Céu vs Terra

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

Engraçado como a bíblia diz e seus seguidores acreditam que o demônio ou satanás foi expulso do céu para a terra como punição por ter se rebelado contra deus. ora, para quem acredita que só existem céu e terra isso faz todo o sentido pois seria assim: o céu é o lugar santo e a terra não; mas para quem acredita que o universo é infinito e que existem outros planetas isso não faz sentido. Por que ele foi condenado na terra e não em outro planeta? Não se imaginou que ele poderia corromper o ser humano? e por que colocar o ser humano neste mesmo planeta que é a punição de satanás? Aliás, a terra foi criada em sete dias e então, quem foi colocado aqui primeiro satanás ou o homem?
Eu acho que isso mostra como esta bíblia é criação apenas humana pois no tempo em que escreveram não sabiam da diversidade de planetas. Aliás, espíritos precisariam respirar?

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Ilovefoxes »


Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por DIG »

E aí chega 1 crente dizendo que o céu na bíblia é 1 alusão a 1 outra dimensão, e inferno idem...e o demo atazanar a humanidade era tudo 1 plano dele pra deixar o joguinho mais interessante...

Avatar do usuário
Anansi
Mensagens: 143
Registrado em: 22 Jul 2007, 23:28
Localização: Feira de Santana

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Anansi »

DIG escreveu:E aí chega 1 crente dizendo que o céu na bíblia é 1 alusão a 1 outra dimensão, e inferno idem...e o demo atazanar a humanidade era tudo 1 plano dele pra deixar o joguinho mais interessante...


E se você descrever esse "joguinho", eles poderão até concordar com você, que é isso mesmo que deus faz, mas se você usar a palavra joguinho, aí eles negam na mesma hora. Se a palavra sadismo for mencionada, então...

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por NadaSei »

O engraçado é como as pessoas baseiam seus raciocínios em achismos e ainda acham que estão fazendo grande coisa, que são muito mais esclarecidas e os outros é que são crentes ignorantes que acreditam em estorinhas criadas em um tempo onde o ser humano não sabia de nada.

Cabula escreveu:Engraçado como a bíblia diz e seus seguidores acreditam que o demônio ou satanás foi expulso do céu para a terra como punição por ter se rebelado contra deus. ora, para quem acredita que só existem céu e terra isso faz todo o sentido pois seria assim: o céu é o lugar santo e a terra não; mas para quem acredita que o universo é infinito e que existem outros planetas isso não faz sentido. Por que ele foi condenado na terra e não em outro planeta?

Cite, por favor, onde a bíblia diz isso.

A bilbia inicia no gêneses com a criação da terra e do homem, onde no paraíso o mesmo já é tentado pela serpente e cai em pecado. Também conta em apocalipse (novo testamento) um sonho onde um dragão de sete cabeças é visto no céu e sua cauda traz com ele a terça parte das estrelas, entra em guerra com os anjos de Deus, perde seu lugar no reino dos céus e tem seu lugar preparado no inferno.

O resto é "teologia" ou "doutrina" de alguns judeus, católicos e de outros cristãos.
"Teologias" que entram em controvérsia com outras "teologias" mais sensatas e com o que diz Cristo sobre o "reino dos céus".
Cabula escreveu: Não se imaginou que ele poderia corromper o ser humano? e por que colocar o ser humano neste mesmo planeta que é a punição de satanás? Aliás, a terra foi criada em sete dias e então, quem foi colocado aqui primeiro satanás ou o homem?
Eu acho que isso mostra como esta bíblia é criação apenas humana pois no tempo em que escreveram não sabiam da diversidade de planetas.

Acho que isso mostra é como você não fala da bíblia, mas de uma estória com base na interpretação de alguns indivíduos sobre o que supostamente a bíblia diz.

Esta citando uma idéia antiga que tem base em interpretações de certas partes da bíblia, principalmente do apocalipse (que descreve um sonho confuso), poderia dizer no máximo que é um das interpretações de um dos livros que compõe a bíblia, uma interpretação literal de um sonho... aliás, nem tão literal assim.
Quanto ao "acreditam os seguidores"... bem, depende da interpretação que esses "seguidores" estão usando, então está se referindo a alguns "seguidores" e pelo que vejo não é bem assim como você sugere não.
Não vejo esses seguidores entendendo que só existe o céu e a terra, mas talvez exista alguém.
Cabula escreveu:Aliás, espíritos precisariam respirar?

