindo a fazer

Além do mais, eu sinto atração por brancos, já que eles têm mais poder e não precisam ficar o tempo todo discutindo se são agredidos ou se merecem um lugar ao sol.


Aqui está interessada no poder e não na pessoa em si.
Tem consciência de que os brancos têm mais poder e quer aproveitar esse facto em seu favor.

Ou então quando brinca com a famosa frase: " Só pode ser coisa de negrão!"


Nestes casos acho que é mesmo brincadeira.

Quando um português diz: - Portuga é bicho burro mesmo! hahaha - e enaltece características de outras raças, fortalecendo o preconceito a respeito de suas "dificuldades cognitivas".


Hey!!! Nós não somos burros!!!
Mas num caso destes, a pessoas em questão está a ser estúpido ao ponto de se colocar por baixo de outras raças (está a ser burro) Não acho que seja racismo, mas falta de auto-estima

Quando um alemão diz: - Aquela escola é nazista, só aceita alemãozinho e filhinho de papai. Vou colocar meu filho numa escola "normal".


Neste caso penso que a pessoa em questão estaria a "lutar" contra o racismo e a discriminação
Nunca ande por caminhos já traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram
Os mais ignorantes são aqueles que procuram respostas de joelhos e de olhos fechados
A diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem os seus limites
Eu sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam
A única igreja que ilumina é aquela que arde
O último a morrer é cobarde

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por NadaSei »

Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: Acontece nas melhores familias, não se sinta mal com isso.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Samael »

NadaSei escreveu:
Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: Acontece nas melhores familias, não se sinta mal com isso.


Eu não me sinto mal, apenas declarei um fato. :emoticon12:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Apo »

Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.


Mas a pessoa não pode se sentir estranha ao grupo ao qual pertence ( no caso raça, um grupo que ela não escolheu, apenas caiu ali de paraquedas)? Ela deve se calar ou pode ser processada por assumir que não concorda ( não é rotular), mas não concordar com determinadas características e comportamentos do meio em que esteve inserida? É alguma forma de traição?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Apo »

Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.


Agregar seria observar e ver qiue naquela raça ou cultura as coisas são assim e pronto. Prá que negar? Isto seria racismo, a meu ver. Tipo : cabelos carapinha ( as pessoas sentem mais prazer estético e sensorial em passar a mão , ver e pentear cabelos com um movimento e um toque que a carapinha nã permite). Tanto que a maioria quer alisar o cabelo e quer maciez. É racismo? Não. É sensação de apreciação mesmo. Fazer o quê?
Mas a pessoa não pode se sentir estranha ao grupo ao qual pertence ( no caso raça, um grupo que ela não escolheu, apenas caiu ali de paraquedas)? Ela deve se calar ou pode ser processada por assumir que não concorda ( não é rotular), mas não concordar com determinadas características e comportamentos do meio em que esteve inserida? É alguma forma de traição?
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:A questão é:

Quando um negro diz: - Tenho vergonha do que minha raça vem fazendo com a manipulação de uma histórica inferioridade para usar de benefícios. Não consigo mais conviver na minha comunidade, porque tomei consciência de que me sinto melhor ao lado de outras raças que olham para frente ( e não para trás), sou vista com maus olhos. Além do mais, eu sinto atração por brancos, já que eles têm mais poder e não precisam ficar o tempo todo discutindo se são agredidos ou se merecem um lugar ao sol.

Depende Apo...
Se ela não gosta de algum defeito ou característica de sua cultura, é apenas preferência.
Já se ela se recusar a ter amizade com outros negros que NÃO fazem parte dessa descrição generalista de todo um povo, então é racismo.


Mesmo ela constatando que a maioria aprecia coisas que ela não aprecia? Quando decidimos nos afastar, ou não mais aproximar, é porque provavelmente já vivemos e observamos que a maioria daquela raça, categoria ou estilo cultural não nps interessa. Mesmo sendo algo no seio do qual tenhamos nascido.
Fazer o quê? Ser visto como traidoe ou aquele que renega as origens? E saí? Vão me obrigar a conviver?

Se minha família ( um micro núcleo da minha raça) é alemã e por questões já reincidentes se mostra com tendências nazistas, e eu me rebelar contra ela, inclusive com ações, estou sendo racista ou traidora?

Apo escreveu:Ou então quando brinca com a famosa frase: " Só pode ser coisa de negrão!"

Brincadeira é brincadeira.


Talvez algum negro se ofenda com esta frase. Por isto acho isto de chamar de racista, um rótulo bobo.

