Plano Marshall Tropical

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Plano Marshall Tropical

Mensagem por Apo »

Agora, sim, se foi o boi com a corda e tudo...


05/05/2008 - 09h52
Brasil faz oferta de "Plano Marshall" para o Paraguai

da Folha Online

O governo brasileiro propôs ao Paraguai um pacote de investimentos públicos --apelidado de "Plano Marshall" pelos diplomatas brasileiros e paraguaios-- como uma forma de reduzir a pressão sobre a rediscussão do preço da tarifa de energia da usina binacional de Itaipu, informa Iuri Dantas em reportagem publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S.Paulo (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

O Plano Marshall foi um gigantesco plano de investimento feito entre 1948 e 1951 pelos EUA na Europa destruída pela 2ª Guerra Mundial.

Uma "versão tropical" desse plano foi discutida às portas fechadas entre o chanceler brasileiro Celso Amorim e o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, na última terça-feira. Segundo a reportagem da Folha, o valor do "Marshall" brasileiro ainda não foi fechado, mas utilizaria recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) nas áreas de infra-estrutura e energia, agricultura e no setor industrial daquele país.

A contrapartida paraguaia seria a aprovação de uma lei protegendo os investimentos estrangeiros.

Lugo

O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, tem reclamado que os valores pagos pelo Brasil pela energia de Itaipu são "irrisórios". Ele defende um reajuste do preço, afirmando que o correto é que se pague o "preço de mercado". Por outro lado, o Brasil considera o valor justo. Lula, porém, já sinalizou que pode conversar sobre uma possível mudança.

O tratado com Itaipu foi assinado em 1973 e prevê que a energia gerada pela usina será dividida igualmente entre os dois sócios. Como o Paraguai utiliza apenas cerca de 5% dessa energia --que atende 95% da demanda do país--, o restante é vendido ao Brasil a preço de custo --representa 20% da energia elétrica do Brasil.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 8616.shtml
Imagem

Trancado