Espírito = consciência.
Você, uma consciência, precisa respirar?
Talvez o corpo precise...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Fernando Silva »

Isto é coisa de um povo primitivo que achava que a Terra era o centro do universo e que tudo caía em direção a ela.
Ou que, no fim dos tempos, as estrelas cairiam sobre nós, como se não fôssemos um grão de areia em relação ao Sol e o Sol um grão de areia em relação às estrelas maiores.

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

NadaSei escreveu:O engraçado é como as pessoas baseiam seus raciocínios em achismos e ainda acham que estão fazendo grande coisa, que são muito mais esclarecidas e os outros é que são crentes ignorantes que acreditam em estorinhas criadas em um tempo onde o ser humano não sabia de nada.

Cabula escreveu:Engraçado como a bíblia diz e seus seguidores acreditam que o demônio ou satanás foi expulso do céu para a terra como punição por ter se rebelado contra deus. ora, para quem acredita que só existem céu e terra isso faz todo o sentido pois seria assim: o céu é o lugar santo e a terra não; mas para quem acredita que o universo é infinito e que existem outros planetas isso não faz sentido. Por que ele foi condenado na terra e não em outro planeta?

Cite, por favor, onde a bíblia diz isso.

A bilbia inicia no gêneses com a criação da terra e do homem, onde no paraíso o mesmo já é tentado pela serpente e cai em pecado. Também conta em apocalipse (novo testamento) um sonho onde um dragão de sete cabeças é visto no céu e sua cauda traz com ele a terça parte das estrelas, entra em guerra com os anjos de Deus, perde seu lugar no reino dos céus e tem seu lugar preparado no inferno.

O resto é "teologia" ou "doutrina" de alguns judeus, católicos e de outros cristãos.
"Teologias" que entram em controvérsia com outras "teologias" mais sensatas e com o que diz Cristo sobre o "reino dos céus".
Cabula escreveu: Não se imaginou que ele poderia corromper o ser humano? e por que colocar o ser humano neste mesmo planeta que é a punição de satanás? Aliás, a terra foi criada em sete dias e então, quem foi colocado aqui primeiro satanás ou o homem?
Eu acho que isso mostra como esta bíblia é criação apenas humana pois no tempo em que escreveram não sabiam da diversidade de planetas.

Acho que isso mostra é como você não fala da bíblia, mas de uma estória com base na interpretação de alguns indivíduos sobre o que supostamente a bíblia diz.

Esta citando uma idéia antiga que tem base em interpretações de certas partes da bíblia, principalmente do apocalipse (que descreve um sonho confuso), poderia dizer no máximo que é um das interpretações de um dos livros que compõe a bíblia, uma interpretação literal de um sonho... aliás, nem tão literal assim.
Quanto ao "acreditam os seguidores"... bem, depende da interpretação que esses "seguidores" estão usando, então está se referindo a alguns "seguidores" e pelo que vejo não é bem assim como você sugere não.
Não vejo esses seguidores entendendo que só existe o céu e a terra, mas talvez exista alguém.
Cabula escreveu:Aliás, espíritos precisariam respirar?

Espírito = consciência.
Você, uma consciência, precisa respirar?
Talvez o corpo precise...


Pelo jeito você precisa conversar mais com Cristãos que não sejam da sua doutrina e verá que a grande maioria deles interpreta estas duas passagens que você citou como sendo desta forma que eu citei, por isso que eu acrescentei: seus seguidores acreditam.
Quando eu perguntei se espíritos precisam respirar foi com o intuito de dizer que se este fato fosse verdade o demônio poderia ser punido em qualquer planeta e não necessariamente na terra. Novamente, não estou falando em espírito de acordo com a sua interpretação e sim com a interpretação comum de alma.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:Isto é coisa de um povo primitivo que achava que a Terra era o centro do universo e que tudo caía em direção a ela.
Ou que, no fim dos tempos, as estrelas cairiam sobre nós, como se não fôssemos um grão de areia em relação ao Sol e o Sol um grão de areia em relação às estrelas maiores.


exatamente. Só não vê quem não quer

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Joe »

