Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Highlander
Mensagens: 129
Registrado em: 19 Jun 2007, 14:06

Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Highlander »

APENAS UM DEPOIMENTO. MEU DEPOIMENTO.

Amigos, nunca mais compareci ao fórum por questões particulares. Mas gostaria, sim, de acrescentar um depoimento importante. E para isso vou, inclusive, revelar um problema pessoal.
Vocês se lembram de mim? Passei a vida oscilando entre ceticismo e kardecismo.

Vamos ao que interessa. Pretendo apenas REPORTAR o acontecimento. Tirem suas conclusões.

Obtive uma INESPERADA cura "experimentando" um tratamento espiritual, de um problema que... pode parecer pequeno para vocês... mas para quem passou 12 anos com ele, foi uma belíssima surpresa!!!
Obs: não há chance de efeito placebo; fui até lá totalmente contrariado, indicado pela minha mãe, que é Espírita...

Desde o início da adolescência até hoje sofri com uma séria oleosidade na pele do rosto, que me causava uma grave dermatite, que só era atenuada com uso de pomadas de corticóide. Consultei inúmeros dermatologistas, inclusive um dos melhores do Brasil. NUNCA, em nenhum momento da minha vida houve qualquer melhora sem uso de pomada a cada 5 ou 7 dias, independente de questões climáticas, ambientais, fisiológicas ou alimentares. NUNCA houve uma situação, em 12 anos, que passados 7 dias meu rosto permanecia normal sem uso de pomada.
Certo. Algum forista com conhecimento na área deve saber do que se trata, e que só se extermina oleosidade com a perigosa isotretinoína (que me recusei a tomar em função dos efeitos colaterais) e que o uso contínuo de pomadas de corticóide É GRAVE porque causa afinamento da pele, sem contar que se a pessoa tomar Sol logo em seguida à aplicação pode ter manchas irreparáveis...
12 anos sob pomadas de corticóide é um péssimo presságio. ERA.


Enfim. Indicado pela minha mãe, risos, TESTEI (verbo testar), amplamente descrente, um conjunto de 5 sessões do que eu chamaria de operações no perispírito, através de um Centro que atende, SEM COBRAR E SEM VENDER NADA, a todos os casos de saúde em determinados dias da semana, das 19hs até as 4hs da madrugada ou até o horário que for preciso.
Num período de 12 anos que nunca consegui ficar sem utilizar o medicamento por no máximo 7 dias, "COINCIDENTEMENTE" estou há mais de um mês C-U-R-A-D-O, no final do tratamento, sem qualquer sinal do efeito rebote que poderia ser causado pelo corticóide. São quase 45 dias já.


OK. Em função de a oleosidade diminuir com o passar dos anos, alguém dirá que essa cura espontânea foi COINCIDÊNCIA. Pense bem: poderia ter sido se fosse GRADUAL, mas impossível sendo INSTANTÂNEA.
Alguém vai argumentar que foi efeito placebo? Estou dizendo que cheguei lá como quem fazia uma obrigação, totalmente descrente e sem esperar absolutamente nada!

É isso. Dei meu depoimento. Estou perplexo. Digam o que quiserem, mas de hoje em diante será dificílimo para mim acordar, olhar no espelho e duvidar de que há um composto espiritual na existência.

É simbólico isso: TÁ NA MINHA CARA, gente!


Muitos citarão: "houve curas 10x maiores, mais amplas e significativas na história da medicina sem interferências espirituais e com explicações puramente científicas". Sim, HOUVE, ninguém pode negar. MAS... quando é VOCÊ que 1) tem um problema, 2) "TESTA" um tratamento invisível e 3) sai CURADO, nessa ordem, em um curto prazo, sem chance de efeito placebo ou mudanças de rotina, a sua perspectiva muda completamente, porque ninguém melhor do que eu para saber meu histórico, meu passado e meu presente. Pergunto: o que VOCÊ concluiria se algum problema crônico seu desaparecesse logo em seguida ao TESTAR um tratamento espiritual?


