REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



A Revista 'Isto É" já publicou várias matérias acerca de fatos que, mesmo indiretamente, corroboram com alguns princípios da D.E. Não estou aqui afirmando que, por causa de publicações desse tipo, os fatos adquirem algum tipo de veracidade.

Trata-se apenas de uma matéria publicada no final do mês de Março de 2008. Uma Matéria Jornalistica, como outra qualquer. E mesmo porque está aqui publicada não só os "prós", mas os "contras" também não foram esquecidos.


===================




Imagem


Em busca de cura para dores físicas ou superação de traumas, brasileiros recorrem à Terapia de Vidas anteriores

Por CARINA RABELO / Foto: ROBERTO CASTRO/AG. ISTOÉ



A Terapia de Vidas Passadas (TVP) sempre foi vista com ceticismo por psicólogos e psiquiatras, além até de ser condenada por alguns Espíritas, que consideram um erro trazer o passado de volta. Ainda assim, o interesse pelo tratamento, que transita na fronteira entre a crença e a ciência, tem aumentado no Brasil e os institutos e sociedades especializadas capacitam cada vez mais psicólogos no polêmico método terapêutico. Quem o procura são pessoas que não conseguem curar uma dor física com a ajuda da medicina tradicional ou superar um trauma com as terapias da psicologia convencional.

Muitas delas não tiveram um episódio na vida que justificasse pânico de água, pavor de lugares fechados ou multidão, ou ainda uma experiência negativa que determinasse dificuldade de estabelecer relacionamentos. Outras conviviam com dores inexplicáveis no corpo. A resposta para esses males só apareceu depois de uma regressão ao que seria uma vida anterior.

“Tinha muito medo de mergulhar e procurei a TVP para entender o motivo. Foi quando descobri que morri afogado depois que o mar invadiu minha casa”, conta o paulista Paulo Minoru Minazaki Júnior, 33 anos, que hoje se sente à vontade na água. Na TVP, o indivíduo entra num processo de transe hipnótico superficial e estabelece contato com imagens e sons fora da consciência. Supostamente viaja mentalmente ao passado, onde confronta sua própria personalidade, obtém novas informações sobre o seu caráter, vivências e experiências e o mais importante : Uma explicação de por que repete determinados padrões de comportamento.

Histórias de pessoas que morreram em batalhas, foram assassinadas de forma violenta ou viveram entre a realeza antiga recheiam o repertório de quem diz ter se reencontrado numa vida anterior. Mas será que tudo não passa da imaginação? A psicoterapeuta transpessoal Suely Moliterno, que trabalha há 17 anos com TVP, refuta a hipótese e afirma que o estado de consciência, necessário para a imaginação, é praticamente eliminado na regressão.

“No estado alfa, a racionalidade participa pouco do processo. A pessoa não conseguiria inventar histórias numa narrativa tão lógica”, afirma. A psiquiatra Maria Teodora Ribeiro Guimarães, Presidente da Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas (SBTVP), vai além e aposta na Reencarnação. “Trata-se de fato da lembrança de uma vida passada. Estamos elaborando os protocolos científicos para validar o tratamento”, afirma.

Entre os casos apresentados pela SBTVP – que promoverá, entre os dias 22 e 24 de maio/2008, o VI Congresso Internacional de Terapia de Vidas Passadas – está o relato de uma senhora que regrediu à vida anterior e descreveu sua história numa cidade do interior de Minas Gerais, mesmo sem nunca ter ido lá. Depois da terapia, ela foi até o local e teve acesso aos registros que comprovam a existência da pessoa que viu na regressão, além dos detalhes da sua vida pessoal.

Situações semelhantes foram catalogadas no livro A física da alma, de Amit Goswami (Editora Aleph), que conta histórias de crianças em processo regressivo que, depois do tratamento, identificaram cidades, pessoas e objetos escondidos que viram durante a hipnose. O fenômeno, ainda estranho aos ocidentais, é amplamente difundido na cultura oriental. Um dos exemplos é o que ocorre durante a seleção do substituto do líder budista Dalai-Lama. O candidato deverá provar, ainda criança, que é o Buda reencarnado, recitando textos e localizando objetos sagrados, mesmo sem nenhuma informação – apenas através da regressão a uma vida anterior.

Desde o surgimento da psicanálise, o inconsciente passou a ser estudado pelo viés científico, o que permitiu que a técnica de regressão à vida intra-uterina fosse legitimada como método terapêutico. As vidas passadas, porém, permanecem confinadas ao campo místico. Mas, se a psicanálise aceita o inconsciente, a ciência deixou uma questão no ar: para onde vai a energia envolvida nestes processos mentais após a morte?



Imagem

RAIVA E FALTA DE AR

"Fiz terapia de vidas passadas quando me formei em psicologia, para entender o processo. Mas tive revelações sobre coisas que nem passavam pela minha cabeça. Entendi por que eu detestava duas pessoas da minha família e compreendi meu medo de lugares fechados. Descobri que estas pessoas mandaram me matar, mas eu não percebi que havia morrido. Cheguei a acompanhar o meu velório, mas sem saber que era meu. Eu sentia falta de ar em lugares fechados porque me sentia dentro de um caixão. Após a regressão, consegui aceitar a minha morte e deixei de ter raiva daquelas pessoas. Parece que eu tirei um colete de chumbo das minhas costas. Foi um alívio".

Cláudia Geminiani, 32 anos


“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão.

Para ele, as crianças têm mais facilidade para entrar em contato com estas partículas cósmicas no processo regressivo porque estão menos presas à realidade material. “Não é possível voltar ao passado fora do estado de relaxamento porque a mente humana não comporta tanta informação”, explica.

O Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. “É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde”, afirma.

Segundo os físicos, esta ‘memória quântica’, armazenada em partículas no universo, é formada a partir da repetição de padrões de comportamento dos indivíduos em suas várias vidas. Em outras palavras, é o que alguns religiosos chamam de carma.


Nem todos os terapeutas da TVP julgam necessário validar a tese das vidas passadas, e focam o tratamento no discurso do paciente. “O que vale é o relato do inconsciente que revela questões desconhecidas pelo paciente as quais limitam a sua vida”, afirma Noeli Heredia, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Terapia Regressiva. “Independentemente de ser uma vida passada, o valor da técnica está em liberar as emoções negativas para modificar o padrão de comportamento do indivíduo e curar as suas dores”, concorda a psicoterapeuta Suely Moliterno.

Mesmo com relatos de sucesso no processo de cura de dores físicas ou de transtornos mentais, o Conselho Federal de Psicologia não reconhece a técnica. “Não há nada na ciência que comprove que o indivíduo tenha outras vidas e que possa voltar a elas”, afirma o presidente da instituição, Humberto Verona. Além disso, segundo ele, o interesse pelas supostas vidas passadas tem de vir do paciente, e jamais ser induzido pelo profissional.