Cabula escreveu:Engraçado como a bíblia diz e seus seguidores acreditam que o demônio ou satanás foi expulso do céu para a terra como punição por ter se rebelado contra deus. ora, para quem acredita que só existem céu e terra isso faz todo o sentido pois seria assim: o céu é o lugar santo e a terra não; mas para quem acredita que o universo é infinito e que existem outros planetas isso não faz sentido. Por que ele foi condenado na terra e não em outro planeta? Não se imaginou que ele poderia corromper o ser humano? e por que colocar o ser humano neste mesmo planeta que é a punição de satanás? Aliás, a terra foi criada em sete dias e então, quem foi colocado aqui primeiro satanás ou o homem?
Eu acho que isso mostra como esta bíblia é criação apenas humana pois no tempo em que escreveram não sabiam da diversidade de planetas. Aliás, espíritos precisariam respirar?


Não se baseie nessas premissas.

Apenas saiba que a bíblia é uma criação humana, uma fabula e que por dentro de todos os textos há dogmas impostos, tão fragmentados que não notaria a primeira vista.

Exclua esse livro da sua vida, leia literatura boas como Jorge Amado, Charles Bukowski etc. Enriquecem mais do que contradições de um livro antigo e generalizante besta.

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Joe »

Cabula,

Você não era religioso?

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Joe »

Cabula escreveu:
Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo


E agora se tornou ateu?

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo


E agora se tornou ateu?


sim

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Joe »

Cabula escreveu:
Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo


E agora se tornou ateu?


sim


Wellcome to the club.

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo


E agora se tornou ateu?


sim


Wellcome to the club.
Obrigado, mas já tem algum tempo que sou ateu

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Joe »

Cabula escreveu:
Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:
Cabula escreveu:
Joe escreveu:Cabula,

Você não era religioso?


Sim, eu era já faz algum tempo


E agora se tornou ateu?


sim


Wellcome to the club.
Obrigado, mas já tem algum tempo que sou ateu


Não vinha acompanhando suas postagens.

Qualquer dia desses aí, eu coloco um texto pra debate. Até lá eu te informo.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por NadaSei »

Cabula escreveu:Pelo jeito você precisa conversar mais com Cristãos que não sejam da sua doutrina e verá que a grande maioria deles interpreta estas duas passagens que você citou como sendo desta forma que eu citei, por isso que eu acrescentei: seus seguidores acreditam.

Não sou cristão, mas conheço vários.
Não conheço um único cristão que pense assim, mesmo em sites e fóruns de internet onde existem esses cristãos defensores da queda de satã nesses moldes apresentados por você, nunca ouvi que esse seja o unico planeta existente.

O problema é quando você parte dessa teologia maluca, para criticar a bíblia, como se a mesma se apoiasse fatalmente nela.
Cabula escreveu:Quando eu perguntei se espíritos precisam respirar foi com o intuito de dizer que se este fato fosse verdade o demônio poderia ser punido em qualquer planeta e não necessariamente na terra. Novamente, não estou falando em espírito de acordo com a sua interpretação e sim com a interpretação comum de alma.

Até onde sei, a suposta punição de satã seria no inferno, não na terra.
Ele estaria aqui por vontade de precipitar a queda do homem e por não poder retornar ao "céu", no entanto, poderia ir a outros lugares.
Só que essa estória toda de satanás, céu e terra, etc, tomada literalmente, já é maluca demais.

A interpretação comum da alma é de que ela é "energia", é a nossa "essência", aquilo que realmente somos.
A consciencia pode ser entendida da mesma forma.
São três sinônimos, alma, espírito e consciencia. O hinduísmo mesmo declara isso, que alma é consciencia.
O que pode ocorrer são pessoas tentando descrever diferenças ligeiramente sutis e separando alma, espirito e consciencia.
Alguns o fazem, dizem que as pedras tem espirito, mas não alma, que as plantas tem alma, mas não consciencia e que nós temos os três.
Entretanto, todos estão tratando da mesma coisa, apenas criam separações de um todo, como quando falamos sobre "a mente", ou a dividimos em partes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Ilovefoxes »

NadaSei escreveu:O problema é quando você parte dessa teologia maluca, para criticar a bíblia, como se a mesma se apoiasse fatalmente nela.

