Clérigo xiita convoca marcha contra "ocupação"no Iraque

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Clérigo xiita convoca marcha contra "ocupação"no Iraque

Mensagem por Lúcifer »

03/04/2008

Clérigo xiita convoca marcha contra "ocupação"no Iraque


BAGDÁ (Reuters) - O clérigo xiita iraquiano Moqtada al-Sadr convocou na quinta-feira seus seguidores para realizarem uma marcha de milhões contra a "ocupação" norte-americana em 9 de abril, quinto aniversário da queda de Bagdá.

"A hora de expressar sua rejeição e levantar sua voz contra o ocupante injusto e inimigo das nações e da humanidade chegou, e contra os horríveis massacres cometidos pelo ocupante contra nosso honrado povo", disse um comunicado divulgado pelo escritório de Sadr na cidade sagrada de Najaf.

O comunicado pede que os iraquianos se reunam em Najaf, local de peregrinação anual que geralmente atrai centenas de milhares de xiitas.

Os seguidores de Sadr combateram forças iraquianas e norte-americanas em todo o sul do país e em Bagdá na semana passada, nos piores combates registrados no país desde a primeira metade de 2007.

Os principais combates se encerraram no domingo após Sadr determinar a saída de seus seguidores das ruas. Mas simpatizantes do clérigo disseram que as forças do governo continuaram a perseguí-los e apertaram o cerco a locais dominados por Sadr em Bagdá.
Fonte: Reuters

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/ ... 62259.html
Imagem

Trancado