Comentem à vontade. Não pretendo com isso degladiar idéias, estou RELATANDO.


obs: pode ser argumento contra ou argumento a favor, mas em um pequeno espaço do rosto aonde eu não especifiquei o problema, ainda tenho uma diminuta irritação, ou seja, a cura aconteceu exatamente no local que eu descrevi à entidade como sendo o problema... essa área em questão está perfeita. Pensando bem isso é outro argumento A FAVOR, pois a melhora ocorreu justamente aonde eu especifiquei...

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Fenrir »

Highlander,
mesmo sem saber lhufas a respeito de dermatite, posso fazer algumas perguntas?

Durante todo o período em que participou das seções, você fez uso da pomada? Se não fez, poderia a cura ter algo a ver com NAO usar mais a pomada?

Voce disse que a cura foi instantânea, mas tal é impossível a menos que tenha se olhado no espelho e visto a dermatite desaparecendo em real time após cada seção. Então, em quanto tempo, realmente, a dermatite sumiu?

Pode o emocional influenciar na evolução ou na regressão de uma dermatite? Eu mesmo, se fosse fazer um teste destes, não evitaria de pensar, mesmo com toda a minha descrença, de que seria bom se saísse curado dali.
Então não poderia afirmar com certeza que meu emocional não influiu em nada.

A hipótese de coincidência ainda é possível. A medicina relata casos de curas espontâneas, inclusive de câncer (na minha família tem um caso).
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por zumbi filosófico »

Ouvi uma vez num episódio do programa radiolab que uma condição de pele muito escabrosa, meio que muitas verrugas em toda pele, se bem me lembro, era tida como incurável e em um caso aparentemente foi curada por hipnose. Acho que tanto hipnose como rituais religiosos podem ter efeitos "placebo" similares.

Certamente é incomensuravelmente mais plausível que de repente uma cura que não vinha implicar na existência de todo um "mundo espiritual" e todos os detalhes defendidos por uma religião em particular.

No mínimo, poderia se propor que em vez dos espíritos, foram anjos condescendentes com a crença em espíritos que acodem mesmo aqueles que crêem no "errado" nesse sentido "epistemológico" do sobrenatural, por qualquer razão; talvez porque achem que essas pessoas, apesar de não conhecerem a realidade anjelical/sobrenatural verdadeira e crerem no espiritismo, são boas, e merecedoras das curas. Também não acham que devem se revelar, por motivos que não sabemos.

Sendo que casos esporádicos de cura ocorrem em diversas vertentes religiosas, essa idéia de que talvez sejam seres defendidos por outras religiões (ou por nenhuma, seres ainda desconhecidos na sua verdadeira identidade), isso não pode ser prontamente rejeitado. Sendo que conhecemos efeito placebo e diversos mecanismos plausíveis por trás desse tipo de coisa, e essas coisas "materialistas" tem maior confirmação do que qualquer coisa "sobrenatural", essa é a hipótese preferencial.
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Dick »

Dermatite x espiritismo. :emoticon5:
Diga-me, caro imortal do clã dos McLau: se sua dermatite fosse assim curada, como dissestes que foi, pelo toque do papai noel quando fosses com o seu filho (só especulando) no shopping, acabarias por acreditar no real poder jingle bell de Santa Clauss? Digo, você está realmente nos dizendo que sua dermatite te convenceu irremediavelmente de que espíritos existem?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por chagas »

Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Dick »

Eu já respondi isto. São os espíritas que sofrem de uma necessidade inquebrantável de aceitar coisas como as presentemente relatadas como um sinal indubitábel. Seria bem fácil convencer um cético de que espíritos existem. Se eles existissem.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Fenrir »

chagas escreveu:Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.


