Lema da bandeira Brasileira
Lema da bandeira Brasileira
Você acha que só com a ordem vem o progresso?
- Apo
- Gênero: Feminino
Re: Lema da bandeira Brasileira
Ordem é uma palavra perigosa e que abre um leque de possibilidade sob a sua etimologia e significado.
Ordenar pode significar hierarquizar e pode significar mandar que se cumpra para fins de organização.
No caso do lema impresso da Bandeira Nacional brasileira, a inspiração é de origem positivista, que norteou a Proclamação da República no Brasil.
No entanto, durante a ditadura, elas assumiram um papel bastante incisivo sobre as liberdades individuais, transformando-se num lema tão insidioso quanto foi o famigerado " Brasil: Ame-o ou Deixe-o".
Mas sem muita viagem....eu creio pessoalmente que sem ordem ( no sentido de organização do Estado com recíproca plena da sociedade - havendo meio termo entre liberdades individuais e coletivas ) não se chega a progresso algum sustentável.
Progressos aleatórios, depositados em circunstâncias externas ou temporais não são progresso genuíno, que se projete para o futuro histórico.
Ordenar pode significar hierarquizar e pode significar mandar que se cumpra para fins de organização.
No caso do lema impresso da Bandeira Nacional brasileira, a inspiração é de origem positivista, que norteou a Proclamação da República no Brasil.
No entanto, durante a ditadura, elas assumiram um papel bastante incisivo sobre as liberdades individuais, transformando-se num lema tão insidioso quanto foi o famigerado " Brasil: Ame-o ou Deixe-o".
Mas sem muita viagem....eu creio pessoalmente que sem ordem ( no sentido de organização do Estado com recíproca plena da sociedade - havendo meio termo entre liberdades individuais e coletivas ) não se chega a progresso algum sustentável.
Progressos aleatórios, depositados em circunstâncias externas ou temporais não são progresso genuíno, que se projete para o futuro histórico.

Apo escreveu:
A ordem viria de quem?
- Apo
- Gênero: Feminino
Joe escreveu:Apo escreveu:
A ordem viria de quem?
Não é a ordem do tipo mandar fazer. Ordem é algo que se estabelece mediante organização de todas as esferas da Nação ( povo e governo constituído).

Apo escreveu:
Não é a ordem do tipo mandar fazer. Ordem é algo que se estabelece mediante organização de todas as esferas da Nação ( povo e governo constituído).
Sim, eu sei.
Viria de quem?
Joe escreveu:Apo escreveu:
Sim, eu sei.
Viria de quem?
De um governo legítimo e democrático. De onde mais poderia vir?
<comentario_mal_humorado>
O lema deveria ser "desordem e regresso"
</comentario_mal_humorado>
O lema deveria ser "desordem e regresso"
</comentario_mal_humorado>
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
chagas escreveu:Joe escreveu:Apo escreveu:
Sim, eu sei.
Viria de quem?
De um governo legítimo e democrático. De onde mais poderia vir?
O que você caracteriza por um governo legítimo e democrático? O povo não poderia exigir ordem?