Lula diz que Brasil não 'depende apenas de um país'

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Lula diz que Brasil não 'depende apenas de um país'

Mensagem por Joe »

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar nesta quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu (PR), após o lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o Brasil não "depende apenas de um país", em referência aos Estados Unidos.



"Logicamente, os Estados Unidos são uma economia muito importante. Se tem uma recessão nos Estados Unidos, obviamente que vai trazer problemas para todos os países. Entretanto, é importante lembrar que o Brasil diversificou muito suas exportações. Hoje, nós não dependemos apenas de um país e nem de dois. Nós hoje temos uma relação comercial muito diversificada e, portanto, o Brasil está com muita solidez", afirmou Lula.



Ele também descartou aumento na gasolina, apesar de o barril de petróleo ter ultrapassado os US$ 110 na semana passada. "Não há nenhuma necessidade de aumentar combustível no país. Nós a última vez que aumentamos foi em 2005, quando o barril de petróleo estava a US$ 65. Essa discussão não existe no governo", disse.



O presidente brasileiro minimizou a instabilidade nas bolsas de valores - na quarta-feira, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) caiu 5,01%, segunda pior queda de 2008. "Nós achamos que a turbulência da bolsa é própria da bolsa. Nós não temos que ver isso como uma coisa tão anormal."



No entanto Lula destacou que o governo está olhando com atenção a crise nos mercados financeiros. "O que é importante é que nós saibamos que tem uma crise nos Estados Unidos e essa crise está atingindo o sistema financeiro, sobretudo o europeu. Nós estamos olhando com muita cautela porque não queremos que uma crise americana, que não fomos nós que causamos, venha a causar problemas ao Brasil."

PAC

No Parque Tecnológico de Itaipu, Lula participou da assinatura de acordos de cooperação entre a Petrobras e os governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul para a construção de um alcoolduto entre Campo Grande (MS) e o Porto de Paranaguá (PR).



O presidente destacou que seu governo conseguiu "transformar o setor sucroalcooleiro definitivamente em uma imagem empresarial". Ele também rebateu as críticas dos países europeus de que o Brasil não poderia vender álcool porque teria trabalho escravo.



"Se nós quisermos adentrar no comércio exterior, com força e potencial que tem o Brasil, nós teremos que ser cada vez mais profissionais e cada vez mais nós temos que ter cartão de credibilidade social para que a gente possa fazer frente às intrigas que estão fazendo contra o Brasil no exterior."

Além disso, Lula lançou em Foz do Iguaçu do Plano Nacional da Pesca. Em seu discurso, ele falou que objetivo é colocar "o Brasil no rol dos países exportadores de pescado".



"Não é explicável, do ponto de vista econômico, que países que têm 10% da costa marítima que tem o Brasil ou que têm menos de 10% da água que tem o Brasil sejam maiores produtores de pescado do que o Brasil", disse o presidente.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_N ... +PAIS.html

Trancado