A PRESENÇA DIVINA!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Deise Garcia
Gênero: Feminino

A PRESENÇA DIVINA!

Mensagem por Deise Garcia »

Há a história daquela senhora as voltas com filhos endiabrados. Oito e dez anos. Dois irmãos “do barulho”.
Invariavelmente, qualquer confusão na pequena cidade envolvia os pirralhos. Reclamações chegavam de todos os lados: vizinhos, escola, família. Viviam aprontando.
Ela animou-se quando soube da chegada do novo padre, com fama de disciplinador de crianças. Foi falar com ele. O sacerdote, um homenzarrão de quase dois metros, forte e decidido, foi logo prometendo:
- Deixa comigo! Darei um jeito nos pirralhos.
Recomendou que os mandasse a igreja. Quando os irmãos chegaram, dispôs-se a conversar com eles, separadamente. Primeiro o mais novo.
Levou-o a sacristia e o fez sentar-se numa banqueta. Postado, em pé, diante dele, considerou que era preciso enfiar o temor a Deus naquela cachola rebelde. Tratou logo de intimida-lo, trovejando:
- Onde está Deus, menino?
Encolhido na banqueta, o garoto contemplava, pasmo, olhos esbugalhados, boca escancarada, mãos trêmulas, aquela montanha humana que rugia:
- Onde está Deus?
Ante seu mutismo, o padre ergueu ainda mais a voz e, dedo em riste, bradou, tonitruante:
- Onde está Deus?
Como que movido por poderosas molas, o moleque deu um pulo e, antes que o padre conseguisse segura-lo, escapuliu. Passou pelo irmão com a velocidade dos apavorados. Direto para casa. Entrou em seu quarto e enfiou-se no armário, a tremer como vara verde.
Foi onde o irmão mais velho o encontrou. Vendo-o encolhido, pálido e agitado, perguntou o que acontecera.
O pobre, tentando recuperar o fôlego, gaguejou:
- Cara! Desta vez estamos mesmo encrencados! Seqüestraram Deus! O padre está achando que fomos nós!
Essa história evoca um problema atual: o sumiço de Deus. As pessoas a agirem como se o Todo-Poderoso estivesse de férias.

Pesquisas demonstram que noventa e nove por cento dos brasileiros acreditam em Deus. Isso significa que somente um, em cada cem, é ateu.
Como as pessoas que cometem erros, que cultivam paixões, que se envolvem com o vício, que se comprometem com o mal, constituem a quase totalidade da população, concluímos que fazem tudo isso não obstante acreditem em Deus. Espantoso!
Teoricamente, a crença num poder supremo que nos criou, que nos governa, que nos vê, que julga nossas ações, impondo-nos penas e recompensas, é o grande instrumento para disciplinar o comportamento humano.
Essa contradição não é novidade. Já em sua Epístola Universal (2:19), o apóstolo Tiago diz que o diabo (o espírito mau) também crê em Deus e até treme! Nem por isso deixa de fazer diabruras.
É fácil entender esse sumiço do Criador no dia-a-dia humano. A presença de Deus é algo muito vago para o homem comum, as voltas com o imediatismo terrestre. A própria Justiça Divina, embora enfatizada pelas religiões, não o impressiona suficientemente, a ponto de conter seus impulsos desajustados.
É como o motorista que conhece o código de trânsito, sabe que há multas pesadas para os infratores, porém não se sensibiliza. Dirigindo seu automóvel por uma avenida, em dado momento, fez uma conversão à esquerda, num cruzamento, mesmo que a placa sinalizasse que era proibido. Para seu azar, um guarda estava ali e o parou:
- O senhor não viu a placa, proibindo virar a esquerda?
- Vi, sim senhor!
- Então, porque o fez?
- Não vi o senhor!
Pior tem acontecido ao longo da história. Gente esperta, que diz acreditar em Deus, pratica em Seu nome coisas que até Deus duvida, como dizia o samba de Dorival Caymi.
Já no tempo de Moisés, em nome de Deus, os judeus passavam a fio de espada, em terra inimiga, tudo o que tivesse fôlego – homens e mulheres, velhos e moços, peixes, aves, animais ...
Na idade média, em nome de Deus, tivemos as Cruzadas, nas quais os cristãos da Europa dizimaram populações imensas, com a “piedosa” intenção de libertar o solo sagrado da Palestina. – Deus o quer! – era o seu grito de guerra.
Como sinal de adesão, os cruzados cosiam uma cruz de pano vermelho em seu vestuário. A cor dizia bem da lamentável ironia. Sangue em profusão, derramado em nome de Deus.
Ainda na idade média, em nome de Deus, inquisidores mandavam para a fogueira pessoas que se atreviam contestar seus interesses e idéias.
Já bem próximo de nosso tempo, no século dezessete, Galileu Galilei, o célebre cientista e astrônomo italiano, confirmou a teoria heliocêntrica, de Nicolau Copérnico. Demonstrou, definitivamente, com cálculos e observações com o telescópio, que a terra não é o centro do universo, conforme defendiam os teólogos. É apenas um humilde planeta girando em torno de pequena estrela, o sol. Foi por isso levado as barras de um tribunal inquisitorial e instado a negação. Negar o que? Uma fantasia, uma peça de ficção? Não! Negar um fato científico, sob pena de ser levado para a fogueira, em nome de Deus.
E Galileu, que tinha vocação para a ciência, mas não para o martírio, negou, mas, dizendo baixinho a seus amigos presentes, em italiano: “E puor se muove”. Apesar de tudo, apesar da ignorância e da bestialidade daquele tribunal, a terra se move.
Ainda hoje, em nome de Deus, fundamentalistas islâmicos transformam-se em bombas humanas. Vestem-se de explosivos que detonam em lugares públicos, matando-se e procurando matar o maior número de pessoas.
Os malucos fundamentalistas que explodiram as duas torres americanas, no maior atentado terrorista de todos os tempos, o fizeram em nome de Deus, crentes de que estavam envolvidos numa guerra santa para combater os infiéis americanos.
Mulçumanos fanáticos, estimulados por lideres espertos, que exploram sua ingenuidade, cometem essas atrocidades, convictos de que irão direto para o paraíso, com direito ao prêmio maior: terão cada um deles, a sua disposição, setenta e duas virgens. Um harém no Além! A incrível luxúria consentida e estimulada!
Devemos essas loucuras as concepções antropomórficas desenvolvidas pelas religiões – um Deus a imagem e semelhança do homem, como um soberano celeste a governar o universo, com as mesmas paixões e limitações que nos caracterizam.
Um Deus tão passional que, em determinado momento, como está na Bíblia, arrependeu-se de nos ter criado e até pensou em acabar com a vida na terra (Gênesis, 6:7): “Destruirei de sobre a face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu, pois me arrependo de tê-los criado”.
Felizmente, Noé caiu nas boas graças de Deus, que lhe permitiu a construção da fabulosa arca, preservando os seres vivos, a partir de casais embarcados. Os demais foram dizimados pelo dilúvio. Não fosse o patriarca judeu e não estaríamos aqui.
É por causa dessas fantasias que as pessoas dizem acreditar em Deus, mas não conseguem viver como seus filhos. É por causa dessas fantasias que filósofos e cientistas proclamam, com todas as letras, que Deus está morto.
Querem dizer com isso que Deus é uma invenção da fé. Uma história da carochinha para crianças. Mas a criança cresce, torna-se um adulto e já não acredita em história da carochinha.
Não obstante, não podemos viver sem Deus. A consciência da presença divina em nossas vidas é tão fundamental ao equilíbrio de nossa alma, quanto o alimento o é para o corpo.
Por isso, Allan Kardec, ao codificar a Doutrina Espírita, com a publicação de O Livro dos Espíritos, propõe como tema primeiro, fundamental, a existência de Deus – não o Criador antropomórfico, a imagem e semelhança do Homem, não o Senhor passional das religiões, mas a consciência cósmica do universo, que está em tudo e em todos.
A abordagem feita por Kardec, ao consultar os mentores espirituais, é um primor de bom senso e racionalidade, a começar pela pergunta primeira: “O que é Deus?”
Observe que ele não pergunta “quem é Deus”, aparentemente o mais correto. Pelo menos soa melhor.
No entanto, qualquer estudante secundário sabe que há uma diferença fundamental entre os pronomes que e quem. “Quem” implica em identificação. É o RG, a carteira de identidade. “Que” implica em qualificação. É o currículo.
Quem é Jesus? Um judeu nascido em Belém, no ano zero da era cristã. Filho do carpinteiro José e sua esposa Maria, véu em Nazaré, no ano 33.
Que é Jesus? O autor dos ensinamentos que deram origem ao Cristianismo, um movimento religioso que, em vários segmentos, constitui hoje a crença predominante no Ocidente.
Não estamos diante de mistérios no sentido teológico – assuntos proibidos. São apenas informações que escapam ao nosso entendimento no atual estágio evolutivo. Seria o mesmo que tentar ensinar álgebra a um recém-nascido.
Deus é muito grande e nossa cabeça muito pequena. Assim, limitou-se a perguntar quanto à qualificação de Deus e não quanto à identificação.
Respondem de forma concisa e sábia, os mentores espirituais: “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”.
Na questão número 4, Kardec formula a questão fundamental: “Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?”.
A resposta é clara e incisiva: “Num axioma que aplicais as vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá”.
Quem fez as paredes que nos protegem, em nosso lar, a tinta que as cobre, os móveis e utensílios que usamos, a roupa que vestimos? Há autores, envolvendo operários, artesãos, técnicos, profissionais especializados.
E as estrelas no céu, quem fez? E o sol que nos ilumina e aquece, o céu azul, a majestade do oceano, o sorriso da criança, a beleza da flor, os mundos que se equilibram no espaço ... Quem fez tudo isso?
Se o universo é um efeito inteligente, perfeito, que transcende a inteligência humana, tem forçosamente um autor, infinitamente mais inteligente e poderoso que nós.
Esse alguém é Deus.
Homens sábios e cultos, cientistas e filósofos desenvolvem hoje um novo ateísmo, proclamando que o universo se fez por si mesmo, obedecendo às leis que o regem. Incrível que uma idéia tão despropositada possa partir de gente tão inteligente.
Ainda que haja leis que regem o universo, quem as criou, quem as sustenta? Se o universo funciona como um imenso e perfeito relógio, quem é o relojoeiro? Quem faz o movimento dos astros, que se equilibram no espaço? Quem dá corda no relógio?
Deus é motor parado a que se referia Tomás de Aquino, que tudo sustenta e move.
Por mais sofisticados que sejam os raciocínios, não há como escapar a idéia de Deus. Seria o mesmo que pretender que da explosão de uma tipografia surgisse um dicionário.
Por isso Voltaire, o grande filósofo do iluminismo, não obstante sua irreverência, reconhece: “Se Deus não existisse, seria preciso inventa-lo”. Sim, para explicar a própria existência do universo.
A consciência da presença de Deus, o Senhor supremo que nos criou e governa, o Pai de infinito amor e misericórdia que nos criou e conduz ao glorioso destino, é o nosso apoio, a nossa esperança, mas é também o nosso frio, a nossa disciplina.
Indispensável essa consciência da Divina Presença para que transitemos com segurança e rapidez, sem desvios e vacilações, pelos caminhos gloriosos que nos levam a meta suprema: a perfeição!
Chegaremos lá, mais cedo ou mais tarde, quer queiramos ou não, porque essa é à vontade de Deus, que não falha jamais em seus objetivos.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pelados Em Santos
Mamonas Assassinas