Imagem

PÂNICO DE MULTIDÃO E LUGARES CHEIOS

"Tinha pavor de lugares cheios. Multidões ou tumultos me deixavam transtornado. Desde criança, ficava incomodado até com as formações em fila para cantar o Hino nacional. Sempre que ia a algum lugar, ficava próximo à saída de emergência. Até que a fobia começou a me impedir de sair. Procurei a terapia de vidas passadas, apesar de não acreditar totalmente na técnica. Não sei se o que vi aconteceu mesmo ou se foi uma projeção do meu medo, mas na regressão me vi num lugar muito cheio e ouvi uma explosão muito forte. As pessoas corriam desesperadas, muito machucadas. Acordei suado, chorando e muito emocionado. Não posso negar que o resultado foi bom. Venci o medo."

Lincoln Kennedy da Silva, 40 anos



Até o poder de cura da TVP é questionável, segundo especialistas. “Existem dores físicas que são somatizadas por situações de stress e que podem desaparecer através de um processo hipnótico. Mas o problema é que elas sempre voltam, às vezes em outro local, caso não haja um acompanhamento por uma terapia tradicional”, afirma a psiquiatra Marli Piva, para quem dores musculares, crises de garganta e palpitações cardíacas são os efeitos mais comuns de stress emocional.

Mas não foi o que aconteceu com a carioca Ana Beatriz Berlinck, 47 anos. Vítima de fortes crises de coluna, ela procurou diversos ortopedistas e tomou todo tipo de remédio, mas nada aliviava suas dores. Sua última tentativa foi a Terapia de Vidas Passadas. Na regressão, ela descobriu que teria sido um soldado romano que morreu atingido por uma flecha no local cronicamente dolorido. Bastou se confrontar com a descoberta para se curar. “Me livrei de vez da dor, e sem remédios”, comemora.

Na opinião do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, a cura acontece devido à sensação de conforto pelo fato de o paciente se identificar com o terapeuta. “Elas apenas encontraram no psicólogo uma compatibilidade de crenças que facilitou o processo terapêutico”, afirma. A psiquiatra Marli Piva acrescenta : “A pessoa já se sente aliviada só de achar uma explicação para o seu problema”, diz ela.

No estado de inconsciência proporcionado pela TVP, as pessoas choram, gritam, suam, riem, narram as histórias com riqueza de detalhes e, surpreendentemente, conseguem lembrar de tudo depois que voltam à consciência. Todo o processo é filmado ou gravado em áudio, e os psicólogos pouco interferem no processo. Mas nem todos os pacientes conseguem regredir logo nas primeiras consultas. “A terapia não é indicada aos excessivamente céticos ou incrédulos em relação à regressão e à reencarnação. Eles não conseguem se desligar do mundo externo e voltar às suas outras vidas”, diz Osvaldo Shimoda, especialista em terapia regressiva evolutiva

Na opinião da terapeuta Noeli Heredia, o importante é o bem-estar do paciente e a técnica só é válida se o profissional ajudá-lo a se desprender do passado e quebrar os padrões de comportamento no seu dia-a-dia. “As pessoas devem entender que não são vítimas, mas protagonistas da sua própria história. O paciente deve se olhar de forma crítica e perceber que é o responsável pelo que acontece na sua vida”, afirma.



Imagem







" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


waldon
Mensagens: 228
Registrado em: 31 Jan 2008, 17:12

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por waldon »

Não sei se o que vi aconteceu mesmo ou se foi uma projeção do meu medo, mas na regressão me vi num lugar muito cheio e ouvi uma explosão muito forte. As pessoas corriam desesperadas, muito machucadas. Acordei suado, chorando e muito emocionado. Não posso negar que o resultado foi bom. Venci o medo."




Os medos são psicológicos, se você acredita você os vence, terapia da regressão é imaginação.
Crie sua camisa com frases ateístas ou de qualquer religião, frases tipo "DARWIN TEM AMA" ou fotos que você quiser, são camisas personalizadas, voce manda fazer a estampa, clique abaixo no link e saiba mais:


http://www.CamisaOnline.com.br/?id=449

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Ilovefoxes »

Como eu disse, religião é psicanálise de pobre.

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por RCAdeBH »

Eu não acredito em regressão a ponto de se alcançar vidas passadas... na prática espírita sabemos que uma coisa destas não é tão facilmente alcançada e se fosse, na maioria das vezes faria mais mal do que bem ao paciente.
Na prática médica o que acontece na maioria das vezes em terapias que dizem ser de "vidas passadas" é uma somatização do paciente expondo suas paranóias em um contexto imaginário. Pode ser bastante útil para um bom psicólogo encontrar nessas terapias algo que o paciente não iria falar expontãneamente por medo ou vergonha. Seria um jogo de "me engana que eu gosto" , ou seja, o paciente supondo estar em hipnóse fala tudo "supondo" que o terapeuta realmente acredite que ele está em regressão, portanto, não seria "o paciente" e sim uma outra pessoa.
Mas ainda prefiro os tratamentos com medicamentos, porque são imensamente mais baratos, e muito mais rápidos.
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Najma »

RCAdeBH escreveu:Eu não acredito em regressão a ponto de se alcançar vidas passadas... na prática espírita sabemos que uma coisa destas não é tão facilmente alcançada e se fosse, na maioria das vezes faria mais mal do que bem ao paciente.
Na prática médica o que acontece na maioria das vezes em terapias que dizem ser de "vidas passadas" é uma somatização do paciente expondo suas paranóias em um contexto imaginário. Pode ser bastante útil para um bom psicólogo encontrar nessas terapias algo que o paciente não iria falar expontãneamente por medo ou vergonha. Seria um jogo de "me engana que eu gosto" , ou seja, o paciente supondo estar em hipnóse fala tudo "supondo" que o terapeuta realmente acredite que ele está em regressão, portanto, não seria "o paciente" e sim uma outra pessoa.
Mas ainda prefiro os tratamentos com medicamentos, porque são imensamente mais baratos, e muito mais rápidos.


Concordo... plenamente. :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão.

[...]

O Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. “É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde”, afirma.

Eu sabia. Tinham que tentar se dar credibilidade falando em cientistas e física quântica.
E que diabos é um "universo interdimensional em forma de elétrons"?
Ou "estado supramental de natureza quântica"?

Resposta: linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão.

[...]

O Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. “É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde”, afirma.

Eu sabia. Tinham que tentar se dar credibilidade falando em cientistas e física quântica.
E que diabos é um "universo interdimensional em forma de elétrons"?
Ou "estado supramental de natureza quântica"?

Resposta: linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas.

Se você acha que é linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas, então ESCREVA para o Dr. Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, e PROVE para ele que suas pesquisas são feitas para trouxas.

Mas não esqueça de publicar aqui A RESPOSTA DELE.

