Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Ilovefoxes »

Você é um pró-vida. Dá de cara com um estupro em um beco.

A) "Pego o cano de aço do chão e impeço o agressor. Nenhum inocente sairá ferido."

B) "Não faço nada. Impedir o 'potencial' de gerar vida é o mesmo que assassinato."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Fedidovisk »

Muito abstratas as opções! Tem que ser mais direto.

- Tu faz um furo no estuprador ou não ?


O interessante é que os pró-vida abrem exceções quanto ao aborto como no caso de estupro. :emoticon32:

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Orbe »

Se o aborto é "mau", como certas pessoas dizem, porque destroi a vida, o estupro só pode ser bom já que ele gera vidas. :emoticon26:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Fedidovisk »

Orbe escreveu:Se o aborto é "mau", como certas pessoas dizem, porque destroi a vida, o estupro só pode ser bom já que ele gera vidas. :emoticon26:


Hahahahahahaha... Esse foi o post do ano.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por zumbi filosófico »

Acho que podem responder facilmente essa:

O ponto, ao menos quanto aos pró-vida daqui (não são anti-DIU, que eu saiba) é se há um zigoto ou não. Durante a relação sexual, não se forma um zigoto, demora mais. Então podem muito bem dar com o cano na nuca do estuprador, que não tem nada a ver com a questão. Tenha ele ejaculado ou não, não está matando o filho dele.

Se não tiver ejaculado, simplesmente impediu que ele talvez tivesse um filho com a mulher, caso ela estivesse ovulando ou prestes a ovular. Se tiver ejaculado, se a fecundação ocorrerá ou não, independe de qualquer dano provocado à cabeça dele.

Mas mesmo para os anti-DIU. Contanto que eles não ativamente fossem lá e aplicassem espermicida na vagina da mulher, poderiam interromper ou impedir o estupro.







Acho que uma questão mais interessante sobre aborto e estupro talvez fosse:

Uma casa onde mora uma mulher infértil é invadida, a mulher é estuprada. Não há risco de gravidez, mas o heterodoxo estuprador deixa lá o seu filho biológico, bebê, numa cesta-berço e vai embora.

A estuprada tem o direito de matar a criança?

Acho que no máximo haveria um tipo de atenuante passional na situação. Se todos estágios do desenvolvimento devem ser considerados iguais em direito, não vejo por que o aborto em casos de estupro seria melhor que isso; na verdade talvez seria pior, porque não teria tanta "passionalidade", mais, mas exigira alguma pré-meditação, e em muitos casos, encomenda da morte com alguém - até com a saúde pública, bizarramente.

A posição dos pró-vida pode até ser que do zigoto em diante ou bem próximo disso numa margem de erro incogniscível deve haver dignidade humana, mas a posição legal nessa questão do estupro é simplesmente moralista, "fez, tem que assumir". Se não "fez" intencionalmente, por descuido ou falha de contraceptivos, mas forçadamente por outra pessoa, já não tem mais que assumir. Em momento algum estamos falando do direito à vida de "pessoas" no entanto.

Só é problemática de qualquer forma para quem considere a lei mais ou menos certa como está, o que não é o caso de todos. Há os contrários ao aborto mesmo em caso de estupro.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por zumbi filosófico »

Orbe escreveu:Se o aborto é "mau", como certas pessoas dizem, porque destroi a vida, o estupro só pode ser bom já que ele gera vidas. :emoticon26:


Acho que poderia se dizer que, ainda que "gerar a vida" seja ou possa ser bom, isso não quer dizer que o meio pelo qual isso é feito sempre é bom. Os meios não são justificados pelos fins.

E, dependendo dos valores que colocarem na balança, podem então achar que é um mal maior ou menor destruir essa vida gerada de forma má, podendo ser um mal suficientemente pequeno, aceitável.
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Ilovefoxes »

zumbi filosófico escreveu:Acho que podem responder facilmente essa:

O ponto, ao menos quanto aos pró-vida daqui (não são anti-DIU, que eu saiba) é se há um zigoto ou não. Durante a relação sexual, não se forma um zigoto, demora mais. Então podem muito bem dar com o cano na nuca do estuprador, que não tem nada a ver com a questão. Tenha ele ejaculado ou não, não está matando o filho dele.

Se não tiver ejaculado, simplesmente impediu que ele talvez tivesse um filho com a mulher, caso ela estivesse ovulando ou prestes a ovular. Se tiver ejaculado, se a fecundação ocorrerá ou não, independe de qualquer dano provocado à cabeça dele.

