POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por Apo »

POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

O Livro do Juízo Final - Roselis von Sass


"Perguntas sobre perguntas!… E todas são justificadas. Cada pessoa que deseja encontrar a redenção deve ocupar-se com o ‘porquê’ das coisas."


É justamente o sofrimento que obriga a humanidade de hoje a se ocupar mais com a sua existência na Criação. A mais ninguém é possível viver surda e cegamente, colocando-se de lado, pois o sofrimento chega para cada um de alguma forma. Quer rico, quer pobre… ninguém fica preservado!

Por que tanto sofrimento terreno? Por que, aliás, o ser humano vem ao mundo? Somente para sofrer e após um maior ou menor número de anos morrer novamente? Onde está nisso o sentido da vida? E por que um Juízo Final e um ajuste? E onde fica o livre-arbítrio que, conforme consta, o ser humano possui, se ele está exposto a todos os golpes do destino?

Por que Deus permite que aconteçam tantas injustiças na Terra? Os seres humanos foram criados apenas para sofrer? E não consta que todos são filhos de Deus? Se é assim, por que existe então tanta desigualdade entre as criaturas humanas?

Por que de um lado a pobreza e de outro lado a riqueza e abundância? Por que existem pessoas bonitas e feias? E por que crianças inocentes nascem aleijadas? Estas crassas diferenças não deixarão surgir dúvidas quanto à justiça de Deus?

Perguntas sobre perguntas!… E todas são justificadas. Cada pessoa que deseja encontrar a redenção deve ocupar-se com o "porquê" das coisas. Erguer as mãos em resignação, em revolta ou em desespero, não adianta a ninguém. Ela deve pesquisar pelo "porquê". Ela própria deve procurar! Pois as comunidades religiosas terrenas pouco poderão ajudar-lhe no esclarecimento das muitas perguntas.

Sim, essas comunidades possuem explicações para muitas questões, contudo são explicações que exigem crença cega. Crença cega ou… dúvidas quanto à justiça e amor divinos. Suas interpretações das perguntas básicas da vida são tão cheias de contradições, que seus membros são literalmente obrigados a uma crença cega.

Algumas doutrinas, por exemplo, responderão a todas as perguntas no sentido de sua concepção fatalista da vida. Isto quer dizer que todos os destinos humanos foram predestinados por Deus e que a isso ninguém pode opor-se; que, portanto, também todos os sofrimentos devem ser aceitos com resignação.

Que com isso elas responsabilizam Deus, o Senhor, por todas as situações precárias, não se lhes torna consciente. Tampouco percebem que suas interpretações negam a Deus toda e qualquer justiça.

As explicações que as comunidades religiosas cristãs dão para as muitas perguntas de seus fiéis são também cômodas, mentirosas, e por isso nocivas.

Se em uma família cristã acontece uma infelicidade, comentam logo que Deus enviou esta prova… pois quem Ele ama, este Ele castiga! Ou um outro exemplo: se uma criança nasce com um defeito corporal, diz-se que esta criança deve sofrer por causa dos pecados dos pais. Ou também que os pais, pela desgraça de seu filho, devem ser punidos por alguma coisa…

Igualmente em voga é a concepção de que para Deus tudo é possível, pois Suas deliberações são imperscrutáveis! Todas essas interpretações em nada modificam o fato de que também o Deus dos cristãos é um Deus arbitrário e injusto. Os seres humanos, mesmo os de boa vontade, tacham-No assim!

Também a suposição errônea de que quem sofre na Terra será recompensado no céu ou num nirvana, e que aquele que pratica o mal deverá esperar seu castigo no inferno ou no purgatório, é simplesmente ridícula. Ridícula e triste ao mesmo tempo, pois mostra nitidamente como os espíritos humanos são hoje restritos e estreitos!

Não, a crença cega apenas torna ainda mais pesado o fardo que cada um tem de carregar. Unicamente o saber liberta! O saber das leis infalíveis da Criação, que excluem qualquer injustiça por menor que seja.

Nenhuma pessoa está exposta a golpes arbitrários do destino! Tudo o que a atinge, seja bom, seja ruim, ela tem de atribuir a si própria! Ela própria colocou alguma vez a semente para isso!

A fim de compreender isto, cada um deve saber que já esteve encarnado várias vezes nesta Terra! Uma única vida terrena nunca bastaria para desenvolver plenamente todas as capacidades que residem no espírito humano.

Cada nova vida terrena deveria ter trazido ao ser humano novos reconhecimentos, aproximando-o mais um passo do mundo luminoso. Isto, porém, não aconteceu. Cada encarnação aumentava a distância entre ele e as vibrações harmoniosas das leis da Criação, de modo que no decorrer dos milênios se tornou um pária, isto é, um expulso.