Eu sairia do Brasil, acho o Brasileiro muito barulhento e fofoqueiro, isso é preferência e eu estou generalizando, falando do brasileiro de forma caricata.
No entanto, não tenho problemas nenhum com brasileiros em si, meus amigos não são barulhentos nem fofoqueiros.


Mas se não forem amigos, apenas ser obrigado a contratar brasileiros barulhentos e fofoqueiros?

Não gosto é de pessoas barulhentas e fofoqueiras, o que significa é que não ficaria junto de chineses ou árabes barulhentos e fofoqueiros.


Eu evitaria, oras. Por que tenho que suportar gente chata? Aliás aquela maneiras orientais de comedimento e postação de subserviência me irritam. Certamente eu implicaria com alguém agindo daquela forma na escola, no trabalho...

O problema é quando essas caracteristias são menos pessoais e mais culturais, então é natural que a pessoa prefira outra cultura onde essas coisas não são tão evidentes.
Percebe a diferença entre isso e entre não querer contanto com alguém de um povo, apenas por ser desse povo, mesmo que o individuo não tenha os comportamentos que incomodam?{/quote]

Se não tiver nada daquela raça que eu não simpatizo, a cor da pele não interfere. Senão, visualmente, vou intuir que pode ter tudo a ver. E naturalmente me afasto, porque não gosto.

No primeiro caso é preferência, no segundo é preconceito.


Da menina que prefere brancos? porquê? Ela chegou a conclusão de que não vale a pena ficar peneirando dentro da raça dela. Cansou de observar um padrão e o abandonou. Ela tem todo direito.
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Mesmo ela constatando que a maioria aprecia coisas que ela não aprecia?

Mesmo assim, pois as pessoas são diferentes sempre e isso independe de raça, credo, etnia, sexo, etc...
A maioria não faz o individuo.
Apo escreveu:Quando decidimos nos afastar, ou não mais aproximar, é porque provavelmente já vivemos e observamos que a maioria daquela raça, categoria ou estilo cultural não nps interessa. Mesmo sendo algo no seio do qual tenhamos nascido.

Isso não significa que indivíduos não fujam a essas "normas" generalistas.
Apo escreveu:Fazer o quê? Ser visto como traidoe ou aquele que renega as origens? E saí? Vão me obrigar a conviver?

Não se renega as origens, coloca-se contra padrões culturais indesejados.
O problema é com esses padrões, não com todos os indivíduos de uma cultura.
Apo escreveu:Se minha família ( um micro núcleo da minha raça) é alemã e por questões já reincidentes se mostra com tendências nazistas, e eu me rebelar contra ela, inclusive com ações, estou sendo racista ou traidora?

Estará sendo sensata.
Seria racista apenas ao se colocar contra um parente alemão que não tem essas tendências nazistas, só por ele ser desse "micro núcleo" alemão.
Apo escreveu:Talvez algum negro se ofenda com esta frase. Por isto acho isto de chamar de racista, um rótulo bobo.

Brincadeira é brincadeira, se ofendeu-se o problema é dele.
Racismo é realmente achar que todos os negros são burros, apenas por eles serem negros.
Apo escreveu:
Eu sairia do Brasil, acho o Brasileiro muito barulhento e fofoqueiro, isso é preferência e eu estou generalizando, falando do brasileiro de forma caricata.
No entanto, não tenho problemas nenhum com brasileiros em si, meus amigos não são barulhentos nem fofoqueiros.

Mas se não forem amigos, apenas ser obrigado a contratar brasileiros barulhentos e fofoqueiros?

Racismo seria não contratar brasileiros que NÃO são barulhentos nem fofoqueiros, apenas por eles serem brasileiros.
Apo escreveu:
Não gosto é de pessoas barulhentas e fofoqueiras, o que significa é que não ficaria junto de chineses ou árabes barulhentos e fofoqueiros.

Eu evitaria, oras. Por que tenho que suportar gente chata?

Todo mundo pode evitar gente chata... o que não pode é taxar todo um povo de chato.
Como eu disse, brasileiros costumam ser barulhentos, no entanto, não posso discriminar um brasileiro que NÃO é barulhento, só por ele ser brasileiro.
Apo escreveu: Aliás aquela maneiras orientais de comedimento e postação de subserviência me irritam. Certamente eu implicaria com alguém agindo daquela forma na escola, no trabalho...

Existem diferenças entre intolerância cultural, racismo e preferências.
Racismo é generalizar que todos os indivíduos de uma raça são burros sem base pra isso, ou se recusar a estar com brasileiros por tachar todos de barulhentos, visto que existem indivíduos brasileiros que não o são.
Depois, temos comportamentos culturais, alguns censuráveis outros não.
Dentro disso, podemos ter preferências e evitar tais pessoas com aquele comportamento que nos desagrada, mas isso é diferente de ser intolerante e "implicar" com eles.

Eu não gosto de pagode e não iria a lugares onde essa é a diversão, entretanto, não é da minha conta criticar quem gosta disso, nem é de bom tom implicar com eles por conta do gosto deles, como se todo mundo fosse obrigado a gostar do mesmo que eu.
Apo escreveu:Se não tiver nada daquela raça que eu não simpatizo, a cor da pele não interfere. Senão, visualmente, vou intuir que pode ter tudo a ver. E naturalmente me afasto, porque não gosto.

O problema é julgar a raça e não o individuo.
Se tem algo na raça que você não gosta e você se afasta de um individuo dessa raça que NÃO tem aquilo que te desagrada, vai estar sendo racista.
Apo escreveu:
Apo escreveu:
No primeiro caso é preferência, no segundo é preconceito.


Da menina que prefere brancos? porquê? Ela chegou a conclusão de que não vale a pena ficar peneirando dentro da raça dela. Cansou de observar um padrão e o abandonou. Ela tem todo direito.

Não me referi a menina, mas as duas posturas:

1 - Não gosto de povos barulhentos como os brasileiros, italianos e cubanos.
Conheço três pessoas, eles são brasileiros, italianos e cubanos, nenhum deles é barulhento.
Faço amizade com eles.

2 - Não gosto de povos barulhentos como os brasileiros, italianos e cubanos.
Conheço três pessoas, eles são brasileiros, italianos e cubanos, nenhum deles é barulhento.
Não faço amizade com eles, pois eles são brasileiros, italianos e cubanos, e, como eu já disse, não gosto de povos barulhentos como os brasileiros, italianos e cubanos.

O primeiro caso é preferência, o segundo é racismo.
Depois, não tem essa de cansar de "peneirar", se julga um individuo por ele e não pela sua cor, cultura, sexo, etc... do contrario é preconceito.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.


Mas a pessoa não pode se sentir estranha ao grupo ao qual pertence ( no caso raça, um grupo que ela não escolheu, apenas caiu ali de paraquedas)? Ela deve se calar ou pode ser processada por assumir que não concorda ( não é rotular), mas não concordar com determinadas características e comportamentos do meio em que esteve inserida? É alguma forma de traição?

Se sentir estranha ao grupo a qual pertence é sinal de racismo.
Eu sou um individuo e não pertenço a grupo nenhum.

Padrões culturais existem, mas não são regra, nem dizem nada a respeito dos indivíduos.
Se os brancos são em sua maioria racistas, não me sinto estranho ao "grupo que pertenço", sou um individuo e como tal não sou racista, nem elegi ninguém como "representante" do meu "suposto grupo".

O que existem são característica culturais que seguem um padrão e, ao falar sobre esse padrão, generalizamos sem maldade, sem implicar com isso que todo santo branco é racista, que todo homem é machista ou que todo preto quer se fazer de coitadinho para conseguir cotas nas universidades.

Existe uma diferença entre falar de forma genérica e entre realmente generalizar de forma preconceituosa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Samael »

Apo escreveu:
Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.


Mas a pessoa não pode se sentir estranha ao grupo ao qual pertence ( no caso raça, um grupo que ela não escolheu, apenas caiu ali de paraquedas)? Ela deve se calar ou pode ser processada por assumir que não concorda ( não é rotular), mas não concordar com determinadas características e comportamentos do meio em que esteve inserida? É alguma forma de traição?


Ei, ei. Eu falei sobre atribuir uma característica intrínseca.

Acho que todos aqui sabem o quão catastrófico seria algum idiota apoiar, por exemplo, o conceito de "retibuição tardia" que alguns "niggahs" americanos tanto endossam, por exemplo.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Samael »

Apo escreveu:
Samael escreveu:Acho que rotular qualquer aspecto ruim como necessariamente agregado a uma etnia qualquer é sempre sinal de racismo.

Mas, como eu concordei com o NadaSei pela primeira vez na minha vida, tudo depende do contexto.


Agregar seria observar e ver qiue naquela raça ou cultura as coisas são assim e pronto. Prá que negar? Isto seria racismo, a meu ver. Tipo : cabelos carapinha ( as pessoas sentem mais prazer estético e sensorial em passar a mão , ver e pentear cabelos com um movimento e um toque que a carapinha nã permite). Tanto que a maioria quer alisar o cabelo e quer maciez. É racismo? Não. É sensação de apreciação mesmo. Fazer o quê?
Mas a pessoa não pode se sentir estranha ao grupo ao qual pertence ( no caso raça, um grupo que ela não escolheu, apenas caiu ali de paraquedas)? Ela deve se calar ou pode ser processada por assumir que não concorda ( não é rotular), mas não concordar com determinadas características e comportamentos do meio em que esteve inserida? É alguma forma de traição?


E eu vejo a questão dos padrões estéticos como mera "dominação de um padrão estético" que é, por uma série de fatores, estritamente branco.

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Aranha »

Samael escreveu:E eu vejo a questão dos padrões estéticos como mera "dominação de um padrão estético" que é, por uma série de fatores, estritamente branco.


- O que é fato, mas é frustante, ver gente duvidando disso sem ao menos saber o que é um padrão estético, é como argumentar com um criacionista que nem sabe o que é genética.

- Nem vale a pena.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:
Samael escreveu:E eu vejo a questão dos padrões estéticos como mera "dominação de um padrão estético" que é, por uma série de fatores, estritamente branco.


- O que é fato, mas é frustante, ver gente duvidando disso sem ao menos saber o que é um padrão estético, é como argumentar com um criacionista que nem sabe o que é genética.

- Nem vale a pena.

Abraços,

Essa questão também cai no preconceito inverso ou positivo ao estilo das ações afirmativas.
Tipo, não querer que garotas de cabelos crespo vez ou outra os alisem para mudar o visual, achar ruim brancos usando rastafari, etc...

Obviamente a critica deve ser a ditadura de um padrão estético que seja sempre do branco, mas a moda segue tendências que variam a todo momento e são seguidas, não dar aos negros a liberdade para seguir a tendência do momento também é racismo.
A solução para esse impasse é MUITO complicada...
Seria preciso uma moda bem diversificada e divulgada, além de condicionar as pessoas a serem mais livres, visto que nós mesmos acabamos por escolher "tribos" com determinados estilos... O maior problema me parece estar na mídia, a influencia dela na moda é gigantesca.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por zumbi filosófico »

aknatom escreveu:Existe um caso de um negro que chegou a ser líder da KKK


Clayton Bigsby?
Imagem

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Joe »

Entrar em questões de racismo levaria páginas de discussão, apenas quero demonstrar a entrevista de Milton Santos sobre alguns pontos sobre o negro, sobre política etc.

Milton Santos Entrevista parte 1
Milton Santos Entrevista parte 2
Milton Santos Entrevista parte 3
Milton Santos Entrevista parte 4
Milton Santos Entrevista parte 5

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por zumbi filosófico »

-=|†¡xä|=- escreveu:
Quando um português diz: - Portuga é bicho burro mesmo! hahaha - e enaltece características de outras raças, fortalecendo o preconceito a respeito de suas "dificuldades cognitivas".


Hey!!! Nós não somos burros!!!
Mas num caso destes, a pessoas em questão está a ser estúpido ao ponto de se colocar por baixo de outras raças (está a ser burro) Não acho que seja racismo, mas falta de auto-estima


Por aqui no Brasil, há esse tipo de tema de piada de que português é burro, mas acho que é mais como um tema de piada, meio como "de papagaio", do que um tipo de preconceito mesmo. Não costumo ouvir isso expresso em forma de opinião, num contexto não-humorístico, ou mesmo com uma pitada de humor, mas com alguém argumentando de verdade em torno disso. Segundo ouvi falar de um apresentador de tv local, as piadas de português daqui são muitas vezes "roubadas" das piadas de alentejanos daí.

Acho que possivelmente começou com um português contando uma piada de alentejano a um brasileiro, e um brasileiro, sem saber o que era um alentejano, perguntou o que seria isso, e lhe responderam que era um português; quando o brasileiro foi contar para outro, para evitar essa necessidade de esclarecimento na piada, trocou então para português, em vez de um tipo específico de português.

Então, no mínimo a culpa volta a ser de vocês :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por zumbi filosófico »

Suspeita ][ - acho que -=|†¡xä|=- é a Clara, que decidiu abandonar a moderação, queria voltar apenas a ser uma forista sem funções extras, mas era pressionada a não fazê-lo pela cúpula direito-comunista do fórum (só Zeus sabe que tipo de ameaças teriam sido feitas); assim ela forjou o próprio afastamento esporádico sem motivo e criou uma nova identidade. :emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por zumbi filosófico »

Samael escreveu:E eu vejo a questão dos padrões estéticos como mera "dominação de um padrão estético" que é, por uma série de fatores, estritamente branco.


E nem tão estritamente branco assim. Se vê de vez em quando loiras ou brancas morenas de trancinhas tipicamente usadas por negras, e caras brancos querendo ter cabelo do tipo daqules do Bob Marley. Além disso, cabelo crespo nem é apenas uma característica exclusivamente branca, e nem cabelo liso é também um tipo de hallmark dos brancos, é algo na verdade, nos extremos que são apreciados hoje em dia, mais asiático e indígena do que realmente branco, que vai desde o crespo, passando por tipos "ondulados" e etc e mais raramente os lisos "mesmo", que não precisam de "chapinha" e etc.

Também tenho a impressão de ter havido um sutil desvio nos padrões faciais para traços um tanto mais medianos entre todas as raças, em vez de traços mais estritamente europeus, como queixo comprido, nariz e lábios finos e pontudos. Traços mais arredondados, desde o médio catherine-heiglesco até extremos, como lábios angelina-jolienescos me parece estarem mais na moda do que num passado mais ou menos recente. Por exemplo, os únicos bocões que se aproximavam de picos joliescos do passado que me lembro foram nos anos 80 a Kelly LeBrock e entre 80-90 a Kim Basinger, e antes disso o mais próximo talvez tenha sido a Ava Gardner.
Imagem

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:Se sentir estranha ao grupo a qual pertence é sinal de racismo.


Nadasei,

Essa colocação ficou vaga, exemplifique.

Eu sou um individuo e não pertenço a grupo nenhum.


Está no grupo dos que não pertence a grupo nenhum.

O que existem são característica culturais que seguem um padrão e, ao falar sobre esse padrão, generalizamos sem maldade, sem implicar com isso que todo santo branco é racista, que todo homem é machista ou que todo preto quer se fazer de coitadinho para conseguir cotas nas universidades.

Existe uma diferença entre falar de forma genérica e entre realmente generalizar de forma preconceituosa.


Características culturais podem implicar racismo, mas quem se destaca fora desse padrão rompe as caracteríticas cultuarais ''impostas''.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Apo »

Deixem de ser hipócirtas, há povos mais bonitos do que outros, sim. Reconhecida e notoriamente aceita tanto de dentro de uma raça, como num consenso mundial. Há grupos de linhas no rosto humano que trazem ima sensação estética inerente à um padrão de beleza que ´pré-existe aos preconceitos racistas "adultos" ( eu não chamo de racismo, chamo de gosto pessoal, que existe e deve ser respeitado).
Já foram descritas aqui no RV estudos feitos com bebês em que foram mostrados rostos aleatoriamente e as reações e expressões de tranqüilidade ou de repulsa foram claramente percebidas.

Isto tudo excluindo-se modas e padrões como gordo/magro. É muito mais fácil encontrar rostos harmoniosos entre alguns povos, do que entre outros, porque a união de alguns gens não é tão harmoniosa quanto outra.

Duvido que alguém prefira um cabelo rígido, duro e ressecado emoldurando um rosto do que um cabelo mais liso, brilhante e macio balançando ao vento. Negar isto é absurdo, por mais politicamente errado que possa parecer.

E os padrões de beleza não são "impostos" ou vâm à tona à toa. Eles surgem justamente da observação estupefata que se faz quando surge algum modelo com traços tão belos que todos querem ter igual. Ninguém criou aquele conjunto e sim a natureza. E o consenso se forma.

Alguém teria a coragem de aceitar que de repente se torna uma ditadura que mulheres belas devam ter queixo pequeno e torto para o lado esquerdo, naeiz giagantesco, um olho de cada cor, vesgos, cabelos crespos e secos e uma pele de tonalidade esverdeada? Isto nunca seria belo, por mais força que alguma grife capitalista fútil queira fazer.

Para mim, há povos e raças mais bonitos, sim. Disto não tenho a menos dúvida. Pode ser uma questão de gosto pessoal ( mas acho que é consenso mundial).

Asssim como há línguas que soam mais doces e outras mais agressivas, assim como há povos com gestos mais contidos e outros mais explosivos e não adianta negar, temos preferências pessoais ( grupaís, gerais).

Se é racismo, se ofende alguém, não posso fazer nada. O que não posso é, de graça, atacar a pessoa feia ou com voz desengonçada porque a raça dela é assim.

E ter o desejo de ter nascido em outra raça, com aquelas outras características não me parece um problema dos outros, e sim meu. Se fosse assim, negros não fariam qualquer coisa para alisar o cabelo e nem japoneses entrariam na onda de aloirar os cabelos ou usar lentes azuis. Devemos processá-los?
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Questão sobre o racismo.

Mensagem por Ilovefoxes »

Isso parece aquelas histórias do Orkut. As comunidades do gênero "Prefiro loiras" são acusadas de racismo mas "Eu gosto de negros" não...

Trancado