Imagem

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

NadaSei escreveu:
Cabula escreveu:Pelo jeito você precisa conversar mais com Cristãos que não sejam da sua doutrina e verá que a grande maioria deles interpreta estas duas passagens que você citou como sendo desta forma que eu citei, por isso que eu acrescentei: seus seguidores acreditam.

Não sou cristão, mas conheço vários.
Não conheço um único cristão que pense assim, mesmo em sites e fóruns de internet onde existem esses cristãos defensores da queda de satã nesses moldes apresentados por você, nunca ouvi que esse seja o unico planeta existente.

O problema é quando você parte dessa teologia maluca, para criticar a bíblia, como se a mesma se apoiasse fatalmente nela.
Cabula escreveu:Quando eu perguntei se espíritos precisam respirar foi com o intuito de dizer que se este fato fosse verdade o demônio poderia ser punido em qualquer planeta e não necessariamente na terra. Novamente, não estou falando em espírito de acordo com a sua interpretação e sim com a interpretação comum de alma.

Até onde sei, a suposta punição de satã seria no inferno, não na terra.
Ele estaria aqui por vontade de precipitar a queda do homem e por não poder retornar ao "céu", no entanto, poderia ir a outros lugares.
Só que essa estória toda de satanás, céu e terra, etc, tomada literalmente, já é maluca demais.

A interpretação comum da alma é de que ela é "energia", é a nossa "essência", aquilo que realmente somos.
A consciencia pode ser entendida da mesma forma.
São três sinônimos, alma, espírito e consciencia. O hinduísmo mesmo declara isso, que alma é consciencia.
O que pode ocorrer são pessoas tentando descrever diferenças ligeiramente sutis e separando alma, espirito e consciencia.
Alguns o fazem, dizem que as pedras tem espirito, mas não alma, que as plantas tem alma, mas não consciencia e que nós temos os três.
Entretanto, todos estão tratando da mesma coisa, apenas criam separações de um todo, como quando falamos sobre "a mente", ou a dividimos em partes.


Não sei em que mundo você vive, nunca ouviu falar em possessão? fantasmas, etc? são desses espíritos que eu falo

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

ningém fala que este seja o único planeta existente mas admite-se que o diabo foi expulso para a terra ou na profecia ou no livro de apocalipse narra que ele foi expulso para a terra. Na mente dos que escreveram o único lugar lógico para um anjo decaído ser expulso seria a terra.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:Não conheço um único cristão que pense assim, mesmo em sites e fóruns de internet onde existem esses cristãos defensores da queda de satã nesses moldes apresentados por você, nunca ouvi que esse seja o unico planeta existente.

Giordano Bruno foi queimado, entre outras coisas, porque dizia que haveria outros planetas e civilizações.
NadaSei escreveu:Ele estaria aqui por vontade de precipitar a queda do homem e por não poder retornar ao "céu", no entanto, poderia ir a outros lugares.
Só que essa estória toda de satanás, céu e terra, etc, tomada literalmente, já é maluca demais.

Segundo Paulo, os demônios viviam nas alturas, no primeiro céu. Só mais tarde é que foram transferidos para as profundezas.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por NadaSei »

Cabula escreveu:Não sei em que mundo você vive, nunca ouviu falar em possessão? fantasmas, etc? são desses espíritos que eu falo

Tipo consciências fora do corpo...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por NadaSei »

Cabula escreveu:ningém fala que este seja o único planeta existente mas admite-se que o diabo foi expulso para a terra ou na profecia ou no livro de apocalipse narra que ele foi expulso para a terra. Na mente dos que escreveram o único lugar lógico para um anjo decaído ser expulso seria a terra.

Sim, no apocalipse, o livro onde é narrada uma "visão" de joão, uma visão profética, confusa e cheia de símbolos.
A narrativa tem um viés da teologia da guerra nos céus, uma idéia antiga e de agrado de alguns judeus da época, mas existem diferentes interpretações, pois o texto da muita margem pra isso.
O texto trata da vitória do bem sobre o mal, em uma visão profética do que ainda estaria por vir, mas fala sobre uma mulher grávida, vestida de "sol", com a "lua" em baixo dos pés que desse dos céus e é seguida por um dragão vermelho e por um terço das estrelas.
Gabriel guerreia com o dragão e ganha, então seu lugar e de seus anjos, já não se acha mais nos céus.