O próprio ser humano se expulsou. Ele sozinho! Seus erros, pecados, pendores e vícios separaram-no dos mundos luminosos. Há milênios vive ele em dissonância com todas as leis da Criação!

Os muitos sofrimentos humanos tiveram início no passado! Hoje cada um colhe apenas aquilo que no decorrer de suas muitas peregrinações terrenas semeou. "O que o ser humano semeia terá de colher!" Quantas vezes Jesus Cristo proferiu estas palavras, exortando e advertindo! O Salvador indicava com isso uma lei da Criação que se efetiva ininterruptamente. Na natureza o efeito desta lei é compreensível a qualquer um. Ninguém esperará trigo se semeou milho. Na vida humana também não é diferente. Quem semeou desconfiança colherá por sua vez desconfiança. Apenas leva mais tempo até que o fruto se tenha desenvolvido da semente.

Somente o saber da existência de repetidas vidas terrenas dá esclarecimentos e explicações sobre o "porquê" dos muitos sofrimentos e das aparentes injustiças sob as quais geme a atual humanidade. Crença cega e dúvida quanto à infalível justiça de Deus aumentam apenas o fardo de culpa que cada um carrega consigo. Quem quer encontrar libertação espiritual deve reconhecer a verdade. Não existe um outro caminho.

______________________________________


"A escolha é livre. Mas as conseqüências da resolução são decisivas e imutáveis!"

NA LUZ DA VERDADE, de Abdruschin, dissertação Uma Palavra Necessária, Vol. 1

--------------------------------
http://www.graal.org.br/dissertacao.php?id=21
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por Apo »

Uma vez encerrado o blablabla de crítica à crença cega, postou ele próprio os dogmas de sua crença.
É como se diz: um cego guia o outro para a cova...
Imagem

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:
Somente o saber da existência de repetidas vidas terrenas dá esclarecimentos e explicações sobre o "porquê" dos muitos sofrimentos e das aparentes injustiças sob as quais geme a atual humanidade.


Apesar de ser um dogma espírita que muito me incomoda. Dentro de uma visão de justiça, ainda me parece a melhor esta questão das vidas sucessivas. Parece-me menos injusta.

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por RCAdeBH »

Acredito que o autor do texto simplesmente falou da maneira mais racional para ele sobre como lidar com a questão do sofrimento humano, que seriam as bases doutrinárias do Kardecismo ou o fenômeno aleatório e estúpido chamado "sorte".
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por Jack Torrance »

RCAdeBH escreveu:Acredito que o autor do texto simplesmente falou da maneira mais racional para ele sobre como lidar com a questão do sofrimento humano, que seriam as bases doutrinárias do Kardecismo ou o fenômeno aleatório e estúpido chamado "sorte".


E aí, ABCdeDE?

Você é um espírita homeopata?

Acredita em vírus miasmáticos em forma de lagosta que ficam no perispírito e adoece o homem?

O que acha da informação abaixo (a retirei do orkut e postei em fóruns de discussão):

Homeopatia Nas Casas Espiritas

Avultadas são as afinidades entre homeopatia e espiritismo.Descrever estas afinidades seria tarefa para escrever um volume de muitissimas páginas.
Esta afinidade se apresenta mais quando o espiritismo toca,os problemas biológicos,
médicos e terapêuticas.
Não há como negar que existe uma medicina espirita,praticada ainda não pelos médicos,mas pelos crentes e de modo inteiramente desinteressado.Há uma patologia espirita,como há uma biologia espirita-decorrências mesmas da cosmologia e da cosmogonia.
O livro "Homeopatia e Espiritismo" de Lauro S.Thiago,compara e mostra de um modo admiravel as semelhanças existentes entre a doutrina e a homeopatia.Um outro importante trabalho a este respeito que vale a pena conhecer é o livro de Bezerra de Meneses "A loucura Sob Novo Prisma"em que aquele apóstolo do Espiritismo pôs toda sua alma,procurando demonstrar que a maior parte dos chamados loucos não o são verdadeiramente,porquanto neles não se descobrem lesões orgânicas cerebrais,sendo suas perturbações mentais ldevidas unicamente á obsessão,cujo mecanismo procura explicar pela ligação que se estabelece entre os perispiritos do obsediado e do obsessor.
Por sua vez,a ciencia da homeopatia é uma energia.Estudos bem antigos nos relata que o corpo humano possui sete principais chakras e é composto por 7 corpos,4 deles inferiores:corpo físico,duplo etério,corpo emocional e mental.As doebças iniciam-se pelo duplo-etério,ou perispirito,através dos chamados virus miasmáticos,que tem forma de lagosta.Esses virus existem no corpo etério do planeta e penetram pelo campo áurico da pessoa,alojando-se no seu duplo-etério,através dos chacras que se encontrem com deficiencia energética.Eles se alimentam das baixas vibrações energéticas emanadas pela pessoa.
Quando se extirpa um órgão canceroso,por exemplo,a doença logo aparece num outro loca do organismo porque esse virus continua existindo no perispirito da pessoa
que,sem mudança de vibração mais elevada de pensamento,possibilitará que ela se alastre por todo o seu corpo.Isto porque a célula doente agride a saúde das células próximas,do mesmo modo que a quimioterapia,que é uma dosagem fortissima de medicamento sintético destinada a eliminar as células cancerosas,tambem agride as células próximas,saudáveis,danificando-as e adoecendo-as.
Sendo o principio básico da homeopatia sua atuação pela energia da matéria- mãe
nela contida,ante a inexistência de quaisquer resíduo-quimico ou sintético-de quaisquer um dos seus produtos originais,pode se concluir com segurança que:
a) a homeopatia se encaixa perfeitamente no combate ao virus miasmático,relativamente a qualquer doença.
b)foge ela completamente da área de atividade da medicina alopática,o que tambem retira dos médicos o pretenso direito de somente eles poderem utiliza-la.
c)reforça o argumento de inexistencia de crime de curandeirismo,charlatanismo e muito menos de falso exercicio da medicina descritos pelo Código Penal,porque,
d)se quiser levar o assunto para o campo do espiritismo,a C.F.protege todos os cultos religiosos e suas liturgias(art.5-VI,VII,VIII)
O Dr.Richard Bach,criador dos Florais de Bach,sustentava que"Toda doença provém da alma".Os médicos espiritas conhecem e respeitam essas informações,tanto que editaram um livro intitulado"Por que adoecemos".

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 61&start=1


viewtopic.php?p=337454#p337454
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por RCAdeBH »

Jack Torrance escreveu:E aí, ABCdeDE?

Você é um espírita homeopata?

Acredita em vírus miasmáticos em forma de lagosta que ficam no perispírito e adoece o homem?


Grande Jack!
A grande questão debatida hoje no meio espírita é a dos "modismos". Parece que os espíritas estão começando a cometer os mesmos erros lamentáveis que as religiões mais antigas cometeram: ao invés de seguir o caminho simples e seguro, porem mais longo e árduo, se aventuram por labirintos criados por pessoas falíveis.
Acredito que qualquer tipo de intervenção médica dentro de qualquer centro espírita é muito ruim. Já ví com muita tristeza centros espíritas apoiarem pessoas a largarem suas medicações psiquiátricas devido ao problema ter sido resolvido pela suposta cura espiritual. Não que eu não acredite que possa existir um componente espiritual em efermidades mentais, mas entre as etapas diagnóstico - tratamento - cura acho temerário leigos se intrometerem. Suspenção de medicação abruptas são terríveis em quase todos os tratamentos psiquiátricos.
Não acredito em homeopatia nem recomendo a ninguem, aliás, nem sei como tal engodo foi acabar sendo um especialidade médica.
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO NA TERRA?

Mensagem por Jack Torrance »

RCAdeBH escreveu:
Jack Torrance escreveu:E aí, ABCdeDE?

Você é um espírita homeopata?

Acredita em vírus miasmáticos em forma de lagosta que ficam no perispírito e adoece o homem?


Grande Jack!
A grande questão debatida hoje no meio espírita é a dos "modismos". Parece que os espíritas estão começando a cometer os mesmos erros lamentáveis que as religiões mais antigas cometeram: ao invés de seguir o caminho simples e seguro, porem mais longo e árduo, se aventuram por labirintos criados por pessoas falíveis.
Acredito que qualquer tipo de intervenção médica dentro de qualquer centro espírita é muito ruim. Já ví com muita tristeza centros espíritas apoiarem pessoas a largarem suas medicações psiquiátricas devido ao problema ter sido resolvido pela suposta cura espiritual. Não que eu não acredite que possa existir um componente espiritual em efermidades mentais, mas entre as etapas diagnóstico - tratamento - cura acho temerário leigos se intrometerem. Suspenção de medicação abruptas são terríveis em quase todos os tratamentos psiquiátricos.
Não acredito em homeopatia nem recomendo a ninguem, aliás, nem sei como tal engodo foi acabar sendo um especialidade médica.


:emoticon45:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Trancado