Chagas, supondo que a cura tenha de fato acontecido devido as sessoes espiritas, de onde segue, que a partir da cura da dermatite, premissas da DE tais como encarnacao ou lei do carma estejam corretas?
(e ate mesmo a existencia do perispirito, que e por onde, aparentemente, o medium opera)?
Editado pela última vez por Fenrir em 02 Abr 2008, 18:33, em um total de 1 vez.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Fenrir »

Se tal acontecesse, eu me perguntaria como o medium fez aquilo.
Seria mesmo estritamente necessario invocar o transcedental ou mesmo algo intermediario, como o perispirito, para explicar tal fato?

E se fosse por alguma iteracao que a ciencia desconhece no momento, mas que pudesse vir a ser explicada usando-se apenas a fisica, sem apelar para alguma esfera transcendental?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por zumbi filosófico »

Parece que alguns tem uma certa dificuldade em ver como essas coisas todas no mínimo poderiam ser desconectas. "Compram" os pacotes inteiros apenas por que são tradicionalmente oferecidos, como se apenas por isso fossem mais prováveis, ou mesmo "certos".

Se algo parece ter sido uma "cura espiritual" e pessoas tradicionalmente acreditam que foi, parece que não há a possibildade de, sei lá, Javé ter criado essa ilusão por seus motivos misteriosos além da nossa capacidade de compreender, ainda que talvez possamos cogitar, como já disse, que apesar de estarem enganados, Javé ainda assim ajuda a essas pessoas porque é tocado pelas necessidades delas ou qualquer coisa que seja, e não acha que deva se revelar, que as pessoas devam chegar à ele por si mesmas, de alguma forma descobrir que não foi uma cura espiritual, mas que foi ele que atuou..

Isso para uma resposta que não parece "ridícula", já apelando a outra tradição, talvez ajude. Mas com uma mente realmente imparcial continua sendo plausível ser um tipo de "deus-zombeteiro" que acha engraçado fazer milagres aleatórios e ficar rindo dos humanos que crêem em bobeiras que depois não funcionam quando eles querem mostrar para outros. Isso apenas não é uma perspectiva tão agradável quanto qualquer uma das duas, mas não dá para dizer que é menos plausível, se qualquer uma das duas anteriores for considerada plausível.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Fedidovisk »

braveheart

Não há muito o que dizer.... eu até queria enfatizar o "ateu-espírita" mas você começa a estudar as obras espíritas, da nauseas...

Sei lá... acho que é falho tomar como princípios absolutos os escritos espíritas de Kardec por exemplo ; a DE precisa de uma revisão URGENTE!


Ps: toda vez que vou "Enviar" dá "Prever", para aí sim, poder realmente "Enviar".

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Suyndara »

Era só o que me faltava, depois de um pastor que "exorciza gorduras localizadas", agora um espírito que cura oleosidade da pele? :emoticon33:

O céu já está se metendo demais na área de estética, não acham?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Lúcifer »

Cara, só não vou ser cético, pois quando frequentava terreiros, eu já vi e até fui curado. E, quando não era curado, os meus sintomas eram, pelo menos amenizados.

Quando tive um ataque de catapora na aborrecência, ela atacou pra valer; eu estava tendo suadores e febre muito alta. Após a minha mãe ir no terreiro, junto com a minha irmã, e pedir pro pai de santo que eu melhorasse, eu caí em um sono profundo e, quando acordei, os sintomas como febre e suadores haviam passado. E, como eu sabia quanto tempo mais ou menos levava de minha casa para o terreiro e, que horas começava a sessão, comparando com o meu relógio, eu deduzi que era mais ou menos aquela hora, o qual a minha irmã confirmou depois.

Eu não sei se existe espíritos ou não. Se existe curas milagrosas ou não. Só sei que já vi e presenciei várias coisas que eram estranhas, por isso, eu prefiro dizer que existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.

Aproveitando, é bom saber que você foi curado. Ótimo pra você.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por zumbi filosófico »

Fedidovisk escreveu:braveheart

Não há muito o que dizer.... eu até queria enfatizar o "ateu-espírita" mas você começa a estudar as obras espíritas, da nauseas...

