Caminho das Pedras

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Caminho das Pedras

Mensagem por Lúcifer »

Sei que muitos de vocês vão até torcer o nariz para esse texto, mas é sobre o livro de minha ex-coordenadora em um curso de teatro, Leona Cavalli, que, atualmente, está na novela das oito da Globo.

Tive a sorte e o privilégio de ser aluno dessa grande atriz e pessoa e dela só tenho elogios a declarar e esse livro é mais uma realização dela.

Muitas pessoas comuns podem aprender muito com as técnicas do teatro. Esse livro não é somente para atores/atrizes, mas também para pessoas que desejam um aprofundamento melhor em suas vidas.

Abraços.


Caminho das Pedras

PEDRA: Significa conhecimento e sabedoria. É um símbolo do SER, da coesão e da conformidade consigo mesmo, por isso serve de sinal para qualquer caminho. Simboliza clareza, irradiação, glória, fio ou gume da iluminação, o vazio, o indeterminado, a imortalidade.

Pedras preciosas são símbolos de transmutação do opaco em translúcido, das trevas em luz, do caos à beleza, refletindo a própria trajetória da arte.

O CAMINHO DAS PEDRAS é uma jornada de reflexão e atuação que objetiva estimular e exercitar o ATOR/ATRIZ a compreender e planejar sua carreira profissional; integrando vida artística, consciência pessoal e cidadania.

O CAMINHO DAS PEDRAS não pretende ensinar, mas pensar em conjunto e sugerir, indicar os recursos disponíveis na vida artística, junto ao ATOR / ATRIZ para organizar sua CARREIRA, indicando o caminho que ele irá percorrer quando tiver de tomar uma decisão em relação ao seu OFÍCIO. Para que cada ATOR /ATRIZ possa se torna autor de sua carreira profissional e de sua maneira própria de atuar, com autenticidade, no trilhar de uma trajetória única, que está vinculada à singularidade de cada ser humano e de sua atuação na vida cotidiana, como artista, no TEATRO, no CINEMA, na TELEVISÃO, nas novas mídias; e como CIDADÃO, conhecendo seus direitos e deveres. Cuidando da matéria prima – CORPO e MEMÓRIA, aprimorando seu veículo de trabalho, usando com habilidade sua ferramenta principal, o TEXTO.

LABIRINTO do CAMINHO - O TRAJETO

Ao trilhar o CAMINHO – o caminhante é convidado a contracenar com seus 21 caminhantes – companheiros de cena e com fatores imprevisíveis, escolhas e atitudes, representadas pelas 22 PEDRAS – temas, que levam a compreender o seu papel e sua interferência na sociedade e no tempo, sendo estimulados a transformar os obstáculos - pedras brutas - em apoio para novos impulsos criativos - pedras preciosas – combustão da AÇÃO no coração e na compreensão do trilhar do seu CAMINHO.

HISTÓRICO

Concebida a partir do trabalho da atriz Leona Cavalli com a dramaturga Ana Vitória Vieira Monteiro, essa jornada para atores teve início em 1999 quando a atriz convidou a dramaturga a participar de uma série de palestras e vivências para atores no SESC Ipiranga em São Paulo. No ano seguinte Leona Cavalli produziu e encenou o texto de Ana Vitória Vieira Monteiro o DISCO SOLAR, por ocasião da reabertura de temporadas teatrais do Theatro São Pedro. Dali para frente a parceria entre ambas se consolidou, o Caminho ganhou corpo e consistência aprofundando a idéia inicial.

Realizaram-se JORNADAS em São Paulo:

No SESC Ipiranga, em 1999 e 2004, onde foi incorporada a presença da Dra Vilma Gil Gomes, advogada, como orientadora Jurídica.

No Cine SESC, em 2003

Na Oficina Cultural Itaquera, em 2003

No Cine–Teatro Bijou, em 2002

Na Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em 2001

e No Teatro Nacional, em Brasília, em 2003.


POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO

O CAMINHO DAS PEDRAS tem geografia própria, que se desenvolve em cada jornada.

O CAMINHO DAS PEDRAS pode ser realizado em sua forma completa, em que a metodologia é desenvolvida em três níveis de ação:

- vivências de interpretação com Leona Cavalli
- palestras de dramaturgia com Ana Vitória Vieira Monteiro
- dinâmicas jurídicas com Vilma Gil Gomes.

Ou ainda:

- palestras únicas com um dos profissionais envolvidos;
- aula - master com Leona Cavalli;
- ou incorporando o CAMINHO DAS PEDRAS em outros cursos, da mesma maneira, em partes ou no conjunto.

Cada CAMINHO percorrido é diferente do outro, com peculiaridades próprias dos caminhantes, que mudam como a platéia e as estações do ano. Embora a trilha seja a mesma, o TEMPO nunca é o mesmo. As PEDRAS, embora ÚNICAS, são vivas, como a ARTE que os caminhantes representam em sua contemporaneidade enquanto artistas...





Copyright ©2000-2007 Leona Cavalli, Todos os direitos reservados.


http://www.leonacavalli.com.br/index.ph ... &Itemid=45
Imagem

Trancado