Encontrada plantação de coca andina na Amazônia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Encontrada plantação de coca andina na Amazônia

Mensagem por Apo »

Encontrada pela primeira vez plantação de coca andina na Amazônia


Imagem


Ricardo Galhardo - Enviado especial de O Globo; Agência Brasil

TABATINGA (AM) - Uma operação conjunta do Exército e da Polícia Civil do Amazonas encontrou pela primeira vez plantações de coca andina na Planície Amazônica. A operação Cocada Verde localizou diversas pequenas plantações de até quatro hectares ao longo de 150 quilômetros do Rio Javari, na fronteira entre o Brasil e o Peru, e um laboratório de refino.

A descoberta das plantações de coca e do laboratório de cocaína foi possível graças a imagens de satélite, e surpreendeu as forças de segurança da região. A área tem quatro clareiras abertas na mata, onde a planta era cultivada e refinada.

- Foi um fato inédito e nos surpreendeu - confirmou o comandante do 8º Batalhão de Infantaria da Selva, coronel Antonio Elcio Franco Filho, explicando que equipes do Exército percorrem a área entre Tabatinga e o Pelotão de Selva de Estirão do Equador, às margens do Javari, para localizar e erradicar as plantações. Um contingente fica numa balsa na beira do rio para controlar o tráfego de embarcações.

A ação foi cercada de sigilo e a notícia só foi divulgada neste sábado pelo Exército, que levou equipes de reportagem para conhecer o local, a bordo de dois helicópteros, em uma viagem de 50 minutos a partir de Tabatinga.

Os pés de coca estavam praticamente em ponto de colheita. Em uma cabana, foi achado material utilizado no refino da droga. Ninguém foi preso, mas as investigações prosseguem e os policiais e militares vão permanecer na região para tentar identificar os responsáveis e descobrir se há outros locais próximos servindo para o cultivo de coca.

O delegado-geral de polícia do Amazonas, Vinícius Diniz, explicou que as mudas são transgênicas ou foram modificadas geneticamente ao longo do tempo para se adaptarem às condições brasileiras. Até então, haviam sido encontradas apenas plantações de epadu, a chamada coca brasileira, na planície amazônica.

- Os traficantes plantam pequenas áreas para não serem pegos pelos satélites - explicou o delegado.

Além das mudas, muitas delas escondidas sob lavouras de mandioca e abacaxi, foi encontrado um barraco com galões de ácido sulfúrico, cal, cimento, descongestionante nasal e agrotóxicos usados na plantação e no refino da droga.

Segundo o delegado Diniz, isso prova que o uso do território brasileiro para a produção de coca andina (com mais poder e valor econômico do que o epadu) acontece já há algum tempo.

- Com toda a certeza essas plantações já foram colhidas e produziram droga - disse.

O coronel Elcio lembrou que muitas vezes a população ribeirinha e até indígenas são usados pelos narcotraficantes para plantar a droga:

- São os inocentes úteis.

Segundo o tenente-coronel Elcio, nos últimos dois anos, seu batalhão foi responsável pela apreensão de 472 quilos de pasta base, que rende quase 10 vezes mais volume quando é reprocessada.

Vinícius Diniz diz que a descoberta demonstra que as forças de segurança brasileiras estão atentas aos movimentos dos traficantes de outros países.

- Eles tentam criar coisas diferentes, mas a integração das forças tem um resultado positivo. Nós estamos conseguindo mostrar para eles que a nossa região é protegida e, com a união das inteligências (do Exército e da Polícia Civil), nós chegamos ao êxito desta operação - afirmou Diniz.

As plantações ficam no lado brasileiro da fronteira com o Peru. A missão contou com o apoio de helicópteros do 4º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Manaus. O Comando de Fronteira Solimões, do 8º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Tabatinga (AM), colaborou na operação com homens e embarcações.


http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 255967.asp
Imagem

Trancado