Mas mesmo para os anti-DIU. Contanto que eles não ativamente fossem lá e aplicassem espermicida na vagina da mulher, poderiam interromper ou impedir o estupro.


Tá, mas o argumento não é de "potencialidade"?

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por zumbi filosófico »

Não necessariamente, tanto o Acauan quanto o UFKA Cabeção não falam exatamente que o motivo é que o zigoto é algo com potencial para se tornar humano, mas que a partir da fecundação já deve ser tratado como se fosse - ainda que não necessariamente achem que já seja.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Fedidovisk »

Eu acho hilário certos revisionismos...

O aborto é um assassinato de um humano sem ser o assassinato de um ser humano.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Acauan »

1. Por que cargas d'água não incluem estas questões hipotéticas, específicas e periféricas sobre o aborto em um dentre a miríade de tópicos já abertos sobre o assunto, no lugar de abrir mais outro e aumentar a bagunça?

zumbi filosófico escreveu:Acho que uma questão mais interessante sobre aborto e estupro talvez fosse:
Uma casa onde mora uma mulher infértil é invadida, a mulher é estuprada. Não há risco de gravidez, mas o heterodoxo estuprador deixa lá o seu filho biológico, bebê, numa cesta-berço e vai embora.
A estuprada tem o direito de matar a criança?


Ô raios! Esta pergunta só faria sentido se a lógica do direito na questão fosse "o estupro dá a mulher vítima dele o direito de matar um filho do estuprador - não importa qual."

Se o absurdo precisa ser explicitado, avisem. Ou apenas considerem que, dentro da condição hipotética de infertilidade da vítima posta, poderíamos também discutir hipoteticamente a questão do aborto a partir de um estupro no qual um homem é a vítima...

A lógica da tolerância - vejam bem, tolerância - do aborto em caso de estupro é:

"A mulher NÃO será obrigada a levar adiante uma gestação decorrente de um ato de violência, contrário à sua vontade e independente de sua decisão."

Desnecessário dizer, embora o faça, que dentro desta lógica não é dado à mulher estuprada o direito de matar o feto, mas admitida esta morte como consequência indesejável da renúncia da lei em cobrar responsabilidade da mulher quanto à continuidade da gestação decorrente daquele ato de violência.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por spink »

recentemente um conhecido foi sequestrado juntamente com sua mulher (muito gostosa, hehehe); foram amarrados num eucalipto e os quatro agressores fizeram "rodízio".
claro que a mulher procurou uma clínica "clandestina" e abortou...
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Fedidovisk »

Se fizessem isso com namorada minha ou qualquer pessoa muito querida, eu iria até o inferno para matar quem fez... nem que eu fosse à ruína.

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por spink »

Fedidovisk escreveu:Se fizessem isso com namorada minha ou qualquer pessoa muito querida, eu iria até o inferno para matar quem fez... nem que eu fosse à ruína.


vc não gostaria de vê-lo com uma coronhada de escopeta (duas costelas quebradas)...
e o pior; (coitado) a pm descobriram-no com a b* toda lambuzada e... o resto vc já sabe.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por zumbi filosófico »

Acauan escreveu:
A lógica da tolerância - vejam bem, tolerância - do aborto em caso de estupro é:

"A mulher NÃO será obrigada a levar adiante uma gestação decorrente de um ato de violência, contrário à sua vontade e independente de sua decisão."

Desnecessário dizer, embora o faça, que dentro desta lógica não é dado à mulher estuprada o direito de matar o feto, mas admitida esta morte como consequência indesejável da renúncia da lei em cobrar responsabilidade da mulher quanto à continuidade da gestação decorrente daquele ato de violência.


Então, desde que fraseada a defesa da legalidade do aborto sem ser em caso de estupro em algo como:

"A mulher NÃO será obrigada a levar adiante uma gestação decorrente de falha ou ausência de método contraceptivo, contrária à sua vontade e independente de sua decisão."

... poderia ser tolerável em qualquer situação? :emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Acauan »

zumbi filosófico escreveu:
Acauan escreveu:
A lógica da tolerância - vejam bem, tolerância - do aborto em caso de estupro é:

"A mulher NÃO será obrigada a levar adiante uma gestação decorrente de um ato de violência, contrário à sua vontade e independente de sua decisão."

Desnecessário dizer, embora o faça, que dentro desta lógica não é dado à mulher estuprada o direito de matar o feto, mas admitida esta morte como consequência indesejável da renúncia da lei em cobrar responsabilidade da mulher quanto à continuidade da gestação decorrente daquele ato de violência.


Então, desde que fraseada a defesa da legalidade do aborto sem ser em caso de estupro em algo como:

"A mulher NÃO será obrigada a levar adiante uma gestação decorrente de falha ou ausência de método contraceptivo, contrária à sua vontade e independente de sua decisão."

... poderia ser tolerável em qualquer situação? :emoticon5:


Não, porque você suprimiu a menção ao "ato de violência" que é o que dá sentido ao argumento neste caso específico.
No mais, como exceto em caso de estupro, uma relação sexual sem contraceptivos pode ser concluída em contrariedade à vontade da mulher e independente de sua decisão?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Ilovefoxes »

Acauan escreveu:1. Por que cargas d'água não incluem estas questões hipotéticas
Sendo uma situação hipotética, ou não, o argumento do "potencial" continua a estar sendo fuzilado.

Aliás, por exemplo, a lei da legítima defesa também foi baseado em situações hipotéticas.

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por spink »

Orbe escreveu:Se o aborto é "mau", como certas pessoas dizem, porque destroi a vida, o estupro só pode ser bom já que ele gera vidas. :emoticon26:


gostaria de ler alguma postagem do "filósofo" abordando essa hipocrisia.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por SickBoy »

responsabilidade pelo quê? aquilo lá aquire status de pessoa humana quando o ato sexual é feito com oconsentimento dos dois? e não em casos de estupro?


porque se for pra considerar essa responsabilidade, ela deve ser em razão de algo que vemos como valiosa. se eu encher de plantas dentro da minha casa e deixá-las morrer sem regar e expor ao sol, todos concordam que fui irresponsável, mas ninguém pensa em punição ou coisa parecida, afinal eram só plantas.


já ao considerarmos aquilo (embrião/feto) realmente valioso, a ponto de ser fim de qualquer base moral e lei que nós preservemos (como é a vida), como diabos seria permissível o estupro em casos de aborto?


ainda que cercada de eufemismos como "tolerância a não continuidade da gestação por parte da mãe", segundo a lógica que o embrião/feto já são humanos, isso seria simplesmente assassinato. como diabos um bem tão valioso está sujeito a isso?


ah, as implicações da lógica pró-vida, ampliando o círculo moral a coisas que pragmaticamente nunca foram consideradas humanas, é realmente assustadora.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por chagas »

Onde vamos parar?
A paciência é a maior de todas as virtudes.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Acauan »

SickBoy escreveu:já ao considerarmos aquilo (embrião/feto) realmente valioso, a ponto de ser fim de qualquer base moral e lei que nós preservemos (como é a vida), como diabos seria permissível o estupro em casos de aborto?


Também não tenho a menor idéia de como seria permissível o estupro em caso de aborto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por SickBoy »

Acauan escreveu:
SickBoy escreveu:já ao considerarmos aquilo (embrião/feto) realmente valioso, a ponto de ser fim de qualquer base moral e lei que nós preservemos (como é a vida), como diabos seria permissível o estupro em casos de aborto?


Também não tenho a menor idéia de como seria permissível o estupro em caso de aborto.



ah poxa, vocês entenderam!!

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Apáte »

Ai, que questionamento mais imbecil.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:Você é um pró-vida. Dá de cara com um estupro em um beco.

A) "Pego o cano de aço do chão e impeço o agressor. Nenhum inocente sairá ferido."

B) "Não faço nada. Impedir o 'potencial' de gerar vida é o mesmo que assassinato."


Faria a alternativa "A" sem problemas.
Parece assim tão difícil entender que incluir o estupro que é uma relação não consensual e mesmo trazendo o obvio que é o potencial de gerar uma vida, é diferente de uma relação onde ambos estão de acordo?
Este "gerar vida" esta intimamente relacionado ao "esta de acordo", pelo menos ao ato sexual.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por chagas »

Apáte escreveu:Ai, que questionamento mais imbecil.


Não tive coragem de ser tão direto.
Grato.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Um ESTUPRO tem ~"POTENCIAL"~ para gerar vida

Mensagem por Apáte »

chagas escreveu:
Apáte escreveu:Ai, que questionamento mais imbecil.


Não tive coragem de ser tão direto.
Grato.

Estou postando de uma lan e não tenho tempo agora. Tenho que acabar o livro da Élida Seguin esta madrugada e amanhã posto porque esta idiotice é uma idiotice.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Trancado