Sei lá... acho que é falho tomar como princípios absolutos os escritos espíritas de Kardec por exemplo ; a DE precisa de uma revisão URGENTE!


Ps: toda vez que vou "Enviar" dá "Prever", para aí sim, poder realmente "Enviar".



Isso acontece sempre que alguém mandou uma mensagem antes de você, enquanto escrevia.
Imagem

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Aranha »

chagas escreveu:Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.



- É isso mesmo! - Não acredito nessa merda e pronto!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por chagas »

Fenrir escreveu:
chagas escreveu:Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.


Chagas, supondo que a cura tenha de fato acontecido devido as sessoes espiritas, de onde segue, que a partir da cura da dermatite, premissas da DE tais como encarnacao ou lei do carma estejam corretas?
(e ate mesmo a existencia do perispirito, que e por onde, aparentemente, o medium opera)?


Não sou espírita. E sei muito pouco sobre o assunto.
Vejo apenas como um fato incomum, e não posso ter a pretensão de determinar nada. Apenas não vejo isso como algo tão absurdo que não possa estar acontecendo.
Considero-me um cético light.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Suyndara »

Pera lá,

Faltam bastante detalhes no "depoimento", para mim é mera evidência anedota :emoticon45:

Coisas estranhas já vi muito, mas em geral tem causas explicácveis :emoticon4: (palavra de quem era "paranormal" e convencia platéias com milhares de fiéis, heim?)

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.

Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.
Além disto, pode ter havido a cura, sim, mas não pelos motivos que ele acha que foram.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:Confesso que sou desconfiado, apenas isso. Mas me parece que quando um espírita coloca que nada pode fazer diferença para convencer alguns céticos, tenho que tomar esta afirmação como certa.

Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.
Além disto, pode ter havido a cura, sim, mas não pelos motivos que ele acha que foram.


Eu realmente acho que a ciência sempre esta mais próxima de uma explicação. Mas determinar isto como a única possibilidade é que me parece imprudente.

Li não lembro aonde e salvei este seguinte comentário bastante pertinente:
A definição de “afirmações extraordinárias” varia, pois é baseada nas crenças e experiências já existentes. Ninguém tem os mesmos critérios para concordar ou não se alguma afirmação é extraordinária ou normal. Suponhamos que somos peixes, por exemplo, que vivendo sempre debaixo de água sem ver ou ouvir terra. A afirmação de que a terra existe acima de água seria extraordinária para nós, mas não para as criaturas que vivem na terra. Obviamente que só porque a afirmação de terra para nós, peixes, é extraordinária, não significa que a terra não exista. A questão é que uma afirmação extraordinária não é extraordinária para todos.

De certo mesmo a ciência no futuro pode explicar.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por chagas »

Suyndara escreveu: (palavra de quem era "paranormal" e convencia platéias com milhares de fiéis, heim?)




Quem sabe ele não usa o mesmo argumento! Evidência anedota.
Temos então um empate.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Ilovefoxes »

chagas escreveu:Eu realmente acho que a ciência sempre esta mais próxima de uma explicação. Mas determinar isto como a única possibilidade é que me parece imprudente.
Não, mas é conveniente que os paranormais só conseguiam fazer curas milagrosas somente quando já houver outros fatores.

Seria como um medium que prevê o tempo com certo grau de exatidão, mas só o faz depois de assistir o noticiário.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Suyndara »

chagas escreveu:
Suyndara escreveu: (palavra de quem era "paranormal" e convencia platéias com milhares de fiéis, heim?)




Quem sabe ele não usa o mesmo argumento! Evidência anedota.
Temos então um empate.


Provavelmente vc não entendeu, o que estou dizendo é que conheço muito bem os argumentos do "lado de lá" e sei que não há nada de "fantástico" :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Highlander
Mensagens: 129
Registrado em: 19 Jun 2007, 14:06

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Highlander »

Durante todo o período em que participou das seções, você fez uso da pomada? Se não fez, poderia a cura ter algo a ver com NAO usar mais a pomada?
A última vez que usei foi numa quarta-feira, dois dias antes do último retorno que eu fiz, na sexta. Na segunda-feira seguinte eu já estava espantado que não havia nem sinal de vermelhidão no meu rosto (ou seja, passados 5 dias...).

Obs: no passado já tentei ficar sem usar a pomada apesar da irritação, e foi catastrófico, rsrs. Sem contar que existe algo chamado "efeito-rebote" relacionado ao uso de corticóides...


Voce disse que a cura foi instantânea, mas tal é impossível a menos que tenha se olhado no espelho e visto a dermatite desaparecendo em real time após cada seção. Então, em quanto tempo, realmente, a dermatite sumiu?
Ela começa com uma pequena irritação e desaparece com o uso da pomada. E retorna após 5, no máximo 7 dias. Eu usei a pomada naquela quarta e desse dia em diante algo que em 12 anos nunca me abandonou, havia desaparecido.

Pode o emocional influenciar na evolução ou na regressão de uma dermatite? Eu mesmo, se fosse fazer um teste destes, não evitaria de pensar, mesmo com toda a minha descrença, de que seria bom se saísse curado dali.
Então não poderia afirmar com certeza que meu emocional não influiu em nada.
Sim meu amigo, o emocional influencia qualquer condição médica, sem dúvida, mas isso varia de pessoa para pessoa. No MEU caso, havia uma piora progressiva independente dos períodos felizes ou tristes pelos quais passei em nesses 12 anos. E convenhamos, 12 anos é tempo pra caramba...

Quanto ao "efeito placebo", eu pergunto a você: por que então só houve cura nas áreas que eu especifiquei na consulta? E não na condição como um todo?


A hipótese de coincidência ainda é possível. A medicina relata casos de curas espontâneas, inclusive de câncer (na minha família tem um caso).
Muitas vezes as explicações para essas curas são 100% materiais e científicas. Mas se logo acima eu descartei o efeito placebo, como eu posso ficar do lado da coincidência? As glândulas sebáceas não se regulam de um instante para o outro, elas são complicadas.

Relembro que não paguei 1 centavo por algumas das madrugadas que eles trabalharam organizadamente e incessantemente para atender aos enfermos.


Ouvi uma vez num episódio do programa radiolab que uma condição de pele muito escabrosa, meio que muitas verrugas em toda pele, se bem me lembro, era tida como incurável e em um caso aparentemente foi curada por hipnose. Acho que tanto hipnose como rituais religiosos podem ter efeitos "placebo" similares.
Acrescento que numa experiência com um condenado à morte, seus olhos foram vendados e simularam com sons e líqüidos o corte do seu pulso. Acreditando plenamente na sua morte, o cérebro do condenado desligou as funções do corpo e encerrou a vida no organismo dele.

Talvez tanto isso quanto a hipnose provem que pensamento é vida. Que existe energia, poder e controle através das intenções. E isso está dentro do kardecismo, e não fora dele.

Quanto ao meu caso em particular, eu não estava esperando resultado algum e não passei por qualquer hipnose. Sou inteligente o suficiente para discernir uma conversa normal da intenção de manipular a mente. Ou aconselhar você a usar uma erva tal ou a trabalhar para o bem aonde eu me sentir confortável virou hipnose?


Sendo que casos esporádicos de cura ocorrem em diversas vertentes religiosas, essa idéia de que talvez sejam seres defendidos por outras religiões (ou por nenhuma, seres ainda desconhecidos na sua verdadeira identidade), isso não pode ser prontamente rejeitado. Sendo que conhecemos efeito placebo e diversos mecanismos plausíveis por trás desse tipo de coisa, e essas coisas "materialistas" tem maior confirmação do que qualquer coisa "sobrenatural", essa é a hipótese preferencial.
Tudo bem. Mas a partir do momento que surgem teorias físicas como a Teoria das Cordas (equações que determinam ser impossível a estabilidade do universo sem ou a existência de uma manutenção inteligente ou a de infinitos universos - ou as duas coisas!), experimentos em mecanismos megalomaníacos que buscam encontrar a partícula de Deus (Bóson de Higgs - não se sabe o que dá materialidade ao átomo) experimentos laboratoriais comprovando a degradação da flora em ambientes violentos e os anéis de Saturno serem descobertos recentemente como sólidos e não gasosos (NASA afirmava que eram gasosos, Kardec dizia que eram sólidos), a partir daí a coisa começa a ficar mais interessante...

Enfim, tão logo possível continuo respondendo a vocês, pessoal!

Avatar do usuário
Highlander
Mensagens: 129
Registrado em: 19 Jun 2007, 14:06

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Highlander »

Dermatite x espiritismo.
Diga-me, caro imortal do clã dos McLau: se sua dermatite fosse assim curada, como dissestes que foi, pelo toque do papai noel quando fosses com o seu filho (só especulando) no shopping, acabarias por acreditar no real poder jingle bell de Santa Clauss? Digo, você está realmente nos dizendo que sua dermatite te convenceu irremediavelmente de que espíritos existem?
Let me think for a while: sua inigualável sapiência neurocientífica, química, matemática, física (quântica), biológica, matemática, nanotecnológica, histórica e Penn & Teller's Bullshiteca te convenceu irremediavelmente conhecer amplamente os limites dimensionais, materiais, facultativos e existenciais do universo?

Dessa forma queira nos responder gentilmente de onde veio a partícula que originou o Big Bang e por qual motivo ela estava lá, quietinha, abrigando tamanha matéria-prima.

Aproveite e nos elucide a respeito das interações entre matéria e anti-matéria, conte-nos os segredos da matéria escura e, por que não, nos dê de antemão o resultado do experimento que busca o Bóson de Higgs, contando-nos o que dá materialidade ao átomo...


Gostaria de saber, também, por qual motivo a "sorte" de existirmos não lhe é considerada tão impossível quanto Papai Noel...

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Dick »

Não procede. O fato de eu não ter as explicações "dos limites do universo" não implica que a sua, a de que espíritos te curaram, está correta.

A propósito, minha resposta evidentemente negativa à sua primeira pergunta mostra o nível de crença a que estás subserviente. Enquanto com todo o meu (parco) conhecimento não sou facilmente convencido de uma ação meta-humana, você faz justamente o oposto. Sua pergunta irônica te faz um desfavor maiêutico. Mas... o importante é que sua dermatite está curada.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Highlander
Mensagens: 129
Registrado em: 19 Jun 2007, 14:06

Re: Hum. Diante dos olhos, uma cura! Quem diria...

Mensagem por Highlander »

Não procede. O fato de eu não ter as explicações "dos limites do universo" não implica que a sua, a de que espíritos te curaram, está correta.

A propósito, minha resposta evidentemente negativa à sua primeira pergunta mostra o nível de crença a que estás subserviente. Enquanto com todo o meu (parco) conhecimento não sou facilmente convencido de uma ação meta-humana, você faz justamente o oposto. Sua pergunta irônica te faz um desfavor maiêutico. Mas... o importante é que sua dermatite está curada.
Em primeiro lugar eu gostaria de saber por que não considera sua própria existência tão improvável quanto Papai Noel.

Em segundo lugar, por favor, atribua a chance estatística da cura de um quadro que vinha piorando em 12 anos regredir por completo JUSTO após eu me sujeitar ao "experimento".
Poderia ser em qualquer outro dia, qualquer outra semana, SUPONDO que fosse possível glândulas sebáceas simplesmente acordarem normais...

Loucura VS Loucura: eis a questão. Você escolheu a sua loucura - não diga que a minha é pior baseado na maneira como os ignorantes se impressionam com qualquer truque de mágica.
Por que você descarta tão prontamente a Teoria das Cordas?

Trancado