A Igreja e o Estado, na visão da ICAR

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

A Igreja e o Estado, na visão da ICAR

Mensagem por Fernando Silva »

Trechos de documentos oficiais da ICAR sobre o laicismo que andei colecionando. Não me consta que nenhum deles tenha sido revogado:

"Naquela época se realizou o grande concílio de Piotrkow (Polônia) sob nosso grande predecessor e compatriota Gregório XIII (1572-1585) ... Para a grande glória de Deus, ele proibiu o princípio da liberdade de consciência; seus simpatizantes estavam tentando introduzí-lo na Polônia (Papa Bento XIV, encíclica "A Quo Primum", 14/junho/1751)
----
"Agora vamos analisar outra abundante fonte de males que afligem a Igreja atualmente: o indiferentismo.
[...]
Este vergonhoso conceito de indiferentismo dá origem àquela absurda e errônea idéia que afirma que a liberdade de consciência deve ser mantida para todos. Ela espalha a ruína em assuntos civis e religiosos
[...]
Os planos daqueles que desejam com veemência separar a Igreja e o Estado, e quebrar o acordo mútuo entre as autoridades temporais e os membros da Igreja, nos levam a prever tempos infelizes para a religião e o governo. O que é certo é que esse acordo, que sempre foi favorável e benéfico à ordem sagrada e à civil, sempre foi temido pelos desavergonhados amantes da liberdade." (Papa Gregório XVI, encíclica "Mirari Vos" sobre a liberdade de religião ("indiferentismo"), 15/agosto/1832)
----
"Já que ninguém tem o direito de ser omisso no serviço devido a Deus e já que a principal obrigação de todos os homens é se apegar à religião, tanto no ensino como na prática - não a religião que eles possam preferir, mas a religião que Deus nos deu, e cujos sinais seguros e claros mostram ser a única religião verdadeira - é um crime público agir como se não houvesse um deus. Assim, também é um crime para o Estado o não zelar pela religião
[...]
As autoridades, portanto, devem honrar o santo nome de Deus, e um de seus principais deveres deve ser o de favorecer a religião." (Papa Leão XIII, encíclica "Immortale Dei", condenando a liberdade de crença - 01/novembro/1885)
----
"Tolerar igualmente todas as religiões...é o mesmo que ateísmo" (Papa Leão XIII, "Immortale Dei")
----
"Houve um tempo em que a filosofia da Igreja governava os Estados. [...] Então o sacerdócio e o império estavam ligados por um entendimento feliz e a troca amigável de favores" (Papa Leão XIII, encíclica "Immortale Dei", 01/novembro/1885).
Esta época ficou conhecida como a Idade das Trevas.
----
"Não é lícito ao Estado nem aos indivíduos ignorar as obrigações religiosas ou tratar como iguais as demais religiões" (Papa Leão XIII, "A constituição cristã dos Estados", 1885)
----
"Que o Estado tenha que ser separado da Igreja é uma tese absolutamente falsa, um dos mais perniciosos erros" (Papa Pio X, encíclica "Vehemeter Nos", 11/fevereiro/1906)

Trancado