Então não é a questão de não existir outro lugar para ir, ele veio a terra propositalmente seguindo a mulher, para matar seu filho, mas falhou e não pode retornar ao céu.

Isso lembra a idéia da guerra nos céus, que explicaria a existência da serpente (Satanás) no Eden que enganou Eva e Adão.
Uma estória que NÃO se encontra na bíblia, mas que já existia entre os judeus da época, como uma tentativa de explicar quem é o diabo e os motivos dele estar contra Deus e o homem.

Quem prega a doutrina da queda de Lúcifer, usa o apocalipse 12 para se apoiar, mas essa idéia não se encontra na bíblia judaica (o velho testamento) e certamente o escritor do apocalipse a conhecia, mas como já disse, o texto da muita margem pra interpretação e é confuso, pois ele está na verdade descrevendo uma visão do que vai acontecer no fim dos tempos, mas faz essa alusão a guerra nos céus, a Maria e Cristo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Céu vs Terra

Mensagem por Cabula »

NadaSei escreveu:
Cabula escreveu:ningém fala que este seja o único planeta existente mas admite-se que o diabo foi expulso para a terra ou na profecia ou no livro de apocalipse narra que ele foi expulso para a terra. Na mente dos que escreveram o único lugar lógico para um anjo decaído ser expulso seria a terra.

Sim, no apocalipse, o livro onde é narrada uma "visão" de joão, uma visão profética, confusa e cheia de símbolos.
A narrativa tem um viés da teologia da guerra nos céus, uma idéia antiga e de agrado de alguns judeus da época, mas existem diferentes interpretações, pois o texto da muita margem pra isso.
O texto trata da vitória do bem sobre o mal, em uma visão profética do que ainda estaria por vir, mas fala sobre uma mulher grávida, vestida de "sol", com a "lua" em baixo dos pés que desse dos céus e é seguida por um dragão vermelho e por um terço das estrelas.
Gabriel guerreia com o dragão e ganha, então seu lugar e de seus anjos, já não se acha mais nos céus.

Então não é a questão de não existir outro lugar para ir, ele veio a terra propositalmente seguindo a mulher, para matar seu filho, mas falhou e não pode retornar ao céu.

Isso lembra a idéia da guerra nos céus, que explicaria a existência da serpente (Satanás) no Eden que enganou Eva e Adão.
Uma estória que NÃO se encontra na bíblia, mas que já existia entre os judeus da época, como uma tentativa de explicar quem é o diabo e os motivos dele estar contra Deus e o homem.

Quem prega a doutrina da queda de Lúcifer, usa o apocalipse 12 para se apoiar, mas essa idéia não se encontra na bíblia judaica (o velho testamento) e certamente o escritor do apocalipse a conhecia, mas como já disse, o texto da muita margem pra interpretação e é confuso, pois ele está na verdade descrevendo uma visão do que vai acontecer no fim dos tempos, mas faz essa alusão a guerra nos céus, a Maria e Cristo.


Então na bíblia não tem uma explicação de como satanás veio parar na terra, apesar dos cristãos pensarem que esta é a explicação??

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Céu vs Terra

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Não conheço um único cristão que pense assim, mesmo em sites e fóruns de internet onde existem esses cristãos defensores da queda de satã nesses moldes apresentados por você, nunca ouvi que esse seja o unico planeta existente.

Giordano Bruno foi queimado, entre outras coisas, porque dizia que haveria outros planetas e civilizações.

Isso foi MUITO antes deu nascer.
As idéias dos católicos de lá pra cá, já mudaram muito...
Fernando Silva escreveu:Segundo Paulo, os demônios viviam nas alturas, no primeiro céu. Só mais tarde é que foram transferidos para as profundezas.

Profundezas do inferno...
O problema é que interpretam frases como "cair por terra" de forma literal, quando ela tem como sentido, o mesmo "cair" de "cair em pecado".
Assim como ficam tentando entender onde seriam os três céus... e haja besteiras sobre o assunto.

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

A interpretação da queda de lúcifer vem de passagens como essa.

Só que céu e terra não são lugares físicos na forma como colocam, o céu azul, a terra, e, o inferno abaixo da terra.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado