Elefantes tiveram ancestral aquático, dizem cientistas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Elefantes tiveram ancestral aquático, dizem cientistas

Mensagem por First Knight »

Elefantes tiveram ancestral aquático, dizem cientistas
Análise foi baseada em avaliação de dentes de fósseis.
Espécimes estudados viveram há 37 milhões de anos.

Do G1, em São Paulo

Imagem
Ilustração mostra como seria o ancestral aquático dos elefantes, há 37 milhões de anos (Foto: Divulgação)


Alguns cientistas há tempos desconfiavam que os elefantes tiveram, milhões de anos atrás, primos que foram aquáticos ou pelo menos semi-aquáticos -- uma espécie de "elo perdido" entre eles e os peixe-bois e seus assemelhados. Mas comprovações dessa idéia até agora foram pouco convincentes. Um novo estudo, entretanto, vem agora para reforçar essa tese.

Um trio de cientistas dos Estados Unidos e da Inglaterra analisou a composição de dentes obtidos de animais dos gêneros Barytherium e Moeritherium, parentes distantes dos elefantes que viveram 37 milhões de anos atrás.

Existem variações nos tipos de átomos que compõem os dentes de mamíferos terrestres e aquáticos, e a análise da equipe liderada por Alexander Liu, da Universidade de Oxford, mostrou que esses espécimes em particular têm um perfil que mais lembra as criaturas aquáticas do que as terrestres.

Os resultados reforçam a idéia de que essas criaturas antigas seriam o elo de ligação entre os peixes-bois, que se mantiveram na água, e os elefantes, que partiram para a terra. O estudo foi publicado na "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Trancado