Para tanto, acesse : http://www.drouotp.com/ ou escreva direto para : bureau@drouotp.com


Hoje é dia 04.04.08 -Sexta feira. Vamos aguardar seus contatos com ele e suas PROVAS de que as pesquisas deste estudioso, com vários anos neste campo, não têm valor diante dos seus argumentos aqui no RV, "tão bem fundamentados" em criteriosas análises da física avançada...


:emoticon138: :emoticon138:




Editado pela última vez por Benetton em 04 Abr 2008, 13:38, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Fedidovisk »

RCAdeBH escreveu:Eu não acredito em regressão a ponto de se alcançar vidas passadas... na prática espírita sabemos que uma coisa destas não é tão facilmente alcançada e se fosse, na maioria das vezes faria mais mal do que bem ao paciente.
Na prática médica o que acontece na maioria das vezes em terapias que dizem ser de "vidas passadas" é uma somatização do paciente expondo suas paranóias em um contexto imaginário. Pode ser bastante útil para um bom psicólogo encontrar nessas terapias algo que o paciente não iria falar expontãneamente por medo ou vergonha. Seria um jogo de "me engana que eu gosto" , ou seja, o paciente supondo estar em hipnóse fala tudo "supondo" que o terapeuta realmente acredite que ele está em regressão, portanto, não seria "o paciente" e sim uma outra pessoa.
Mas ainda prefiro os tratamentos com medicamentos, porque são imensamente mais baratos, e muito mais rápidos.


É essa lucidez que falta hoje na DE.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Fedidovisk escreveu:
RCAdeBH escreveu:Eu não acredito em regressão a ponto de se alcançar vidas passadas... na prática espírita sabemos que uma coisa destas não é tão facilmente alcançada e se fosse, na maioria das vezes faria mais mal do que bem ao paciente.
Na prática médica o que acontece na maioria das vezes em terapias que dizem ser de "vidas passadas" é uma somatização do paciente expondo suas paranóias em um contexto imaginário. Pode ser bastante útil para um bom psicólogo encontrar nessas terapias algo que o paciente não iria falar expontãneamente por medo ou vergonha. Seria um jogo de "me engana que eu gosto" , ou seja, o paciente supondo estar em hipnóse fala tudo "supondo" que o terapeuta realmente acredite que ele está em regressão, portanto, não seria "o paciente" e sim uma outra pessoa.
Mas ainda prefiro os tratamentos com medicamentos, porque são imensamente mais baratos, e muito mais rápidos.


É essa lucidez que falta hoje na DE.

Lucidez, DESDE QUE atenda aos interesses dos céticos.

O problema não é sair por aí catando tudo quanto é TVP e afiançá-la como verídica.

O interessante é que, as TVPs que puderam ser averiguadas a posteriori e comprovadas pelos pesquisadores não entrariam no rol de um "contexto imaginário".

Mas é claro, nestes casos, vão apelar para : Foi Coincidência! Ele imaginou lugares, identificou cidades, pessoas e objetos escondidos, mas tudo não passou de uma simples coincidência, pois afinal, é a coisa mais comum alguém que passe por uma TVP acertar todos esses detalhes. Isso ocorre aos montes ( toneladas ) todos os dias, claro, claro ...

Ou seja, é mais um carimbo cético que sempre aparece como resposta padrão a alguns casos específicos e citados no texto inicial.



Editado pela última vez por Benetton em 04 Abr 2008, 13:56, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão.

[...]

O Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. “É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde”, afirma.

Eu sabia. Tinham que tentar se dar credibilidade falando em cientistas e física quântica.
E que diabos é um "universo interdimensional em forma de elétrons"?
Ou "estado supramental de natureza quântica"?

Resposta: linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas.

Se você acha que é linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas, então ESCREVA para o Dr. Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, e PROVE para ele que suas pesquisas são feitas para trouxas.

Mas não esqueça de publicar aqui A RESPOSTA DELE.

Para tanto, acesse : http://www.drouotp.com/ ou escreva direto para : bureau@drouotp.com


Hoje é dia 04.04.08 -Sexta feira. Vamos aguardar seus contatos com ele e suas PROVAS de que as pesquisas deste estudioso, com vários anos neste campo, não têm valor diante dos seus argumentos aqui no RV, "tão bem fundamentados" em criteriosas análises da física avançada...


:emoticon138: :emoticon138:


Não precisamos aguardar. O fernando não irá mover uma palha para contatar este CHARLATÃO. Amit Goswami já mostrou o que é ao participar de um dos maiores engana-trouxas de todos os tempos, diga-se, o famigerado vídeo quem somos nós. Quanto a Patrick Drouot, trata-se de mais um tremendo esperto (e não experto, o que seria muito melhor) que encontrou seu lugar ao Sol no competitivo ramo da cretinice acadêmcica altamente rentável dos engodos disfarçados de ciência. LASTIMÁVEL. Recorrer a teorias físicas completamente incipientes e potencialmente inócuas para dar mais crédito a qualquer idéia que seja seria uma tremenda criancice, não fosse um tremendo golpe de retorno garantido. Parabéns para eles.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Benetton, "física avançada" é uma ova! Não caia nessa, rapaz!
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão.

[...]

O Ph.D. em física nuclear, Amit Goswami, pesquisador do Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon (EUA), compara a regressão às experiências de quase-morte. “É um encontro intenso com a consciência deslocada do corpo e seus diversos arquétipos através da telepatia. Para cada corpo físico há no universo um estado supramental de natureza quântica que lhe corresponde”, afirma.

Eu sabia. Tinham que tentar se dar credibilidade falando em cientistas e física quântica.
E que diabos é um "universo interdimensional em forma de elétrons"?
Ou "estado supramental de natureza quântica"?

Resposta: linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas.

Se você acha que é linguagem "científica" de mentirinha para enganar trouxas, então ESCREVA para o Dr. Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, e PROVE para ele que suas pesquisas são feitas para trouxas.

Mas não esqueça de publicar aqui A RESPOSTA DELE.

Para tanto, acesse : http://www.drouotp.com/ ou escreva direto para : bureau@drouotp.com


Hoje é dia 04.04.08 -Sexta feira. Vamos aguardar seus contatos com ele e suas PROVAS de que as pesquisas deste estudioso, com vários anos neste campo, não têm valor diante dos seus argumentos aqui no RV, "tão bem fundamentados" em criteriosas análises da física avançada...


:emoticon138: :emoticon138:


Não precisamos aguardar. O fernando não irá mover uma palha para contatar este CHARLATÃO. Amit Goswami já mostrou o que é ao participar de um dos maiores engana-trouxas de todos os tempos, diga-se, o famigerado vídeo quem somos nós. Quanto a Patrick Drouot, trata-se de mais um tremendo esperto (e não experto, o que seria muito melhor) que encontrou seu lugar ao Sol no competitivo ramo da cretinice acadêmcica altamente rentável dos engodos disfarçados de ciência. LASTIMÁVEL. Recorrer a teorias físicas completamente incipientes e potencialmente inócuas para dar mais crédito a qualquer idéia que seja seria uma tremenda criancice, não fosse um tremendo golpe de retorno garantido. Parabéns para eles.