Composição: Indisponível

Mina,
Seus cabelo é "da hora",
Seu corpo é um violão,
Meu docinho de coco,
Tá me deixando louco.

Minha Brasília amarela
Tá de portas abertas,
Pra nois a gente se amar,
Pelados em Santos.

Pois você minha "Pitxula",
Me deixou legalzão,
Não me sinto sozinho,
Você é meu chuchuzinho!
Music is very good! (Oxente ai, ai, ai!)

Mas comigo ela não quer se casar,
Na Brasília amarela com roda gaúcha,
Ela não quer entrar.
Feijão com jabá,
A desgraçada não quer compartilhar.
Mas ela é linda,
Muito mais do que linda,
Very, very beautiful!

Você me deixa doidão!!!
Meu docinho de coco!
Music is very porreta! (Oxente Paraguai!)

Pro Paraguai ela não quis viajar,
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci,
Ela não quer usar.
Eu não sei o que faço
Pra essa mulher eu conquistar.
Por que ela é linda,
Muito mais do que linda,
Very, very beautiful!

Você me deixa doidão!!!
Meu chuchuzinho!
Eu te ai love iuuuu!

APODman

Re.: A PRESENÇA DIVINA!

Mensagem por APODman »

Deise, está tudo bem ?

Quer que eu organize uma sessão de desobsessão para tirar este espírito de evangélico que se possou de vc ? :emoticon16:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Deise Garcia

Re: Re.: A PRESENÇA DIVINA!

APODman escreveu:Deise, está tudo bem ?

Eu estou bem sim, Apodzinho! :emoticon72:

Quer que eu organize uma sessão de desobsessão para tirar este espírito de evangélico que se possou de vc ? :emoticon16:

Num carece! Mas terça-feira estarei lá, se precisar de uma corrente de vibração fique a vontade!

:emoticon51:

[ ]´s

Leo
Contato:

Re: A PRESENÇA DIVINA!

Mensagem por Leo »

Deise Garcia escreveu:.
Recomendou que os mandasse a igreja. Quando os irmãos chegaram, dispôs-se a conversar com eles, separadamente. Primeiro o mais novo.
Levou-o a sacristia e o fez sentar-se numa banqueta. Postado, em pé, diante dele, considerou que era preciso enfiar o temor a Deus naquela cachola rebelde.

Isso é um fato corriqueiro na ICAR. Mas o único erro é que não é bem na cachola que eles enfiam o temor a deus.

café-com-leite

Re.: A PRESENÇA DIVINA!

Mensagem por café-com-leite »

:emoticon14:

APODman

Mensagem por APODman »

Deise Garcia escreveu:

Num carece! Mas terça-feira estarei lá, se precisar de uma corrente de vibração fique a vontade!

[ ]´s

Vai por meu nome na urna de vibrações ?

Eu entrarei em ressonância ? :emoticon16:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Deise Garcia

APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:

[ ]´s

Só se você permitir, Carlinhos Bella! :emoticon36:

:emoticon54:

Alter-ego
Gênero: Masculino

Re: A PRESENÇA DIVINA!

Mensagem por Alter-ego »

Leo Vieira escreveu:
Deise Garcia escreveu:.
Levou-o a sacristia e o fez sentar-se numa banqueta. Postado, em pé, diante dele, considerou que era preciso enfiar o temor a Deus naquela cachola rebelde.

Isso é um fato corriqueiro na ICAR. Mas o único erro é que não é bem na cachola que eles enfiam o temor a deus.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
O Leo e seu humor ácido...
"Noite escura agora é manhã..."

APODman

Mensagem por APODman »

Deise Garcia escreveu:
APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:

[ ]´s

Heheehe e se eu entrar em ressonância e minha cachola explodir ?

Já assistiu Scanners ?

Imagem

Eu hein, sei que sua intenção foi boa, mas dispenso ! :emoticon12:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Deise Garcia

APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:
APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:

[ ]´s

Heheehe e se eu entrar em ressonância e minha cachola explodir ?

Já assistiu Scanners ?

Imagem

Eu hein, sei que sua intenção foi boa, mas dispenso ! :emoticon12:

[ ]´s

Não conheço nenhum caso semelhante! Talvez porque não tenha nada para ser esparramado (fazer a farra da galera)! De qualquer forma, daremos continuidade do lado de lá! Aposto que tem computadores muito mais sofisticados, pessoas light, espíritos evoluídos, avenidas sem trânsito ...
Topas? :emoticon12:

APODman

Mensagem por APODman »

Deise Garcia escreveu:
Não conheço nenhum caso semelhante! Talvez porque não tenha nada para ser esparramado (fazer a farra da galera)! De qualquer forma, daremos continuidade do lado de lá! Aposto que tem computadores muito mais sofisticados, pessoas light, espíritos evoluídos, avenidas sem trânsito ...

Sou comprometido Deise :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Deise Garcia

APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Sou comprometido Deise :emoticon16:

[ ]´s

Você é casaaado? :emoticon202:

Trancado