Mas como é interessante o corporativismo cético, quando o assunto é confrontar os argumentos deles com especialistas. A retórica é sempre amesma : "Não vamos fazer isso pois eles não passam de charlatães. Por que são? Ora, porque estamos dizendo que é ... e ... porque ... ora, isso contraria nossos interesses, psssssiiu..."

Então o Dr. Patrick Drouot, cujo doutorado foi obtido na Universidade de Columbia, N.Y - USA, é mais um charlatão, segundo, É CLARO, os critérios dos céticos inconformados.

Já que gostam tanto de pedir PROVAS aos não céticos, PROVE VOCÊ que o dr. Drouot é mais um embuste. PROVE que essas teorias físicas são completamente incipientes e potencialmente inócuas.

Tentar "provar" apenas com O SEU ACHISMO, "choradeira cética e resmungos de inconformados" é sim UMA TREMENDA CRIANCICE.

Lembre-se de que a afirmação é sua, logo o ônus da prova É SEU.

Interessante é que, se o mesmo Dr. Patrick Drouot, formado na MESMA UNIVERSIDADE, apresentasse argumentos contra a TVP, ele seria aclamado pela comunidade cética como um digno e respeitável físico, porta voz da verdade e de inatacável conduta ética ... PUTZ!





Editado pela última vez por Benetton em 04 Abr 2008, 15:26, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por RCAdeBH »

Benetton escreveu:Lucidez, DESDE QUE atenda aos interesses dos céticos.

O problema não é sair por aí catando tudo quanto é TVP e afiançá-la como verídica.

O interessante é que, as TVPs que puderam ser averiguadas a posteriori e comprovadas pelos pesquisadores não entrariam no rol de um "contexto imaginário".

Mas é claro, nestes casos, vão apelar para : Foi Coincidência! Ele imaginou lugares, identificou cidades, pessoas e objetos escondidos, mas tudo não passou de uma simples coincidência, pois afinal, é a coisa mais comum alguém que passe por uma TVP acertar todos esses detalhes. Isso ocorre aos montes ( toneladas ) todos os dias, claro, claro ...

Ou seja, é mais um carimbo cético que sempre aparece como resposta padrão a alguns casos específicos e citados no texto inicial.


Como eu disse, Benetton, na minha opinião como espírita, não acredito que possa haver regressão a vidas passadas numa hipnose corriqueiramente. Mas claro, deve haver casos em que isso pode acontecer, porem em circunstãncias (acredito eu) extraordinárias. Mas como voce disse que há estudos sobre regressões verídicas, vou pesquisar antes de formar alguma idéia absoluta sobre a questão. O que aliás deveria ser feito aqui por todos.
Um abraço.
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Fenrir »

“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”

Independentemente do PhD do Patrick e de todas as outras credenciais que ele por ventura tiver, a afirmativa acima é mesmo estranha...

Já não estamos em um universo multidimensional?? o que é o espaço-tempo afinal? A física de supercordas diz que existem 10 ou 11 dimensões e existem físicos que já propuseram que seu número seria infinito (preciso lembrar dos nomes! Um deles fez roteiros para o Star Trek).

Então para que especificar "universo" com o adjetivo "multidimensional"?
Isto seria digno de nota e menção se vivessemos em uma reta de espessura infinitesimal ou em um ponto sem dimensão alguma, ou seja em um "universo unidimensional ou adimensional"!

Agora, "formato de elétrons", o que, raios, vem a ser isto?
Qual é, em primeiro lugar, o formato de um elétron??

Prefiro acreditar que foi erro de tradução...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Fenrir »

Fenrir escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”

Independentemente do PhD do Patrick e de todas as outras credenciais que ele por ventura tiver, a afirmativa acima é mesmo estranha...

Já não estamos em um universo multidimensional?? o que é o espaço-tempo afinal? A física de supercordas diz que existem 10 ou 11 dimensões e existem físicos que já propuseram que seu número seria infinito (preciso lembrar dos nomes! Um deles fez roteiros para o Star Trek).

Então para que especificar "universo" com o adjetivo "multidimensional"?
Isto seria digno de nota e menção se vivessemos em uma reta de espessura infinitesimal ou em um ponto sem dimensão alguma, ou seja em um "universo unidimensional ou adimensional"!

Agora, "formato de elétrons", o que, raios, vem a ser isto?
Qual é, em primeiro lugar, o formato de um elétron??

Prefiro acreditar que foi erro de tradução...


O que acham de perguntarmos ao Drouot?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Fenrir escreveu:“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”

Independentemente do PhD do Patrick e de todas as outras credenciais que ele por ventura tiver, a afirmativa acima é mesmo estranha...



Fenir,

Você já leu o Livro de Hernani Guimarães, Psi Quântico (Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito), Editora Pensamento?

O texto trata da aplicação de algumas idéias qualitativas da Mecânica Quântica para o que seria a "matéria psi", ou a matéria de que são constituídas as entidades no plano espiritual. O autor constrói de forma qualitativa uma extensão de alguns conceitos quânticos da física atômica à matéria espiritual, sem contudo chegar a formular uma teoria completa, a exemplo da existente na Física para a matéria comum.

As dimensões tratadas no livro reportam-se às tradicionais 3D, para simplificar os estudos correlacionados à matéria comumente conhecida.

Após o relato e discussão das várias experiências é apresentada então a hipótese básica : nossa realidade 3D (de 3 dimensões) é um universo paralelo ou sub-espaço de uma realidade 4D (de 4 dimensões) da matéria psi. Somos seres 4D temporariamente acoplados a uma realidade 3D. Embora Martiny* seja citado no livro como postulando um espaço 5D para a matéria psi (numa referência de 1955 ) o autor mantém a hipótese 4D.

Dentre muitos outros estudos abordados, um se destaca pela sua teoria do Modelo Organizador Biológico (MOB), segundo a qual cada ser vivente resulta da interação de uma espécie de “molde” psi com a matéria orgânica. O modelo pressupõe a existência de um campo biomagnético, e Hernani e alguns colaboradores construíram aparelhos destinados a detectá-lo. Podem-se reconhecer traços da teoria do MOB, exposta pela primeira vez em 1958, na teoria de ressonância mórfica do biólogo inglês Rupert Sheldrake. Hernani apresentou essa teoria mais de vinte anos antes que Sheldrake fizesse o mesmo com a sua teoria dos Campos Morfogenéticos, que guarda grande similaridade com a teoria do pesquisador brasileiro.



* Different types of space-time and parapsychological phenomena - M. Martiny.






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:Interessante é que, se o mesmo Dr. Patrick Drouot, formado na MESMA UNIVERSIDADE, apresentasse argumentos contra a TVP, ele seria aclamado pela comunidade cética como um digno e respeitável físico, porta voz da verdade e com inatacável conduta ética...


Beneton, estou surpreso com você. Negativamente, é claro. Então rende-se ao apelo à autoridade? "Mas ele é formado!". Isto é o bastante para você? Beneton, muito pelo contrário do que você disse, ele não se tornaria um respeitável físico por apresentar argumentos contra esta ladainha toda. Primeiro, porque a comunidade científica séria, que trabalha por meio de simpósios, seminários e publicações especializadas em ciência física não está nem aí para estes assuntos. Segundo, porque seu posto de físico não o habilita a falar de coisas completamente fora do âmbito científico demonstrável. Ou seja, pouco importa seu título de fodão se sua foditisse não versa sobre as besteiras em que se acredita. É isso o que dá mexer com a cabeça: fulano diz que foi Napoleão, e há ainda quem escute. Benetton, você merece sua fé nisso tudo.

"Você já leu o Livro de Hernani Guimarães, Psi Quântico (Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito), Editora Pensamento?

O texto trata da aplicação de algumas idéias qualitativas da Mecânica Quântica para o que seria a "matéria psi", ou a matéria de que são constituídas as entidades no plano espiritual. O autor constrói de forma qualitativa uma extensão de alguns conceitos quânticos da física atômica à matéria espiritual, sem contudo chegar a formular uma teoria completa, a exemplo da existente na Física para a matéria comum."



Benetton, você definitivamente está perniciosamente influenciado por uma questão já muito debatida nos corredores de física: o abuso indiscriminado de idéias da física em contextos completemente distintos. Isto já foi extensamente avaliado como má fé. O livro "Imposturas Intelectuais", do físico Sokal, já alertou para isto faz alguns bons anos. Mas não adianta, não é? Quando se quer que os deuses sejam astronautas, há pouco o que se possa fazer.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



RCAdeBH escreveu:
Benetton escreveu:Lucidez, DESDE QUE atenda aos interesses dos céticos.

O problema não é sair por aí catando tudo quanto é TVP e afiançá-la como verídica.

O interessante é que, as TVPs que puderam ser averiguadas a posteriori e comprovadas pelos pesquisadores não entrariam no rol de um "contexto imaginário".

Mas é claro, nestes casos, vão apelar para : Foi Coincidência! Ele imaginou lugares, identificou cidades, pessoas e objetos escondidos, mas tudo não passou de uma simples coincidência, pois afinal, é a coisa mais comum alguém que passe por uma TVP acertar todos esses detalhes. Isso ocorre aos montes ( toneladas ) todos os dias, claro, claro ...

Ou seja, é mais um carimbo cético que sempre aparece como resposta padrão a alguns casos específicos e citados no texto inicial.


Como eu disse, Benetton, na minha opinião como espírita, não acredito que possa haver regressão a vidas passadas numa hipnose corriqueiramente. Mas claro, deve haver casos em que isso pode acontecer, porem em circunstãncias (acredito eu) extraordinárias. Mas como voce disse que há estudos sobre regressões verídicas, vou pesquisar antes de formar alguma idéia absoluta sobre a questão. O que aliás deveria ser feito aqui por todos.
Um abraço.


A TVP chegou aqui no início da década de 80, através de um grupo de psicólogos e psiquiatras que começou a estudar a obra e o método do Dr. Morris Netherton, autor do livro Terapia de Vidas Passadas, que havia sido lançado nos EUA em 1978.

Antes de Netherton, responsável pela elaboração da primeira técnica terapêutica, outros pesquisadores europeus enveredaram por essa trilha, aberta inicialmente pelas pesquisas desenvolvidas por Denis Kelsey, do Royal College of Physicians of London, que publicou Nossas Vidas Anteriores, em 1967, após 30 anos de trabalho com o tema.

Talvez uma referência inicial de estudos seja os relatos de Brian Weiss, em seu Livro "Muitas vidas, muitos Mestres", de 1992.

Há 24 anos, ele enfrentou a comunidade acadêmica ao dizer que seus pacientes relatavam vivências de outras vidas. Psiquiatra formado pela Columbia University e pela Yale Medical School, nos Estados Unidos, disseminou o método de terapia de vidas passadas em todo o mundo.

Foi professor de Medicina em várias faculdades americanas e publicou mais de quarenta ensaios científicos nas áreas de psicofarmacologia, química cerebral, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, distúrbios causados pelo abuso de drogas e mal de Alzheimer.

Diretor emérito do Departamento de Psiquiatria do Mount Sinai Hospital, em Miami, Dr. Weiss viaja constantemente para promover palestras e workshops sobre seu trabalho. Contribui para diversas publicações acadêmicas, jornais e revistas, como The Boston Globe, The Miami Herald, The Chicago Tribune e The Philadelphia Inquirer, entre outros. Ele é diretor de uma clínica particular em Miami que conta com psicólogos e assistentes sociais altamente capacitados e treinados para aplicar a Terapia de Vidas Passadas.

Além do considerável empurrão dado por uma boa estrutura de marketing, Weiss tornou-se mundialmente famoso ao falar de regressão porque vinha de uma sólida trajetória acadêmica, chegando a ser diretor do centro médico do hospital Mount Sinai. Na época em que conheceu Catherine, a paciente que entrou em regressão em uma de suas sessões de hipnose e lhe despertou para esse assunto, Brian já havia publicado mais de quarenta trabalhos científicos e já conquistara respeitabilidade internacional por suas pesquisas.

Durante uma sessão, Catherine, uma mulher perturbada e deprimida, pulou da infância para uma vida passada. A história foi relatada no livro Muitas vidas, muitos mestres, publicado no Brasil pela Editora Salamandra. O episódio aconteceu a quatro paredes, no consultório de Weiss, em Miami. O médico ainda resistia em acreditar na regressão de Catherine, até que ela relatou a morte do filho dele, com detalhes que só o psiquiatra e sua mulher conheciam. "Parece que esse tipo de informação veio para provar que a Catherine dizia a verdade. Até então eu era absolutamente cético", conta Weiss. Depois de Catherine, Weiss, com 51 anos neste corpo, passou a trabalhar com a terapia de vidas passadas, técnica que divulga por todo o mundo. O psiquiatra afirma que tratou mais de 1,3 mil pacientes e os resultados são surpreendentes. Ele esteve no Brasil para uma série de palestras em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Brian Weiss já vendeu quatro milhões de exemplares de seus livros, meio milhão só no Brasil.

No livro A cura através da Terapia de Vidas Passadas, recheado de exemplos, o autor descreve minuciosamente sua abordagem, as curas que presenciou, e a metodologia que utiliza. Fala da rapidez do tratamento, fato que assombra muitos psicólogos e psiquiatras ortodoxos – o que faz com que alguns busquem estudar o fenômeno, e muitos o critiquem para se defenderem.

O autor demonstra que as mesmas pessoas que passaram anos e mais anos no consultório poderiam ser curadas em questão de meses. E mesmo que a cura não acontecesse, tinham mais qualidade de vida, pois adquiriam conhecimento espiritual sobre a vida após a morte – o que trazia calma, conhecimento, esperança e sabedoria nas ações cotidianas.

Com seu método, Dr. Weiss ajudou a desmistificar a hipnose, e a mostrar que na verdade ela está bem próxima ao método de indução direta, que veremos adiante.

Segundo o autor:

“Quando você está relaxado e sua concentração é tão intensa que não se deixa distrair por ruídos externos e outros estímulos, você está em um estado superficial de hipnose. Toda hipnose é na verdade autohipnose, pois o paciente controla o processo. O terapeuta é meramente um guia. Quase todos nós entramos freqüentemente em estado hipnótico – quando estamos concentrados num bom livro ou filme, sempre que ligamos o piloto automático. Alguns hipnotizados vêem o passado como se assistissem a um filme. Outros ficam mais intensamente envolvidos, com maiores reações emocionais. Outros ainda sentem mais do que vêem as coisas. Às vezes a reação predominante é auditiva ou até mesmo olfativa. Mais tarde, a pessoa recorda tudo que foi vivenciado durante a sessão de hipnose.”

A cura através da Terapia de Vidas Passadas, pp. 22-23


Vejamos alguns trechos de uma de suas entrevistas :


ISTOÉ - Como o sr. começou com a terapia de vidas passadas?

Brian Weiss - Eu não acreditava neste tipo de trabalho, mas a história de Catherine me fez mudar de idéia. Ela é a personagem principal do livro Muitas vidas, muitos mestres. Eu era catedrático de psiquiatria do Hospital Mount Sinai, em Miami, quando a conheci, em 1981, e ela se tornou minha paciente. Comecei a tratá-la por meio da hipnose para que ela se lembrasse de fases da infância. Ela primeiro resistiu, porque estava com medo de se entregar inteiramente e perder o controle da situação. Mas na hipnose isso não acontece. Enfim, ela aceitou o tratamento e passou a se lembrar de traumas e problemas acontecidos na infância. No entanto, os sintomas não desapareciam. Até que um dia eu pedi a ela que regredisse, que voltasse à época em que os sintomas começaram. Eu imaginava que ela fosse voltar para uma idade muito jovem. Em vez disso, Catherine entrou numa outra era.



ISTOÉ - Isso o convenceu da seriedade do método?

Weiss - Não foi só isso. Depois desse episódio eu ainda tive 1,3 mil pacientes com os quais desenvolvi esse trabalho.



ISTOÉ - O sr. trabalhava com hipnose antes da terapia de vidas passadas?

Weiss - Eu tinha aprendido a técnica da hipnose muitos anos antes, quando estava fazendo a formação médica. Verifiquei que essa técnica era muito útil pois permitia às pessoas voltarem bem cedo na vida. Mas, até surgir a Catherine, nenhum paciente havia entrado em outras eras.



ISTOÉ - Ela era especial?

Weiss - Sim. E não acho que foi uma coincidência o fato de ela ter regredido, havia um propósito específico.



ISTOÉ - O sr. passou a acreditar mais no que Catherine dizia quando ela relatou a morte de seu filho?

Weiss - Ela não sabia absolutamente nada a respeito. No consultório não havia nenhuma referência, como fotografias, por exemplo, dessa criança que morreu com poucos dias de vida. E ela relatou com detalhes como tudo aconteceu. Parece que esse tipo de informação veio para provar que a Catherine dizia a verdade. Até então eu era absolutamente cético.



ISTOÉ - Depois que se convenceu da história de Catherine, o sr. passou a estudar esse tipo de terapia?

Weiss - Comecei a me interessar, fui a bibliotecas, procurei livros a respeito. Mas existia muito pouca coisa séria e científica sobre o assunto. De 1981 para cá, isso mudou muito. Mesmo a crença das pessoas passou a ser mais forte. Uma pesquisa recente do Instituto Gallup mostrou que nos Estados Unidos 27% da população acredita em vidas passadas. E aqui no Brasil, um país essencialmente espiritualizado, existem pelo menos três entidades que trabalham com terapia de regressão.



ISTOÉ - Que sintomas de Catherine foram curados?

Weiss - Catherine tinha problemas de fobias e de depressão. Um dos sintomas dela era uma sensação de estar se afogando. E ela se curou totalmente quando lembrou o que ocorreu na outra vida. Ela era um garoto que morreu afogado.

ISTOÉ - Por que ao se lembrar do trauma a pessoa se cura?

Weiss - Esse processo é tipicamente psicanalítico. Freud defendeu que a partir do momento em que a pessoa se confronta com um trauma muito forte ela faz uma catarse. E por meio dessa catarse ela encontra cura para estes sintomas. No fundo a técnica de regressão não é tão diferente da psicanálise. Só é mais ampla porque entra em outros tempos, com mais possibilidades de encontrar as causas para os traumas.



ISTOÉ - Uma pessoa que não tem a oportunidade de fazer a terapia de regressão está fadada a voltar sempre com sintomas ruins?

Weiss - Não. Existem outras formas de curar um trauma. A terapia de regressão talvez seja o jeito mais rápido. Mas outros tipos de terapia, como a psicanálise, ajudam. O importante é entender o trauma. Aceitá-lo. Não fugir e acreditar que aquele sentimento não passa de imaginação. Temos de aprender a ouvir nosso corpo e nossa mente. Muitas vezes temos lembranças importantes nos sonhos ou mesmo em lugares. Quantas vezes não temos a sensação de déjà vu e não nos damos conta de que aquilo é uma lembrança? Entender esses sinais é também uma maneira de solucionar o trauma.



ISTOÉ - Qual a diferença entre a terapia de vidas passadas e o espiritualismo?

Weiss - A terapia de vidas passadas, como o nome diz, é uma terapia, não uma religião. Na terapia, os especialistas se atêm a fatos e à observação. Há um cunho científico no processo. E isso se constata muitas vezes porque na terapia pessoas com grandes traumas e aflições encontram nas regressões um contato com uma forma de amor. Isso é uma maneira de curar. As religiões, sobretudo as avançadas, também encontram no amor uma forma de realização espiritual. Então existe esta coincidência, ou esta superposição.






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:Interessante é que, se o mesmo Dr. Patrick Drouot, formado na MESMA UNIVERSIDADE, apresentasse argumentos contra a TVP, ele seria aclamado pela comunidade cética como um digno e respeitável físico, porta voz da verdade e com inatacável conduta ética...


Beneton, estou surpreso com você. Negativamente, é claro.

A recíproca só não é verdadeira porque não me surpreendo mais com a sua agressividade.




Let me think for a while escreveu:Então rende-se ao apelo à autoridade? "Mas ele é formado!". Isto é o bastante para você?

Parece que você confunde o que seja o conceito de apelo à autoridade.

O Apelo à Autoridade usa a admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação não relacionada ao assunto sob análise, ou seja, é o apelo à autoridade errada, no qual se recorre a um pensamento de uma pessoa famosa para provar algo fora de sua especialidade. Por exemplo :


"Hawking concluiu que os buracos negros desprendem radiação"

e

"Penrose concluiu que é racional admitir as warrants no comércio internacional"


Hawking é um físico e então nós podemos racionalmente esperar suas opiniões sobre radiação de buracos negros como sendo bem informadas. No entanto, Penrose é um matemático, então é questionável até onde ele é bem qualificado para falar em Comércio exterior.


Portanto, se Escritores famosos e reconhecido no meio acadêmico, analisaram e afiançaram a tese da TVP, é de se esperar, no mínimo uma reflexão séria sobre esses estudos, sem neste caso, recorrer, como Você disse, à falácia de apelo à autoridade.





Let me think for a while escreveu:Beneton, muito pelo contrário do que você disse, ele não se tornaria um respeitável físico por apresentar argumentos contra esta ladainha toda.

Engano seu. Estou cansado de ver aqui os nomes mais esdrúxulos citados como "eminentes estudiosos" só porque apresentaram algum estudo que contraria as premissas da D.E. Por exemplo, as ladainhas do "quevedo" são constantemente citadas aqui mesmo por ateístas conhecidos. Para você ver até onde vai a fé cética ...




Let me think for a while escreveu:Primeiro, porque a comunidade científica séria, que trabalha por meio de simpósios, seminários e publicações especializadas em ciência física não está nem aí para estes assuntos.

Já começou com preconceito. Então a comunidade científica séria não pesquisa a fenomenologia? Se ao menos pesquisar, sem respaldar absolutamente nada, deixa de ser séria?

Interessante, Sam Parnia e Peter Fenwick são mundialmente respeitados por suas pesquisas e eles levam muito a sério os estudos de NDE.





Let me think for a while escreveu:Segundo, porque seu posto de físico não o habilita a falar de coisas completamente fora do âmbito científico demonstrável. Ou seja, pouco importa seu título de fodão se sua foditisse não versa sobre as besteiras em que se acredita. É isso o que dá mexer com a cabeça: fulano diz que foi Napoleão, e há ainda quem escute.

Você já leu os estudos de Drouot? Já observou sua metodologia? Seus critérios? Não? Por que o julga?





Let me think for a while escreveu: Benetton, você merece sua fé nisso tudo.

Não tanto quanto a sua fé cética que, por vezes supera a de qualquer religioso.





Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:"Você já leu o Livro de Hernani Guimarães, Psi Quântico (Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito), Editora Pensamento?

O texto trata da aplicação de algumas idéias qualitativas da Mecânica Quântica para o que seria a "matéria psi", ou a matéria de que são constituídas as entidades no plano espiritual. O autor constrói de forma qualitativa uma extensão de alguns conceitos quânticos da física atômica à matéria espiritual, sem contudo chegar a formular uma teoria completa, a exemplo da existente na Física para a matéria comum."



Benetton, você definitivamente está perniciosamente influenciado por uma questão já muito debatida nos corredores de física: o abuso indiscriminado de idéias da física em contextos completemente distintos. Isto já foi extensamente avaliado como má fé.

Avaliado por quem? Esse "quem" é isento ou é mais um adepto das perniciosas STRs da vida? Parece-me que seus argumentos são eivados mais de sutis preconceitos do que embasamentos empíricos.





Let me think for a while escreveu:O livro "Imposturas Intelectuais", do físico Sokal, já alertou para isto faz alguns bons anos. Mas não adianta, não é? Quando se quer que os deuses sejam astronautas, há pouco o que se possa fazer.

"Tava" demorando. Acusa-me de apelo à autoridade, mas você não faz a menor cerimônia para utilizar o mesmo artifício.

Adianta sim, desde que ele prove, eu disse PROVE que tais pesquisas dos PhDs retrocitados são embustes. Se não for ele, que seja outro, mas só me interessam "provas", e não teorias bonitinhas e bem escritas ou achismos ateístas sequiosos por fama, como o papa dos ateus, o sr. Harris.

"Autoridades" por "autoridades", dê-me uma boa razão para que eu decida pelas suas. Mas adianto que seus achismos e retóricas ( teóricas ) céticas não convenceriam nem meu sobrinho de 8 anos.





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

só o que vale discutir (e olhe lá):

Benetton escreveu:"Tava" demorando. Acusa-me de apelo à autoridade, mas você não faz a menor cerimônia para utilizar o mesmo artifício.


Sokal não é uma autoridade na ciência. Qualquer cientista sabe disto. Seus argumentos o são. Pois bons argumentos não têm diploma. Têm competência lógica compromissada com o efetivamente analisável. Nada que possa ser dito da charlatanice quântica. Eu prometo, pelos meus testículos, que debaterei seriamente e por quanto tempo precisar na hora que estes louváveis estudos (pseudo) quânticos
forem publicados na Physics Today, ou mesmo em qualquer periódico científico acadêmico. Pois daí sim significa que eles passaram pela análise de seus pares e foram, ao menos, relevados como passíveis de serem analisados critica e tecnicamente aos olhos da (verdadeira) física. Até lá, Benetton, não somos nós, céticos, que nos preocuparemos em provar que estes caras estão errados.

Benetton escreveu:Adianta sim, desde que ele prove, eu disse PROVE que tais pesquisas dos PhDs retrocitados são embustes. Se não for ele, que seja outro, mas só me interessam "provas", e não teorias bonitinhas e bem escritas ou achismos ateístas sequiosos por fama, como o papa dos ateus, o sr. Harris.


Então alguém tem que provar que a mecânica quântica não serve para âmbitos diversos aos originalmente tidos como seminais a esta teoria? Interessante.

Benetton escreveu:...seus achismos e retóricas ( teóricas ) céticas não convenceriam nem meu sobrinho de 8 anos.


Novamente, interessante. Como se convence quem quer crer incondicionalmente a possíveis contrapontos?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Benetton »



Let me think for a while escreveu:só o que vale discutir (e olhe lá):

Sim, quanto aos outros pontos, e como dizem por aqui, aceito sua desistência... :emoticon16:





Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:"Tava" demorando. Acusa-me de apelo à autoridade, mas você não faz a menor cerimônia para utilizar o mesmo artifício.


Sokal não é uma autoridade na ciência. Qualquer cientista sabe disto. Seus argumentos o são. Pois bons argumentos não têm diploma. Têm competência lógica compromissada com o efetivamente analisável. Nada que possa ser dito da charlatanice quântica. Eu prometo, pelos meus testículos, que debaterei seriamente e por quanto tempo precisar na hora que estes louváveis estudos (pseudo) quânticos
forem publicados na Physics Today, ou mesmo em qualquer periódico científico acadêmico. Pois daí sim significa que eles passaram pela análise de seus pares e foram, ao menos, relevados como passíveis de serem analisados critica e tecnicamente aos olhos da (verdadeira) física. Até lá, Benetton, não somos nós, céticos, que nos preocuparemos em provar que estes caras estão errados.

Piorou. Se um indivíduo não tem um mínimo de referência na Comunidade Acadêmica, mesmo assim já adquire o status de dêixis face a retórica que emprega? Se for assim até o padre quevedo se nivela ao citado, pois ele pode ser um pau-mandado da igreja, mas ninguém nega que o "reverendo" demonstra incomum inteligência e grande erudição em seus Livros ( é claro que seus textos passam por rigorosa revisão gramatical ). E por isso vamos elevá-lo à categoria de "autoridade" ou referencial de alguma coisa?

Cuidado com os seus testículos, tá a fim de virar eunuco? :emoticon12:

O Modelo Organizador Biológico, assemelhado ao de ressonância mórfica do biólogo inglês Rupert Sheldrake foi publicado pela revista científica da Inglaterra, a "New Scientist", em 1981.





Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:Adianta sim, desde que ele prove, eu disse PROVE que tais pesquisas dos PhDs retrocitados são embustes. Se não for ele, que seja outro, mas só me interessam "provas", e não teorias bonitinhas e bem escritas ou achismos ateístas sequiosos por fama, como o papa dos ateus, o sr. Harris.


Então alguém tem que provar que a mecânica quântica não serve para âmbitos diversos aos originalmente tidos como seminais a esta teoria? Interessante.

Tu o dizes. Ninguém teria que provar nada que não faça sentido e que não tenha aplicação prática. O que solicitei foi apenas uma refutação aos trabalhos de Drouot. É tão difícil assim?






Let me think for a while escreveu:
Benetton escreveu:...seus achismos e retóricas ( teóricas ) céticas não convenceriam nem meu sobrinho de 8 anos.


Novamente, interessante. Como se convence quem quer crer incondicionalmente a possíveis contrapontos?

Não quero crer, simplesmente. Gostaria de ser convencido, por argumentos plausíveis acerca do que foi publicado e das metodologias dos PhDs, de que tais fatos não corroboram com a Terapia sob análise, mas até agora só li resmungos e opiniões pessoais, sem nenhuma meta-análise.






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Benetton escreveu:
Let me think for a while escreveu:só o que vale discutir (e olhe lá):

Sim, quanto aos outros pontos, e como dizem por aqui, aceito sua desistência... :emoticon16:


Verdade. Desisto. Fico contente em saber que estás contente e satisfeito.



Benetton escreveu:Se um indivíduo não tem um mínimo de referência na Comunidade Acadêmica, mesmo assim já adquire o status de dêixis face a retórica que emprega? Se for assim até o padre quevedo se nivela ao citado, pois ele pode ser um pau-mandado da igreja, mas ninguém nega que o "reverendo" demonstra incomum inteligência e grande erudição em seus Livros ( é claro que seus textos passam por rigorosa revisão gramatical ). E por isso vamos elevá-lo à categoria de "autoridade" ou referencial de alguma coisa?


Que grande retroalimentação positiva, não? Digite Sokal no Google para ver o mínimo de referência. Já deves estar pensando: "ah, então ele voltou para o argumento da autoridade?" Não percebes nenhum probleminha com isto? Não, Benetton, o que estou dizendo, e não estás querendo ouvir, é que os argumentos de Sokal acertam no alvo ao baterem de frente com um assunto que ele conhece muito bem, diga-se, a física. Já o charlatão quântico, embora também possa conhecer sua área de formação, atira os jargões científicos para todos os lados, igualmente como fazem os pensadores atacados por Sokal. Ele ataca o que conhece, o charlatão propõe o que quer com o que conhece justamente porque sabe que o metafísico é, quase que por definição, irrefutável metodologicamente.


Benetton escreveu:O Modelo Organizador Biológico, assemelhado ao de ressonância mórfica do biólogo inglês Rupert Sheldrake foi publicado pela revista científica da Inglaterra, a "New Scientist", em 1981.


Sim, e o efeito EPR foi constatado e várias vezes publicado, e nem por isso é lícito usá-lo como base de uma conjectura cuja natureza intrínseca não advém deste efeito. Cadê o artigo acadêmico publicado em revista específica científica sobre as vidas passadas?


Benetton escreveu:O que solicitei foi apenas uma refutação aos trabalhos de Drouot. É tão difícil assim?


Sim, tange ao impossível! Assim como refutar que a pele do unicórnio que orbita um planeta na constelação Alfa Centauri não é rosa. E o bule de Russel continua a voar...


Benetton escreveu: Não quero crer, simplesmente. Gostaria de ser convencido, por argumentos plausíveis acerca do que foi publicado e das metodologias dos PhDs, de que tais fatos não corroboram com a Terapia sob análise, mas até agora só li resmungos e opiniões pessoais, sem nenhuma meta-análise.


Gostaria de ser convencido? Assim como Amit e Drouot te convenceram? De forma alguma. Queres, novamente, a refutação do unicórnio. Se quisestes ser convencido, de fato, não estarias aqui debatendo. Estarias estudando sério a respeito. Porque eu não o faço? Lembra do unicórnio?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Fedidovisk »

Como já se foi dito, "Sempre em frente..."

Aliás, "O Pensador" está trabalhando na Isto é ?

“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”, disse à 'ISTO É', Patrick Drouot, Ph.D. em física quântica, que já pesquisou mais de 30 mil pessoas em processo de regressão

:emoticon22:

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Fedidovisk escreveu:Como já se foi dito, "Sempre em frente..."

Aliás, "O Pensador" está trabalhando na Isto é ?

“A consciência não morre, ela vai para um universo multidimensional em forma de elétrons”


Esta frase deveria cortar a leitura de qualquer um. O Benetton me parece ser mais do que isto. Diga-me, Benetton, está tudo legal com a frase acima?

P.S.: Se eu parar de responder de repente, é porque tive que sair para dar minhas últimas aulas da noite. Não desista de mim não, Benetton, sou cabeça dura mas gosto de conversar sobre as coisas que estas "ladainhas" sucitam :emoticon19: .
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: REVISTA 'ISTO É' - MAR/2008 : Terapia de Vidas Passadas

Mensagem por Dick »

Benetton, ignorando os títulos na ilustração, poderias nos dizer porque sua doutrina NÃO é bem representada pelo "Aqui está a conclusão"?

Imagem
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Trancado